Brocas de gelo: o que é, como escolher e usar?

Brocas de gelo: o que é, como escolher e usar?
  1. O que é isso?
  2. Em que consiste?
  3. Visualizações
  4. Modelos
  5. Como escolher?
  6. Como afiar facas?
  7. Como usar?
  8. Causas de avarias
  9. Regras de armazenamento e transporte

Quando a próxima temporada de pesca subaquática de inverno está chegando, centenas e até milhares de pescadores preparam uma ferramenta necessária para a pesca no gelo - um parafuso de gelo. Porém, devo dizer, é assim que os pescadores mais experientes se preparam, e os iniciantes estão apenas pensando em como escolher a ferramenta certa.

O que é isso?

As brocas de gelo são ferramentas bastante úteis que permitem fazer buracos no gelo com rapidez e sem esforço. Os principais elementos estruturais do mecanismo são uma faca de corte, bem como uma cinta e brocas.

A principal vantagem da unidade sobre o cinzel é que o mandril é capaz de perfurar não mais do que 25-35 cm, enquanto um parafuso de gelo permite fazer um buraco de até 1 metro de profundidade em apenas 3-4 minutos. Vale ressaltar que os furos assim obtidos têm formato cilíndrico uniforme, e o ruído durante a perfuração é muito menor do que ao se abrir um buraco com picador de gelo e, como todos os pescadores sabem, sons altos espantam os peixes.

As lojas oferecem uma ampla seleção de diferentes tipos de brocas de gelo: brocas manuais, elétricas e motorizadas.

Talvez as unidades tenham apenas uma desvantagem - se você pegar um peixe grande, ele simplesmente não rastejará pelo buraco, então você terá que pegar um furador de gelo ou perfurar um segundo buraco combinado próximo - e essa outra opção é não é inteiramente conveniente. No entanto, a necessidade deles aparece extremamente raramente.

Em que consiste?

À primeira vista, pode parecer que não há diferença entre os diferentes modelos de brocas de gelo, mas, no entanto, esses dispositivos têm muitas diferenças dependendo de suas características de design.

Facas

As lâminas são o principal componente da máquina. Qualquer pescador procura esclarecer com antecedência qual é a estrutura e a espessura do gelo do reservatório onde pretende pescar. Coletam-se informações sobre a cobertura de gelo: densa ou fina, seca ou úmida, viscosa ou dura. Dependendo das respostas a essas perguntas, diferentes tipos de facas são colocados na furadeira.

Eles são de vários tipos:

  • em linha reta;
  • dois estágios;
  • três estágios;
  • hemisférico;
  • dentado.

Esta não é uma lista completa, pois os engenheiros trabalham incansavelmente para melhorar as modificações. Graças a isso, novos modelos e variedades de brocas de gelo surgem a cada temporada.

Na maioria das vezes, são usadas facas retas, elas são bastante eficazes para perfurar uma crosta de gelo de qualquer tamanho e condição. Embora, por exemplo, perfurar gelo úmido seja muito mais fácil do que gelo seco.

Com o início do calor da primavera, quando o gelo fica mais viscoso, o uso de facas não será mais tão eficaz. Os pescadores precisarão fazer muito esforço para fazer um ou dois buracos, mas, ao caçar percas e baratas, muitas vezes eles precisam fazer várias dezenas de buracos ali. Nesse caso, é melhor usar facas serrilhadas. Eles possuem uma área de contato muito menor entre a borda e a camada de gelo viscosa e, portanto, o trabalho é muito mais rápido e fácil.

    As facas de dois ou três estágios são usadas para trabalhar com gelo muito seco. As bordas de trabalho dessas facas estão localizadas em vários níveis, de modo que não cortam tanto, mas iluminam o gelo espesso.

    As facas esféricas são consideradas versáteis porque podem perfurar qualquer tipo de cobertura de gelo.Mas eles têm uma desvantagem bastante séria - são muito difíceis de afiar à mão.

    Sem ferramentas especiais, é quase impossível manter o mesmo ângulo de afiação em toda a superfície.

    Parafuso

    A principal função da broca de gelo é remover a crosta de gelo em pedaços durante a perfuração. O tamanho do buraco que o pescador fará depende do tamanho do aparelho. Normalmente, os parafusos são soldados ao eixo do sem-fim usando solda por pontos ao longo de toda a linha de junção com o corpo da máquina.

    Dependendo dos parâmetros da broca e das facas, o tamanho do orifício perfurado também varia. Os fabricantes russos e estrangeiros produzem modelos com parâmetros de furo de 9 a 25 cm.

    Lembre-se de que orifícios pequenos são muito mais fáceis de perfurar do que orifícios grandes, mas peixes grandes não cabem. Portanto, ao comprar uma rosca de gelo, esses fatores devem ser levados em consideração e fazer uma escolha com base em suas necessidades e capacidades.

    Na maioria das vezes, os entusiastas da pesca de inverno compram instalações que lhes permitem fazer furos de 11 e 13 cm de tamanho. - mesmo lúcios pequenos e médios pesando até 1,5-2 kg podem rastejar por eles. Já os pescadores especializados em peixes de grande rio devem optar por modelos com diâmetro igual ou superior a 15 cm.

    Uma caneta

    Para fazer um furo, é necessário girar a manivela no sentido anti-horário, se estamos falando de modelos nacionais, e conforme a seta, se formos importados. Para um jovem usuário, esse fato não tem nenhum significado fundamental, mas pescadores experientes mudam bastante de um modelo para outro - o que não é surpreendente, o hábito é uma coisa teimosa.

    Até recentemente, as modernas brocas de gelo de fabricação russa eram equipadas com uma alça de plástico., que frequentemente rachava no frio extremo. É por isso que pescadores experientes o embrulharam imediatamente com esparadrapo ou fita isolante. Desta forma, eles protegeram o material e protegeram o dispositivo de danos. No entanto, o progresso não vale a pena - os modelos mais recentes são equipados com cabos de borracha mais quentes, que não têm medo de danos mecânicos ou baixas temperaturas.

    Deve-se notar que o comprimento de qualquer dispositivo é de 1,5 metros ou mais. Para que a ferramenta seja convenientemente transportada para o local de pesca ou transportada no transporte, está equipada com dispositivos especiais, com os quais pode encurtar a instalação um pouco. Ou seja, eles são equipados com mecanismos que permitem simplesmente dobrá-lo ao meio.

    Os pescadores mais experientes, que compram um parafuso para gelo para si, não hesitam em dar preferência apenas às ferramentas que podem ser dobradas ao meio.

    Visualizações

    Em lojas modernas você pode encontrar brocas de gelo de várias modificações e fabricantes.

    Gasolina

    Na maioria dos casos, as brocas de gelo para pesca no gelo operam com motores a gasolina de dois tempos, cuja potência chega a 3 litros. com. É utilizada como combustível uma mistura de gasolina e óleo do motor na proporção de 40: 1. Normalmente, esses motores são adaptados a qualquer condição de temperatura e são fáceis de dar partida, mesmo no frio mais severo. A massa dessa unidade chega a 10 kg.

    Este mecanismo é muito mais rentável do que o manual, pois durante o tempo em que esta fura 1 furo, uma furadeira a motor faz 5 a 6 furos com um diâmetro de até 20 cm. No entanto, pescadores experientes aconselham a compra de um aparelho que seja equipado com uma alça adicional para perfuração manual. Ele pode ser usado em uma situação em que o tanque fique sem combustível ou o dispositivo se recuse a ligar por algum motivo.

    No entanto, essas furadeiras motorizadas também têm suas desvantagens, e a principal delas é o peso - a massa de tal dispositivo é de pelo menos 8-10 kg. Além disso, a furadeira a motor faz muito barulho durante a operação e isso muitas vezes afugenta os peixes. O uso de exercícios com gasolina requer custos adicionais de combustível, o que torna a pesca um prazer bastante caro.

    A furadeira a motor é ideal nos casos em que é necessário fazer um número significativo de furos de 15 mm ou mais, e se você está fazendo um furo com um tamanho de 25 cm, então você não pode fazer isso sozinho - você definitivamente vai precisar um parceiro.

    Elétrico

    Em comparação com a gasolina, as perfuratrizes elétricas têm algumas vantagens: são mais baratas, pesam muito menos e, ao mesmo tempo, funcionam quase que silenciosamente.

    Normalmente acompanha o aparelho um cabo elétrico, que é responsável por recarregar o aparelho a partir de qualquer equipamento motorizado ou até mesmo do acendedor de cigarros do carro. A maioria das furadeiras elétricas permite a substituição de uma broca padrão por outra de diâmetro diferente.

    As brocas de gelo elétricas não emitem gases de escape, não precisam de combustível e estão prontas para uso a qualquer momento - basta pressionar o botão iniciar e o trabalho está feito.

    Em modelos de anos anteriores, as baterias frequentemente instaladas paravam de funcionar em frio extremo, mas as modificações modernas são desprovidas dessa desvantagem. Eles funcionam mesmo em temperaturas extremas abaixo de zero.

    Todo mundo sabe que qualquer bateria no frio perde parte de sua capacidade, por isso as opções elétricas são mais lucrativas e práticas.

    Anular

    Uma broca de gelo anular, como um parafuso, tem uma haste, mas sua unidade de corte é feita em forma de cilindro, que é equipada com dentes cortantes afiados na parte frontal. Eles são responsáveis ​​por cortar o gelo em todo o perímetro, enquanto a parte do meio permanece intacta. Assim, com a ajuda do anel, forma-se um núcleo cilíndrico, que no final da obra é simplesmente empurrado para baixo com uma grossa vara e vai para baixo do gelo.

    Raramente uso esse tipo de broca na prática, portanto, existem alguns modelos de anel no mercado.

    Recarregável

    Os modelos de bateria são convenientes porque não estão ligados a uma rede elétrica e não precisam de combustível. Normalmente o kit inclui duas baterias com capacidade de 2500 mAh. Essa capacidade é suficiente para cerca de 12 buracos, se você usar uma broca de 16 cm e com uma camada de gelo de 50 cm de espessura. Ao usar brocas de 10 cm com a mesma bateria e com a mesma camada de gelo, você pode fazer 2 ou até 3 vezes tantos buracos.

    A melhor opção são as baterias de íon níquel, mas seu custo é bastante alto. As baterias de hidreto de níquel são a melhor escolha se você deseja economizar algum dinheiro.

    Manual

    Claro, muitos entusiastas da pesca de inverno optam por um dispositivo portátil há anos. Esses parafusos de gelo são muito mais baratos, além disso, são mais compactos e mais ergonômicos do que seus equivalentes. Os exercícios manuais podem ser feitos com uma ou duas mãos. No primeiro caso, a alça é posicionada em um único eixo com a broca, de forma que a rotação é transmitida apenas pela ação da mão direita, que fixa a alça inferior. Mas nas modificações com as duas mãos, as alças estão localizadas em ambos os lados do eixo. Aqui, a rotação ocorre como resultado do movimento de ambas as mãos - neste caso, o processo é muito simplificado e requer muito menos esforço.

    Normalmente, a alça superior está na altura do ombro e a alça inferior está no diafragma. Alguns modelos são equipados com extensão telescópica montada no eixo. Devido a tal dispositivo, é possível selecionar corretamente o tamanho da instalação para a profundidade do gelo e as dimensões do próprio pescador.

    Nos últimos anos, muitas brocas de titânio para gelo surgiram no mercado, que são 2 a 3 vezes mais compactas do que suas contrapartes de aço. Eles são fáceis de transportar, mas é mais difícil fazer um orifício com esse dispositivo.

    Se seu próprio peso é suficiente para uma broca de aço para furar, então as de titânio causam muitos transtornos.

    Modelos

    As brocas de gelo são produzidas por diversos fabricantes, sendo os mais populares os produtos das seguintes marcas.

    • "Barnaul Tonar" - o líder absoluto na classificação, um parafuso de gelo universal que pode ser usado em todas as condições meteorológicas.Modelo rebatível, comando manual, equipado com barra telescópica e duas pegas emborrachadas. Devido ao maior número de voltas do sem-fim, é necessário menos esforço ao perfurar, de modo que o buraco é liberado do gelo mais rapidamente.
    • "Volzhanka Nero" (Nero) É outro modelo portátil com broca central, cujas principais vantagens são ergonomia, mobilidade, preço acessível e alta produtividade. Devido à proporção idealmente selecionada de ângulos de afiação, um poço de perfuração perfura tanto gelo solto quanto seco. Dentro de cada alça existem inserções de polipropileno, que facilitam muito a rotação.
    • Mora Ice Expert-Pro - um parafuso manual para gelo fabricado por uma empresa sueca com brocas de 11 a 21 cm, que se distinguem por facas bastante afiadas, que são feitas de materiais resistentes à corrosão. Esta broca de gelo é ideal se você precisa perfurar uma camada espessa de gelo, desde que possa ser alongada com uma chave de fenda.
    • UR-Rapala - Modelo de fabricação finlandesa, produzido em vários diâmetros de 10 a 20,5 cm As facas do dispositivo são fixadas em cabeças compostas de tipo substituível, o peso da rosca de gelo é de apenas 2 kg. No entanto, o custo da ferramenta é bastante alto, muito superior ao das contrapartes nacionais.

    Como escolher?

    A principal tarefa de um parafuso de gelo é fazer um buraco no buraco para que você possa pescar por ele. E para que isso seja possível, você deve primeiro escolher o diâmetro correto do mecanismo. Lembre-se de que quanto mais estreito for, mais fácil será fazer o buraco; no entanto, como mencionado acima, nem todos os peixes podem passar por esse buraco.

    Os modelos mais populares são as brocas de gelo com tamanhos de 11 a 25 cm, esta é a melhor opção para a pesca amadora., enquanto modelos medindo 15-25 cm são usados ​​para caçar grandes habitantes do rio, e se seu objetivo são poleiros ou baratas comuns, então você pode se limitar a boers de 11 e 13 cm.

    Se falamos de pesca desportiva, os modelos de 9-11 cm são mais frequentemente necessários aqui, porque não é o sabor do peixe que interessa, mas sim o número de indivíduos capturados por unidade de tempo.

    Nesse caso, não há como perder um tempo valioso fazendo buracos largos e, portanto, o tamanho dos troféus acaba sendo muito pequeno.

    Ao pescar com um gabarito, você terá que se mover constantemente no gelo. Nesse caso, é melhor ficar com modelos de diâmetro pequeno e fazer muitos furos, e se você tiver uma vara de pescar estacionária, é melhor escolher uma broca com ponta grande.

    Se a pesca não é o seu hobby principal e você só vai pescar algumas vezes por temporada, então você não deve escolher um exercício caro., é mais lucrativo dar preferência a modelos manuais baratos de produção doméstica.

    Se na pesca você anda principalmente a pé, então é muito difícil carregar uma furadeira nas mãos, então você deve pensar em comprar um cachorro motorizado ou algum outro snowmobile.

    A propósito, os pescadores costumam ir à caça no gelo em uma grande empresa, então eles costumam comprar uma furadeira cara em um clube.

    Como afiar facas?

    A velocidade de perfuração de buracos no gelo depende muito do ângulo de inclinação e do grau de afiação de todas as facas. Substituir as facas mudará o desempenho da furadeira. O grau de afiação desempenha um papel principal, uma vez que é bastante problemático fazer um furo com dispositivos sem corte e, às vezes, não é de todo possível. Claro, você pode comprar facas novas o tempo todo, mas é melhor abordar o assunto do ponto de vista da economia e tentar afiar você mesmo as lâminas.

    Isso requer materiais abrasivos especiais, como lixa. Neste caso, a forma do lixa não importa, é importante que as superfícies sejam planas. É ideal usar um abrasivo com grão fino ou médio, mas é melhor recusar o uso de um material de desbaste, pois pode danificar rapidamente uma superfície delicada.

    A pele é fixada a uma bancada de trabalho ou mesa, após o que a nitidez começa imediatamente. Primeiro você precisa consertar o revestimento que não funcionou, ou seja, remover rebarbas e todos os tipos de defeitos. Como regra, só faz sentido fazer uma série de movimentos rotacionais em qualquer direção.

    Isso é seguido pelo estágio de afiação direta. Nesse caso, a faca é mantida em um ângulo de forma que a lâmina seja mantida paralela ao abrasivo áspero. Se surgirem distorções, as facas serão afiadas de forma irregular, e isso não dará a eficiência desejada ao perfurar.

    Já na primeira pescaria será possível perceber problemas.

    De vez em quando, você deve verificar visualmente a qualidade da nitidez. Para fazer isso, faça um movimento circular na direção oposta. Defeitos como chanfro inclinado da superfície de trabalho, bem como chanfro com falhas, várias rebarbas e pequenas imperfeições na aresta são considerados inaceitáveis.

    Teste: pegue uma lâmina em uma das mãos e um jornal na outra. Se a faca estiver bem e corretamente afiada, ela cortará o papel livremente, sem rasgá-lo ao mesmo tempo. Se este teste for aprovado, você pode colocar as facas de volta nas brocas de gelo.

    Afiar facas esféricas é muito mais problemático, normalmente dispositivos especializados são usados ​​para isso, embora muitos artesãos tentem fazer isso com uma lima.

    Como usar?

    Deve-se lembrar que geadas severas sempre interferem no funcionamento do equipamento e, infelizmente, os parafusos para gelo não são exceção. Por isso, quando for fazer uma pescaria de inverno, vale a pena pegar um kit de conserto de emergência para o aparelho: parafusos, uma chave de fenda e uma chave inglesa. As ferramentas o ajudarão a consertar e ajustar a furadeira em caso de problemas causados ​​por condições climáticas adversas.

    Ao fazer um buraco, o gelo deve ser removido imediatamente na direção de onde o vento está soprando. Se você escolher uma direção diferente, a linha se agarrará ao "monte de neve" e você terá que gastar muito tempo soltando-a. A propósito, será possível colocar uma vara de pescar em tal escorregador no futuro.

    Você não deve se apressar ao perfurar um buraco - isso não levará a uma aceleração do processo, mas sua força o deixará exausto. Se você estiver trabalhando com uma unidade de aço, não há necessidade de pressioná-la. Quando as facas estão bem afiadas, o dispositivo funciona de forma bastante eficaz, sem esforço adicional.

    Se você tiver um parafuso de gelo manual, deve pausar de vez em quando, durante o qual você precisa puxar a broca e descartar qualquer partícula de gelo que o torne difícil girar completamente. Já no caso de uso de gasolina ou elétrica, o furo deve ser feito de uma só vez.

    No final do trabalho, quando a crosta de gelo já foi quebrada, é necessário ajustar a rotação para eliminar as arestas vivas. Caso contrário, quando puxado para fora, o peixe pode se soltar, e junto com a isca, se a linha for cortada acidentalmente contra as saliências afiadas de gelo duro.

    Conhecendo os hábitos cuidadosos dos peixes, não se deve puxar a broca com muita força, é melhor fazê-lo devagar, movendo-a suavemente na direção oposta.

    Você não precisa retirar todo o gelo do buraco - ele protege a água da penetração da luz solar. Se você negligenciar este conselho, você pode simplesmente assustar todos os habitantes do rio, e a pesca estará vazia.

    Se pescar com várias varas, deve fazer buracos a uma distância de pelo menos 50 cm entre si, caso contrário as linhas debaixo de água podem ficar confusas.

    Causas de avarias

    Algumas palavras sobre como estender a vida útil do bórax. As razões mais comuns para o seu fracasso e são as mais primitivas.

    • Na maioria das vezes, as facas se deterioram quando um buraco é feito perto de rodovias ou perto de margens altas de areia de rios. Durante o período de congelamento dos rios, a areia é aplicada com o vento, que à primeira vista é invisível. Basta fazer 3 a 4 buracos nesse gelo e as facas certamente ficarão cegas.
    • A segunda razão tem a ver com o fator humano.Alguns entusiastas da pesca no gelo congelam garrafas e latas de bebidas, bem como sobras de mesa, no gelo. Em contato com tais objetos, os elementos de perfuração podem falhar imediatamente. Para evitar uma situação desagradável, você não deve fazer furos antigos - é melhor gastar tempo e fazer um novo, mas ao mesmo tempo minimizar o risco de quebra da ferramenta.
    • Outro motivo é trabalhar em um terreno desconhecido. Se você não tem certeza de que não há pedaços de canos de metal, camadas de concreto e outros resquícios de atividades humanas sob o gelo, não deve arriscar, encontre um lugar comprovado.

    Ao trabalhar com furadeiras elétricas, é necessário antes e imediatamente após o trabalho verificar a facilidade de manutenção de elementos como caixa de engrenagens, adaptador, adaptador.

    Regras de armazenamento e transporte

    Para que seu dispositivo de pesca no gelo o sirva fielmente por muitos anos, você deve seguir as regras básicas de cuidado e armazenamento.

    • As juntas do machado de gelo dobrável devem ser lubrificadas de vez em quando.
    • Não coloque uma furadeira molhada diretamente na neve, caso contrário, o gelo se formará imediatamente na broca, o que danificará as peças. O ideal é deixá-lo na posição vertical, enroscando-o levemente na neve ou no gelo até uma profundidade de cerca de 10 cm.
    • O gelo congelado nas facas não pode ser derrubado, é correto derretê-lo. Para fazer isso, o parafuso de gelo é levado ao calor ou simplesmente baixado para o buraco, após o qual o gelo pode ser cuidadosamente descascado ou raspado.

    Da mesma forma, a broca é removida do gelo, embora você possa simplesmente removê-la com uma vara de madeira, mas esta é uma medida extrema.

    • No final da pesca e do retorno para casa, você deve secar todas as partes do parafuso de gelo, caso contrário, a ferrugem aparecerá rapidamente no metal. Antes de partir para o armazenamento de verão, você deve lubrificar adicionalmente a furadeira com óleo de máquina.
    • O parafuso de gelo é armazenado em tampas especiais, tubos ou uma caixa com um suporte, que é inserido no suporte em um snowmobile.

    Para informações sobre como escolher o diâmetro e tipo de parafuso de gelo, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário