Lavatera e as nuances do cultivo de uma flor
A espetacular e bela flor de lavatera está distribuída em todo o Leste Asiático e no Mediterrâneo. A planta se distingue por qualidades decorativas especiais, embora seja absolutamente despretensiosa no cuidado. O artigo se concentrará em quais tipos de lavadeira existem, como plantar e cultivar uma planta.
descrição geral
Lavater também é chamado de khatma e rosa selvagem. Parece um arbusto coberto de botões grandes e viçosos. Eles podem ser solitários e também costumam se reunir em inflorescências. O diâmetro das flores pode atingir 10-12 centímetros.
Na maioria das vezes, as flores têm uma rica cor rosa, mas também há espécimes amarelos como a neve. O período de floração da lavatera começa no início do verão e termina em meados do outono. A altura de uma planta adulta pode variar muito de cultivar para cultivar.
Estas flores têm um sistema radicular bastante poderoso e desenvolvido, que permite à planta formar uma copa densa e volumosa.
Os rebentos da lavadeira são eretos, podendo estar completamente nus ou ligeiramente pubescentes. As folhas da flor são pecioladas, crescem com brácteas, que caem rapidamente. As brácteas podem ser planas, triangulares ou lanceoladas.
As lâminas das folhas são cordadas, arredondadas ou ovóides. Via de regra, sua superfície é ligeiramente pubescente. Lavatera combina perfeitamente com outras flores, especialmente rosas, íris e gladíolos, por isso é perfeita para criar lindos arranjos de flores no jardim.
Esta planta ornamental é cultivada para criar meios-fios altos e bonitos. Essas flores são usadas para decorar vários edifícios no local, cercas.
Deve-se notar que a lavatera também possui muitas qualidades medicinais. Preparações e tinturas à base de flores permitem normalizar o funcionamento do trato gastrointestinal. Também ajudam no combate a resfriados e tosses.
As pomadas à base de lavater contribuem para uma cicatrização mais fácil e rápida de feridas e para o tratamento de erupções cutâneas. Muitos medicamentos aliviam a inflamação das articulações. A medicina popular costuma usar as folhas, flores e raízes da planta.
Visualizações
Existem diferentes tipos desta flor decorativa.
-
Três meses. A planta é um arbusto exuberante de 110-120 cm de altura, cujas folhas são lobadas, de cor turquesa. A folhagem é colocada ao longo de todo o comprimento dos rebentos, mais perto do topo, diminui de tamanho. No meio do verão, belas flores isoladas com diâmetro não superior a 10 centímetros se abrem nas axilas. O período de floração desta espécie é bastante longo.
- O Silver Bowl. Essa lavatera é um arbusto de 70-75 cm de altura, coberta por grandes flores vermelhas com um brilho prateado. Em sua forma, os botões lembram um funil. O Silver Bowl apresenta alta resistência ao frio e à seca.
- "Mistura". O arbusto desta flor é bastante forte e fortemente ramificado. Sua altura é em média 80-90 cm, o diâmetro dos botões varia de 5 a 9 centímetros, seu formato é afunilado, as cores são brancas ou rosadas. As flores são formadas a partir do meio do verão e murcham com o início do frio. Melange é considerada uma espécie resistente ao frio. Também tolera calor extremo com a mesma facilidade.
- Mont Blanc. O arbusto é de tamanho médio. Sua altura não ultrapassa 70-75 cm e a planta é densamente frondosa.Durante a floração, um grande número de belos botões brancos são formados sobre ele, em sua superfície é quase impossível ver os veios. Este tipo de pia é frequentemente usado para decorar uma sebe. Esta flor é despretensiosa de cuidar, não requer liga.
- "Novo Mundo". Esta variedade se parece com um arbusto forte e ramificado com não mais de 110-120 cm de altura e floresce profusamente desde o final de junho até o início do frio. Os botões florais são em forma de funil, seu diâmetro atinge em média 8-10 cm. As flores podem ser brancas, rosa pálido. A espécie é considerada resistente ao frio e exigente em luz. Tolera facilmente a seca, pode crescer bem em vários solos. Essa flor é cultivada por mudas ou por semeadura direta no solo. Freqüentemente, esta planta ornamental é cultivada em canteiros de flores.
- "Novella". A espécie é anual. Quando a planta atinge uma altura de 17-20 cm, as flores começam a aparecer nela. É perfeito para o cultivo em vasos de flores, canteiros de flores. A planta distingue-se pelas flores exuberantes e volumosas de até 10 cm de diâmetro, capazes de manter por muito tempo seu aspecto decorativo e seu frescor em quase todas as condições climáticas. A altura desta pia pode variar muito dependendo do local de pouso. Alguns espécimes são curtos, sua altura é de apenas 20-30 cm, muitas plantas crescem até 50-60 cm.
- Da Turíngia. Esta lavatera parece um arbusto exuberante de até dois metros de altura. É considerada uma espécie perene. A Lavatera da Turíngia tem rebentos retos e extensos. Eles são densamente cobertos por folhagens em forma de coração. Tanto as folhas quanto os caules da planta são cobertos por vilosidades macias e finas. As flores rosa-brancas nesta vegetação são coletadas em belas inflorescências racemosas. Eles abrem apenas em meados de junho. A produção de mel dessa espécie é de aproximadamente 100 kg por hectare. Ao mesmo tempo, o pólen não se acumula, uma vez que grãos grandes individuais não permitem que os insetos o agarrem. Deve-se notar que a flor desta variedade possui muitas propriedades medicinais.
- Parecido com uma árvore. Esta variedade bienal tem caules retos e bastante altos. As lâminas das folhas são muito grandes, seu comprimento geralmente chega a 15-20 centímetros. As flores no caule semelhante a uma árvore são vermelhas ou roxas e têm a aparência de hibiscos.
- Primorskaya. Esta lavatera é muito termofílica, portanto, é cultivada nas regiões quentes do sul. Durante a floração, um grande número de flores aparecem na planta com pétalas de tons lilás e roxos.
- Cretense. A espécie é anual. Cresce bem na faixa do meio. A altura de uma planta adulta pode atingir 170-180 cm e seus caules são ramificados e retos. A pubescência clara é observada em sua superfície. As folhas são arredondadas, felpudas. Seu comprimento é de cerca de 20 cm. A base da folhagem é em forma de coração. As flores são roxas ou roxas. Eles crescem nas axilas das folhas e se reúnem nas inflorescências.
- Mourisco. Esta variedade é cultivada em regiões quentes. A altura de um arbusto adulto não é superior a 80 cm. Os rebentos são eretos, ramificados. As placas das folhas são lobadas, arredondadas, com uma ponta pontiaguda. As flores são roxas.
- Lovelines. A variedade distingue-se pelos poderosos arbustos ramificados com 80-100 cm de altura, flores em forma de funil e cores ricas em rosa. Eles mostram listras vermelhas pronunciadas. A espécie tem floração abundante, ocorre do início de julho ao final de setembro. Espécies "Lovelines" amantes da luz, resistentes ao frio e à seca.
Aterrissagem
A lavatera pode ser plantada com sementes e mudas. A primeira opção é adequada para as regiões do sul. É necessário semear o material no início de maio. Você pode fazer isso antes, mas à noite o plantio terá que ser coberto com um material de cobertura. É importante comprar sementes de qualidade.
Como regra, o material comprado em loja não precisa de pré-tratamento com desinfetantes ou endurecimento.
Em seguida, escolha um local adequado para a pia. No solo, pequenos sulcos são formados com profundidade não superior a 1 centímetro. As sementes são cuidadosamente plantadas ali, e então um pouco aspergidas com terra. Após o plantio, o solo é bem regado com água morna.
Recomenda-se cobrir a área plantada com uma película densa, isso protegerá a vegetação das intempéries. Quando os brotos atingem 5 a 6 cm de altura, a película protetora é removida.
O método da muda é adequado para quem pretende cultivar lavatera em regiões de clima temperado. Anteriormente, os recipientes são preparados para isso, as caixas especiais para mudas serão a melhor opção. E também é necessário fazer uma mistura de solo com antecedência. O substrato pronto pode ser comprado em qualquer loja de jardinagem.
A drenagem é colocada no fundo de cada recipiente. Lá de cima está coberto de terra. Após o plantio, as caixas são cobertas com papel alumínio. Dessa forma, eles são exibidos em locais bem iluminados pelo sol. Se a planta receber uma quantidade suficiente de luz e calor, as mudas podem ser vistas algumas semanas após o plantio. Depois disso, a película protetora é removida. No futuro, a vegetação jovem é umedecida periodicamente.
Quando o clima está quente e as mudas são fortes o suficiente, elas são plantadas em um local permanente. Os brotos devem ser colocados a uma distância de 25-30 centímetros um do outro. No processo de crescimento ativo, a flor crescerá fortemente, formando uma copa exuberante.
As mudas também podem ser plantadas em um canteiro de flores. O algoritmo de aterrissagem é o mesmo. Nesse caso, os brotos também são plantados a uma distância de 25-30 cm.
Cuidado crescente
No decorrer de seu crescimento, uma pia plantada em terreno aberto precisará de cuidados adequados e oportunos.
Regar e alimentar
Lavatera é considerada uma planta tolerante à seca, mas ainda adora rega regular. Este procedimento irá garantir uma floração exuberante e uma bela copa volumosa. Em média, um arbusto deve consumir de 20 a 25 litros de água em sete dias. Lembre-se que a planta é muito sensível à alimentação.
No processo de crescimento ativo da massa verde, a flor precisa de nitrogênio. Durante o período de formação da flor, deve-se usar fertilizante com sódio e potássio.
Wintering
As plantas anuais após a floração podem simplesmente ser cortadas e o solo é então cuidadosamente desenterrado. Ao mesmo tempo, lembre-se de que Lavatera se reproduz rapidamente por auto-semeadura.
É permitido deixar espécimes perenes para o inverno no solo. Mas, neste caso, é necessário dobrar os brotos para a superfície da terra. Em seguida, eles são cobertos com folhagem ou com um material de proteção especial.
Lembre-se de que a Lavatera crescerá bem em praticamente qualquer solo, desde que esteja solta o suficiente, portanto, o afrouxamento deve ser feito regularmente. Transplantar uma flor com muita frequência não vale a pena. Ela cresce bem sem ser transplantada para um lugar por muito tempo.
Reprodução
Lavatera se reproduz ativamente por auto-semeadura, portanto, nenhuma ação adicional é necessária para reproduzi-la.
Doenças e pragas
Esta planta ornamental raramente é afetada por doenças e insetos nocivos. Às vezes, colônias de pulgões podem ser vistas nele. O parasita se alimenta de sucos de flores. Para se livrar dele, você deve usar produtos químicos sistêmicos.
E também a lavatera às vezes é afetada pela ferrugem. Ao mesmo tempo, manchas enferrujadas aparecem na parte inferior das folhas. Neste caso, todas as áreas danificadas são imediatamente cortadas e queimadas. Em seguida, a flor é tratada com produtos químicos.
A podridão cinzenta também aparece na flor. Ao mesmo tempo, sua superfície é coberta por uma fina camada cinza, que causa o apodrecimento. Para combater a doença, todas as partes afetadas são removidas primeiro. Em seguida, são tratados com fungicidas ("Topsin-M", "Switch").
O comentário foi enviado com sucesso.