Pode-se cultivar alfazema em vaso e como fazê-lo?
A lavanda é uma bela planta ornamental com um aroma agradável. Esta flor pode ser cultivada não apenas em campo aberto, mas também em vasos. Plantas verdes de interior ficam bem em casas e apartamentos.
Recursos crescentes
Os cultivadores de flores experientes sabem que a lavanda é uma planta bastante extravagante. Portanto, para um crescimento e desenvolvimento normais, é importante que ele crie as condições certas. Você precisa prestar atenção aos seguintes pontos.
- Tamanho do pote. Recomenda-se cultivar alfazema em recipientes com um volume de pelo menos dois litros. Os potes de cerâmica funcionam melhor. Para arbustos individuais, são escolhidos recipientes cilíndricos altos, e para plantações em grupo - recipientes longos. É muito importante que haja orifícios de drenagem no fundo de cada panela para drenar a água.
- Qualidade do solo. O solo para o plantio da alfazema deve ser solto e leve. Você pode comprar uma mistura adequada em uma loja de jardinagem. Em casa, preparar solo de qualidade também é bastante fácil. Para fazer isso, o solo do jardim é misturado com húmus e areia na proporção de 3: 2: 1. A mistura de solo preparada é peneirada e derramada com uma solução de permanganato de potássio - isso ajuda a desinfetá-lo e torná-lo mais solto.
- Iluminação da sala. Lavanda em vasos deve sempre ser mantida em uma sala bem iluminada. Caso contrário, a planta não florescerá. Em dias nublados, a lavanda precisa fornecer iluminação adicional. No inverno, as flores também são recomendadas para serem destacadas. Para isso vale a pena usar uma lâmpada fluorescente. O horário de luz do dia para a alfazema deve ser de 8 a 10 horas.
Nessas condições, a flor manterá sua atratividade por muito tempo. Além disso, ele terá menos probabilidade de ficar doente.
Variedades adequadas
Nem todos os tipos de lavanda podem ser cultivados em casa. Os seguintes tipos de flores são adequados para o plantio em vasos.
- Inglês. Esta lavanda também é freqüentemente chamada de espiguetas ou de folhas estreitas. A planta cresce até um metro de altura. Ela floresce na primeira metade do verão. Um belo arbusto verde ficará bem em um vaso ou vaso largo.
- Broadleaf. Uma característica distintiva deste tipo de lavanda é o seu aroma rico. Externamente, a flor pode ser reconhecida pela presença de três inflorescências no caule ao mesmo tempo.
- Holandês. A planta híbrida também é freqüentemente chamada de lavanda. Tem uma baixa tolerância ao frio, por isso é normalmente cultivada numa varanda ou terraço, não num jardim. As inflorescências dessa alfazema são grandes e bonitas. Eles aparecem no mato na segunda quinzena de julho.
- Dobrado. A lavanda decorativa tem um aroma forte. Suas flores são grandes e roxas brilhantes. Na natureza, cortar alfazema é comum na Espanha e na Turquia. Na Rússia, as flores frescas são cultivadas em vasos.
- Stekhadskaya. A maioria desses arbustos de lavanda são compactos. Ele floresce cedo o suficiente. Você pode admirar suas belas inflorescências de março a junho. No final do verão, esse tipo de lavanda pode florescer pela segunda vez.
- Dentado. Esta lavanda é um arbusto pequeno e elegante. Sua folhagem é prateada e as flores são grandes o suficiente. Este tipo de lavanda adora calor, por isso é mais adequado para o cultivo em vasos.
Todos esses tipos de lavanda podem ser encontrados facilmente em lojas de flores.
Aterrissagem
Antes do plantio da alfazema, as sementes devem ser estratificadas para aumentar a germinação das flores.Via de regra, as sementes são embrulhadas em um pano úmido e deixadas em local aquecido por 3 dias. Quando as sementes ficam inchadas, são enviadas para a geladeira.
O processo de plantio de sementes germinadas consiste nas seguintes etapas.
- O recipiente deve ser enchido com terra. Deve ser suavemente afrouxado e umedecido com um borrifador.
- Depois disso, as sementes são plantadas no solo preparado. A distância entre eles deve ser de até dois centímetros.
- Após o plantio, o recipiente deve ser coberto com um filme transparente. Desta forma, as flores são deixadas no peitoril da janela.
As mudas começam a aparecer nos recipientes duas semanas após a semeadura. Nesta fase, o filme deve ser removido. Quando as plantas têm 3-4 folhas cheias, podem ser mergulhadas. Isso deve ser feito com muito cuidado, tentando não ferir as raízes fracas.
Cuidado
É importante que as plantas maduras sejam devidamente cuidadas. Preste atenção especial aos seguintes pontos.
Condições
Para que a alfazema cresça bem em um apartamento e floresça regularmente, ela deve ser cultivada em um ambiente com alta umidade do ar. Se necessário, um pequeno recipiente com água deve ser colocado ao lado da panela.
A temperatura da sala onde a lavanda cresce também desempenha um papel importante. Deve estar dentro de 20 graus. A sala na qual a planta está localizada deve ser ventilada regularmente.
No inverno, a flor deve ser colocada longe de aparelhos de aquecimento, caso contrário, a folhagem verde começará a amarelar e secar.
Rega
É importante regar adequadamente a lavanda que cresce em casa. As mudas devem ser regadas diariamente. A melhor maneira de fazer isso é com um borrifador. As plantas adultas são regadas com muito menos frequência. Faça isso enquanto a terra seca.
A água para regar as flores deve ser usada quente e sedimentada. Não é recomendado regar a alfazema com água da torneira. Isso pode danificar as flores.
Após a rega, recomenda-se soltar a terra do vaso. Graças a isso, uma crosta densa não se formará no recipiente, o que significa que os nutrientes e a umidade irão fluir para as raízes da planta mais rapidamente.
Top curativo
Para manter a atratividade da lavanda por muito tempo, as flores devem ser fertilizadas regularmente. Na estação quente, isso é feito a cada 15-20 dias. Com o início do outono, eles param de fertilizar o solo.
Fertilizantes complexos de flores podem ser usados para alimentar a planta. Na primavera, a lavanda deve ser alimentada com alimentos ricos em nitrogênio. Durante o período de brotação, os arbustos precisam especialmente de elementos como fósforo e potássio.
Poda
Recomenda-se que os arbustos adultos sejam podados regularmente. Este procedimento estimula o crescimento de novos brotos e o florescimento da planta. É necessário aparar alfazema interior com ferramentas desinfetadas afiadas.
Transferir
A alfazema tem uma longa raiz central. Conforme a flor cresce, seu comprimento aumenta. É muito importante não deixá-lo encostar no fundo da panela. Isso fará com que a flor pare de se desenvolver. Para evitar que isso aconteça, a lavanda precisa ser regularmente transplantada para vasos mais profundos. Isso geralmente é feito uma vez por ano.
O processo de transplante de arbusto consiste nas seguintes etapas.
- A alfazema deve ser cuidadosamente removida da panela. Ele sai do recipiente com muita facilidade. Basta regar primeiro a flor e virar o vaso. Não vale a pena limpar as raízes da planta do solo.
- O novo recipiente deve ser enchido cuidadosamente com terra solta. Não há necessidade de lacrá-lo.
- Puxando um buraco de tamanho adequado em um vaso, uma flor retirada deve ser colocada nele.
- De cima, as raízes da planta são cuidadosamente cobertas com os restos de solo solto.
A planta transplantada é regada com água morna. Para que se enraíze melhor, um estimulante de crescimento pode ser adicionado ao recipiente com o líquido. Uma excelente opção é um medicamento chamado Zircão. É diluído em água de acordo com as instruções. O líquido é então usado para regar a lavanda.
Reprodução
A alfazema interior pode ser propagada de várias maneiras. O mais demorado deles é a semente.Não é adequado para todos, porque o processo de cultivo de lavanda a partir das sementes leva muito tempo. Portanto, os produtores de flores preferem outros métodos.
- Estacas. Para propagar a alfazema dessa forma, brotos de 8 a 10 centímetros de comprimento são cortados do arbusto-mãe. As estacas preparadas são colocadas em um recipiente cheio de um substrato úmido nutritivo. Em seguida, o recipiente é coberto com filme plástico. Em tais condições de estufa, as plantas se desenvolvem muito mais rápido. As mudas criam raízes muito em breve.
- Divisão do mato. As plantas podem ser propagadas desta forma na idade de 2-3 anos. Eles dividem as flores de interior e a alfazema, que cresce na rua. Delenki são imediatamente plantados em um recipiente com solo solto e nutritivo e, em seguida, regados. Esta lavanda cresce muito rapidamente.
- Camadas. Este método é adequado para a propagação de lavanda no jardim. Primeiro, você precisa fazer pequenas ranhuras ao redor da bucha. Os ramos saudáveis da alfazema são suavemente dobrados ao solo e colocados nestas ranhuras. Em seguida, eles são cuidadosamente fixados e polvilhados com uma camada de solo solto. Nesse estado, a lavanda cria raízes rapidamente. Assim que a planta criar raízes, as camadas devem ser cuidadosamente cortadas da flor-mãe com uma faca afiada. Depois disso, pode-se plantar lavanda jovem em vaso preparado com antecedência.
Usando qualquer um desses métodos, uma flor jovem com as características da planta-mãe pode ser cultivada.
Doenças e pragas
A alfazema cultivada em casa é uma flor delicada. Ele está exposto a muitas doenças. As seguintes doenças são especialmente perigosas para ele.
- Podridão cinzenta. Os brotos de uma planta doente são rapidamente cobertos por uma flor de canhão. Com o tempo, ele cresce e se transforma em um molde completo. Neste momento, a planta enfraquece muito, então a probabilidade de sua morte aumenta significativamente. Tendo notado os sinais desta doença, a flor deve ser pulverizada com sulfato de cobre. Se o momento foi perdido, resta apenas livrar-se da planta e tratar o vaso com um desinfetante.
- Oídio. O principal sinal do desenvolvimento desta doença são gotículas brancas e densas na folhagem e nos rebentos. Eles ficam marrons com o tempo. A planta doente enfraquece e morre. Você pode evitar isso borrifando o arbusto com "Fitosporina". Além disso, a planta doente é movida para o sol e a rega é interrompida por um tempo. Se feito corretamente, a planta se recuperará rapidamente da doença.
As pequenas pragas também são perigosas para as flores de interior.
- Ácaro-aranha. Esta praga pode facilmente entrar em sua casa usando roupas ou sapatos. Além disso, ele pode entrar na sala por uma janela aberta. Uma fina teia de aranha branca aparece na folhagem das plantas doentes. Depois de um tempo, a lavanda seca. O tratamento com Fitoverm ou outros produtos semelhantes pode ajudar a eliminar o carrapato.
- Aphid. Como muitas outras plantas de interior, os pulgões podem atacar a alfazema. Para combater esses pequenos insetos, você pode usar remédios populares. Como regra, as flores são tratadas com infusões de solanácea ou calêndula. Se esses produtos não funcionarem, a alfazema é borrifada com produtos químicos. Eles devem ser usados ao ar livre ou em uma área bem ventilada. É importante proteger a pele e o trato respiratório antes de processar a planta.
Se bem cuidada, a alfazema de interior florescerá por muito tempo e manterá sua atratividade.
O comentário foi enviado com sucesso.