Como e quando podar a alfazema?
Com o tempo, os arbustos de lavanda tornam-se planos e extensos, e o número de botões diminui. Você pode restaurar sua beleza anterior cortando.
A necessidade de um procedimento
Muitos cultivadores de brotamento têm um dilema sobre se devem ou não podar a alfazema. Necessário. Além disso, independentemente de ser uma planta de interior ou crescer em terreno aberto na rua. Estas medidas não são apenas agrotécnicas, mas também sanitárias.
Aqui estão apenas alguns motivos para cortar arbustos.
- Depois de todas as atividades, a planta adquire um aspecto estético compacto com muitas flores. Além disso, a massa verde pode ter qualquer forma.
- A maior parte das propriedades benéficas está concentrada precisamente na massa de folhas e flores, portanto, a correção é realizada em conexão com a preservação da vegetação produtiva. Posteriormente, a planta se distingue pela floração exuberante, a ausência de ramos lignificados.
- À medida que o arbusto em flor solta velhos brotos lignificados, ocorre o rejuvenescimento e os galhos nus das árvores aparecem com menos frequência. Além disso, a aparente friabilidade é reduzida, as flores ficam localizadas entre si a uma distância ótima, de modo que o arbusto dá a impressão de uma coloração uniforme.
Suponha que não faremos a poda, então os verdes jovens ficarão compactados e os arbustos nus se projetarão de lados diferentes. O arbusto torna-se bastante alto e irregular, sem forma. A colmeia em bruto parece correndo. Além disso, há uma intensa lignificação da mata.
Com o início do inverno, galhos longos começarão a quebrar, rachar e parte da planta pode congelar. Depois disso, o mato fica vulnerável a pragas e doenças. Árvores compactas são menos vulneráveis ao frio do inverno.
Quanto mais velha a planta, mais difícil é a recuperação, mais rápido ela perde todas as suas propriedades, então a dona de casa terá que se desfazer da alfazema com urgência.
Regras fundamentais
De acordo com as regras gerais, a regularização dos arbustos é feita no segundo ano. Nesse caso, é melhor deixar o corte na parte herbácea do caule. Não é recomendável tocar em arbustos lignificados, pois a massa verde não sairá deles.
A poda deve ser realizada com base nas seguintes recomendações.
- O podador deve primeiro ser desinfetado com uma solução fraca de permanganato de potássio, álcool, água sanitária ou simplesmente inflamado.
- Em seguida, eles se livram das inflorescências dos brotos caídos que estão próximos ao solo ou em contato com ele. Aconselhamos que corrija a altura para que os ramos não se dobrem até ao solo.
- Você pode usar o primeiro método, em que a planta é encurtada para uma pequena altura, à distância de pedúnculos longos. Nesse caso, a lavanda pode florescer novamente no outono. Este método é usado no verão.
- Na primavera, você pode cortar completamente os arbustos, deixando apenas alguns centímetros do local de lignificação. Este método preserva o comprimento da bucha de acordo com a intenção do projeto.
- Se você usar o segundo método, durante o ajuste, sobrarão até cinco centímetros sobre a parte lenhosa. Esta é a melhor opção para a cicatrização de arbustos, sua lignificação e crescimento.
- Arbustos adultos com pelo menos 10 anos são aconselhados a cortar radicalmente, deixando apenas segmentos arbóreos a 7 centímetros do solo. Com a chegada da primavera, a lavanda terá muito verde exuberante.
- O corte deve ser feito no local de lignificação.Não preste atenção às formas modestas, com a chegada da primavera, o mato vai adquirir um volume mais exuberante.
- Para obter uma floração exuberante, recomenda-se cortar o topo de cada arbusto em três centímetros no início da primavera. Nesse caso, as flores aparecerão não apenas no topo, mas também ao longo de todo o arbusto.
- Para que todo o arbusto fique bem iluminado, aconselhamos remover até 6 ramos por ano na primavera na própria base. Isso também é feito com o objetivo de filtrar as massas de ar ao redor da árvore.
- Ao aparar, guie-se pela formação de um círculo ou semicírculo.
Siga o seguinte cronograma.
- Primeiro ano - em abril, no momento do plantio, retire os brotos desordenados para ativar os brotos. Você não precisa fazer nada no outono.
- A partir de abril do próximo ano, você pode formar a massa da planta: nós retiramos os crescimentos, formamos as inflorescências. Em setembro, preparamos a árvore para o inverno.
- Na próxima primavera: no final de abril, retiramos as inflorescências do ano passado com uma tesoura, mantendo o formato esférico. Em agosto-setembro, desbastamos as inflorescências extras.
- Em abril retiramos os galhos velhos que cuidam do solo, e em setembro, após a próxima poda, obtemos uma planta adulta, formada.
Nunca use uma tesoura comum de gume arredondado para este propósito.
Como resultado, cortes irregulares e feridos se formam nos caules, após os quais certas áreas se deterioram, os insetos penetram e as doenças das plantas se tornam mais frequentes.
Melhor usar uma tesoura de grama ou um pequeno podador com uma lâmina fina especial. Então você obtém cortes finos e claros. Para corrigir uma forma já definida, pode-se usar tesoura sem fio, roçadora a gasolina ou elétrica.
Tecnologia de corte
As regras para a poda de arbustos foram descritas acima. Aqui estão algumas dicas sobre técnicas de poda para aplicar em seu jardim de lavanda.
- Se os arbustos não estiverem muito crescidos, procedimentos de rejuvenescimento podem ser realizados na metade do arbusto. Os ramos ficarão expostos apenas por um curto período de tempo.
- É melhor podar a alfazema corretamente na primavera antes da floração e no outono - depois de murchar. Mas é melhor fazer ajustes não mais do que duas vezes por ano.
- Proteja suas mãos de escoriações e calosidades enquanto trabalha com luvas.
- Não deite fora os ramos cortados: se tiver gosto e imaginação, é fácil criar um arranjo de flores.
- Prepare as ferramentas com antecedência, certifique-se de que suas bordas sejam afiadas. Caso contrário, irregularidades irão se formar nos arbustos, a alfazema irá doer.
- Nunca corte o arbusto no chão, remova apenas a parte gramada. O estado doloroso do arbusto persistirá por muito tempo, e as formas exuberantes podem nem ser restauradas.
Ao cortar uma planta de flor de acordo com todas as regras, você pode não só estender a vida do arbusto, mas também corrigir esteticamente a área com plantios em grupo, que efetivamente alternam em altura.
Outono e verão
Recomenda-se podar a planta não antes do segundo ano de vida. Nessa idade, até oito arbustos fortes são formados. A poda geralmente é feita após a primeira floração no verão.
Antes de abrir os botões das flores, as hastes são cortadas em ângulos retos. Esse procedimento é feito durante o dia, quando os óleos essenciais são distribuídos por todas as partes do mato. Este trabalho no verão é realizado para que o arbusto se mantenha exuberante durante o período quente, bem como para a floração.
Além disso, as matérias-primas de verão são usadas para a preparação de medicamentos, chá, belas flores secas.
A segunda opção é a poda no outono com a mesma tecnologia, quando a parte principal da planta já está com flores. Na faixa do meio, o momento ideal para tal evento é meados ou final de setembro. Mas aqui você precisa se concentrar na variedade. Por exemplo, duas estações, Siesta, Hidcote Blue devem ser corrigidas antes de qualquer outra pessoa.
Se não houver reflorência, nas regiões do norte o corte de cabelo de outono não será feito.Isso se aplica à Sibéria, os Urais, onde há geadas abaixo de 37 graus. É ainda recomendável plantar variedades resistentes à geada.
Para que a lavanda cresça novamente, deve-se deixar 1 arbusto na planta. Isso é necessário para que a erva medicinal sobreviva com mais facilidade.
Para o inverno, recomenda-se retirar todas as peças mortas ou danificadas para evitar a ocorrência de doenças. A massa restante pode ser recolhida e torcida com uma corda.
Se o arbusto crescer em vaso, é necessário retirar todos os brotos que prejudicam a estética. A planta deve ser replantada anualmente, as raízes devem ser ligeiramente cortadas.
No inverno, você pode cortar a árvore e enviá-la para uma sala fria. As fatias devem ser feitas de forma que fiquem logo acima do local de formação das folhas verdes.
Se você aplicar este método, com a chegada da primavera as flores de interior estarão cobertas por uma vegetação luxuriante.
Primavera e extremo
Na primavera, são feitos ajustes em plantas adultas com mais de oito anos. Nesse caso, todas as partes lignificadas são retiradas, ficando entre 10 e 15 centímetros acima do solo. É preciso lembrar que é necessário deixar algumas folhas para formar novas estacas.
Ou deixam uma altura extrema de até 5 centímetros, logo acima do ponto de lignificação. Neste caso, o local cortado é deixado mais alto do que o olho mágico voltado para fora, mas quando o arbusto engrossa - acima do rim direcionado para o interior. Desta forma, a forma do arbusto de lavanda é alterada.
A poda extrema é realizada em duas etapas: no primeiro ano, recomenda-se a retirada dos galhos por fora, e no segundo ano, por dentro, pode-se capturar os caules centrais. Então, durante o período indicado, aparecem brotos jovens, a planta se transforma. Este procedimento é melhor executado depois que o gelo tiver diminuído. Neste ponto, os arbustos recebem uma aparência de designer. Se a primavera estiver muito quente, o procedimento não deve ser realizado ou é melhor adiá-lo por um tempo. Isso se deve ao fato de que, após tal procedimento, é mais difícil para uma cultura de flores se recuperar e dar um crescimento ativo.
Se houver desejo de obter outra floração no final do verão ou no início do outono, é melhor fazer o ajuste após a primeira floração.
Os rebentos jovens podem ser cortados no final da primavera ou início do verão. Isso é necessário no caso de coleta para fins medicinais, para fazer chá ou apenas para coletar flores para um buquê.
Você pode estender o período de floração se cortar os galhos duas semanas após a abertura do botão. Se for necessário esperar que as sementes amadureçam, então o período de ajuste ideal é quando todos os botões estão secos.
Os arbustos envelhecidos formam um grande número de caules semilignificados na forma de ramos duros e resilientes. Mas na parte inferior, você pode ver o crescimento verde (folhas com brotos). Antes desse crescimento excessivo, galhos antigos podem ser erradicados. Não se esqueça que não é recomendável removê-los todos de uma vez: a remoção ocorre na proporção da folhagem que aparece.
Paralelamente à poda, o diâmetro ao redor da planta é limpo de detritos, ervas daninhas e matéria orgânica. O solo é solto e alimentado. Este será considerado um complexo completo para o rejuvenescimento e cura dos arbustos.
No sul da Federação Russa, a copa da árvore está sendo corrigida após a floração da primavera. No momento em que a floração principal acabou, mas há botões únicos, mas ainda não há frutos.
Possíveis erros
Ao cuidar de um arbusto tão chique, alguns produtores cometem erros. Vamos considerar os mais típicos.
- Negligenciando a poda. Se você não cuidar da planta por muito tempo, verá que as partes inferiores dos arbustos ficaram lenhosas e calvas. Posteriormente, pode-se observar tal quadro, como se o arbusto tivesse desabado completamente. Se a planta for assim, é improvável que a poda ajude. O primeiro procedimento deve ser realizado aos dois anos de idade, seguido de repetição duas vezes ao ano.Não tenha medo de podar os arbustos, pois a lavanda reage ativamente ao ajuste de galhos desnecessários. Em apenas algumas semanas, ela estará irreconhecível.
- Corte incorreto. É necessário seguir as regras gerais estabelecidas, as quais foram descritas acima. Só então o mato parecerá exuberante, saudável, bem cuidado, vai deliciar por muito tempo.
- O corte é feito com o que estiver ao alcance. Depois disso, um belo arbusto começa a enfraquecer e doer, atraindo pragas para si. A ferramenta deve ser afiada, limpa e projetada para esse fim.
- Não há necessidade de esperar pelas geadas de outono: o arbusto não ficará mais forte e morrerá.
- No primeiro ano, o mato é ajustado. Os brotos ainda são muito jovens, não totalmente formados, não precisam ser encurtados.
- Ajuste no início da primavera. Nesse sentido, as quedas de temperatura na primavera e as geadas são mais terríveis do que o clima estável no inverno. Não há necessidade de pressa, pois a planta acorda bem devagar.
- Muito foi cortado. Se sobrar menos de dois centímetros da massa, a recuperação será difícil. O comprimento recomendado é de 3-4 centímetros.
A beleza de uma planta depende de sua manutenção cuidadosa. Se você seguir todas as medidas para podar a alfazema, ela não congelará no inverno, não adoecerá e os arbustos serão volumosos e estéticos.
O comentário foi enviado com sucesso.