Como escolher e usar lâminas de serra de fita de metal?

Contente
  1. Características principais
  2. Dispositivo e princípio de operação
  3. Variedades
  4. Crítica de marcas populares
  5. Sutilezas de escolha
  6. Recomendações de uso
  7. Aplicativo

As serras de fita para metal são unidades indispensáveis ​​em muitas indústrias de produção de blanks. No artigo, consideraremos suas variedades, principais características, nos deteremos no princípio de funcionamento e observaremos os principais critérios de seleção, graças aos quais o leitor poderá decidir sobre a compra da melhor opção de equipamento de serrar.

Características principais

As serras de fita são classificadas de acordo com vários critérios. Isso inclui os parâmetros do corte (sua altura e largura), o tipo de lâmina de corte, a potência do motor elétrico. O equipamento de serrar metal difere em potência, velocidade de corte, tamanho, peso e funcionalidade diferentes. Com base nisso, seu custo também é diferente.

As correias podem separar peças de metal que são fortes, duras e resilientes. Eles são mais confiáveis ​​do que os discos de pêndulo e se distinguem pela alta durabilidade devido ao fornecimento contínuo de refrigerante para a zona de processamento. Quanto à velocidade da correia, vale ressaltar: pode ser constante ou variável. As primeiras opções são raras hoje, a velocidade da segunda varia na faixa de 10-100 m / s.

As máquinas são caracterizadas por diferentes tensões de lâmina, alta mobilidade e capacidade de reservatório hidráulico suficiente. Com base na modificação, eles podem ser equipados com opções para alterar os parâmetros de corte, dimensões compactas, a capacidade de configurar e ajustar a máquina para cortar metais de diferentes durezas. O tipo de alimentação de metal depende do tipo de serra de fita.

A potência de acionamento da banda da serra pode ser de 2.000 a 2.500 W e mais (depende do tipo estacionário ou portátil). Alguns produtos permitem a alteração dos parâmetros de corte. De acordo com os regulamentos GOST, cada lâmina de serra de fita tem sua própria largura, base, comprimento, espessura e verso da serra. Além disso, suas características técnicas são a distância entre os dentes, o passo do dente, bem como características de design (por exemplo, a geometria do dente, seu ângulo de afiação e material).

Dispositivo e princípio de operação

O design da serra de fita nada mais é do que uma cama com motor elétrico fixo e mecanismo de rolo. Uma serra de fita é uma ferramenta de corte usada em máquinas de serra de fita. Na verdade, a correia de aço com sua flexibilidade inerente é considerada o órgão-chave da máquina. Possui dentes localizados ao longo de uma borda. Em outras modificações, não há dentes, aqui o corte ocorre devido ao atrito da superfície de trabalho da correia contra o material a ser processado ou pelo método de impacto elétrico. Com a ajuda de uma pulseira de metal, você pode fazer cortes retos e curvos.

A própria tela oferece uso múltiplo na construção. Instale a fita de serra em 2 polias (uma das quais é acionada), devido ao qual o motor elétrico da máquina de serra gira.

Além disso, pode haver não apenas 2, mas também 4 polias.Quanto mais houver, mais compacta será a máquina e mais longa será a lâmina de corte. A correia possui uma tensão pré-definida, que pode ser feita manualmente ou por meio de um sistema de tensionamento hidráulico. A presença da hidráulica aumenta o custo da máquina e também simplifica o trabalho do operador. Para verificar a precisão da tensão da correia, um tensômetro é usado.

O equipamento de serra de fita opera a partir de uma rede monofásica ou trifásica, dependendo do tipo de modelo específico (industrial ou para uso doméstico). Ao mesmo tempo, existem menos oportunidades para modificações pertencentes à classe de peso leve. Durante a operação, a serra gira em um caminho circular. Quando a unidade é ligada, a web começa a se mover. Os dentes da barra de corte começam a cortar o metal.

Neste caso, a peça é alimentada para a área de trabalho de corte a uma velocidade específica. Dependendo do tipo de modelo, o operador pode selecionar independentemente a velocidade de rotação da correia ideal devido a um motor elétrico de corrente alternada com um variador. O tipo de dente pode ser estreito ou largo. A altura dos dentes deve corresponder à largura da plataforma. Via de regra, ele representa 20% da área de trabalho, caso contrário, simplesmente não consegue lidar com a carga imposta.

No processo de corte, é necessário levar em consideração o espaçamento correto entre a fita e a própria área de trabalho. Para evitar o travamento, os dentes são fixados antes do trabalho. O primeiro é inclinado para a esquerda, o segundo para a direita e o terceiro em linha reta. Esta ordem é repetida. Acontece que dois dentes cortam o metal e o terceiro ajuda a limpar a serragem.

Variedades

Os modelos de serras de fita verticais são profissionais e domésticos. As máquinas do tipo correia para metal diferem de suas contrapartes para madeira pelo uso de lâminas especiais. Ao contrário das máquinas para trabalhar madeira, uma velocidade mais baixa da lâmina é observada aqui. Além disso, este equipamento possui um motor de maior potência que pode suportar cargas pesadas. O perfil de corte aqui pode ser muito diversificado.

Convencionalmente, os produtos deste tipo são divididos em 4 classes.

  • Modificações de classe 1 pertencem à categoria de universal. Eles são mais caros do que outros análogos, são projetados para metais de densidade diferente (de alumínio e cobre a aço de alta liga), são caracterizados por peso e dimensões significativas. Na verdade, esta é uma técnica volumétrica automatizada, que geralmente é equipada com um suprimento de refrigerante e uma alimentação automática da peça de trabalho. Estas são unidades do tipo industrial com eficiência máxima de processamento de metal.
  • Análogos da segunda classe um pouco inferior aos modelos anteriores, uma vez que não podem dar uma borda de corte perfeita. No entanto, eles também são usados ​​na produção, convencionalmente se referindo a equipamentos universais. São máquinas equipadas com unidades de automação e semiautomáticas nas quais a peça é alimentada manualmente. Das duas variedades, a automática é considerada a melhor, pois é ela que possui o processamento mais preciso das bordas.
  • Terceira categoria significa equipamento para serrar metal com menor precisão de corte. A linha inclui serras automáticas, semiautomáticas e manuais. Essas máquinas são utilizadas principalmente em pequenas oficinas, caracterizam-se pela baixa produtividade. Eles não são adequados para produção em massa, pois têm uma velocidade de processamento mais lenta. Os produtos desta classe são menos duráveis ​​e requerem um manuseio cuidadoso.
  • Modificações de classe quatro são considerados domésticos. Eles são diferenciados por funcionalidade e dimensões. A linha inclui serras de corte elétricas do tipo mesa. Estes são dispositivos portáteis de mão ou as chamadas mini-serras. Eles alimentam a peça manualmente, a funcionalidade é mínima e, portanto, o custo dos produtos é visivelmente menor do que os análogos da primeira classe.

Com base no tipo de material, as serras de fita são divididas em 3 tipos: opções de aço carbono, lâminas bimetálicas com aço rápido e modificações com dente de carboneto. Quanto à melhor opção, este é o último tipo, pois são essas serras que lidam principalmente com metais pesados.

Podem cortar elementos sólidos com um diâmetro superior a 6 cm. As contrapartes bimetálicas são inferiores a eles, mas são melhores que os primeiros produtos, que são amplamente utilizados para o corte econômico de vários graus de aço.

Crítica de marcas populares

Hoje o mercado de equipamentos para serragem de fita de metal é rico em uma grande variedade de propostas. Entre a rica lista de fabricantes, existem várias marcas populares entre os compradores.

  • Arntz produz modelos de carboneto de máquinas de fita. Os produtos do fabricante alemão se diferenciam pela confiabilidade, qualidade de montagem e são fabricados sob controle de qualidade em todas as etapas da produção.
  • Produtos da marca americana Lenox difere na aplicação de uma camada de proteção feita de nitreto de titânio e alumínio às serras. Esses modelos, embora caros, são particularmente duráveis ​​e resistentes ao desgaste, podendo cortar metal com alta abrasividade.
  • Forezienne - marca francesa, que atua na produção de serras de fita a partir de aço de minério beneficiado. Durante a conformação, ocorre uma alternância de têmpera e revenido, laminação a quente e a frio, o que torna as serras da empresa uma das melhores em seu segmento.
  • Lennartz é um fabricante globalque fabrica serras de liga composta. O método de fabricação de serras permite a execução de uma lâmina e o endurecimento em aço extra forte, bem como a soldagem de uma borda dentada em aço rápido.
  • Rospil é um fabricante russo, que produz lâminas de serra de fita bimetálicas e de carboneto para usinagem. As lâminas são feitas de aço rápido, ligas de níquel e titânio, bem como aço estrutural laminado a frio e a quente.

Sutilezas de escolha

A escolha do equipamento de serra de fita ideal é baseada nas condições de operação. Além disso, eles levam em consideração as características de design de uma unidade específica, sua funcionalidade, finalidade, nível de automação, características técnicas. Vale considerar que para utilizar a unidade na produção industrial é mais conveniente adquirir uma opção cara, com alto nível de resistência e confiabilidade.

Ao escolher uma lâmina para máquinas-ferramenta, leve em consideração o comprimento e a largura, sem se esquecer de correlacionar as nuances do desenho com os parâmetros do dispositivo de corte. A melhor serra é do tipo largo. Deve-se notar que ao trabalhar com peças especialmente densas, a lâmina fina se deforma rapidamente. Ao mesmo tempo, se as peças a serem processadas são de metal fino, é indesejável serrar com uma fita espessa.

Se a fita for selecionada para cortar bordas curvas contornadas, é importante correlacionar a largura do elemento de corte com a possibilidade de corte no ângulo desejado. Considerando que a faixa de largura da fita varia de 14 a 80 mm, vale a pena escolher o meio dourado (por exemplo, a opção com indicador de 4 cm). Quanto à escolha dos dentes, nota-se: há mais dentes, o que é especialmente bom para cortar metal grosso. Se os dentes forem esparsos, isso indica que esta serra tem uma pequena carga na área da lâmina.

Prestando atenção às dimensões dos dentes, o comprador pode observar por si mesmo: se forem grandes, a fita corta fundo o suficiente. Para chapas de metal finas, uma aresta de corte baixa é ideal. Ao falar sobre o ajuste do dente, que tem efeito direto na eficiência do aparelho e no nível de vibração, é importante saber: para cortar pequenas peças de metal fino, um perfil ondulado é suficiente. Se o metal for sólido ou o modelo da máquina for vertical, use um perfil padrão. A variável é boa para ter um par de dentes - esta é a opção mais eficaz.

Recomendações de uso

Não é permitido usar a serra com carga máxima imediatamente após a compra. Antes de começar a usá-lo no modo normal, você precisa configurar a unidade e operar no equipamento. Antes disso, ajuste os elementos de trabalho, verifique os modos de operação, inspecione a serra quanto a danos visuais. O rodízio permitirá que os novos dentes sejam modelados e fortalecidos.

Além disso, esse processo ajuda a estender a vida útil da lâmina. É executado à velocidade de serra recomendada pelo fabricante.O corte é executado na taxa de avanço da peça (50% menos que o normal). Após cerca de 20 minutos, você pode aumentar a taxa de corte, aumentando a taxa de avanço para a taxa de corte recomendada. Para conseguir um bom corte e penetração suficiente no metal duro, você precisa aumentar gradualmente a força de avanço (acelerar o ritmo).

A serragem após o assentamento deve manter a taxa de corte. No entanto, é inaceitável exceder o limite de velocidade: isso tornará o corte oblíquo e a lâmina ficará cega rapidamente. Ao trabalhar, certifique-se de que suas mãos e as pontas das roupas não estejam muito próximas da serra rotativa. A banda é tensionada, levando em consideração as características de um determinado modelo, aproximando a guia da peça de trabalho.

Aplicativo

As serras de fita para metal são usadas na produção doméstica, em serrarias, serras de fita e serras divididas. Este equipamento é utilizado para o corte de metal ao longo de um contorno complexo que não necessita de uma limpeza de borda nítida, pois no futuro as juntas serão soldadas em uma estrutura específica. Por exemplo, você pode cortar metal na forma de uma elipse, uma parábola.

Além disso, essas tiras podem ser usadas para fazer cortes de tipo reto e angular em hastes de metal, tubos, bem como perfis tubulares laminados e seções transversais sólidas.

Veja o próximo vídeo para mais detalhes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário