Seleção e uso de brocas de gelo "Tonar"

Contente
  1. Sobre o fabricante
  2. Peculiaridades
  3. Como escolher?
  4. Sobre facas
  5. O alinhamento
  6. Como usar?
  7. Avaliações

No arsenal de pescadores profissionais e entusiastas da pesca de inverno, deve haver uma ferramenta como um parafuso de gelo. Ele é projetado para fazer furos em um corpo de água gelado para obter acesso à água. Existe uma grande seleção desta ferramenta de várias modificações de diferentes fabricantes no mercado. As brocas de gelo "Tonar" são especialmente solicitadas. O que são e como usar este dispositivo corretamente, vamos descobrir.

Sobre o fabricante

O grupo de empresas "Tonar" é uma empresa russa especializada na produção de artigos para a pesca, a caça e o turismo. Iniciou sua história na década de noventa do século passado e hoje possui uma ampla produção. Os produtos desta marca competem facilmente no mercado com análogos de marcas estrangeiras.

Peculiaridades

As brocas de gelo "Tonar" são criadas com tecnologia inovadora que permite produzir produtos de alta qualidade e fáceis de usar. Boers desta marca têm uma série de vantagens.

  • Preço. O preço das perfuratrizes "Tonar" é bastante democrático, por isso a ferramenta está à disposição de grande parte da população. Esta empresa participa do programa de substituição de importações, para que seus produtos tenham uma excelente combinação de preço e qualidade.
  • Grande variedade de modelos. O comprador poderá escolher uma modificação de broca de acordo com suas necessidades individuais.
  • Revestimento de polímero confiável. A tinta do dispositivo não descasca mesmo após o uso repetido, não enferruja.
  • Projeto. Todos os machados de gelo têm um prático mecanismo de dobragem que, ao usar a ferramenta, não brinca, se desdobra facilmente. Quando carregados, esses dispositivos são bastante compactos.
  • Canetas. Eles têm um revestimento emborrachado, eles permanecem quentes mesmo na geada.
  • Muitos modelos pode ser complementado com um motor elétrico.

As desvantagens incluem apenas uma pequena profundidade de perfuração para a maioria dos modelos, que é cerca de 1 m. Em alguns corpos d'água em nosso país, a profundidade de congelamento de rios e lagos é um pouco maior.

Como escolher?

Existem vários aspectos a serem considerados ao escolher uma broca de gelo Tonar.

Escolha do diâmetro de perfuração

TM "Tonar" oferece três tipos de exercícios:

  • 10-11 cm - para perfuração rápida, mas tal ferramenta não é adequada para apanhar peixes grandes, uma vez que dificilmente conseguirá retirá-la por um buraco tão estreito no gelo;
  • 12-13 cm - o diâmetro universal que a maioria dos pescadores escolhe;
  • 15 cm - uma broca, que é útil na pesca de peixes grandes.

Escolhendo a direção da perfuração

As brocas de gelo são produzidas nas direções esquerda e direita. A empresa leva em consideração as diferentes necessidades de canhotos e destros ao perfurar gelo e produz ferramentas com diferentes direções de rotação.

Escolha de design

As brocas de gelo desta marca são produzidas em diversos tipos.

  • Clássico. A alça está alinhada com a broca. A perfuração é feita com uma mão e a outra simplesmente segura.
  • Duas mãos. Projetado para perfuração de alta velocidade. Aqui, as manipulações são feitas com as duas mãos.
  • Telescópico. Possui um suporte adicional que permite ajustar a ferramenta a uma espessura de gelo específica.

Seleção de peso

A massa da broca não é pequena, pois os pescadores costumam caminhar mais de um quilômetro a pé. O peso das brocas de gelo do Tonar varia de dois a cinco quilos.

Seleção de cor

Para o sexo mais fraco que não é indiferente à pesca de inverno, TM "Tonar" lançou uma série especial de brocas de gelo em roxo.

Preço

O preço dos diferentes modelos de broca também difere. Portanto, o modelo mais simples custará apenas 1.600 rublos, enquanto um parafuso de titânio para gelo custará cerca de 10.000 rublos.

Sobre facas

As lâminas do machado de gelo "Tonar" são feitas de aço carbono de alta qualidade. Eles são fornecidos com fechos. As facas para apanhar gelo são de vários tipos.

  • Plano. Essa modificação vem completa com exercícios de orçamento. Eles lidam bem com a cobertura de gelo seco e macio com temperaturas em torno de 0 graus.
  • Semicircular. Projetado para perfurar em temperaturas de degelo e abaixo de zero. O fabricante os produz em dois tipos: para gelo úmido e para gelo seco. Eles são facilmente danificados pela entrada de areia.

Durante o uso, as facas dos machados de gelo Tonar podem ficar cegas e precisar de ser afiadas. Eles podem ser levados, por exemplo, a um centro especializado em afiação de patins ou para fazer esse trabalho em casa. Para fazer isso, você precisa de uma pedra especial com um abrasivo de silicato de alumínio ou uma lixa. Primeiro, as facas são retiradas da ferramenta, depois são lixadas ao longo de sua parte cortante, da mesma forma que afiamos os utensílios de cozinha, após o que as facas são novamente instaladas na furadeira.

O alinhamento

A gama de modelos de brocas de gelo Tonar inclui mais de 30 modificações. Aqui estão alguns que são de demanda especial.

  • Helios HS-130D. O modelo mais orçamentário. A broca é uma modificação de duas mãos, projetada para fazer furos com um diâmetro de 13 cm. Seu cabo superior está desviado do eixo de rotação em 13 cm e o cabo inferior está desviado em 15 cm, o que facilita gire a broca em gelo. O conjunto inclui facas chatas "Skat", se desejar, podem ser substituídas por facas esféricas HELIOS HS-130, que são vendidas completas com fechos.
  • Iceberg-ártico. Um dos modelos mais caros da linha Tonar TM. Possui profundidade de furação de 19 cm e a broca maciça tem passo aumentado, o que facilita o processo de liberação do furo do lodo.

Além disso, o dispositivo está equipado com uma extensão telescópica. Permite ajustar a ferramenta para o crescimento do parafuso de gelo e definir a profundidade de perfuração. Além disso, o dispositivo possui um adaptador com o qual você pode instalar um motor elétrico. A furadeira vem com dois conjuntos de facas semicirculares, bem como uma maleta de transporte. O peso da ferramenta é 4,5 kg.

  • Índigo. O modelo é projetado para perfurar gelo de até 16 cm de espessura, a broca é dotada de ponta removível de material compósito, que resiste bem à abrasão, e nela são fixadas facas esféricas. O peso do dispositivo é de 3,5 kg.
  • "Tornado - M2 130". Um dispositivo de duas mãos projetado para uso na pesca esportiva. A profundidade de perfuração desta ferramenta é de 14,7 cm e pesa 3,4 kg. O kit inclui um suporte adaptador que regula a passagem da broca no gelo, bem como o comprimento da ferramenta. O parafuso de gelo é equipado com um conjunto de facas semicirculares, bem como um estojo prático e durável para transportar e armazenar a ferramenta.

Como usar?

Não é difícil usar a broca de gelo Tonar, para o qual você deve realizar várias manipulações:

  • limpar o gelo da neve;
  • coloque um parafuso de gelo perpendicular à superfície do reservatório;
  • faça movimentos rotacionais na direção em que está o seu instrumento;
  • quando o gelo for completamente passado, remova a ferramenta com um empurrão para cima;
  • sacuda o gelo do bórax.

Avaliações

Avaliações dos parafusos de gelo Tonar são boas. Os pescadores afirmam que essa ferramenta é confiável, não corrói e desempenha perfeitamente sua função. As facas não embotam ao longo de várias estações de uso.

A única desvantagem que os compradores observam é o custo bastante alto de alguns modelos.

No próximo vídeo você encontrará uma visão geral das brocas de gelo do Tonar.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário