Como e com que cortar o aglomerado sem aparas?
A sigla aglomerado deve ser entendida como aglomerado laminado, que consiste em resíduos de madeira natural misturados a uma composição adesiva polimérica, e possui uma laminação em forma de filme monolítico constituído por várias camadas de papel impregnado com resina. O processo de laminação é realizado em condições industriais sob pressão de 28 MPa e em regime de alta temperatura, atingindo 220 ° C. Como resultado de tal processamento, é obtido um revestimento brilhante muito durável, que pode ter vários tons de cores e é altamente resistente a danos mecânicos e umidade.
Regras de corte
O aglomerado laminado é feito com resíduos de madeira nobre serrada e espécies de coníferas, enquanto a chapa é leve e é utilizada na fabricação de estruturas de móveis. A maioria dos fabricantes de móveis domésticos prefere painéis de partículas laminadas ao escolher as matérias-primas para a fabricação de móveis. Este material é relativamente barato e nos outlets há sempre uma grande variedade de cores e texturas para escolher. A dificuldade em trabalhar com aglomerado é que é muito difícil serrar uma parte da folha com o tamanho necessário devido ao fato de que a frágil camada laminada cria fissuras e lascas no local da serração. O conhecimento de algumas das técnicas utilizadas no trabalho ajuda a enfrentar essa tarefa.
Para cortar papelão laminado, você precisa se armar com uma serra de dentes finos.
Além disso, quanto menores e mais frequentes estiverem localizados na lâmina da ferramenta, mais limpo e mais liso ficará o corte acabado do material laminado.
Para o desempenho preciso e de alta qualidade do trabalho de serragem, é necessário atuar em uma determinada sequência.
- Na folha de aglomerado, é necessário traçar a linha de corte, onde colar bem a fita adesiva de papel. A fita evita que os dentes da serra esmaguem o laminado durante o processo de serração.
- Com o auxílio de um furador ou lâmina de faca, é feito um sulco com reentrância ao longo da linha de corte. Assim, cortamos antecipadamente uma fina camada de laminação, simplificando a nossa tarefa durante o corte. Movendo-se ao longo desta ranhura, a lâmina da serra se moverá ao longo de um plano tangencial, enquanto corta camadas profundas de material de aglomerado.
- Ao cortar, é recomendável manter a lâmina da serra em um ângulo agudo em relação ao plano de trabalho da placa.
- Se o trabalho de serração for executado com uma ferramenta elétrica, a velocidade de avanço da lâmina de corte deve ser mantida no mínimo para que a serra não vibre ou entorte.
- Depois de serrado, o corte da peça deve ser processado primeiro com uma lima e depois com uma lixa. O corte deve ser processado com movimentos do centro para a borda da peça de trabalho.
Para proteger o ponto de corte na peça de trabalho de mais lascas ou rachaduras, ele é fechado com a aplicação de fita adesiva de melamina, ou as bordas das extremidades são fixadas, que podem ter uma aparência em forma de T ou C.
Após esse mascaramento decorativo, não só a aparência da placa é melhorada, mas também a vida útil do material é aumentada.
Materiais e ferramentas
Nas condições de uma empresa de marcenaria, utiliza-se um equipamento especial para cortar uma folha de aglomerado, a chamada serra de painel. Algumas oficinas privadas de móveis compram tal máquina, mas dificilmente é aconselhável instalá-la em casa devido ao alto custo. As ferramentas elétricas domésticas serão capazes de substituir esses equipamentos - o corte de aglomerado pode ser feito com uma serra circular ou uma serra para metal. O processo de serragem exigirá muito tempo e esforço, mas do ponto de vista econômico será bastante justificado.
Serra elétrica
Para fazer um corte uniforme sem danificar a camada laminada, será necessário levar uma lima quebra-cabeças, em que o tamanho dos dentes será o menor. Aconselha-se a utilização de uma serra de vaivém para o corte de pequenas secções de aglomerado. Devem ser evitados empurrões e pressão excessiva durante o trabalho. A velocidade de alimentação da lâmina de corte na ferramenta deve ser selecionada o mais baixo possível.
Este dispositivo é perfeitamente capaz de fazer um corte liso e de alta qualidade sem lascar a superfície laminada.
Serra manual
Esta ferramenta manual é usada em combinação com uma lâmina de metal, pois tem os menores dentes. Antes do trabalho, uma fita adesiva de papel deve ser colada no local do corte, o que protege a camada de laminação de danos. A lâmina da serra manual deve ser segurada em um ângulo de 30–35 °, esta posição reduz a probabilidade de lascamento no material. O movimento da lâmina da serra deve ser suave, sem pressão na lâmina.
Depois que o corte for concluído, as bordas do corte precisarão ser processadas com uma lima e lixa de grão fino.
Serra circular
Esta ferramenta elétrica consiste em uma pequena mesa de trabalho e um disco dentado giratório. Uma serra circular corta um cartão muito mais rápido e melhor do que uma serra elétrica. Durante o processo de serragem, a serra é ligada em baixa velocidade. Nesse caso, aparas podem aparecer no lado oposto dos dentes da serra.
Para evitar esta situação, fita adesiva de papel é colada no local de corte antes de iniciar o corte.
Fresa elétrica
É um tipo de ferramenta elétrica portátil que é usado para serrar e furar painéis à base de madeira. Antes de iniciar o trabalho em aglomerado laminado, com a ajuda de uma serra manual, faça um pequeno corte, recuando do contorno de marcação 3-4 mm. Durante o processo de serragem, são utilizadas várias lâminas de corte e seu dispositivo de rolamento, que regula a profundidade de corte. Usar uma fresa não é tão fácil, então você precisa ter alguma habilidade com esta ferramenta para cortar a placa. O movimento do cortador é bastante rápido e existe a possibilidade de fazer um corte irregular.
Mas com a ajuda de um cortador, você pode obter um corte perfeitamente liso do material - o aparecimento de lascas e rachaduras ao usar este dispositivo é muito raro.
Aconselha-se a utilização de ferramentas manuais na fabricação de produtos individuais a partir de aglomerado laminado. Para a produção em massa, é aconselhável adquirir equipamento de corte de formato.
Como cortar corretamente?
É perfeitamente possível cortar o cartão sem lascas em casa com as próprias mãos. Isso simplifica muito a tarefa de criação preliminar de uma ranhura com um objeto pontiagudo na área do corte. Uma vez neste local, a lâmina da ferramenta de corte segue um caminho pré-determinado e acaba cortando com muito mais facilidade. Cortes retos em papelão laminado são muito mais fáceis de fazer do que cortar uma folha de forma figurada.
É extremamente difícil realizar configurações curvilíneas usando eletrodomésticos, o que só pode ser feito com o uso de uma eletroforese. Esta ferramenta executa um corte de alta qualidade e tem muitas funções adicionais.
O preço de um eletromilhamento depende do fabricante, portanto você pode escolher um modelo econômico com bons parâmetros técnicos.
Para cortar uma folha de aglomerado laminado usando um eletromill, você deve executar as seguintes etapas:
- na superfície de um aglomerado comum, todos os contornos da futura peça de trabalho são marcados;
- usando uma serra elétrica, a peça de trabalho é cortada, recuando 1–2 mm do contorno pretendido;
- o molde serrado acabado é limpo com uma lima ou lixa;
- uma matriz preparada é colocada em uma folha de aglomerado laminado e fixada com grampos de carpintaria de forma que fique em uma posição fixa;
- ao longo do contorno do estêncil com um cortador de eletrofusão equipado com um mecanismo de rolamento, recorte os contornos da peça, cortando a borda exatamente ao longo da linha pretendida;
- após a conclusão do trabalho, as extremidades são limpas e processadas com uma borda decorativa.
O uso de um eletromilhamento permite fazer um corte figurado de aglomerado sem lascas e rachaduras do material.
As facas Electromill devem capturar completamente toda a espessura do material da peça - esta é a única maneira de obter um produto de alta qualidade.
Você pode aprender quatro maneiras de cortar papelão sem lascar com um quebra-cabeças no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.