Tudo sobre a lavadora anual
Toda dona de casa deseja pelo menos um pequeno canteiro de flores no quintal de uma casa particular ou no campo, que deliciaria com beleza e alegraria. Para isso, basta plantar diversas variedades de flores, cuidando-as de maneira adequada. Dentre as muitas variedades de flores, vale destacar a lavatera anual, que merece atenção especial, pois a flor é incrivelmente bela e despretensiosa de cuidar.
Descrição da flor
A lavatera de um ano veio da Ásia e ganhou popularidade em pouco tempo. Graças aos biólogos criadores, a flor do jardim melhorou, surgiram muitas variedades que se adaptam rapidamente às diferentes condições climáticas. Apesar do fato de que a flor adora o calor, ela cresce bem na Rússia central.
Lavatera, freqüentemente chamado de khatma, pertence à classe malviana. É uma planta arbustiva que atinge 50-150 cm de altura. É caracterizada por um arbusto florido com uma copa extensa, um poderoso caule central, folhas verde esmeralda trilobadas que lembram folhas de bordo, ramos fortes e um sistema radicular desenvolvido .
Durante o período de floração, que começa em junho e vai até meados do outono, o arbusto é abundantemente coberto de flores, em forma de gramofones em miniatura. Eles são coletados em inflorescências racemosas ou pontiagudas. Às vezes, aparecem flores isoladas. Via de regra, as flores não são grandes, as maiores têm cerca de 10 cm de diâmetro. A cor das flores pode ser diferente: branca como a neve, carmesim, lilás, roxo, amarelo. A floração de longo prazo vai decorar um jardim ou canteiro de flores por 4-5 meses.
Ao planejar um canteiro de flores ou um prado de flores em um local, você pode plantar várias variedades de lavadeira anual, que diferem em aparência, duração e época do início da floração.
Com a ajuda de uma pia são feitas sebes, prados de hotéis são zoneados, somados a arranjos de flores como algo brilhante e delicado, enfeitam bordas e também criam linhas de demarcação, por exemplo, entre dois chalés de verão. Além disso, as flores cortadas permanecem em um vaso por um longo tempo - até 7 dias.
Variedades
Lavatera anual é representada por muitas formas híbridas, entre as quais já existem as suas favoritas. As variedades a seguir são consideradas as mais populares entre floristas e residentes de verão.
- Mont Blanc. Este é um arbusto que no verão é densamente coberto por grandes flores brancas como a neve. A altura das plantas não ultrapassa os 60 cm. Uma característica da variedade é a venação escura das pétalas das flores.
- "Maravilhoso". É um arbusto poderoso de altura média (60-75 cm), que durante a floração é abundantemente coberto por flores de 6-10 cm de diâmetro. As flores podem ser rosa, branco cristal ou rosa lilás. Uma característica distintiva da planta são as folhas em forma de coração. Às vezes, as folhas são como hera.
- "Tangara". Esta é uma das variedades mais compactas: o arbusto não ultrapassa os 45-50 cm de altura Durante a floração formam-se nos ramos flores em forma de funil, de cor vermelha intensa.
- Boné prateado. É uma planta cuidada que atinge 75 cm de altura, onde aparecem flores de cor rosa-acinzentada com estrias vermelhas características.
Outra variedade popular é considerada "Tapete rubi", que apresenta flores de tamanho médio, mas muito bonitas durante o período de floração, que se distinguem pela cor rubi intensa.Os amantes de arbustos incomuns certamente vão gostar nota "desfile"... Esta planta tem até 70-75 cm de altura, florescendo com flores de tamanho médio de duas tonalidades ao mesmo tempo: branco e rosa escuro ou rosa pálido e branco neve.
Para que a planta agrade por um longo período, é necessário plantá-la corretamente, bem como cuidá-la com os devidos cuidados, que consistem em medidas padronizadas.
Plantar e sair
O arbusto de lavater é absolutamente despretensioso no cuidado, mas desenvolve-se bem e floresce por muito tempo, crescendo em áreas com solos leves e nutritivos. Um ponto importante é a iluminação suficiente do local com luz solar. O arbusto de flores é plantado em um canteiro de flores ou jardim por semeadura direta. Muito menos frequentemente, o plantio é feito por meio de mudas. Crescer não requer habilidades e esforços especiais.
Para isso, a área limpa é alimentada com fertilizantes, são feitos sulcos alongados com profundidade de 1-1,5 cm, que são umedecidos com água morna ou sedimentada, e aí são semeadas sementes de flores. Para acelerar a germinação, que geralmente ocorre após 7-12 dias, é realizado um abrigo de filme. O filme é removido após as mudas atingirem 5-6 cm de altura. A planta é plantada no final de abril ou início de maio, quando o ar e o solo estão suficientemente quentes.
Cuidar do arbusto é simples, mas exige o cumprimento de todas as recomendações agrotécnicas, caso contrário o período de floração pode ser curto e o arbusto não é suficientemente viçoso. Então, Lavatera comum precisa do seguinte.
- Rega. Como regra, recomenda-se regar os arbustos semanalmente. A rega é realizada com um regador comum.
- Top dress. A planta reage bem a fertilizantes orgânicos, mas em solos pobres, fertilizantes com componentes minerais podem ser usados. A alimentação é realizada uma vez por mês. Para uma floração abundante, você precisa de potássio e fósforo.
- Faça uma jarreteira se o arbusto for muito comprido. Algumas variedades de Lavater precisam de ligas.
- Desbaste. A distância entre os arbustos deve ser de cerca de 20 cm.
Além disso, às vezes o solo precisa ser ligeiramente afofado para que não apareça uma crosta e haja acesso a ar, fertilizantes e luz para o sistema radicular da planta. Alguns produtores recomendam a remoção de ervas daninhas e cobertura morta de espaçamentos entre linhas.
No final da floração, a planta anual é removida do canteiro ou do jardim.
Reprodução
A propagação da cultura é feita de duas formas: semeadura e semeadura direta no solo, que é mais prática e popular. Como material de plantio, você pode comprar grãos em lojas especializadas ou pode coletá-los você mesmo.
Após a floração, uma cápsula da semente é formada no local da morte da flor. Depois de seco, as sementes podem ser colhidas. Se, de repente, eles ficarem úmidos, é necessária uma secagem completa. Recomenda-se armazenar a semente até a primavera em um saco de papel.
Doenças e pragas
Lavatera vulgaris é dotado de excelente imunidade, portanto, raramente é exposta a quaisquer vírus e doenças bacteriológicas. Os arbustos são vulneráveis à ferrugem. O principal sintoma da doença será o aparecimento de manchas amareladas ou acastanhadas nas folhas. A solução para esse problema é a remoção da folhagem doente, bem como o tratamento profilático com líquido bordalês. Se o grau de infecção for forte, todo o arbusto é removido e o plantio nesta área nos próximos anos não é recomendado.
Apenas pulgões, dos quais as folhas se enrolam, podem atacar arbustos de flores. Isso acontece se plantas que atraem insetos estão crescendo nas proximidades. Árvores frutíferas e camomilas são consideradas vizinhas desfavoráveis para a pia. Trate as pragas com tratamentos inseticidas. Se a infecção for leve, basta enxaguar abundantemente os parasitas das folhas com água corrente.
O comentário foi enviado com sucesso.