Descrição do cartão laminado e como usá-los

Contente
  1. O que é isso?
  2. Como é feito o cartão laminado?
  3. Propriedades básicas
  4. Visão geral da espécie
  5. Selos
  6. Dimensões (editar)
  7. Fabricantes populares
  8. Áreas de uso
  9. Como trabalhar com o material?

Uma descrição do cartão laminado e uma compreensão do que é absolutamente necessário para absolutamente qualquer reparo e construção, pelo menos para comparar alternativas. É extremamente importante entender, ao escolher um material, qual é a densidade do cartão laminado resistente à umidade, quais opções existem para seu uso, em quais fabricantes de material você deve confiar. Além disso, vale a pena, claro, estudar as principais propriedades dos painéis de parede e as características de sua produção, avaliações de tais produtos por parte dos consumidores.

O que é isso?

Primeiramente, vale ressaltar que a decodificação da sigla aglomerado significa nada mais do que um aglomerado laminado, ou seja, um aglomerado coberto por uma película especial. O surgimento de lajes de aparas remonta à década de 1930. mas começaram a ser produzidos em massa apenas no período do pós-guerra, o que está obviamente relacionado com a difícil situação que então surgiu.

Isso também indicou uma mudança nos gostos do consumidor - móveis e decoração pesados ​​e artísticos estavam perdendo popularidade. Na descrição daquela época, não é à toa que se nota um aumento sem precedentes de velocidade e dinamismo em tudo, inclusive nos materiais de construção.

A composição principal do cartão são os resíduos do processamento da madeira. Deles, bem como de troncos ilíquidos deliberadamente triturados, esse importante material é obtido. A resina de formaldeído é usada como uma substância de conexão.

Os espaços em branco são sequencialmente submetidos à prensagem a frio e a quente. Os consumidores finais os recebem já serrados em folhas de formato padrão.

Como é feito o cartão laminado?

Algumas informações sobre a produção de cartão laminado a partir de aparas já foram fornecidas no parágrafo anterior. Mas isso, é claro, está longe de ser suficiente! A etapa final do processamento é a mesma laminação, ou seja, colagem de um filme protetor especial. Em alguns casos, em vez disso, recorrem ao método de laminação lisa ou "laminação". O processo de laminação envolve colar 1-2 camadas de papel cuidadosamente preparado na base.

Eles tentam deixar o papel o mais espesso possível na parte inferior. Somente sob essa condição é possível avançar no desenho. A camada inferior às vezes atinge 1 mm. Para o segundo nível, essa espessura não é necessária - requer valores na escala de décimos ou centésimos de milímetro. A superfície frontal é formada por outra camada, que é formada por uma combinação de papel transparente com resinas cuidadosamente selecionadas; assim que esta camada for aquecida, uma película forte se formará, cobrindo efetivamente a superfície decorativa.

Para o aquecimento, é usado um carimbo a quente, cujo padrão é selecionado individualmente. Esse selo é aquecido até 150-220 graus. Após este tratamento, o papel é firmemente fixado à placa. Deve-se notar que em algumas fábricas eles funcionam de forma diferente:

  • conectar todos os componentes do revestimento uns aos outros;
  • secar tal peça de trabalho;
  • já em uma forma monolítica, eles o prendem à laje.

O método de laminação envolve prender a fita sem o uso de cola. As resinas nesta modalidade devem ser aquecidas até que estejam completamente derretidas. Além disso, eles são naturalmente misturados com a resina que faz parte da placa. Para que todas as camadas de material de revestimento, no entanto, sejam conectadas de forma clara, é necessário colocá-las em ordem e imprimir o padrão usando uma prensa a frio.

Com a ajuda de matrizes cilíndricas, uma fita de comprimento quase ilimitado pode ser formada.

Os pequenos fabricantes não gastam dinheiro com equipamentos caros para obter aglomerado de textura volumétrica, mas preferem comprar uma fita totalmente acabada. Eles já têm apenas a revisão final do produto. Esta fita deve ser seca e enrolada. Na verdade, laminação significa cortar no tamanho certo e colocar em uma placa revestida com um adesivo especial. Tal peça de trabalho é prensada com uma prensa e aquecida até o final da polimerização do adesivo. A laminação permite acelerar o folheado eliminando o aquecimento consecutivo das camadas. Como resultado, a produção total de produtos cresce significativamente em comparação com outros métodos. No entanto, o material aderido não irá segurar bem do que com a laminação "real".

A laminação suave mistura as resinas do cartão e do revestimento. Outra vantagem dessa técnica é a possibilidade de abandonar o uso da prensa, já que o desenho não precisa ser criado. Um tipo liso de papelão é criado empilhando duas camadas. Na parte inferior está o papel e, acima dele, um filme especial, que forma uma forte área transparente durante o aquecimento.

Deve-se notar que esta é apenas uma descrição geral e aproximada. Todos os fabricantes de placas notáveis ​​estão constantemente fazendo experiências com eles. E os últimos desenvolvimentos são invariavelmente mantidos nos mais estritos segredos comerciais.

Independentemente do know-how específico, no entanto, GOST R 52078-2003 deve ser cumprido. Em outros países, aplica-se a norma EN 14322: 2004. A diferença entre os regulamentos diz respeito apenas aos requisitos que se aplicam ao laminado. As empresas têm uma variedade de condições técnicas desenvolvidas para um processo tecnológico específico. A TU inclui os parâmetros que diferem das normas geralmente aceitas ou os complementam (não são padronizados em nível estadual).

A placa é aquecida sob a prensa do laminador usando um caminho de vapor ou óleo. Em alguns casos, matrizes com vários padrões são usadas. Os laminadores grandes podem lidar com tamanhos de folhas muito grandes. Mas também existem laminadores moderadamente grandes e pequenos. Além disso, esses dispositivos são divididos em tipos de face simples ou dupla face, respectivamente, permitindo colar o filme apenas na face ou aplicá-lo simultaneamente nas duas faces.

Propriedades básicas

Algumas amostras de papelão laminado são diferenciadas por uma superfície resistente à umidade. Esta valiosa propriedade é alcançada com o uso de aditivos de parafina especiais. Em alguns casos, são utilizadas emulsões de uma composição cuidadosamente selecionada. Importante: mesmo que a resistência à umidade esteja indicada na descrição das características técnicas, isso não significa que a estufa seja absolutamente resistente à umidade.

A probabilidade de inchaço ainda existe, o que significa que esse material deve ser manuseado com o máximo de cuidado e cuidado possível. A densidade do material laminado é determinada principalmente pela qualidade do substrato. Na maioria dos casos, está na faixa de 0,55 a 0,75 kg por 1 m3, o que é suficiente tanto para móveis quanto para decoração.

Nos certificados do material, a classe de inflamabilidade do produto é invariavelmente indicada. É determinado pelos aditivos adicionados. É importante entender a segurança do cartão, pois em muitos lugares há referências de que este produto não é saudável. Essas avaliações são corroboradas pelo fato de que o cheiro de móveis novos não desaparece por várias semanas seguidas.

É absolutamente impossível evitar isso. Mas móveis laminados de alta qualidade não prejudicam - emite apenas um leve odor amadeirado. No entanto, a aparência de áreas abertas de papelão (incluindo danos durante o transporte e uso) desvaloriza toda a proteção do laminado.

Visão geral da espécie

Por design

O cartão pode ser usado para construção - esses produtos são usados ​​tanto dentro como fora. A superfície é durável e resistente à umidade. As placas de uso geral não são resistentes à água. O nome de pratos "especiais" fala por si - eles são feitos sob encomenda. É servido para obter dimensões únicas ou propriedades especiais.

Em primeiro lugar, surgiram os painéis de aglomerado laminados monolíticos. Acabou sendo um material frágil e facilmente esfoliante. Longas tentativas e erros tornaram possível chegar à variante ideal - uma construção de três camadas. É sólido. Produtos com 5 camadas são caros e tecnicamente desafiadores.

Pelo estado de aparência

O papelão parece muito diversificado. Conheça:

  • Branco;
  • cinzento;
  • fosco;
  • cor amadeirada;
  • pintado em antracite;
  • lustroso;
  • bege;
  • cores wengé;
  • cor de carvalho.

Por tipo de superfície

Cartão lacado laminado coberto na parte superior com uma camada de verniz de 2 mm de espessura. Esse revestimento dá uma rica cor brilhante. Os produtos revestidos de plástico também são muito difundidos no mercado. Neste caso, a qualidade do próprio plástico aplicado é extremamente importante. Em uma boa versão, use plástico multicamadas e separe-o da base com várias outras camadas:

  • sobreposição;
  • decoração;
  • papel kraft;
  • cola em base de poliuretano;
  • realmente aglomerado.

Quanto ao tipo de material ranhurado, difere por duas das partes extremas dos painéis serem ranhuras e as outras duas desempenharem a função de cumeeira.

Essa junta é forte e estável. Com a ajuda deste material, são criados pisos ásperos e finais. Mas em uma área de mais de 100 m2, recomenda-se deixar pequenos espaços entre os painéis. Um indicador muito importante para o consumidor é a classe de emissão de formaldeído. Foi estabelecido de forma confiável que o formaldeído é uma substância cancerígena. Portanto, sua alocação é estritamente regulamentada. A segurança é classificada em boas amostras como E1 ou E2. Os requisitos mais rigorosos se aplicam a produtos rotulados como E0.

Selos

Já está claro como é a abreviatura para suportes de aglomerado laminado. No entanto, deve-se observar que este material em si é dividido em vários subtipos. Nos últimos anos, devido à adequação das normas, as designações mudaram um pouco, e vale a pena trazê-las todas, inclusive as familiares a especialistas experientes. O cartão laminado de uso geral pertence à classe P1. Esse produto deve ser usado em um ambiente seco, desde que não haja suporte de carga.

O teor de umidade inicial do material é limitado a 13%. A maior resistência à flexão permitida é determinada pela espessura das lajes. P2 - material interno. Sua força é a mesma de P1. As diferenças residem na diminuição do número de rugosidades e uma geometria relativamente mais lisa, razão pela qual P2 é recomendado para decoração de interiores.

O padrão de 2007 forneceu as designações P-A e P-B. A resistência à umidade foi mostrada pela letra adicional B. Atualmente, o cartão laminado resistente à umidade produzido é marcado como P3. Pode ser usado com umidade relativa do ar de até 85% inclusive. Com altos valores de umidificação, apenas a operação de curto prazo é possível; no entanto, o P3 não é adequado para cargas pesadas.

As placas resistentes à umidade são geralmente preenchidas com melamina e parafina. Já a marca P5 difere não só na resistência à umidade, mas também na adequação ao uso estrutural: em pisos e tetos. Se você usar uma folha com espessura de 1-2 cm, a resistência à flexão máxima permitida é aproximadamente a mesma do OSB-3. No entanto, à medida que a espessura aumenta, o material se torna desnecessariamente frágil.

Placas P7:

  • fabricado para condições úmidas;
  • permitem que você carregue uma carga poderosa;
  • diferem na resistência à flexão de 15 a 20 MPa;
  • projetado para inchaço úmido de 9-10%.

Dimensões (editar)

As dimensões correspondentes a GOST são as seguintes:

  • 183-568 cm de comprimento;
  • 120-250 cm de largura;
  • 0,3-3,8 cm de espessura.

As placas mais demandadas no mercado são:

  • 280x262;
  • 280x207;
  • 262x183;
  • 250x183 cm.

A espessura dos blocos determina diretamente a área de uso:

  • produtos de 8 a 10 mm vão para divisórias decorativas, caixas de roll-out, fachadas de móveis e outros itens levemente carregados;
  • blanks de 16 a 18 mm são usados ​​quando você precisa fazer móveis e fazer o layout do piso;
  • É necessário cartão com um tamanho de 22-35 mm para fazer uma porta, mesa de cozinha e outro produto com um nível de carga médio;
  • material com uma espessura de 28-38 mm é usado para os produtos mais carregados: bancadas, prateleiras pesadas.

Fabricantes populares

Dentre as empresas voltadas para a produção de aglomerado laminado destaca-se favoravelmente Empresa austríaca Egger... Eles têm feito esse material lá desde 1961. A favor deste fornecedor devem ser atribuídas posições excelentes na classificação de qualidade e a mais ampla variedade de produtos. Também é importante ressaltar que a Egger possui linhas de produção próprias na Rússia.

Para o trabalho, esta empresa usa madeira macia de primeira classe que não contém inclusões estranhas; todo o processo de produção é construído de acordo com as normas de segurança adotadas na UE. A julgar pelos comentários, produtos de empresa "Kronospan"... No total, essa preocupação reuniu 29 empresas em 24 estados.

O custo das mercadorias é visivelmente menor do que o da Egger. Mas deve-se notar que, de acordo com algumas estimativas, este tipo de aglomerado está sujeito a rachar durante o processamento. Mas a variedade de tons e cores é incrível. Também é uma boa ideia escolher uma placa laminada. Marca Byspan de propriedade de Ivatsevichdrev... É um dos principais produtores bielorrussos de produtos de cartão. A empresa está apresentando ativamente os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos.

Os produtos são 100% compatíveis com os padrões técnicos da empresa, ainda mais rigorosos do que os requisitos básicos dos regulamentos de Minsk. O sortimento é muito amplo, desenvolvimentos de design são constantemente realizados.

Esses três fabricantes também podem competir com:

  • Nevsky Laminate;
  • "Monzensky DOK";
  • Sheksninsky KDP;
  • Intrast;
  • "Shatura";
  • "Fanplit"
  • "Kronostar";
  • "Amur MDK".

Áreas de uso

Na decoração das paredes são utilizados produtos de aglomerado laminado com espessura de 8 mm. Eles também são necessários para receber peças decorativas de móveis. A embalagem e as caixas de transporte também são obtidas a partir desse material. Finalmente, o fundo das caixas de expansão é formado a partir dele. O material de 16 mm é uma excelente peça de mobiliário.

Essas lajes ainda são necessárias para construir divisórias internas ou colocar o piso do nível áspero. O cartão laminado de 18 mm é usado para criar móveis de gabinete para crianças e outras salas e também como base para lajes de piso. Uma cobertura de 20 mm é preferida para pisos inferiores. Para fazer bancada e porta, conjunto de cozinha e cadeiras, é necessário um material com 22 mm de espessura. Já as estruturas de 25 mm são necessárias para produzir:

  • portas;
  • bancadas;
  • peitoris de janela;
  • peças de suporte de carga de elementos comerciais.

O bloco de 32 mm pode ser usado para qualquer uma das finalidades descritas se você precisar transportar uma carga alta. Já os painéis de parede para decoração de interiores podem ser instalados em:

  • componentes especializados (molduras);
  • caixa de metal;
  • ripas de madeira.

Os conjuntos de cozinha à base de aglomerado laminado são muito populares. Essas soluções são baratas, mas têm uma variedade impressionante. Os designs são ideais para cargas básicas (não excessivas). O cuidado adequado é fundamental. Camas, guarda-roupas, sofás, secretárias, cômodas, divisórias de encanamento e assim por diante também são feitos de aglomerado.

Como trabalhar com o material?

O corte do cartão é feito mais facilmente com uma serra circular com uma lâmina especial. Esta solução reduz as fissuras. Serras mais acessíveis também podem ser usadas, mas devem ter no mínimo 40 dentes de carboneto. Ao trabalhar, certifique-se de usar equipamento de proteção individual. Não só a poeira é prejudicial, mas também lasca as partículas sólidas, que são ainda mais pontiagudas do que o vidro, portanto você não pode viver sem os óculos.A pré-fixação do cartão laminado é complicada pela escorregabilidade deste material. Mantê-lo no mesmo plano e perfurar ao mesmo tempo é muito difícil. Resolver o problema, no entanto, é simples - você só precisa pré-fixar os painéis uns aos outros em um grampeador de móveis.

Pequenos orifícios residuais são quase invisíveis. Deve-se ter em mente que todos os tipos de aglomerado não seguram bem os parafusos e, ao aparafusá-los, podem trincar; saída - perfuração preliminar. Ao instalar as prateleiras de aglomerado, é necessário levar em consideração o provável afundamento ao longo do tempo. A amarração perimetral de madeira maciça ajuda a prevenir isso. Para este trabalho, é utilizada uma fresa lamelar, que permite a utilização de uma chapa de contraplacado de topo. Pregos não são usados ​​- você pode se limitar a cola de madeira.

Os parafusos devem ser aparafusados ​​a pelo menos 50 mm da borda do material, então o risco de rachaduras é significativamente limitado.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário