Como e como alimentar a alfazema?
A alfazema é uma planta perene que requer pouca manutenção. Mas para aumentar a decoratividade dessa flor, ela deve ser alimentada com fertilizantes de alta qualidade. Caso contrário, a planta ficará atrofiada e sua floração será pobre.
Quando é necessário?
Você precisa alimentar a lavanda que cresce no jardim várias vezes por temporada.
-
Na primavera. Nesta época do ano, as plantas são alimentadas com fertilizantes com alto teor de nitrogênio. É melhor usar produtos orgânicos nesta fase. Se você não quer perder tempo com fertilizantes, as flores podem ser cobertas com cobertura morta logo após o derretimento da neve. Para isso, costuma-se usar húmus ou composto. O produto é colocado no solo em uma camada densa. No futuro, durante a irrigação e após a chuva, os nutrientes entrarão no solo. Ao fazer a cobertura morta de uma parcela, é muito importante garantir que os produtos utilizados para esse fim não entrem em contato com o caule da planta. Você não deve colocar composto no solo ao lado da lavanda.
-
Verão. Após o início do verão, você deve esquecer os curativos que contêm nitrogênio. Neste momento, é recomendável prestar atenção aos fertilizantes universais. Eles geralmente são trazidos antes da floração. Isso ajuda a melhorar a aparência do jardim.
-
No outono. Quando a alfazema enfraquece, ela precisa ser preparada para o inverno. As perenes são alimentadas com produtos com alto teor de potássio e fósforo. Fertilizantes de nitrogênio também não são usados nesta fase. Isso pode reduzir a robustez das plantas no inverno. Após a fertilização, é recomendado isolar a alfazema. Isso deve ser feito mesmo em regiões onde os invernos não são muito frios. Caso contrário, a planta pode morrer de frio. Os arbustos são geralmente isolados com folhagem seca ou ramos de abeto.
-
Ao transplantar. Os arbustos de lavanda raramente são transplantados de um lugar para outro. Isso geralmente é feito se o solo no local estiver esgotado ou o arbusto crescer muito. Ao transplantar as plantas para os buracos, vale a pena adicionar um fertilizante complexo. Nesse caso, eles se enraízam mais rápido.
Muitas pessoas cultivam alfazema em vasos ou floreiras. As flores que crescem em ambientes fechados são alimentadas a cada 12-14 dias. Os fertilizantes são aplicados ao solo desde meados da primavera até o final do verão. As flores de interior, via de regra, são alimentadas com meios universais. Isso permite que sejam mantidos em boas condições. Após a fertilização, a lavanda deve ser regada com água morna. Isso vai fazer bem a ela.
Existem duas maneiras de alimentar a alfazema.
-
De acordo com a folha. O curativo foliar é sempre aplicado em dias nublados. Se isso não for possível, as plantas são tratadas de manhã cedo ou tarde da noite. É muito importante que os raios do sol não incidam sobre a folhagem. Este método de alimentação geralmente é escolhido se a planta precisa de uma recuperação rápida.
-
Na raiz. Recomenda-se combinar o tratamento de raízes com a rega de plantas. Nesse caso, os nutrientes chegarão às raízes mais rapidamente.
Esses métodos de cobertura podem ser combinados entre si.
O que pode ser contribuído?
Há uma grande variedade de fertilizantes que podem ser usados por quem deseja cultivar uma linda lavanda em sua região. Diferentes tipos de curativos possuem características próprias de uso.
Para o crescimento
Em primeiro lugar, você precisa decidir que tipo de alimento as flores precisam para um crescimento rápido.
-
Ureia. Este produto são cristais brancos sem qualquer odor. Eles se dissolvem perfeitamente na água.O produto não é tóxico e não prejudica a folhagem das plantas. O efeito do uso desta ferramenta será perceptível em dois dias. A principal desvantagem da ureia é que ela não se mistura bem com cal e cinzas. Além disso, uma overdose desse remédio pode prejudicar não apenas a alfazema, mas também as plantas que serão cultivadas em seu lugar no futuro. Mas se você aplicar o curativo de cobertura seguindo as instruções, não haverá problemas.
-
Humato de sódio. Na maioria das vezes, o produto é vendido na forma líquida. Não é tóxico e tem um bom efeito no crescimento e desenvolvimento da alfazema. Recomenda-se alimentar flores com tal fertilizante após o inverno. Uma solução fraca deste produto também pode ser usada para tratar as raízes de mudas jovens. Isso aumenta sua resistência às doenças mais comuns.
-
Cinza de madeira. Ao escolher o revestimento de cobertura natural, você deve prestar atenção à limpeza das cinzas de madeira. Este produto melhora a absorção de todos os nutrientes. Além disso, torna as plantas mais resistentes a temperaturas extremas e a várias doenças. O freixo não serve apenas como um tempero de alta qualidade, mas também como meio de proteção contra pragas. A única desvantagem da cinza é que ela é incompatível com outros fertilizantes. Na maioria das vezes, as cinzas são introduzidas na forma de uma solução. Mas se não houver tempo para insistir no produto, ele pode ser espalhado seco no chão. Isso pode ser feito a qualquer hora do dia.
-
Casca de ovo. Outro produto muito usado para alimentar alfazema caseira são as cascas de ovo. Você pode coletar a quantidade certa de produtos muito rapidamente. As cascas de ovo precisam ser secas e picadas. Em seguida, é introduzido no solo. É especialmente conveniente alimentar a alfazema dessa maneira, que cresce em solo muito ácido.
Alimentar as plantas com medicamentos que estimulem o crescimento da alfazema deve ser feito com cuidado. Se muitos fertilizantes forem usados, a planta crescerá rapidamente. Portanto, não florescerá tão ativamente no futuro.
Para floração
A cobertura para flores exuberantes é geralmente aplicada ao solo na primavera. Nesse momento, a planta precisa de produtos que contenham potássio e fósforo. O primeiro elemento contribui para a rápida formação de botões. O segundo aumenta a imunidade das plantas.
Durante este período, a alfazema é alimentada com os seguintes alimentos.
-
Nitrofoska. Esta ferramenta é familiar para a maioria dos jardineiros e jardineiros. Ele contém, nas quantidades certas, todos os elementos de que as plantas precisam para ganhar massa verde e crescer. O produto químico melhora rapidamente a qualidade do solo. Dissolve-se bem na água. O produto não é perigoso para as pessoas. Para alimentação da lavanda, recomenda-se a compra de um produto produzido na forma de sulfato. O mesmo vale para outras cores.
-
Superfosfato. Este produto está disponível na forma de grânulos ou pó. A primeira opção é mais barata, mas a segunda é mais eficiente. O produto não só estimula o florescimento da lavanda, como também retarda o envelhecimento. As plantas absorvem muito rapidamente.
-
Fertika. Este fertilizante versátil se dissolve facilmente na água. Ele satura o solo com muitos nutrientes. Após a aplicação do top dress, o período de floração da lavanda aumenta. Além disso, sua folhagem fica mais vibrante. Este produto é bom porque pode ser usado para alimentar não só flores, mas também outras plantas ou arbustos. Essa droga é armazenada por um longo tempo. Mas ele também tem seu ponto negativo - o agente é bastante tóxico. Portanto, no processo de usá-lo, devem ser tomadas precauções. É muito importante proteger a pele e as vias respiratórias.
-
Agricola. Uma preparação moderna é usada para alimentar flores de interior e plantas cultivadas em campo aberto. Pode ser aplicado tanto na raiz quanto na folha. Deve ser lembrado que este revestimento de cobertura contém muito nitrogênio.Portanto, desde a segunda metade do verão, a lavanda não é mais alimentada com esse remédio.
-
Rossa. Esta é outra preparação versátil que pode ser usada para alimentar lavanda aromática. O produto é dissolvido em água morna e adicionado ao solo de acordo com as instruções. Tanto as plantas adultas quanto as mudas podem ser processadas com essa ferramenta.
Combinando com competência esses produtos, você pode obter floração de lavanda longa e abundante em qualquer área.
As consequências da alimentação inadequada e sua ausência
Muitos produtores se recusam a fertilizar o solo. Mas nem todo mundo sabe a que isso pode levar. Via de regra, a falta de alimentação leva às seguintes consequências.
-
Desenvolvimento atrasado. A alfazema desenvolve-se lentamente, sem cobertura. Portanto, mesmo arbustos naturalmente grandes podem ser fracos e frágeis. Essas flores muitas vezes obstruem outras plantas.
-
Falta de cores. Os arbustos plantados em um local com solo pobre muitas vezes não florescem. E se isso acontecer, os botões são pequenos e caem rapidamente.
-
Cor pálida das folhas. A folhagem das plantas enfraquecidas é geralmente de cor clara. Isso também prejudica a aparência das flores adultas. Normalmente, a falta de nitrogênio afeta a cor e o tamanho da folhagem.
-
Imunidade insuficiente. Se a alfazema não for alimentada, não será resistente a ataques de doenças e pragas. Portanto, as plantas costumam ficar doentes.
-
Fraca resistência às mudanças de temperatura. Se houver falta de nutrientes na alfazema, podem ocorrer queimaduras na folhagem. Além disso, será muito mais difícil para a planta se adaptar ao frio do inverno.
Em geral, sem todo o curativo necessário, a lavanda não ficará tão bonita quanto o esperado e sua "vida" será bastante curta. Portanto, você não deve ignorar o processo de aplicação de cobertura no solo.
O comentário foi enviado com sucesso.