Onde plantar lavanda em sua casa de verão?
A lavanda é uma planta muito delicada e bonita que recentemente ganhou grande popularidade entre os jardineiros. A lavanda se sente melhor nos territórios do sul, mas muitos amantes de decorar seus sítios com flores tentam cultivá-la em condições mais difíceis. Mas, em qualquer caso, primeiro você precisa decidir onde plantar lavanda em sua casa de verão.
Como escolher uma área ensolarada?
É possível que absolutamente qualquer pessoa cultive lavanda em sua casa de verão, mas apenas esta planta deve ser plantada ao sol. A lavanda adora crescer em áreas abertas à luz. Lá ela se sente mais confortável, mais ativa e floresce por muito tempo, e não está sujeita a várias doenças.
Na natureza, a lavanda cresce sob o sol escaldante em solos esgotados de encostas rochosas. Portanto, no jardim, será certo criar exatamente essas condições para ela.
Escolha uma área ensolarada que não seja sombreada por outros objetos durante a maior parte do dia, pois o sol se move ao longo do dia. Se o local for acidentado e houver morros, é neles que a planta se sentirá confortável. O lado sul ou sudoeste é o ideal. É bom se houver pedras por perto. Não coloque mais de três arbustos em um metro quadrado. Ao mesmo tempo, você deve sempre tomar cuidado para que a lavanda não cresça demais com ervas daninhas, elas não só criarão uma aparência desleixada, mas também tirarão os nutrientes da lavanda. No entanto, ela não precisa de alimentação especial, além de proteção contra pragas.
Apenas uma vez na primavera, para sustentar a planta, pode-se alimentá-la com fertilizantes nitrogenados, e borrifar contra doenças e pragas para fins preventivos, quando todo o jardim é tratado.
A alfazema tolera facilmente a seca, por isso, mesmo em um local ensolarado, ela aguarda a precipitação. Mas nas condições de um verão muito seco, você pode regá-lo três vezes por temporada. Essa regra, é claro, não funciona quando os arbustos são plantados apenas no solo. Eles precisarão de regas mais frequentes enquanto criam raízes - uma vez por semana.
Em qualquer área, a alfazema deve ser colocada de forma que as águas subterrâneas não corram perto da superfície da terra. As raízes da alfazema nessas condições podem simplesmente apodrecer. Além disso, a planta precisa fornecer uma boa drenagem para que a umidade não fique estagnada no solo.
Como plantar em área sombreada?
É melhor, claro, não plantar alfazema à sombra, mas procurar um local de plantio no campo ou no jardim, onde o sol está presente pelo menos parte do dia. Sem ele, a planta não poderá existir e, muito provavelmente, morrerá. Além disso, você não deve esperar por uma floração longa, ou talvez não haja flores. Então, a lavanda se parecerá com um arbusto verde normal.
Por esse motivo, mesmo em uma área sombreada, você precisa procurar oportunidades para procurar pelo menos uma área relativamente ensolarada. Para fazer isso, você precisa seguir algumas regras:
-
não plante alfazema perto de cercas altas e grandes edifícios, que sempre fornecem sombra extensa;
-
evite plantar perto de árvores poderosas, será desconfortável para a lavanda existir em sua sombra;
-
não coloque em canteiros de flores onde haja muitas plantas que podem sombrear a alfazema e tirar a luz do sol.
Mas mesmo em um local onde há muitos edifícios, árvores e a sombra está constantemente presente, você pode encontrar uma saída.Para a alfazema, pode-se criar um morro artificial em forma de escorregador, e plantar arbustos ali, nas encostas pode-se colocar outras plantas para as quais a presença do sol não é tão importante.
Outra opção é construir um canteiro alto. Você pode construí-lo com pedras usando argamassa de cimento. Coloque drenagem no fundo, por exemplo, tijolos velhos quebrados e as mesmas pedras, depois coloque terra leve. Vai ser lindo, e a lavanda vai ficar bem nessas condições.
Outra opção é procurar variedades especiais que sejam mais resistentes ao sombreamento e melhor adaptadas a tais condições do que suas contrapartes amantes do sol. Estas incluem, por exemplo, as variedades "Lilac fog", "Voznesenskaya", "Narrow-leaved".
Ao plantar alfazema, você precisa decidir para que propósito a planta é colocada. Ele funcionará como um meio-fio ou será um pequeno campo de lavanda? É para se tornar uma decoração para um canteiro de flores comum, ou está prevista a criação de uma composição de pedras e diferentes variedades de lavanda.
Se o seu jardim não tiver áreas ensolaradas para lavanda, outro método pode ser usado. Por exemplo, cultive lavanda em vasos. Pode crescer em casa em peitoris de janela ensolarados, no verão pode ser levado para o jardim e ao mesmo tempo colocado em quaisquer áreas onde haja luz solar. Não vai precisar de muito espaço para isso, e o jardim ficará mais aconchegante e bonito graças a esta planta delicada e de cheiro delicado.
E no próprio jardim, você pode cultivar essas flores em vasos altos, o que também lhes permitirá receber a quantidade certa de luz.
Vizinhança com outras plantas
Ao plantar alfazema em certas áreas, é necessário levar em consideração as peculiaridades da própria alfazema e das plantas que estão planejadas para serem colocadas nas proximidades.
Por exemplo, não plante arbustos mais altos ao lado da alfazema. Eles vão tirar os raios de sol de que a lavanda tanto precisa.
Além disso, as plantações que amam a umidade também serão um fardo para a lavanda. Afinal, ela não precisa de muita rega. E manter os espécimes que precisam de água durante a seca também é errado. Portanto, tudo isso deve ser levado em consideração. Embora a própria lavanda seja um vizinho útil para muitas culturas.
Ela é perfeitamente capaz de proteger seus vizinhos de pragas, já que seu aroma não agrada a todos e afugenta visitantes desnecessários.
Se você planeja fazer uma composição geral, um slide alpino ou um canteiro de flores, vale a pena considerar que a lavanda fica bem com muitas plantas:
-
zimbros variedades diferentes (novamente, vale a pena escolher opções rastejantes que serão uma boa adição, mas não bloquearão a luz das flores com sua copa volumosa);
-
vários ervas, que incluem hortelã, tomilho, sálvia, mil-folhas (você obtém um canteiro de flores muito útil e ao mesmo tempo bonito);
-
lavanda fica muito bem com rosas, não se deve plantar muito perto, mas em geral a composição ficará impressionante (no caso das rosas, também é preciso levar em conta que as rosas adultas toleram bem a seca, mas existem variedades que gostam de umidade);
-
não vai interferir com flores e plantadas nas proximidades endro, tomilho, alecrim, manjericão, orégano;
-
boa coabitação é prometida e narcisos, lírios do vale, equinácea, dálias.
Mas, ao mesmo tempo, existem plantas cuja vizinhança não beneficiará nem a lavanda nem a si mesmas. Isso inclui árvores frutíferas e arbustos. Companheiros como ameixas, cerejas, amoras, framboesas, groselhas e groselhas são especialmente desfavoráveis.
Considerando todas essas nuances, não é tão difícil cultivar essas flores lindas e delicadas com um aroma delicado em seu site.
O comentário foi enviado com sucesso.