Tudo sobre os tamanhos de chapas de aglomerado laminadas
O aglomerado laminado (aglomerado) é um aglomerado com uma camada de película protetora laminada aplicada na superfície, impregnada com resinas impermeáveis e hidrorrepelentes. Além disso, de acordo com a GOST, apenas placas de aglomerado de alta qualidade com uma superfície suavemente lixada são laminadas. O cartão laminado se compara favoravelmente com os simples em sua resistência à umidade, durabilidade e bela textura a um preço acessível e facilidade de processamento.
Essas qualidades fizeram do aglomerado o material mais utilizado para a produção de móveis e trabalhos de acabamento.... Também encontra aplicação na produção de contentores, cofragem. Pode-se comprar móveis em aglomerado laminado ou fazer você mesmo de acordo com os tamanhos individuais e com a funcionalidade necessária - cabe perfeitamente em qualquer interior e, com os devidos cuidados, vai durar muitos anos. Neste caso, para calcular tudo corretamente, convém familiarizar-se com as dimensões, peso e densidade do cartão laminado.
Tamanhos padrão
Para que a placa resista às cargas, não se quebre, não se dobre como uma folha de papel, ela deve ter certas proporções e a relação entre as dimensões lineares, espessura e rigidez. Portanto, existem certos tamanhos calculados para o cartão. Os tamanhos são considerados padrão, que são definidos em GOST 33289-2013. Em comprimento é 19 valores na faixa de 1830 a 5680 mm, em largura 9 valores de 1220 a 2500 mm:
- comprimento – 1830, 2040, 2440, 2500, 2600, 2700, 2750, 2800 2840, 3220, 3500, 3600, 3660, 3690, 3750, 4100, 5200, 5500, 5680;
- largura – 1220, 1250, 1500, 1750, 1800, 1830, 2135, 2440, 2500.
Ao mesmo tempo, o padrão determina que as bordas devem ser estritamente retilíneas (um desvio de não mais de 1,5 mm por 1 metro é permitido).
Os formatos mais populares são 2440 x 1830 mm, 2500x1830 mm, 2750x1830 mm, 3500x1750 mm. Folhas de aglomerado neste formato são produzidas por todas as empresas líderes - Egger, Kronostar, Kronospan, Swisspan, Uvadrev Holding, Sheksninsky Wood Board Plant, Cherepovets Plywood e Furniture Plant, Syktyvkar Plywood Plant e outras.
O padrão também permite que os fabricantes determinem as dimensões dos produtos com outros parâmetros. Tudo depende das capacidades do equipamento e das necessidades dos compradores. Folhas com as seguintes dimensões tornaram-se típicas para o mercado russo: 2500x1850, 2620x1830, 2800x2070, 3060x1830, 3060x1220... Eles estão incluídos na faixa de tamanho padrão da Kronostar, Kronospan, Swisspan e outras empresas e são amplamente representados em vendas no atacado e varejo. Além disso, costumam ser produzidas pequenas folhas com dimensões de 500x500 mm, 600x500 mm.
O cartão com dimensões não padronizadas pode ser produzido de acordo com as especificações do cliente. Eles podem ter tipos especiais de bordas e revestimentos (resistentes ao fogo e ao gelo). Via de regra, tais produtos são fabricados por encomenda de empresas moveleiras.
Qual é a espessura?
GOST define que a espessura mínima do cartão laminado pode ser de 3 mm... E então ele pode ter qualquer valor que seja múltiplo de 1 mm e é limitado apenas pelas capacidades tecnológicas de produção. Usualmente, o equipamento da maioria das empresas está configurado para produzir aglomerado laminado com espessura de 8, 10, 12, 16, 18, 20, 22, 25, 30, 32, 38 mm - eles são considerados um padrão da indústria tácito. Algumas empresas também produzem placas de 19 mm. E placas com espessura de 5, 7, 13, 17 mm são muito raras e geralmente são feitas sob encomenda.
Os fabricantes consideram a espessura padrão máxima de 38 mm. Mas, por encomenda, algumas empresas comprometem-se a fabricar placas com espessuras de 40, 50 e até 100 mm. O papelão de espessura aumentada, via de regra, é usado apenas para tarefas industriais estreitas. Eles são muito pesados para móveis comuns.
Quanto mais espessa a placa, mais peso ela pode suportar.... Portanto, as folhas finas (3-10 mm) são usadas para elementos decorativos de móveis, pequenas prateleiras, bem como para salas de frente. Para elementos altamente carregados (bancadas maciças, paredes de suporte de móveis de gabinete, prateleiras para coisas pesadas), são utilizadas folhas grossas - de 20-25 mm.
Os mais versáteis e populares são os aglomerados de média espessura - de 12 a 20 mm. Eles são adequados para criar a maioria das peças de móveis (incluindo reforços para armários com cargas leves), bem como para decorar paredes, pisos e criar divisórias para instalações residenciais e de escritórios. De acordo com as estatísticas de construção de hipermercados, as chapas laminadas com espessura de 16 mm são as mais adquiridas.
Peso da laje
É claro que quanto maior a área e a espessura do cartão, mais ele pesa. Mas o peso é determinado não apenas pelas dimensões, mas também:
- qualidade e grau de matérias-primas - a densidade das fibras de árvores de diferentes espécies difere, e os materiais dos cavacos delas também terão densidade e peso diferentes (a bétula é considerada a mais densa e de alta qualidade);
- densidade de pressão, ligando compostos para a colagem de matérias-primas e até mesmo a geometria dos cavacos - quanto mais cavidades permanecerem entre os cavacos, e quanto mais áreas mal impregnadas com cola, mais frágil será a placa;
- umidade da laje - de acordo com os padrões, deve estar na faixa de 5 a 7%.
Portanto, folhas com as mesmas dimensões gerais, dependendo da tecnologia de produção, podem diferir em massa, e sua densidade (gravidade específica) também será diferente. Nesse caso, é a densidade que determina a carga mecânica permissível e outras características importantes de desempenho. Os padrões GOST determinam a faixa de densidade permissível em uma faixa bastante ampla de 550 - 850 kg / m3. Os valores médios calculados são mostrados nas respectivas tabelas de referência. Por exemplo, o peso de 1m2 de cartão laminado de 10 mm de espessura será o seguinte para diferentes valores de densidade:
- 550 kg / m3 - 5,5 kg;
- 700 kg / m3 - 7,0 kg;
- 820 kg / m3 - 8,2 kg.
Por quanto o valor real difere do calculado, um profissional pode julgar a tecnologia de fabricação do cartão laminado e se sua qualidade corresponde à declarada pelo fabricante. Por exemplo, os produtos das empresas líderes diferem ligeiramente dos valores médios de densidade e cumprem os padrões. Para efeito de comparação, apresentamos a massa de aglomerado laminado com área de 1 m2 e espessura de 10 mm dos líderes de mercado:
- Egger - 7,04 kg;
- Kronospan Rússia - 7,1 kg;
- Swisspan - 7,8 kg.
Se as diferenças dos valores médios e padrão forem significativas, isso indica uma violação da tecnologia de produção, tal placa irá quebrar e desmoronar facilmente e não suportará cargas padrão. A espessura e a qualidade da aplicação da camada de laminação afetam o peso de forma muito insignificante - é uma fração de um por cento. Mas a rigidez da camada superior é o indicador mais importante que afeta se os fixadores irão segurar.
Como escolher as dimensões?
Primeiro, você precisa fazer medições e determinar as dimensões gerais do produto para que ele se encaixe no espaço pretendido. Em seguida, é feito um desenho detalhado, onde são calculadas e indicadas as dimensões de todas as peças. Isso permitirá que você calcule corretamente a quantidade necessária de material, selecione o tipo de fixador.
Para cada peça, dependendo da carga, existem suas próprias proporções ótimas. Por conveniência, você pode se concentrar nos tamanhos típicos de móveis, cuja confiabilidade foi testada pela experiência de mais de uma geração de artesãos. Por exemplo, para um gabinete com uma profundidade padrão de 600 mm, o comprimento máximo recomendado da prateleira de 16 mm não deve exceder 600 mm, e para uma espessura de prateleira de 18 mm, 800 mm.
Se você planeja montar móveis complexos com uma variedade de elementos funcionais e dimensões não padronizadas, então para fazer um desenho é melhor usar programas especializados (Corte 3 ou similar) ou solicitar um projeto a um especialista privado, uma empresa especializada .Nesse caso, será necessário levar em consideração uma série de fatores, pode ser difícil calculá-los manualmente até mesmo para um profissional, quanto mais para um iniciante.
A vantagem dos programas especializados sobre o cálculo "manual" também é que eles o ajudarão a escolher a área das folhas e o número de cortes para que o restante seja muito pequeno no corte e você não tenha que pagar a mais por extra material.
O corte pode ser confiado a empresas especializadas, que o produzem em uma máquina, obtendo processamento de ponta de alta qualidade. Mas você mesmo pode cortar o papelão, o principal é evitar rachaduras no material e não se esqueça de processar a borda.
Ao cortar e cortar, é importante não se esquecer de colocar um estoque de material para a aresta se for planejada para ser maior que 0,5 mm (por exemplo, aresta de PVC flexível ou rígido). O tamanho da borda pode ser desprezado somente se for inferior a 0,5 mm (fita melamina, verniz acrílico, PVC-0,4).
Uma vez que vários tamanhos de folhas estão à venda, não é difícil encontrar um material de uma área adequada. Além disso, ao desenvolver linhas de tamanho padrão, muitos fabricantes são guiados pelos tamanhos populares de peças de móveis. É por isso para produtos típicos, muitas vezes nem é necessário cortar nada.
Por exemplo, o tamanho das folhas de aglomerado já pode ser determinado pelo tamanho da bancada acabada e com uma borda processada. Basta comprar essa folha, instalá-la na moldura, prender as pernas de barras adequadas - e uma simples mesa de jantar ou de escrever está pronta. Apesar da simplicidade do design, terá um visual elegante graças à aparência estética do cartão. Você pode escolher entre uma variedade de opções com qualquer textura de superfície, padrão, cor.
As folhas com um lado de 2500 mm correspondem à altura típica de um guarda-roupa.
Você pode escolher qualquer área, mas é importante que não seja muito grande - caso contrário, a tela se dobrará, se moverá com esforço, destruindo as guias.
Normalmente, a largura dessa porta não é superior a 1800-2000 mm. Portanto, se o gabinete for longo, é mais conveniente fazer 2 ou 3 portas de tamanho menor do que uma folha de uma área grande.
Para dar maior rigidez, a porta do guarda-roupa costuma ser emoldurada por um perfil de metal ou plástico. Isso permite o uso de chapas de pequena espessura - geralmente levam 8, 10, 12 mm (não são muito pesadas, os tamanhos de perfil padrão são adequados para elas). A porta sem perfil é mais espessa - 16 mm. Mas, em qualquer caso, o peso deve ser consistente com as capacidades do sistema de fixação e do mecanismo de acionamento - as cargas máximas que eles podem suportar podem ser encontradas na documentação que os acompanha.
Também é fácil encontrar um lençol pronto de dimensões adequadas para fazer uma cama, uma cabeceira para uma cama padrão, um guarda-roupa. Para as paredes de apoio de móveis de gabinete, é utilizado um material com espessura de 20-38 mm. Lençóis pequenos são usados para criar estantes, mesas de cabeceira, cômodas, armários de parede. Para o revestimento de paredes, geralmente são utilizados painéis de pequeno porte com espessura não superior a 10 mm.
O comentário foi enviado com sucesso.