De que tipo de solo a alfazema gosta?
A alfazema é considerada uma planta dos campos da Provença, embora esta flor seja mais comum no Oriente Médio, Índia e Austrália. E também é encontrado agora na Rússia central e em regiões de países vizinhos de clima semelhante.
Cultivar lavanda é outra busca, uma planta caprichosa, e nem sempre é possível obter o que você vê em seus sonhos pela primeira vez. Sobre cultivo, cuidado, as informações devem ser selecionadas cuidadosamente, lendo cuidadosamente cada recomendação. E sobre a escolha do solo para a alfazema - também.
Acidez e tipo de solo
Provavelmente é do conhecimento de todos os iniciantes que a alfazema não tolera solos densos. Ela definitivamente ama o calor, não gosta muito de água, reage bem à presença do espaço e pode crescer mesmo em uma terra esgotada - isto é, se muito tese sobre as demandas da lavanda.
Na verdade, o melhor clima para ela será o espanhol seco e abafado, então o solo fresco e úmido não é amigo desta flor. A alfazema que cresce em solo úmido morrerá ou, se você tiver sorte, florescerá muito fracamente.
Se for uma região com umidade significativa, então o espaço para a planta precisa ser ampliado - assim ela se proverá de um volume maior de ar para ventilar o excesso de umidade.... Isso ajudará a prevenir doenças de lavanda. Se houver expectativa de excesso de água no solo, o sistema de drenagem também deve ser perfeito. E quanto à acidez do solo:
- o índice de acidez ideal está na faixa de 6,5-8 pH;
- solo de jardim padrão contém tal intervalo, portanto, em princípio, você pode tomá-lo;
- isto é, o solo será necessário com uma reação neutra, o solo ácido terá que ser desoxidado com calagem e o alcalino também terá pouca utilidade.
Solo franco-arenoso é a melhor opção para lavanda. Esse substrato é leve, semelhante ao solo arenoso, só que há mais argila nas pedras arenosas. E isso é uma vantagem para esse tipo de solo, já que a argila pode reter matéria orgânica e minerais no solo. Esse solo aquece mais rápido e pode reter o calor por muito tempo. O solo não deixa passar tanto a água e é bem arejado. É verdade que antes de plantar alfazema especificamente nessas terras, é melhor cal ou um pouco de cinza de madeira. Se você organizar a cultura depois, cuidado e drenagem adequados, a planta vai se sentir bem. Não gosta de lavanda de grama e terra frondosa com uma reação levemente ácida, solo de húmus (lavanda cresce muito mal em gorduras demais), coníferas (acidez muito alta) e urze (também acidez alta)... É melhor nem mesmo tentar plantar esta flor nesses solos.
Como determinar a composição do terreno no local?
Poucas pessoas adquirem um terreno sabendo exatamente que tipo de terreno existe. Portanto, todas as recomendações sobre acidez e não só são bastante teóricas para o proprietário da horta e horta. Mas a ciência não é complicada, você pode aprender a determinar a Terra corretamente. Claro, a precisão máxima da análise para a designação da mesma acidez será do laboratório. Você também pode usar um medidor de pH ou apenas comprar um papel de tornassol especial.
Como testar a acidez - pegue cerca de 10 g de solo, dilua com 25 g de água, misture bem e deixe repousar. E quando o solo se assentar, abaixe o indicador nesta solução, avaliando visualmente sua tinta.
O que a cor do indicador dirá:
- o vermelho indica alta acidez do solo;
- laranja - acidez média;
- amarelo-laranja indica acidez fraca;
- verde indica que o solo é neutro;
- azul indica solo alcalino;
- o azul escuro nada mais é do que álcali concentrado.
Os chamados métodos populares, é claro, também não foram cancelados.... Uma colher de chá de terra é colocada em um prato, despejando-a com uma solução de vinagre a 9%. E se tal reação der uma espuma abundante, então o solo é alcalino. Se a espuma for pequena, o meio é neutro; se não houver espuma, o solo é ácido.
A composição mecânica da terra também pode ser determinada de uma forma não laboratorial.... Você precisa pegar um punhado de terra e umedecê-lo uniformemente até o estado pastoso. Em seguida, um cilindro deve ser desenrolado dele, com cerca de 0,3 cm de diâmetro. Deste cilindro é enrolado um anel, que será um indicador da composição mecânica do solo.
Como analisar a aparência de um anel de barro corretamente:
- se enrolar livremente, mantendo sua forma, significa que é solo argiloso;
- se o anel estiver rachado, então é argila;
- se o anel não puder ser conectado de forma alguma, então o solo é leve e arenoso (que é o que é necessário para a alfazema).
A propósito, você também pode entender pelas plantas do local que tipo de solo está nele. Onde crescem coltsfoot, buttercup ou azedinha, o solo é azedo. Mas se o estupro crescer no jardim, o solo é claramente alcalino.
Você pode convidar especialistas que virão com os instrumentos e darão uma descrição completa do terreno no site. Você pode levar a amostra para um laboratório. Mas mesmo os métodos simples descritos acima também são bastante informativos.
Preparando o solo para o plantio
Mas a lavanda é cultivada não só no local, mas também em casa, no vaso. Para mudas de lavanda ambiente, também vale a pena preparar bem o solo. Em casa ela vai precisar de solo fértil, leve, com boa permeabilidade, neutro ou ligeiramente alcalino, enriquecido com cálcio.
Você pode pegar um solo universal para plantas de jardim, deve caber, só precisará ser misturado com areia em proporções iguais. No entanto, hoje você pode encontrar substrato de lavanda pronto nas lojas - a opção mais fácil e conveniente para o cultivo de lavanda em casa.
As recomendações para preparar o solo para o cultivo serão úteis para todo jardineiro iniciante.
- Solo ácido pode ser tornado alcalino adicionando-se cal natural e apagado. E você também pode adicionar cascas de ovo ao solo, embora isso não seja tão eficaz quanto com cal. Cinzas de fornalha (somente cinzas de madeira) também funcionam.
- 1-2 kg de cal por metro quadrado, e uma vez a cada 10 anos, isso é suficiente para tornar o solo ácido alcalino. E é definitivamente necessário que a lavanda faça isso, uma vez que desoxidar o solo ajuda a manter a atividade de microorganismos úteis para as plantas nele.
- Se o solo no local for pesado e argiloso, e você realmente quiser cultivar alfazema, pode fazer o seguinte - adicione areia grossa, pedra triturada e até lascas de granito ao solo.
- Se o clima da região for úmido, é melhor fazer as camas no morro, sim, e ajuste sua altura na direção do crescimento para cima, para que a drenagem seja mais rápida.
- Na mesma Provença, a alfazema cresce bem em solos rochosos com drenagem de calcário. E se o solo é fresco ou seco, se permeia bem a água, se é calcário e moderadamente nutritivo, a alfazema deve ficar confortável nele.
- Você não precisa fertilizar o solo. Solos esgotados estão mais próximos desta planta. Talvez adicione um pouco de composto na primavera. Aplicar cobertura na lavanda também não vale a pena, pois a cobertura previsivelmente retém a umidade, algo que esta cultura não gosta em absoluto. E a alfazema é regada exclusivamente nos primeiros meses de crescimento, mas em geral tolera a seca.
A lavanda é uma ótima planta para um jardim ornamental rochoso. Em canteiros de flores altos e colinas alpinas, ela se sente ótima. E também é importante que ela fique ao sol pelo menos 6 horas por dia, isso garante o seu florescimento. Cultivo bem-sucedido!
O comentário foi enviado com sucesso.