Tudo sobre angustifolia lavanda

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Lavanda em paisagismo

Lavanda de folhas estreitas é uma planta bastante antiga, que foi cultivada na Roma Antiga. A cultura ainda é popular hoje e é cultivada em todos os lugares.

Descrição

A descrição da alfazema de folhas estreitas deve começar com uma pequena excursão na história. As primeiras flores são encontradas no Antigo Egito, mas com um nome diferente. Os egípcios consideravam esta flor um presente de Deus devido às suas propriedades medicinais e inexplicáveis. De acordo com várias lendas e lendas, Cleópatra seduzia os homens com a ajuda da alfazema. E também com a ajuda de uma flor, foi possível acelerar a regeneração de várias feridas, para se livrar de doenças graves. Mesmo nas tumbas dos faraós, você pode ver ramos secos de lavanda.

Na Rússia, a espécie de folhas estreitas apareceu pela primeira vez apenas no início do século 19, quando amostras de plantas foram trazidas para enriquecer a coleção do Jardim Botânico Nikitsky. Hoje, a cultura é cultivada ativamente na Crimeia não apenas por jardineiros privados, mas também por proprietários de empresas inteiras.

Vale a pena considerar as principais características da cultura.

  • Rizoma. As raízes da planta são lenhosas. Ramos poderosos formam um forte sistema radicular por meio do qual os nutrientes são fornecidos à planta.

  • Sai. As placas de folha têm uma tonalidade verde acinzentada agradável. A superfície é ligeiramente pubescente, o formato das folhas é oblongo-linear, com bordas ligeiramente enroladas. O comprimento máximo da placa é de 6 cm.
  • Flores. A planta forma inflorescências em forma de espigão de vários botões, que se localizam mais perto da coroa dos caules. As flores são consideradas uma das partes mais atraentes da lavanda, pela qual a planta é valorizada pelos jardineiros.

Além do aspecto atraente, destacam-se por um aroma rico, que permanece mesmo quando as pétalas estão secas.

  • Feto. Perto do final do amadurecimento, a lavanda produz frutos na forma de uma raiz quadrada, complementada por uma pequena taça de flores.

A alfazema de folhas estreitas atrai jardineiros e paisagistas por sua resistência às influências climáticas. As flores e outros elementos da planta, à medida que crescem, emitem um aroma agradável e bastante persistente, apreciado pelos fabricantes de cosméticos e perfumaria.

Variedades

A lavanda de folhas estreitas tem diversas variedades. Listamos as variedades mais comuns da família.

  • «Angustifolia ". Variedade de origem inglesa, que também se enraíza bem no clima doméstico. Parece muito impressionante e bonito. As vantagens da variedade incluem um aroma brilhante, caules grandes e folhas poderosas. A variedade cresce rapidamente.

  • "Hydcot". A variedade mais popular de lavanda de folhas estreitas, que pode ser encontrada em sebes em muitas regiões do país. Possui arbustos compactos que produzem flores roxas e azuis. Folhas pequenas e cheiro rico são características adicionais da planta. A variedade é bastante comum na paisagem, é ativamente usada em uma variedade de composições de jardins.
  • Hidcote Blue. O nome russo da variedade é "Pink Hydcot". A Lavanda se destaca pela cor incomum das flores, elas possuem um tom rosa suave. E também entre as características distinguem-se um cheiro agradável, floração longa e frutos pequenos.
  • Manstead. Outra variedade popular de lavanda com uma característica característica na forma de arbustos compactos, cuja altura não ultrapassa os 35 cm.A planta é usada principalmente para decorar calçadas ou caminhos de jardim. E também com a ajuda da variedade, eles enquadram canteiros de flores, completando assim uma composição interessante. Propriedades adicionais da variedade incluem maior resistência a ventos fortes.
  • Rosea. A altura máxima dos arbustos de lavanda rosea chega a 50 cm, o que também se refere ao grupo das plantas compactas. A cultivar forma pequenas flores com uma tonalidade lilás ou rosa característica, que combina bem com uma rica folhagem verde.
  • Dwarf Blue. Uma das variedades mais brilhantes que atrai jardineiros com ricas inflorescências roxas. O azul anão é uma variedade resistente a mudanças bruscas de temperatura. Ele sobrevive bem à seca com rega oportuna, agrada com floração longa.

A variedade é fácil de cuidar se você seguir as recomendações agrotécnicas básicas.

  • Nana Alba. Uma característica fundamental da variedade são suas flores incomuns, cuja tonalidade não vai além do branco. A variedade é popular entre os paisagistas que costumam usá-la em várias composições.
  • Vera. Variedade de lavanda criada por criadores holandeses. É uma planta bastante alta, cujos arbustos chegam a atingir um metro. A lavanda forma delicadas flores azuis que atraem a atenção com um perfume brilhante e duradouro. Frequentemente encontrado na paisagem.

Existem outras variedades de alfazema de folhas estreitas, que são ativamente usadas tanto para o plantio de jardins quanto para o cultivo para a produção de produtos médicos ou cosméticos, perfumes. Por exemplo, costumam falar sobre lavanda "Anna", "Blue", arbustos de espiguetas, variedade "Grosso", "Provence", Spear. Cada variedade tem seu próprio nome em latim, algumas plantas perenes são freqüentemente encontradas na forma de plantações na Rússia.

Aterrissagem

Recomenda-se plantar alfazema em terreno aberto o mais tardar em meados do outono - máximo no início de outubro. Antes de plantar um arbusto, você precisa preparar a semente.

Etapas principais.

  1. Seleção. Primeiro, as sementes são selecionadas, deixando amostras inteiras e grandes, que têm uma chance bastante alta de sobrevivência.

  2. Desinfecção. Além disso, as amostras restantes são embebidas em soluções especiais para fortalecer a imunidade ou endurecidas.

  3. Tratamento. Por fim, as sementes são pulverizadas com compostos estimulantes para que a lavanda crie raízes mais rapidamente e inicie um crescimento ativo.

A seguir, as sementes são plantadas em recipientes previamente preparados com solo fértil, cobertos com material transparente e colocados em local ensolarado.

Após 3-4 semanas, um transplante é realizado em campo aberto de acordo com as seguintes regras.

  1. Ao cultivar mudas em casa, o transplante para campo aberto deve ser realizado no início de maio.

  2. O aprofundamento do terreno onde serão colocadas as mudas não deve ultrapassar 15-20 cm.

  3. As raízes devem penetrar o mais fundo possível no buraco.

  4. Antes de plantar, você precisa aparar ligeiramente as raízes.

  5. Entre as mudas, é necessário manter pelo menos 70 cm no plantio de arbustos compactos e pelo menos um metro no plantio de arbustos altos.

Após o plantio, as raízes são cobertas com terra, a planta é regada em abundância.

Cuidado

O cumprimento das recomendações agrotécnicas ajudará a lavanda a criar raízes rapidamente e a iniciar um crescimento ativo, além de promover uma floração longa.

Rega

A lavanda é resistente à seca e não requer rega regular. Para atingir o crescimento ativo e a floração da alfazema, a água deve ser aplicada ao solo uma vez por semana ou 10 dias. Ao regar, atenção especial deve ser dada às mudas que são cultivadas em vasos caseiros. No início, eles precisam de muita água.

Pulverização

No calor, os arbustos podem precisar de rega adicional, caso contrário, há uma grande probabilidade de que a flor seque. Nesse caso, a planta deve ser umedecida por pulverização com folhas de alfazema. A melhor solução seria usar um sistema de irrigação.

Umidade

A água é um elemento bastante importante, independentemente do tipo de planta, e a alfazema de folhas estreitas não é exceção. No entanto, uma leitura de umidade muito alta será perigosa para os arbustos.

Portanto, é recomendável plantar a planta em áreas com lençol freático baixo para que as raízes da alfazema não comecem a apodrecer. Cuidar do mato não é difícil se você levar em consideração os conselhos necessários com antecedência.

Top curativo

Os jardineiros se esforçam para garantir que os arbustos de lavanda ganhem massa verde o mais rápido possível. Isso é ajudado pela alimentação na forma de complexos minerais. Recomenda-se dar preferência a fertilizantes de nitrogênio, que são aplicados durante o período de formação da folhagem. Quando a planta começa a florescer, a escolha deve ser interrompida nas composições de potássio-fósforo.

Doenças

A alfazema de folhas estreitas não pode se orgulhar de uma forte imunidade. A planta não sobrevive a ataques:

  • ácaro-aranha;

  • besouro do arco-íris;

  • centavos.

Para evitar os danos que os insetos trazem com eles, é preciso cuidar dos arbustos com compostos especiais que fortalecem o sistema imunológico. Normalmente são usados ​​inseticidas, mas com menos frequência eles recorrem a um método mecânico de remoção de insetos de arbustos.

Quanto às doenças, podem ser provocadas por cuidados inadequados com a planta. O não cumprimento das recomendações agrotécnicas pode levar ao desenvolvimento de podridão e outras doenças, na luta contra as quais tanto os preparados especiais como os remédios populares ajudarão. Antes de usar formulações concentradas, você deve ler atentamente as instruções.

Além disso, os jardineiros recomendam podar a alfazema quando forem encontrados galhos e hastes infectadas ou secas.

Reprodução

Lavanda de folhas estreitas é considerada uma cultura bastante comum entre os residentes de verão. Portanto, muitas vezes surgem dúvidas sobre como propagar adequadamente um arbusto para que ele crie raízes rapidamente.

Sementes

A maneira mais fácil de reproduzir, mas ao mesmo tempo a mais longa. Levará muito tempo e esforço para alcançar o resultado desejado, mas os jardineiros ainda recorrem frequentemente à propagação de sementes de lavanda.

Estágios.

  1. O material da semente é selecionado, desinfetado e processado para fortalecer a imunidade e o rápido crescimento.

  2. As sementes prontas são semeadas no início da primavera em recipientes preparados com uma mistura fértil.

  3. A superfície é preenchida com turfa ou areia.

  4. Polvilhe abundantemente e cubra com gaze ou vidro.

  5. Coloque em um local fresco.

Assim que surgem fortes mudas de lavanda, elas são transplantadas para o solo. Normalmente, recorre-se ao trabalho de plantio quando se formam 4 ou mais folhas nos rebentos. O processo de transplante ocorre em maio.

Estratificação de caule

Galhos de lavanda, apesar de sua posição ereta, dobram-se muito bem. Portanto, a planta é frequentemente propagada por ramos de caule.

Esquema.

  1. Os tiros mais fortes são escolhidos primeiro.

  2. Em seguida, eles são cuidadosamente dobrados no chão para que saiam do arbusto como raios.

  3. O terceiro estágio envolve cavar buracos, onde serão colocadas as pontas dos galhos tortos. Para fixar os elementos do arbusto, eles são fixados e borrifados com terra.

Para que os ramos criem raízes no solo rapidamente, é necessário regar regularmente. O corte do arbusto-mãe é executado um ano depois, na primavera. Esse tempo será suficiente para a planta criar raízes.

Estacas

O segundo método de criação mais popular, que não requer muito esforço e muito tempo. O procedimento começa principalmente no início de julho ou final de junho.

Estágios.

  1. Primeiro, em um arbusto adulto, os brotos que se formaram neste ano são podados.

  2. Além disso, a parte do meio é retirada dos brotos aparados, cortando as bordas.

  3. A peça restante é adicionalmente dividida em pequenos cortes de até 15 cm de comprimento.

  4. Os segmentos acabados são enterrados no solo com a extremidade inferior. É melhor plantar em estufa para que os galhos se enraízem mais rápido.

Os jardineiros recomendam ventilar periodicamente a estufa. Isso impedirá que a planta apodreça.E você também deve cuidar da rega regular para que a lavanda receba os nutrientes necessários para o crescimento.

Um pequeno arbusto pode ser transplantado quando a muda desenvolveu raízes fortes. A época ideal do ano é o outono. Assim, a planta não passará por estresse adicional e sairá imediatamente durante o período de dormência.

Lavanda em paisagismo

A alfazema de folhas estreitas é encontrada principalmente no Mediterrâneo e é o habitat natural de uma planta atraente. Os arbustos são freqüentemente encontrados nas montanhas, adjacentes a edelweiss. Tais características indicam a resistência à geada da planta, popular tanto entre os jardineiros quanto entre os donos de grandes empresas de produção de cosméticos e perfumes, além dos paisagistas.

Curiosamente, na Europa, eles estão principalmente interessados ​​no perfume da flor. Portanto, nos países ocidentais, a preferência é dada à criação de vários perfumes e incensos a partir de flores de lavanda. Na Rússia, os arbustos são ativamente usados ​​no projeto paisagístico, formando composições únicas.

Muitas vezes, a alfazema pode ser encontrada em áreas locais como uma cerca viva. Neste caso, a preferência é dada a grandes variedades de alfazema de folhas estreitas, cujos rebentos chegam a atingir um metro. Durante o período de floração, essas sebes na paisagem chamam a atenção.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário