Regras e opções para corte de aglomerado laminado

Contente
  1. Regras fundamentais
  2. O que você precisa?
  3. Os caminhos
  4. Tecnologia de corte

O cartão laminado (aglomerado) é hoje o principal material para a produção em série de móveis. Este produto de marcenaria é utilizado não só em fábricas de móveis, mas também por artesãos domésticos.

Para a fabricação de móveis, as folhas de aglomerado laminado devem ser cortadas de forma que o material não seja coberto por uma rede de fissuras ou lascas. Esse corte pode ser executado usando equipamento industrial especial ou ferramentas domésticas comuns. A execução do trabalho requer certas habilidades e experiência.

Regras fundamentais

Uma característica do cartão laminado é que o material possui um revestimento protetor rígido, que é um filme multicamadas de papel com resina, prensado sob alta temperatura e pressão. A espessura da camada laminada do cartão é pequena, mas protege o material da umidade e danos mecânicos de forma confiável. O corte de aglomerado é uma dificuldade devido ao fato de que sob a ação da ferramenta de corte, a camada laminada trinca, prejudicando o aspecto estético da chapa. A largura dos cavacos é pequena, mas nem sempre é possível eliminá-los.

O corte do cartão laminado pode ser feito com serra vertical, serra circular ou serra manual convencional com dentes finos esparsos.

Para que o material seja cortado com precisão e eficiência, você deve seguir as seguintes regras:

  • para que os dentes da serra não danifiquem a camada laminada do material, a fita adesiva de montagem é colada na linha de corte;
  • para facilitar o processo de serrar com lâmina de faca afiada, é necessário riscar a camada de laminação até atingir a camada de cavacos, enquanto a direção da lâmina deve ser tangencial em relação à superfície do material;
  • durante o processo de serração, é importante manter a lâmina da serra em um ângulo agudo de 30 graus em relação à superfície da peça de trabalho;
  • ao usar uma ferramenta elétrica, o trabalho é executado em baixas velocidades;
  • na peça acabada, é necessário cortar uma camada fina da parte laminada em um ângulo de 45 °;
  • após o corte, a borda da peça de trabalho é limada na direção da periferia para o meio;
  • depois que a borda do corte foi limada, ela é fechada com uma tira adesiva de melamina, ou pode ser uma borda C ou T.

O que você precisa?

Nas fábricas de móveis, o aglomerado laminado é cortado com equipamentos especiais - geralmente uma máquina CNC, sobre a qual é colocada uma folha de material. A serra circular dessa máquina faz um corte limpo e sem aparas. O corte de formato das peças ocorre em grandes quantidades e, além da serragem no processo de produção, dispositivos e materiais adicionais são usados ​​para processar peças de móveis. A maioria das empresas comerciais fornece à população serviços de serração de placas de móveis adquiridas, mas alguns artesãos preferem fazer esse trabalho por conta própria. Serrar material de aglomerado com as próprias mãos em casa é muito mais difícil. Uma lima manual requer cautela do mestre e a presença de uma determinada ferramenta.

É mais conveniente cortar o cartão laminado usando uma fresadora ou serra de vaivém. O corte é mais eficiente com uma serra circular, mas escolher a lâmina certa para um corte limpo é difícil.

Além disso, para trabalhar no processamento de aglomerado, é necessária uma mesa de trabalho especial com bordas de ataque.

Ao realizar trabalhos com uma serra de vaivém comum, na falta de experiência no trabalho no material, muitas vezes se formam cavacos, pois com o auxílio desta ferramenta é bastante problemático fazer um corte perfeito. O processo de serração pode ser facilitado fixando-se na serra uma lâmina de serra laminada bimetálica, cujos dentes são afiados na direção interna. O trabalho com serra vertical é executado em baixas velocidades de avanço da lâmina da serra, eles fazem isso para que não apareçam rachaduras na superfície laminada durante o trabalho.

Outra maneira de cortar uma folha de aglomerado laminado é usar uma lâmina de serra. Para o trabalho, uma serra para metal é adequada, com dentes muito pequenos. Para o trabalho, a lâmina terá que ser preparada, ou seja, os dentes devem ser diluídos em 0,5 ao longo da espessura da lâmina. A lâmina em si deve ser feita de aço endurecido. Nem todas as ferramentas elétricas são adequadas para trabalhar com materiais laminados. Esta placa para móveis não pode ser serrada com qualidade com uma rebarbadora chamada esmerilhadeira. A velocidade de rotação do disco para esta ferramenta é muito alta e as aparas no aglomerado serão inevitáveis, especialmente se for utilizado para o trabalho um disco circular de grande diâmetro.

Os caminhos

As fatias feitas em uma folha de material à base de madeira podem ser feitas de várias maneiras.

Para a frente

Em casa, a tarefa de serrar em linha reta de aglomerado pode ser realizada com algumas ferramentas.

  • Jigsaw. Uma ferramenta manual que pode ser usada para cortar pequenos aglomerados. Uma lima puzzle deve ser tirada com os dentes mais pequenos. Os movimentos do quebra-cabeça devem ser executados sem pressão e solavancos, a velocidade de alimentação da lâmina é escolhida a mais baixa possível. Via de regra, não há lascas na lateral da placa do móvel, onde a lima com os dentes entrou, podem se formar no lado oposto da lâmina. Porém, se a serragem for feita com cuidado e devagar, você poderá obter um corte limpo e de alta qualidade.
  • Serra circular. O uso desta ferramenta elétrica facilita muito a tarefa de fazer um corte reto. A produtividade de uma serra circular é significativamente maior do que a de uma serra de vaivém. Para trabalhar, você precisará pegar um disco com dentes pequenos. A mesa de trabalho, onde está instalado o disco circular, é normalmente equipada com trilhos-guia, com os quais é muito mais fácil fazer um corte uniforme e preciso.

As ferramentas listadas fazem um bom trabalho de corte de material, mas são capazes apenas de fazer cortes retos.

Curvilíneo

É muito difícil conseguir um corte cacheado em casa. Para completar esta tarefa, o DIYer precisará de uma ferramenta elétrica especial chamada cortador. Este dispositivo não só ajudará a fazer um corte curvilíneo, mas também protegerá o material do aparecimento de cavacos no processo de execução da obra.

O processo de trabalho com uma fresa é o seguinte:

  • em uma folha de aglomerado comum ou compensado, delineie os contornos necessários;
  • usando uma serra de vaivém, corte uma parte ao longo de um determinado contorno, recuando 1 a 2 mm para obter a precisão do corte;
  • o modelo acabado é limpo com uma lima e lixa;
  • o gabarito de contraplacado é aplicado à chapa de aglomerado, fixando-a por todos os lados com grampos de fixação;
  • por meio de uma fresa equipada com um rolamento, o material é cortado, movendo-se ao longo do contorno do gabarito de madeira compensada.

Um eletromill pode ter 2 ou 4 lâminas de corte. Todas as lâminas devem agarrar totalmente a espessura de trabalho da peça de trabalho em altura.

Misturado

Em alguns casos, na fabricação de móveis de design exclusivo, é necessário o uso da técnica de corte reto e curvo em combinação. Na produção, essa tarefa é realizada por equipamento de corte de formato. A folha de aglomerado é colocada na mesa e fixada. As linhas de corte são marcadas na folha e a lâmina de serra é iniciada na máquina. A mesa da máquina é móvel e controlada automaticamente. A folha na mesa se move na direção da lâmina da serra, o que faz um corte uniforme e preciso.

Em casa, uma serra de vaivém ou serra circular é usada para fazer um corte reto reto. Depois de feitos os cortes retos, uma fresa é usada e com sua ajuda a peça é cortada ao longo de um determinado contorno.

Tecnologia de corte

Para fazer um corte liso do cartão com as próprias mãos, em casa é importante não só usar as ferramentas elétricas necessárias, mas também dispositivos adicionais que ajudem a realizar um corte de alta qualidade do material.

Para cortar o cartão laminado em casa e obter um bom resultado ao mesmo tempo, o cumprimento de 3 condições ajudará.

  • Você precisa cortar o material usando uma guia. Para isso, podem ser usados ​​2 grampos de marcenaria e um nível de edifício.
  • Quanto menores forem os dentes da lâmina da serra, mais fácil e melhor será o corte do material laminado.
  • A velocidade de corte deve ser baixa. Se você aumentar o número de revoluções da ferramenta elétrica, a lâmina da serra pode começar a dobrar, portanto, um corte uniforme não funcionará mais.

Cortes retos de aglomerado laminado são feitos em equipamentos de corte de formato. Antes de cortar, é necessário preparar o material para o trabalho. Para isso, uma linha reta é riscada em uma folha de material com uma faca ou furador afiado ao longo de uma régua, o que permite cortar a camada de laminação antecipadamente com risco mínimo de lascas. Em seguida, eles pegam uma serra para metal ou um quebra-cabeças e ajustam a lâmina de trabalho de modo que ela se encaixe uniformemente no arranhão feito anteriormente.

Após o corte da chapa de aglomerado, suas seções não devem ser apenas lixadas com lixa e lixa. A fita autoadesiva de melamina geralmente é colada sobre o corte. O corte nos cantos das peças de trabalho geralmente é de 45 graus, enquanto as partes da fita precisarão ser cortadas no mesmo ângulo e unidas umas às outras.

Na maioria das vezes, o cartão laminado é usado para produtos de móveis, cuja espessura é de 16 mm ou 18 mm. A fita de corte é selecionada de acordo com a espessura da folha.

No próximo vídeo, você encontrará o corte de aglomerado sem lascas de forma simples e eficaz.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário