Revisão e segredos para escolher móveis de aglomerado

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos de aglomerado usados
  3. Tipos de móveis
  4. Variedade de cores
  5. Como escolher?
  6. Dicas de cuidados
  7. Belos exemplos

Uma visão geral dos móveis de aglomerado laminado é muito importante. Além de decodificar a abreviatura, é útil estudar as principais características do cuidado com o material da mobília. E você também precisa estudar cuidadosamente a qualidade das folhas, avaliar os possíveis danos à saúde e aprender os segredos da escolha.

Peculiaridades

Desde o início, vale a pena lidar com a decodificação de tal nome. Seu som literal é aglomerado laminado. Na maioria das vezes, esse material é utilizado na fabricação de móveis de gabinete. Embora também possa ser usado ao trabalhar em mesas, sofás, camas e outros itens semelhantes. O principal elo constituinte acaba sendo os resíduos da indústria da madeira.

O início da produção desse material não permitiu apenas ampliar as possibilidades de produção de móveis. Resíduos de carpintaria são jogados fora várias vezes com menos frequência do que antes. As placas de móveis (folhas) são geralmente formadas por grandes aparas de madeira. Para melhorar o efeito da prensagem a quente, resinas de fenol-formaldeído são usadas. É por isso que mesmo quem não sabe como é decifrado o aglomerado sabe com certeza que esta palavra significa algo potencialmente perigoso para o consumidor.

Deve-se notar, entretanto, que nem tudo é tão simples. Este material tem sido usado ativamente por cerca de 100 anos. Portanto, não há necessidade de temer ameaças extremas. Mesmo assim, o tema dos danos à saúde precisa ser tratado com mais profundidade. As preocupações estão associadas ao fato de que qualquer móvel novo exala odores por algum tempo.

É absolutamente impossível evitar isso. Todos os produtos de aglomerado estão sujeitos à GOST 10632-2014. Este padrão rege a qualidade de todos os materiais em condições secas. O comprimento e a largura de produtos individuais e a espessura podem ser regulados por contratos de fornecimento (compra). Os seguintes pontos são normalizados:

  • desvios de uma orientação estritamente retilínea das bordas;
  • desvios da perpendicularidade estrita das placas utilizadas;
  • umidade;
  • empenamento;
  • resistência final sob carga de flexão;
  • módulos elásticos sob carga de flexão;
  • a presença de parafina e manchas resinosas;
  • a presença de grandes chips dentro do tabuleiro.

Voltando à questão da segurança das placas laminadas, é importante notar que a alta nocividade de um simples cartão foi reconhecida em 1985. Este tipo de material é prejudicial devido às emissões potenciais de formaldeído. Um filme laminado especial evita a liberação de substâncias nocivas, mas somente se a camada protetora estiver totalmente funcional. Basta danificar o filme, pois todas as propriedades isolantes são completamente perdidas.

Tipos de aglomerado usados

Cada fabricante, devido à sua política comercial, marca a estrutura do material de forma específica. No entanto, existe uma abordagem geralmente aceita que é típica para a maioria das empresas. As designações de composição típicas são as seguintes:

  • SE - existem poros superficiais;
  • SM - superfície totalmente lisa;
  • ESTEIRA - a superfície não é apenas lisa, mas também mate;
  • EDUCAÇAO FISICA - efeito visual de “casca de laranja”;
  • PR - uma abundância de poros.

Móveis de escritório de alta qualidade costumam ser rotulados com as letras BS. Na esmagadora maioria dos casos, além do BS, também é utilizado material da categoria SE. O material da categoria PR é menos procurado. Com raras exceções, eles tentam usar o SM apenas para partições internas.

Importante: ao encontrar alguma marcação incomum que não esteja incluída nesta lista, você deve esclarecer imediatamente todos os detalhes.

Tipos de móveis

O aglomerado laminado pode ser usado até em armários de banheiro. Claro, a água pode entrar em contato com a árvore e fazer com que ela inche. No entanto, enquanto o filme permanecer intacto, a probabilidade de tal desenvolvimento de eventos é zero. Na maioria das vezes, o banheiro é limitado a mesas de cabeceira e / ou armários suspensos. Algumas pessoas também equipam a sala com prateleiras.

Uma solução muito mais comum é uma cama para crianças e adultos feita de aglomerado laminado. Muitas pessoas até tentam fazer isso com as próprias mãos. Acontece, nesses casos, às vezes um design muito incomum e interessante. Felizmente, as possibilidades de retrabalho são praticamente ilimitadas. Você pode preparar o design sozinho ou escolher entre opções prontas em fontes populares.

É possível fazer móveis de aglomerado como:

  • modular;
  • construídas em;
  • transformando;
  • fone de ouvido;
  • armário;
  • pedestais;
  • paredes;
  • vitrines;
  • slides;
  • buffets;
  • aparadores;
  • fachadas bem graciosas.

Variedade de cores

A mobília em estilo loft é geralmente feita com cores estritamente lacônicas. Este acabamento tem pouca compatibilidade com cores brilhantes. Mas, se desejar, você sempre pode introduzir acentos saturados simples. Os fabricantes podem oferecer laminados em várias cores e desde as partes quentes e frias da linha. A imitação de materiais naturais é generalizada.

No entanto, soluções mais modernistas com imagens abstratas também estão em demanda. Tons calmos geralmente predominam em escritórios e salas de estudo em casa. Não é difícil usar essas cores, é claro, em qualquer sala. No entanto, no estilo provençal, as cores tradicionais brancas ou pastéis são mais adequadas. Uma variedade de cores claras é mais procurada em um interior minimalista. A cor escura é relevante para as seguintes áreas:

  • moderno;
  • estilo império;
  • classicismo;
  • estilo barroco (especialmente na versão rococó).

Como escolher?

Claro que, em qualquer caso, é necessário montar cuidadosamente todo o kit e verificar a compatibilidade de suas partes entre si. Só uma abordagem cuidadosa garante harmonia e uma aparência agradável. No que diz respeito à garantia da segurança, é de grande importância possuir um certificado de conformidade com a categoria de emissão E1. Todos os certificados devem ser verificados com antecedência, mesmo quando se familiariza com uma instância específica. Se a empresa não fornecer esses documentos ou se houver algum problema com eles, esse é um motivo sério para entrar em contato com outro fornecedor.

É ainda melhor se a categoria de emissão corresponder ao nível E0.5. Não é permitida a compra de móveis de nível E2 ou pior para edifícios residenciais e apartamentos. Além dos documentos que acompanham, você também deve prestar atenção às propriedades visuais do material. Quaisquer irregularidades, rugosidade e outros desvios de uma superfície perfeitamente lisa são estritamente inaceitáveis. Também é impossível permitir a presença de amassados ​​e até mesmo pequenos arranhões.

O fabricante pode garantir a ausência de tais defeitos apenas usando componentes caros de alta qualidade e equipamentos de precisão. Os chips indicam uma violação da tecnologia ou que as peças consumíveis da ferramenta estão gastas e não são substituídas em tempo hábil. Você deve estudar cuidadosamente não apenas a superfície frontal, mas também as bordas. Quaisquer vazamentos de seu encaixe e descamação são inaceitáveis. Os problemas também são indicados pela aparência das bordas que não correspondem à cor e textura principais.

Outro ponto crítico são os encaixes. Todas as faixas, caixas e mais funcionarão normalmente apenas ao usar acessórios sólidos. Podem surgir dificuldades se os vãos forem desiguais, se as gavetas e as portas se moverem com dificuldade, com um rangido. Melhor gastar alguns minutos extras inspecionando todas as peças e detalhes do que sofrer problemas mais tarde.As dobradiças de alta qualidade de empresas líderes são cobertas com várias camadas de revestimento protetor e são feitas de acordo com um esquema reforçado.

Deve-se prestar atenção até mesmo à embalagem. Fornecedores responsáveis ​​não economizam nisso. Você só precisa fazer compras em lojas especializadas ou de marca. É necessário estudar cuidadosamente as avaliações de modelos e fabricantes específicos e pontos de venda no varejo. Finalmente, é indesejável tanto se esforçar para economizar tanto quanto possível e comprar o que é mais caro possível - em ambos os casos, apenas custos extras o aguardam.

Dicas de cuidados

O mais importante é estudar cuidadosamente as instruções ou regras de operação específicas de uma determinada empresa. Essas informações definitivamente serão mais valiosas do que recomendações “universais” encontradas em abundância em sites e fóruns. A remoção de poeira é um negócio muito bom. Para este efeito, apenas a flanela ou a camurça são adequadas. É absolutamente impossível usar esponjas fofas, especialmente raspadores, facas. Atenção: a lavagem a seco sistemática provoca o acúmulo de eletricidade estática.

Pelo menos uma vez a cada 2-3 semanas, é necessário usar um pano com agentes antiestáticos especiais. A sujeira geralmente é removida com lenços umedecidos. Com um bloqueio muito forte, lave os móveis com água e sabão. Depois disso, certifique-se de secar tudo imediatamente. A opinião generalizada de que o próprio aglomerado e o verniz não têm medo da limpeza a úmido não é muito correta. Você não deve se deixar levar por tal procedimento.

Tentar limpar o marcador não é muito inteligente. A maneira mais fácil é limpar essa contaminação com uma borracha de papel de carta banal. Outra opção é uma combinação de pasta de dente branca (não colorida!) E bicarbonato de sódio. Mas é melhor adiar esse método para o final se o método principal for inútil. Em qualquer caso, você deve evitar o uso de solventes e outras substâncias agressivas.

Tanto os móveis embutidos quanto os de placa laminada devem ser armazenados e usados ​​somente em um ambiente seco e quente. As temperaturas ideais são de 10 a 30 graus acima de zero. Ao mesmo tempo, a umidade relativa varia de 45 a 60%. Manchas com gordura, vestígios de café, geleia, lápis podem ser removidas com álcool etílico e amônia. Não permita o contato com objetos aquecidos acima de +85 graus.

Molhar as pontas das peças é inaceitável. E você também deve descobrir em que ângulo as portas podem se abrir. É melhor nem abrir ao máximo as portas, elas devem ser abertas com cuidado. Obviamente, outros elementos destacáveis ​​deverão ser manuseados com cuidado. O movimento geral da mobília também deve ser organizado.

Para fazer um grande esforço em puxadores e gavetas, as crianças não devem andar sobre eles. Não armazene mais de 5 kg de carga na caixa sobre trilhos de rolamento. Você terá que se certificar de que os mecanismos de hardware não estão sujos ou entupidos com objetos estranhos. Vale a pena proteger os móveis da luz intensa e constante do sol e das lâmpadas. Durante a montagem, é necessário usar apenas fixadores recomendados pelo fabricante ou seus equivalentes exatos.

Belos exemplos

Móveis feitos de aglomerado laminado não se parecem necessariamente com algo "simples". Pelo contrário, excelentes soluções criativas podem ser feitas a partir dele. A foto mostra um suporte original para um pequeno objeto decorativo, com geometria atípica.

Você pode dar uma olhada mais de perto neste tipo de estante. A extraordinária configuração curva é muito bem recebida e certamente trará um novo ar ao design.

Mas este é um ótimo cantinho para crianças. Sua singularidade se deve à sua forma geométrica especial. E sim, este é o caso quando as cores saturadas brilhantes são totalmente justificadas. O design escalonado ("escada") é percebido como bastante apropriado. A poltrona brilhante combina com o visual do fone de ouvido.

O próximo vídeo mostra o que é melhor escolher - aglomerado ou MDF.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário