As nuances do cultivo de lavanda ao ar livre
Originária do Mediterrâneo, a lavanda era usada pelos romanos para perfumar banhos. Lavanda vem de lavare, que significa "brilho" em latim. E mesmo os egípcios cobriram seus corpos com unguentos com esta flor na composição.
Hoje, existem mais de 450 variedades de lavanda. Nem todos eles são perfumados. Algumas variedades são excelentes apenas como plantas ornamentais, outras podem não parecer tão impressionantes, mas exalam um aroma rico. O artigo discutirá as nuances do cultivo de lavanda.
Seleção de variedade
A lavanda prospera ao ar livre. Entre o grande número de variedades, algumas assumiram posições de liderança e se tornaram megapopulares.
Entre as variedades mais perfumadas de lavanda inglesa está a de folhas estreitas. Esta espécie é cultivada há muito tempo devido ao seu alto teor de óleo. Os arbustos desta planta raramente atingem mais de um metro de altura, apresentam pequenas folhas estreitas com uma tonalidade acinzentada.
Eles florescem no início do verão, toleram o mau tempo e uma queda na temperatura do ar, são despretensiosos no cuidado.
Existe uma planta de folha larga, que possui qualidades decorativas únicas, pelas quais é apreciada. Destaca-se com uma rica paleta de inflorescências e um aroma forte.
Lavanda holandesa pertence a híbridos, é o maior. Existem plantas que crescem até dois metros. Ela floresce no meio do verão, não tem uma resistência à geada tão boa quanto outras espécies. É ela quem cresce em escala industrial.
Lavanda dentada prefere o calor, mais frequentemente ele pode ser encontrado no parapeito da janela do que no jardim da frente.
Ela floresce em todos os tons de roxo e tem folhagem prateada.
Diversas variedades são dignas de nota.
Provença
Popular na França, ideal para fazer buquês, pois tem inflorescências longas, de crescimento muito rápido.
-
Resistência ao gelo: -25 graus.
-
Cor das folhas: verde escuro.
-
Bloom: junho a outubro.
-
Cor da flor: roxo claro.
-
Comprimento da inflorescência: 70 cm.
-
Altura do arbusto: 90 cm
-
Acidez do solo: ligeiramente alcalina.
Grappenhall
Quem procura uma folha invulgar e prateada - esta é exactamente a opção. A altura do arbusto pode chegar a 100 cm, a variedade, devido à sua cor, é ideal para o cultivo em escala industrial.
Folgate
Parece ótimo durante todo o ano. O arbusto compacto tem folhas estreitas e flores roxas muito perfumadas.
É uma das primeiras flores a desabrochar de meados ao final da primavera. A planta é resistente a baixas temperaturas.
Hidcote
Esta lavanda é apreciada pela maioria dos jardineiros por seu perfume duradouro e agradável, bem como pela forma como suas flores roxas profundas contrastam lindamente com a folha perene. Hidcote é a escolha ideal para sebes baixas. Ótimo para criar buquês secos porque mantém sua cor. Ela floresce uma vez no final da primavera ou início do verão.
Munstead
Um arbusto compacto e altamente perfumado com flores rosa. Criado em 1916. Esta pequena variedade cresce bem em recipientes. Ela floresce duas vezes no final da primavera ou no início do verão.
Veludo real
A lavanda arbustiva dessa variedade é atraente por suas flores aveludadas de cor azul escuro.
Incrivelmente perfumado, apreciado pelos jardineiros por seu rápido crescimento e longa floração.
Onde você pode plantar?
Para obter alfazema saudável, você precisa fornecer a ela certas condições para o crescimento.Um local ensolarado e livre de correntes de ar, ideal para cultura.
O solo deve conter muito cálcio. O solo no local não deve ser ácido, é melhor quando é bem permeável. Se for argiloso, vale a pena adicionar areia ou cascalho, que são uma boa drenagem. A estagnação da umidade no solo é prejudicial para esta flor.
Como plantar corretamente?
Plantar alfazema em um terreno ou jardim é um processo responsável. Você pode cultivar plantas saudáveis a partir de sementes ou transplantar mudas de um vaso.
As plantas jovens são plantadas de acordo com o esquema 60x30 cm, se se pretende obter uma sebe, o primeiro indicador é reduzido para 30 cm.
Plantar lavanda no solo é melhor em abril ou outubro. A saída mais fácil é usar mudas prontas em um recipiente, que podem ser adquiridas em lojas de jardinagem.
Independentemente de onde a planta seja cultivada, no jardim ou em vaso na varanda, é melhor cuidar de uma boa drenagem. Você pode usar argila expandida ou tijolos finamente quebrados.
A alfazema também pode ser cultivada a partir de sementes. É mais conveniente semeá-los diretamente no solo. Para que a semente brote bem e uniformemente, ela deve ser exposta a baixas temperaturas. Portanto, é melhor semear no outono, e se o procedimento for feito na primavera, então as sementes são obrigatoriamente submetidas ao processo de estratificação, ou seja, são resfriadas. Não há nenhuma dificuldade em realizar o procedimento em casa: basta misturá-los com areia e refrigerá-los por várias semanas. Não existem outras regras especiais.
No verão, todo cuidado com a alfazema se reduz apenas à poda e rega, plantar com arbustos ou semear não vale a pena. Para que a lavanda floresça lindamente em maio, os fertilizantes são aplicados em um solo muito leve. Se as sementes forem plantadas em pequenos vasos, encha-os com turfa misturada com areia e húmus. Instalamos recipientes em um local bem iluminado a uma temperatura de cerca de 20 graus Celsius.
A lavanda precisa de solo bem drenado, rico em cal, melhor alcalino com um pH de 6,5-7,5. Se o solo no local for ácido, antes de plantar alfazema, será necessário misturá-lo com farinha de cal ou dolomita.
Recursos de poda
A poda regular é necessária para que os arbustos de lavanda adquiram sua aparência única. Deve ser feito de acordo com as regras.
Cronometragem
Se a poda for realizada corretamente pelo jardineiro, o arbusto de lavanda assume a forma esférica desejada e começa a florescer abundantemente. Os rebentos são cortados em 1/3. É melhor realizar este procedimento na primavera. Quando as inflorescências perdem a cor, também devem ser cortadas.
No entanto, não se deve podar as plantas no outono, pois assim a lavanda vai liberar novos brotos que não sobreviverão à geada.
Tecnologia
Cuidar da lavanda não é muito difícil. As plantas jovens são cortadas pela metade no primeiro ano de crescimento. Isso é feito para que a lavanda libere muitos novos brotos na base, formando uma densa copa. Raminhos de lavanda doentes ou quebrados são removidos na primavera. O restante é cortado para dar à planta o formato correto e estimular a formação de novos ramos.
A poda de plantas velhas muito baixa (muito perto do solo) pode fazer com que a lavanda não libere mais brotos novos e morra. Mais tarde, no verão, logo após a floração, as inflorescências secas são cortadas junto com um fragmento de caule de 5 centímetros.
Top curativo
Ao alimentar lavanda, é melhor evitar preparações universais e focar apenas em fertilizantes especializados que fornecerão uma composição mineral balanceada adaptada às necessidades da planta. A cobertura corretamente selecionada permitirá que você atinja uma floração exuberante e um aroma intenso em qualquer variedade de lavanda. Também aumenta a resistência a condições climáticas adversas.
Na primavera, a lavanda deve ser alimentada com composto ou misturas de minerais. Recomenda-se usar uma dose menor do que a indicada na embalagem.
O fertilizante para lavanda deve conter os principais macronutrientes: nitrogênio, fósforo e potássio nas proporções corretas. É importante que haja muito potássio, necessário para uma floração abundante, e fósforo, que ajuda no desenvolvimento do sistema radicular. Outros micronutrientes são responsáveis pelo crescimento adequado e resistência a doenças.
Reprodução
Mudas de lavanda podem ser obtidas de sementes, brotos, estacas ou dividindo um arbusto. É aconselhável plantar arbustos jovens na primavera ou no início do outono, para que a planta tenha tempo de criar raízes antes do inverno. Se conseguirmos colher as sementes, plantamo-las diretamente no solo a uma profundidade de 1-1,5 cm. A alfazema obtida das sementes na primavera pode ser mergulhada no mesmo ano quando os arbustos atingem 5 cm de altura. a semeadura de outono deve ser protegida da geada para o inverno, portanto, eles são removidos para dentro de casa, e na primavera eles são transplantados para um local permanente.
Coletar sementes de lavanda nem sempre é bem-sucedido. Você pode obter mudas de brotos. Para isso, no verão, as pontas dos caules são cortadas, as folhas inferiores são removidas e imersas em Kornevin. Poucos dias depois, são plantadas em vaso com solo fértil. É aconselhável comprar a mistura na loja, pois tem uma composição ideal. No outono ou na primavera, a lavanda é transplantada para um lugar permanente.
Para retirar arbustos jovens da estratificação, os brotos inferiores devem ser pressionados contra o solo, a parte central coberta com terra, alimentada com composto e cuidar da umidade do solo. Para que mais tarde a planta cresça em linha reta e não rasteje no solo, a parte superior do broto deve ser fixada em um suporte vertical. Quando a muda está pronta, a separamos do arbusto e transplantamos.
A propagação da alfazema dividindo o arbusto é ainda mais fácil e rápido. Uma planta perene é escolhida, saudável e forte, e dividida por duas a partir da raiz. Cada um deve ter um sistema de raízes bem desenvolvido para que possam normalmente criar raízes no solo.
Wintering
Embora as variedades mais novas de lavanda sejam bastante resistentes à geada, é melhor cobrir as plantas com, por exemplo, galhos de abetos antes do início da geada. Na maioria das vezes, esta planta congela durante as geadas de primavera, então o abrigo não é removido muito cedo.
No outono, o composto deve ser espalhado ao redor da lavanda e, na primavera, retirar o excesso. E também o chão é coberto com palha ou folhas secas, e a copa é coberta com serapilheira.
Dicas de cultivo para diferentes regiões
A alfazema é resistente a doenças e pragas, o único que pode prejudicá-la é o excesso de umidade no solo, o que contribui para o desenvolvimento de mofo e bolor. No sul da Rússia, o principal cuidado com as plantas é a rega e a poda abundantes e oportunas. É quente o suficiente aqui, então a lavanda não precisa de abrigo para o inverno.
Nos Urais e na região de Leningrado, para cultivar uma bela lavanda no país, é necessário cobrir os arbustos com ramos de abeto, caso contrário, podem congelar ligeiramente. Esta regra se aplica especialmente a plantações jovens.
A alfazema cresce e desabrocha lindamente no canteiro e no jardim, mas precisa ser bem cuidada, independente da região. Para o plantio, vale escolher um local com solo leve, ou organizar uma drenagem de boa qualidade por onde sairá o excesso de água. É melhor usar misturas orgânicas de liberação lenta para a alimentação, mas não exceda a dose.
Esta planta tem requisitos especiais de luz. Um local adequado é onde a maior parte do dia ela possa desfrutar dos raios de sol. Por exemplo, em regiões com verões frescos, vale a pena plantá-la em uma pequena colina ou em um canteiro alto.
Exemplos em paisagismo
A alfazema é uma planta versátil para decorar uma casa de verão. É usado ativamente por paisagistas porque floresce por muito tempo e lindamente. Aqui estão alguns exemplos de como esta planta pode embelezar seu quintal, jardim ou canteiro de flores.
Combinação perfeita no mesmo canteiro com outras plantas. O principal é colocá-la em pequenos grupos.
Lavanda vai bem com tulipas em um plantio linear.
Um exemplo perfeito de um pequeno canteiro monocromático.
O comentário foi enviado com sucesso.