Tudo sobre bordas de aglomerado laminado

Contente
  1. O que é e por que é necessário?
  2. Ferramentas e materiais necessários
  3. Como colar a borda?
  4. Recomendações

O aglomerado laminado de material compósito é feito pressionando pequenas partículas de madeira misturadas com uma cola especial não mineral. O material é barato e ótimo para montar móveis. A principal desvantagem do cartão laminado é que suas partes finais não são processadas, portanto, em seção, contrastam fortemente com a superfície lisa, decorada com um padrão texturizado. Bordar a laje permite que você dê uma aparência apresentável e esconda arestas.

O que é e por que é necessário?

A orla de aglomerado consiste em ocultar as extremidades da laje, colando-se sobre elas uma faixa ou orla decorativa especial, que pode corresponder à cor da superfície principal ou diferir dela. Além de criar uma aparência elegante, o papelão das bordas também elimina uma série de outros problemas igualmente importantes.

  • Protege o interior da laje da umidade. Depois de molhado, o cartão pode inchar e perder a sua forma original, tornar-se quebradiço, o que irá subsequentemente causar a delaminação e esfarelamento do cartão. A borda mantém a umidade fora das bordas das extremidades expostas. Isso é especialmente importante para cômodos úmidos: cozinha, banheiro, despensa, porão.
  • Impede que insetos nocivos ou mofo se reproduzam no fogão. Devido à sua estrutura porosa, o aglomerado é um terreno fértil para vários microrganismos, que acabam por destruí-lo por dentro. A borda impede a entrada de insetos, prolongando assim a vida útil da placa.
  • Protege contra a evaporação de aglutinantes nocivos dentro do produto. Na fabricação de painéis de partículas, os fabricantes usam várias resinas sintéticas de formaldeído. Durante a operação de móveis, essas substâncias podem ser liberadas e entrar no meio ambiente, o que tem efeitos extremamente negativos para a saúde humana. A faixa de borda mantém a resina dentro e evita que ela evapore.

Todos os fabricantes de móveis, via de regra, realizam orlas apenas nas partes finais visíveis da estrutura. Esta ação deve-se principalmente ao desejo de economizar dinheiro, mas para o usuário final isso acabará resultando em danos ao produto, necessidade de conserto ou compra de móveis novos.

Portanto, a borda de placas de aglomerado é recomendada não apenas na montagem de novas estruturas por conta própria, mas também imediatamente após a compra de móveis acabados.

Ferramentas e materiais necessários

Para aparar a laje com suas próprias mãos, você pode usar vários elementos decorativos que diferem em qualidade e material de fabricação, aparência e custo. A escolha dependerá das preferências e capacidades financeiras do proprietário. Mas em casa, dois tipos de listras decorativas são usados ​​com mais frequência.

  • Borda de melamina - a opção mais simples e orçamental. É usado para processar produtos baratos e estruturas de móveis. A principal vantagem desse material é a facilidade de colagem e o custo acessível. Das desvantagens, apenas uma baixa vida útil pode ser observada, uma vez que a melamina é rapidamente destruída pela umidade ou danos mecânicos. Portanto, não é recomendável colar em estruturas de móveis em quartos de crianças ou cozinhas. A fita melamínica é perfeita para corredores, corredores, na montagem de estruturas auxiliares, como estantes ou mezaninos.
  • Borda de PVC - mais difícil de aplicar em casa, pois envolve o uso de ferramentas especiais adicionais. Porém, o produto possui maior resistência, confiabilidade e durabilidade. A espessura da faixa de borda de PVC pode ser de 0,2 a 4 mm, dependendo do tipo e modelo. A borda de PVC protege eficazmente as extremidades da estrutura de lascas, impactos e outros danos mecânicos.

É aconselhável colar uma fita de PVC grossa nas partes frontais da estrutura, pois são mais suscetíveis aos esforços mecânicos. Para pontas ocultas, uma borda fina será suficiente, pois nela será necessária apenas para proteção contra umidade e insetos. Em geral, a espessura de tal fita é selecionada individualmente de acordo com o tamanho do próprio cartão. Para a colagem correta das bordas de proteção, você precisará das seguintes ferramentas e dispositivos:

  • ferro doméstico:
  • régua de metal;
  • lixa de grão fino;
  • faca grande para artigos de papelaria ou afiadora;
  • Tecido de feltro;
  • tesoura.

Para aplicar as bandas de PVC pode ser necessário também um secador de cabelo de construção, isso vai depender da escolha do material - existem fitas à venda com e sem adesivo já aplicado. As bordas com cola de fábrica, ou, como também é chamada, cola de fusão a quente, precisarão ser aquecidas para amolecer e reagir com uma superfície áspera de aglomerado.

Como colar a borda?

Antes de iniciar o trabalho, é importante preparar não só a borda em si, mas também as pontas do aglomerado - seu plano deve ser plano, sem ondas, sulcos e saliências. É muito difícil alinhar as bordas manualmente, por exemplo, com uma serra, é melhor fazer com um cortador a laser ou solicitar um serviço de uma empresa especializada onde existem aparelhos e equipamentos especiais.

Se uma nova peça é adquirida, então suas arestas, como regra, já estão preparadas e cortadas exatamente.

Melamina

Antes de colar é necessário cortar um pedaço de fita tão comprido que seja conveniente colocá-lo na ponta do produto. Você não deve prender muitas peças separadas em uma superfície, já que as juntas ficarão visíveis, mas também não é recomendado usar imediatamente uma fita longa - então será difícil guiá-la e segurá-la na posição desejada. A colagem é realizada em várias etapas.

  • Fixe a peça de trabalho o mais rigidamente possível, de modo que suas bordas se estendam além da superfície de trabalho.
  • Meça e cole uma borda do comprimento necessário na extremidade da placa. É importante certificar-se de que a fita cobre toda a superfície do cartão, por isso é melhor pegá-la com uma margem e depois cortar os restos.
  • Passe a borda de melamina em uma folha de papel com um ferro aquecido. A passagem a ferro deve ser feita de maneira gradual e uniforme, de modo que a cola fixe firmemente a borda na peça e, ao mesmo tempo, não fiquem bolhas de ar sob a fita.
  • Depois que o adesivo esfriar, as bordas laterais da placa são removidas com uma faca. Também é conveniente fazer isso com uma régua de metal - depois de colocá-la bem no plano da placa, passe-a sobre toda a superfície e corte a fita desnecessária com "movimentos de cisalhamento".

Ao final do trabalho, é necessário limpar as bordas com lixa fina - remova asperezas e irregularidades. Isso deve ser feito com muito cuidado para não danificar a borda lisa laminada.

Imediatamente após colar a fita e passá-la com um ferro, a borda deve ser bem fixada até que as bolhas de ar sejam removidas.

PVC

Existem fitas de PVC à venda com e sem adesivo já aplicado. No primeiro caso, você precisará de um secador de cabelo para prédios para pré-aquecer a cola, no segundo, você mesmo precisará comprar a cola adequada. Para esses propósitos, "88-Lux" ou "Moment" é perfeito. Etapas do trabalho:

  • corte as tiras das bordas do comprimento necessário, levando em consideração a margem - 1–2 cm de cada lado;
  • aplique a cola na superfície da fita em uma camada igual, nivelada com uma espátula ou pincel;
  • aplique um adesivo diretamente nas extremidades das próprias placas de aglomerado e nivele;
  • fixe a borda de PVC na extremidade da placa, pressione para baixo e ande sobre a superfície com um rolo pesado ou pedaço de feltro, fixado em uma placa plana;
  • deixe secar por 10 minutos, pressione e alise a superfície da fita novamente;
  • após a secagem final, corte o excesso de fita e lixe com lixa.

Se uma borda com uma composição de fábrica pronta for colada, não há necessidade de esperar até que seque. Basta prender uma ponta da fita na ponta do cartão e, aquecendo gradualmente com um secador de cabelo, esticar ao longo de todo o comprimento da peça de trabalho e prensar. Em seguida, também alise e alise as bordas firmemente, remova a aspereza.

Recomendações

É conveniente pressionar a fita até o fim com uma fresa elétrica manual - com a ajuda dela, a borda adere de forma mais densa e uniforme à superfície do cartão, e as bolhas de ar serão removidas com mais facilidade. O mesmo se aplica aos grampos - neste caso, são necessários para segurar a própria placa na posição vertical e não pressionar o rebordo contra ela. Se desejar, você pode passar sem eles - prenda o produto entre os joelhos, mas isso tornará o procedimento muito mais complicado, especialmente se o trabalho for feito pela primeira vez.

Na ausência de grampos profissionais, é altamente desejável chegar a um substituto completo para eles, pelo menos a partir de materiais improvisados, por exemplo, um grampo de cunha feito de barras de madeira e um parafuso. Barras idênticas são conectadas no meio com um parafuso ou parafuso e porca, que regulam a força e a densidade da prensagem.

Se a orla for aplicada à estrutura de móvel montada acabada, que por sua vez está em uma posição estável, tais dispositivos não são necessários.

Para informações sobre como colar a borda em papelão com um ferro, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário