Características e sutilezas da escolha das serras de fita a jato

Contente
  1. Um pouco sobre a marca
  2. Peculiaridades
  3. Classificação
  4. Modelos populares
  5. Escolha de tela
  6. Dicas operacionais

A escolha correta do parque de máquinas-ferramenta e o cumprimento das condições de operação do fabricante são a chave para um trabalho bem-sucedido tanto em pequenas oficinas de processamento de materiais quanto em grandes fábricas. Nosso artigo é dedicado às características dos modelos populares de serras de fita a jato e às complexidades de escolher a serra certa para diferentes condições de trabalho.

Um pouco sobre a marca

A Jet Equipment & Tools foi fundada na cidade americana de Seattle no final dos anos 50 do século XX e no início de sua jornada estava envolvida no fornecimento de máquinas industriais japonesas e taiwanesas para o mercado dos Estados Unidos. No final da década de 1980, a empresa foi adquirida pela corporação industrial suíça Walter Meier AG. A partir de 2003, os produtos da marca deixaram de ser exclusivos nos Estados Unidos e passaram a ser fornecidos ao mercado mundial, sendo que já em 2004 surgiu o primeiro escritório de representação da empresa na Rússia.

Desde então, a empresa já vendeu mais de 10 mil unidades de seus produtos no mercado russo, tornando-se líder no fornecimento de serras de fita para pequenas e médias oficinas na Federação Russa. Em 2013, após a reorganização da empresa suíça, a JPW Tool AG assumiu a venda de máquinas-ferramenta de Taiwan, que desde então detém os direitos da marca Jet.

Peculiaridades

Na verdade, as serras de fita são uma versão modernizada de uma máquina de serrar, na qual a lâmina de corte tem um comprimento visivelmente maior e é fechada. A correia é acionada por um motor elétrico. Todas as máquinas fornecidas pela empresa distinguem-se pela utilização de componentes de elevada qualidade e um excelente nível de qualidade de montagem, o que garante a sua fiabilidade e conformidade das especificações técnicas com as reais.

Uma vantagem importante das máquinas da marca americana-suíça-taiwanesa é a disponibilidade de quaisquer peças de reposição para elas nos depósitos da SC oficial na Rússia.

Classificação

Em termos do complexo de características de potência, custo, dimensões, produtividade e equipamentos com sistemas auxiliares, todas as máquinas, incluindo serras de fita a jato, costuma-se dividir nas seguintes categorias:

  • domicílio (geralmente conectado a uma rede de 220 V);
  • semi-profissional;
  • profissional (quase sempre requer uma rede 380 V trifásica).

De acordo com o nível de automação, os seguintes tipos são diferenciados:

  • manual (todas as operações de montagem e desmontagem das peças são realizadas pelo operador);
  • semiautomático (há pelo menos um cilindro hidráulico que abaixa o quadro);
  • automático;
  • equipado com CNC (a máquina não só monta e desmonta peças automaticamente, mas também é capaz de processá-las de acordo com os modos predefinidos com feedback).

De acordo com o material para o qual o dispositivo se destina ao processamento, as serras de fita a jato são divididas em:

  • máquinas-ferramentas para metal e pedra;
  • máquinas para madeira e plástico;
  • máquinas universais.

Modelos populares

A empresa Jet produz cerca de 50 tipos de máquinas de corte de metal e cerca de 15 dispositivos projetados para o processamento de madeira. Os modelos de carpintaria mais populares no mercado russo são as seguintes unidades.

  • JWBS-10 - uma das serras mais baratas e simples com uma potência de 0,37 kW com uma velocidade de corte única e uma largura máxima da peça a ser cortada de 25 cm a uma profundidade de até 10 cm.
  • JBS-12 100001021M - modelo doméstico com potência de 0,8 kW. A velocidade máxima da banda é 800 m / min. A presença de uma caixa de velocidades permite ajustar a velocidade de processamento (2 opções de velocidade estão disponíveis).As dimensões da mesa de trabalho para este modelo são de apenas 40x48 cm, e a largura máxima do corte feito com sua ajuda é de 30 cm, sendo possível inclinar a superfície de trabalho em um ângulo de até 45 °.
  • JWBS-15-M - modelo semiprofissional com potência de 1,8 kW e velocidade de serragem de 760 m / min, que permite o processamento de peças de até 35,6 cm de altura.
  • JWBS-18-T - uma máquina semi-profissional alimentada por uma rede elétrica industrial com uma potência de 3,5 kW. Possui duas velocidades de trabalho - 580 e 900 m / min, o que possibilita a utilização do dispositivo para processamento de espécies de madeira com diferentes durezas. A altura máxima das peças a serem processadas é de 40,8 cm, e sua largura não deve ultrapassar 45,7 cm. A presença de uma ranhura em forma de T permite o corte de peças de formas complexas.
  • JWBS-20-T - unidade profissional potente (6 kW) com duas velocidades de processamento (700 e 1280 metros por minuto). Podem ser instaladas na máquina lâminas com largura de 3 a 38 mm, a profundidade máxima de corte é de 40,6 cm e a largura de 50,8 cm. Tal conjunto de características permite que a unidade seja utilizada para serrar e dividir qualquer espécie de madeira em grandes indústrias.

Essas instalações para processamento de metal são as mais populares entre os russos.

  • J-349V - uma máquina portátil doméstica (peso inferior a 20 kg) com uma potência de 1 kW com um ajuste suave da velocidade de processamento (de 30 a 80 m / min), uma estrutura rotativa (até 60 °) e um diâmetro máximo da peça de trabalho de 12,5 cm.
  • MBS-56CS - uma máquina de orçamento doméstico com uma potência de 0,65 kW com três velocidades (20, 30 e 50 metros por minuto), uma estrutura rotativa (de -45 ° a 60 °) e um diâmetro máximo de peças em processamento - 12,5 cm.
  • HBS-814GH - modelo semi-profissional com potência de 0,75 kW, a caixa de velocidades permite definir velocidades de 34, 50 e 65 m / min. Diâmetro da peça - até 20 cm.
  • MBS-1213CS - uma versão semi-profissional com uma potência de 1,5 kW com um controle de velocidade suave na faixa de 40 a 80 m / min e um diâmetro máximo da peça de trabalho de 30 cm.
  • HBS-2028DAS - máquina semiautomática profissional com potência de 5,6 kW com cilindro de pressão e ajuste suave da velocidade da banda de 20 a 100 m / min. O diâmetro das peças é de até 51 cm.
  • MBS-1012CNC - uma máquina CNC profissional com uma potência de 1,1 kW para trabalhos de alta precisão em metal e pedra.

Escolha de tela

Os fatores mais importantes ao escolher uma lâmina de corte são a dureza e a tenacidade do material a ser cortado. Nesse sentido, existem quatro tipos principais desses consumíveis. Estas são as telas:

  • para metal;
  • na madeira;
  • pedra;
  • para plástico.

Além disso, ao escolher uma tela, você precisa levar em consideração as dimensões da peça de trabalho. Quanto maior for, maior deve ser o tamanho dos dentes da lâmina usada. Ao processar grandes peças de metal, você também precisa prestar atenção ao ajuste dos dentes: é desejável que ajustes largos e estreitos se alternem na lâmina. Se for necessário cortar peças de tamanhos diferentes com uma serra, você deve escolher a opção com dentes variáveis ​​e configuração alternada.

A escolha de uma lâmina para máquinas Jet é facilitada pelo fato de que o manual de instruções de cada uma das máquinas contém uma tabela de lâminas que são utilizadas nas mesmas para diferentes materiais e dimensões de peças.

Dicas operacionais

Antes de iniciar o trabalho, certifique-se de ler as instruções de operação para o modelo da máquina que você comprou e aderir estritamente a todas as instruções nele contidas.

  • Em particular, lembre-se de verificar regularmente as polias e correias quanto a quebras e danos. O não cumprimento desta regra implica não apenas em danos a equipamentos caros, mas também em ferimentos graves ao operador.
  • Certifique-se de observar os requisitos de vestuário do operador especificados nas instruções. Em particular, não use luvas ou roupas de trabalho largas.
  • Verifique o nível de afiação dos dentes periodicamente e substitua a lâmina assim que ficar cega. Trabalhar com uma ferramenta sem corte é estritamente proibido.Portanto, é necessário dispor e afiar regularmente a lâmina (nesta sequência).

Tendo encontrado a aspereza, remova a tela, vire-a e pendure-a. Deixe pendurar por pelo menos 4 horas e só então você pode começar a assentá-lo e afiá-lo.

  • Nos casos em que o fornecimento de material para a parte cortante é difícil, é necessário substituir o revestimento de cera da superfície de trabalho.
  • Se você está cortando tipos valiosos de madeira ou tipos caros de metal, para economizar material, vale a pena reduzir a velocidade de corte ao mais baixo possível. Também é necessário reduzir a velocidade nos casos em que se trabalhe em uma peça metálica cuja espessura seja superior a 2,5 cm.
  • Antes de iniciar qualquer trabalho de reparo ou manutenção, incluindo a substituição da lâmina, desconecte a máquina da fonte de alimentação desligando a máquina à qual está conectada ou retirando o plugue da tomada. Use apenas peças sobressalentes originais certificadas pelo fabricante para reparar o dispositivo.
  • Substitua os cabos de alimentação assim que forem encontrados danos.
  • Nunca tente lubrificar as peças internas do motor. Para evitar a geração de fumaça, use apenas fluidos de corte solúveis em água, não à base de óleo.

Nunca use qualquer modelo de máquina para cortar materiais com pó explosivo.

No próximo vídeo, você encontrará uma comparação das duas serras de fita mais populares Jet JWBS-14DXPRO e Jet JWBS-14OS.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário