Como cultivar alfazema a partir de sementes?
Cultivar lavanda pode ser desafiador, mas o resultado vale a pena. Por exemplo, uma etapa obrigatória do processo é a estratificação preliminar do material de plantio.
A escolha do material de plantio
Ao comprar sementes de lavanda em uma loja, você deve dar preferência apenas aos produtos de um fabricante confiável. Não confie no preço baixo, já que essa cultura em si é bastante cara. Os grãos baratos costumam ser falsificados. No saco onde é colocado o material de plantio, deve constar a característica detalhada da variedade, o prazo de validade, bem como as instruções de semeadura. Recomenda-se prestar atenção ao aspecto da embalagem: ela não deve estar enrugada, rasgada ou danificada de qualquer forma.
É uma boa ideia colher as sementes de lavanda você mesmo de plantas que crescem em seu próprio jardim. Para fazer isso, é necessário cortar os galhos em que as inflorescências se abriram totalmente e colocá-los para secar. Quando as flores estiverem secas, será muito fácil retirar as sementes. Também existe a opção de deixar os frutos secarem direto no mato, ou seja, mantê-los até o início do outono. Já em setembro, em dia de sol, são coletadas inflorescências secas, que são imediatamente transferidas para um saco de papel ou de linho. Depois que as pastilhas passarem vários dias em um local seco e bem ventilado, você precisará triturá-las direto no saco para que as ervilhas pretas caiam dos detritos secos.
Para a sementeira só se pode semear material de alta qualidade: sementes inteiras sem cheiro a podridão e quaisquer manchas na superfície. É bom se todas as instâncias forem do mesmo tamanho. Deve-se mencionar que a lavanda tem excelente germinação e, portanto, não é necessário usar sempre material recém-colhido. Se as sementes forem armazenadas corretamente - ou seja, em um recipiente hermeticamente fechado localizado em um espaço escuro e seco, 5 anos depois elas poderão ser utilizadas.
Variedades populares
Ao escolher um material de plantio, a variedade da planta também deve ser levada em consideração. O cultivo bem-sucedido de uma cultura em terreno aberto na zona intermediária, bem como nos Urais e na Sibéria, é característico de espécies resistentes à geada, por exemplo, alfazema decorativa de folhas estreitas, muitas vezes referida como "inglesa". Esta variedade forma um arbusto anão perene. A parte inferior de seus brotos torna-se lenhosa, após o que é coberta por folhagem e estreitos botões roxos se abrem no topo.
A altura de tal planta não excede 30-60 centímetros e a largura é de 100 centímetros.
- A variedade chamada Voznesenskaya 34 é ativamente usada na horticultura. Ele não tem medo de baixas temperaturas e, além disso, se adapta bem aos picos de temperatura.
- Variedade resistente à geada "Uslada" pode se desenvolver em regiões áridas em solo que não recebe umidade suficiente. A variedade atrai jardineiros por seu perfume delicado, mas vibrante, que a torna adequada também para a preparação de óleos essenciais.
- Variedade de lavanda "Yuzhanka", às vezes referido simplesmente como "Yuzhnaya", é o resultado das atividades de criadores domésticos. Pertence a uma espécie de folhas estreitas e, portanto, é caracterizada por uma boa resistência à geada. A vantagem dessa variedade é que suas sementes nem precisam ser estratificadas.
- "Purple Haze" destinado à criação nas regiões da Rússia central, Moscou e região de Leningrado. Pequenos arbustos, não ultrapassando 20-25 centímetros de altura, são abundantemente repletos de flores.
Esta variedade possui boa imunidade que a protege de pragas e doenças.
Preparação de sementes
Apesar de algumas variedades de lavanda poderem ser plantadas sem estratificação prévia, na maioria dos casos este procedimento ainda é realizado. Esse endurecimento melhora a germinação da cultura, aumenta sua resistência aos choques de temperatura e, em geral, torna o arbusto mais robusto.
O material de plantio requer processamento a frio, que continua por um longo tempo - cerca de 35-40 dias. A estratificação em si pode ser natural e artificial. No primeiro caso, as sementes são simplesmente plantadas antes do inverno para que possam esfriar, já estando no solo.
A estratificação artificial implica que as sementes fiquem no frio antes da semeadura direta.
Existem várias maneiras de endurecer sementes de lavanda em casa.
- O primeiro requer o uso de almofadas de algodão, que são dispostos em uma camada em um recipiente ou bandeja. Sua superfície é completamente borrifada com água morna e decantada de um borrifador. As sementes de lavanda também são colocadas nos discos em uma camada. Como os grãos são muito pequenos, será mais conveniente movê-los com uma vara de madeira, uma das pontas mergulhada em uma gota d'água. Quando todo o material estiver no recipiente, deverá ser coberto com outra camada de algodão, também embebido em água. A estrutura é coberta com filme plástico e colocada na geladeira por cerca de um mês.
- A estratificação em tecido de algodão é realizada de maneira semelhante. Um fragmento de um lençol ou toalha velha também é colocado dentro do recipiente, umedecido e coberto com sementes. Outra camada de pano úmido é colocada por cima e todo o sistema, sendo retirado por baixo da tampa, é transferido para a geladeira.
- Finalmente, o terceiro método permite que o material seja temperado em areia úmida. ou sua mistura com turfa umedecida e serragem. As etapas neste caso são semelhantes, mas as sementes deverão ser levemente enterradas no substrato ou mesmo apenas misturadas a ele.
Em todos os métodos anteriores, a estratificação deve ser realizada a uma temperatura de cerca de 5 graus Celsius, ou seja, na parte superior da câmara de refrigeração. Para germinar com sucesso o material, após o endurecimento, ele também pode ser mergulhado em um estimulante de crescimento ou fitohormônio, por exemplo, giberelina. Porém, a eficácia do uso desses medicamentos nem sempre é satisfatória.
Como semear corretamente?
Você pode plantar sementes para mudas tanto no final do inverno quanto no início da primavera. Imediatamente em campo aberto, o material costuma ser enviado antes do inverno.
Aterrissando no chão
A semeadura pré-inverno de sementes de lavanda é realizada na dacha no final de outubro. Os grãos não penetram muito fundo no solo, após o que o canteiro é necessariamente coberto com cobertura morta. No inverno, o material passará por estratificação, e as mudas já aparecerão em maio da próxima safra. Em princípio, também existe a opção de semear em campo aberto no mês de maio, quando a probabilidade de retorno das geadas passa a ser zero. Nesse caso, a cultura precisará de estratificação artificial.
Semeando mudas
Recomenda-se o plantio de sementes de lavanda para mudas em recipientes com profundidade de 7 a 10 centímetros, de plástico, madeira ou outros materiais. Você pode plantar imediatamente todo o material em um único recipiente, ou pode usar inicialmente vasos individuais ou tabletes de turfa. Qualquer que seja o recipiente, deve haver orifícios na parte inferior para a saída do líquido, bem como uma camada de drenagem de 1 a 1,5 centímetros de espessura. Para sua organização, areia grossa ou perlita é bastante adequada.Procedendo passo a passo, você precisa começar enchendo os potes com a mistura de solo. Pode ser um solo universal ou uma mistura de 12 colheres de sopa de solo de jardim, 8 colheres de sopa de húmus e 4 colheres de sopa de areia. O solo deve ser desinfetado, por exemplo, por vaporização. Nesse caso, a terra é cuidadosamente colocada sobre o pano, após o que é colocada em uma peneira. Os pratos, por sua vez, são mantidos no vapor por 30 minutos, e seu conteúdo é regularmente mexido. Você também pode usar uma solução de permanganato de potássio. Imediatamente, a mistura do solo pode ser enriquecida com biofungicidas - "Fitosporina" ou "Trichodermin", que podem normalizar a microflora do solo.
A terra é despejada em recipientes de forma que cerca de 2-3 centímetros permaneçam no topo. A superfície é borrifada com água morna, após o que as sementes são distribuídas na superfície. Eles devem ser dispostos um de cada vez, mantendo uma folga de 1,5-2 centímetros. Os grãos são borrifados com terra e novamente borrifados com água. O recipiente é coberto com uma tampa ou coberto com filme plástico para criar um efeito de estufa dentro. Toda a estrutura é transferida para um espaço no qual a temperatura é mantida de +18 a +20 graus. É muito mais fácil plantar material para mudas em pastilhas de turfa. Os Kruglyashi são colocados em um recipiente, no fundo do qual há uma pequena quantidade de água em temperatura ambiente. Por cerca de 30-40 minutos, eles incham, após o que o líquido restante é drenado.
Com a ajuda de uma vara de bambu, pequenas depressões são criadas em comprimidos, nos quais são colocadas 2-3 sementes de lavanda.
As peças de trabalho são polvilhadas com uma fina camada de terra ou solo e borrifadas com um líquido quente de um borrifador. O recipiente é apertado com filme plástico e guardado em um local quente e bem iluminado, por exemplo, no parapeito de uma janela ao sul ou sudoeste. É importante que a temperatura de vida da lavanda não caia abaixo de +15 graus. Durante a germinação e emergência das sementes, o solo deve ser sempre umedecido. No entanto, não deve ser derramado, caso contrário os grãos simplesmente morrerão. Para manter o nível de umidade necessário, basta pulverizar a superfície com uma pistola de pulverização uma vez ao dia. Além disso, uma tampa ou película aderente terá de ser removida do recipiente todos os dias para que a aeração seja realizada por 20-30 minutos. Os primeiros rebentos, via de regra, aparecem após 2 semanas, e o seu crescimento ativo começa geralmente em um mês. A tampa é totalmente removida no momento em que os brotos ficam mais fortes.
A colheita necessária de alfazema executa-se quando aparecem 3-4 folhas crescidas. Para este efeito, são adequados vasos com um diâmetro de 5 a 10 centímetros. O solo funcionará da mesma forma que o utilizado para as sementes, mas com a adição de areia para maior facilidade. Algumas horas antes da colheita, as mudas são regadas e, na hora marcada, são retiradas junto com a massa de terra. Nos vasos é formado um recesso, permitindo que as raízes sejam posicionadas sem dobras, após o que é preenchido com terra com o auxílio de uma espátula. O solo é suavemente compactado e regado. Após uma semana de endurecimento, as mudas são transplantadas para campo aberto a partir do final de maio. O canteiro deve ser organizado em um local bem iluminado com argilas nutritivas ou solos franco-arenosos. O solo azedo é pré-normalizado com cinza de madeira ou farinha de dolomita. Pequenos buracos são cavados a uma distância de 30-40 centímetros um do outro, após o que os brotos são transferidos para eles por transferência. O solo ao redor das plantas é compactado e regado em abundância. Imediatamente, a cultura precisará de uma camada de cobertura morta.
Cuidados de acompanhamento
O cultivo de mudas no local só terá sucesso se todos os requisitos da tecnologia agrícola forem atendidos. Portanto, mesmo se a alfazema florescer no primeiro ano, as inflorescências precisarão ser quase completamente cortadas para que os arbustos se fortaleçam em vez de desperdiçar energia na floração. Normalmente, não resta mais do que um quarto das inflorescências formadas. Também é impossível cultivar uma cultura sem a remoção e remoção de ervas daninhas regulares. No primeiro inverno, é recomendável proteger a lavanda com uma camada espessa de ramos de abeto ou folhagem seca.
É necessário regar as mudas jovens, pois a camada superior da terra seca. A planta de crescimento lento é alimentada com um complexo mineral contendo potássio, fósforo e nitrogênio, por exemplo, nitroammofos. A atividade vital das pragas é eliminada por inseticidas como "Aktara" e "Previkur" com sucesso no combate a doenças fúngicas. Caso a alfazema cresça em um vaso no parapeito de uma janela, deverá ser cuidada aproximadamente da mesma maneira. Terá de ser irrigado à medida que seca para evitar que o solo apodreça.
A panela deve ser colocada em um local bem ventilado e bem iluminado. Se necessário, a planta precisará ser iluminada com uma lâmpada ultravioleta.
O comentário foi enviado com sucesso.