Tudo sobre lavanda branca
Sabendo tudo sobre lavanda branca, sobre quais variedades são brancas, os jardineiros expandem suas capacidades e podem resolver com sucesso os problemas da jardinagem. Além de descrever a lavanda branca, você também deve prestar atenção às sementes da planta. Finalmente, você precisa aprender as nuances do plantio e da preparação.
Variedades
Existem muitas variedades de lavanda branca, e antes de tudo, deve-se prestar atenção ao tipo Neve elegância... Estes são arbustos perenes, dando rebentos de até 0,3-0,4 m de altura.A folhagem de tal planta é notada em uma cor cinza-esverdeada. As raízes possuem uma estrutura fibrosa. As flores brancas exalam um aroma agradável. A formação dos botões ocorre a partir de meados de julho. Vai durar cerca de 20-25 dias. No final do verão, frutas semelhantes a nozes amadurecem.
A alfazema também é atraente. "Nana Alba"... É freqüentemente chamada de variedade de folhas estreitas. O arbusto dessa variedade é compacto e carece de um rebento central. Na parte inferior, os caules são meio lignificados. Uma folha de cor cinza prateada é típica. O complexo raiz é construído de acordo com o esquema de pivô. A "Nana Alba" também dá frutos em forma de nozes, e floresce no meio do verão.
É útil prestar atenção à descrição da alfazema de folha larga. Boneco de neve... Esta cultura tem um crescimento bastante elevado. Pedúnculos às vezes crescem até 0,5 m. Eles podem ser divididos em vários ramos. As inflorescências atingem 10 cm de comprimento, distinguem-se por um forte aroma com notas de cânfora. A floração geralmente começa em junho, mas pode reaparecer no final do verão.
Importante: independentemente da variedade, é quase impossível ou extremamente inconveniente usar sementes para o cultivo de alfazema.
Em geral, prevalecem os tipos de cultura de folhas estreitas. Lavender é um bom exemplo. "Aroma branco"... Produz arbustos curtos e compactos. Sua altura e largura são igualmente cerca de 0,3 m.
Outras características:
- folhagem verde;
- aroma doce expressivo;
- florescendo a partir do final de julho.
Lavanda "neve ártica" altamente valorizado porque seus arbustos não se desintegram. Os rebentos podem atingir 0,5 m de altura, as folhas verde-acinzentadas têm um aspecto muito bom, pois, como outras partes da planta, são nutridas pela raiz principal. As flores distinguem-se pelo aroma atractivo, as inflorescências atingem cerca de 5 cm de altura e a floração pode durar cerca de 30 dias em condições favoráveis.
Lavanda alta "Edelweiss"... Pode atingir 1 me formar arbustos densos. A folhagem é caracterizada por uma cor verde acinzentada. As flores estão claramente agrupadas em inflorescências e a floração ocorre principalmente de meados de julho a meados de agosto. No decorrer dela, um aroma sutil e encantador aparece.
Plantar e criar
Na faixa do meio e ao norte dela, é possível cultivar principalmente alfazema de folhas estreitas resistente à geada. Mas essa nuance não se reflete nas peculiaridades da reprodução. Qualquer tipo de lavanda é cultivado principalmente em uma base vegetativa. O enraizamento de estacas e estacas é igualmente bom. Deve ser entendido que, neste caso, apenas a planta da variedade e espécie original com um número limitado de descendentes é obtida.
A propagação da semente é um pouco mais trabalhosa. Esta solução é usada principalmente para criar novas variedades. Também é atraente porque você pode obter um grande número de cópias. Recomenda-se comprar material de plantio apenas de empresas comprovadas na prática. Deve ser lembrado que sementes muito baratas raramente dão bons resultados.
É permitida a coleta de sementes do tipo "faça você mesmo".Para fazer isso, colete inflorescências bem floridas (próprias ou adquiridas separadamente). O material de plantio de sementes é capaz de preservar a germinação por cerca de 4-5 anos. É verdade que, para mudas amigáveis, será necessário cumprir as normas-chave da agricultura. Sementes de lavanda requerem estratificação, e de forma fria e por muito tempo.
A estratificação artificial é freqüentemente usada quando o material de plantio é mantido no frio. A opção natural implica em semear pouco antes do inverno, quando o resfriamento já está no próprio solo. Em ambos os casos, o procedimento leva pelo menos 40 dias. Se demorar 45 dias ou mais, só vai melhorar. Haverá mais mudas, e elas germinarão mais cedo.
Se for escolhida uma técnica de estratificação artificial, o mais correto é mexer o material de plantio em areia ou outro substrato semelhante, em vez de colocá-lo em pacotes. O recipiente é embrulhado em papel alumínio ou fechado com tampa. A temperatura na geladeira deve ser cerca de 5 graus acima de zero. Importante: o congelamento é absolutamente inaceitável. Em alguns casos, ao invés da estratificação clássica, as sementes já plantadas são escaldadas com água fervente, o uso de fitormônios ou estimulantes de crescimento também é praticado, mas esses métodos não são mais muito confiáveis.
A semeadura direta no solo é realizada nos últimos 5 a 7 dias de outubro. O enterro excessivo de sementes não é permitido. Mas a cobertura morta das plantações é incentivada. Deve ser lembrado que os primeiros brotos não aparecem antes dos feriados de maio e, às vezes, mais perto do verão. No período anterior, as temperaturas noturnas para a alfazema eram baixas.
A semeadura da primavera em campo aberto realiza-se no último terço da safra. É imperativo certificar-se de que o perigo de retorno do gelo já passou. A estratificação artificial neste caso ainda é necessária. Os especialistas aconselham o uso de substratos soltos versáteis saturados com nutrientes. É aconselhável pré-calciná-los ou tratá-los com permanganato de potássio.
Importante: A alfazema não é adequada para o plantio em cassetes. A maior profundidade do tanque chega a 70 mm.
A largura do contêiner é mais importante do que sua profundidade. As mudas devem ser iniciadas no final do inverno ou nas primeiras 2 semanas de março. Recomenda-se borrifar a terra em recipientes de cima de um borrifador. Deve haver um espaço de 15 a 20 mm entre as sementes e uma camada de terra peneirada com espessura de 2-3 mm é colocada sobre elas.
Cuidado
Depois de plantadas as sementes, os recipientes devem ser cobertos com papel alumínio ou folhas de vidro. As mudas germinam de forma eficaz em luz forte e em temperaturas de 15 a 21 graus. Até a formação dos brotos, o solo deve ser pulverizado pela manhã, e durante o dia - ventilado sistematicamente. A umidade excessiva é extremamente perigosa.
É necessário retirar a tampa do recipiente após bicar as mudas. A umidade moderada deve ser mantida mais adiante. O crescimento jovem é mantido no ponto mais leve. Às vezes, eles acendem com lâmpadas por até 8 a 10 horas. O mergulho é realizado no início do desenvolvimento de 3-4 folhas de corpo inteiro.
As plantações de lavanda requerem rega abundante. A cobertura morta deve ser usada imediatamente após o plantio. Sua camada é mantida estável em espessura, no entanto, um fornecimento direto de cobertura morta para a base do arbusto é inaceitável. A remoção de ervas daninhas no primeiro ano de desenvolvimento deve ser feita regularmente.
No mesmo ano, é indesejável permitir que a planta floresça. Para excluir este processo e principalmente a formação de sementes, as inflorescências deverão ser cortadas imediatamente após a dissolução dos botões. Na segunda estação de desenvolvimento, restam cerca de 1/3 das inflorescências. Por 3 anos e além, a lavanda não requer tais esforços. As raízes da planta requerem um amplo acesso de ar, portanto é difícil fazer sem cobertura morta com folhagem em qualquer fase da vida de uma flor.
O comentário foi enviado com sucesso.