Cinquefoil nepalês: descrição, plantio e cuidados
O despretensioso e resistente à geada Potentilla nepalesa é freqüentemente encontrado em jardins em toda a Rússia. A cor deslumbrante das flores e o tamanho compacto do arbusto permitem decorar qualquer composição paisagística.
Peculiaridades
Cinquefoil nepalês é um membro da família rosa. Na natureza, ela vive no Nepal e no Himalaia Ocidental, o que explica a grande despretensão dessa cultura. A planta é uma planta herbácea perene. A altura do arbusto varia de 30 a 50 centímetros, máximo de 60. As hastes retas e ramificadas são coloridas de vermelho vivo. Sobre eles estão placas folhosas de quinze centímetros, lembrando em sua forma as patas de um animal ou folhas de morangos.
A sombra das folhas depende diretamente da qualidade da mistura de solo em que vive o Potentilla. Assim, varia do verde claro ao roxo profundo coberto de veias pretas. As flores têm três centímetros de diâmetro e variam em cor de rosa claro a uma mistura de vermelho e laranja. Os próprios botões florescem no topo do arbusto do início ao fim da temporada de verão. Cada um tem cinco pétalas e cresce individualmente.
Uma das vantagens da Potentilla nepalesa é a sua resistência ao gelo, pois a planta, via de regra, tolera as geadas de inverno sem nenhuma proteção adicional.
Variedades populares
Uma vez que a Potentilla nepalesa foi usada na horticultura desde o início do século 19, algumas variedades híbridas já foram cultivadas. As principais diferenças entre as variedades individuais não estão no processo de preparação, mas na aparência (cor dos botões) e na época em que o arbusto floresce.
Senhorita wilmont é considerada uma das variedades mais populares de Potentilla do Nepal. Lindas flores são pintadas na cor profunda de cereja madura. No meio de cada um há uma redondeza escurecida. Esta variedade agrada os jardineiros com botões abertos muito mais e mais abundantemente do que outras. Requer muita manutenção e pode suportar facilmente as temperaturas do inverno.
Variedade "Lenda" tem um centro escurecido e pétalas rosa, cuja tonalidade se torna mais escura com o tempo. Tal como outros representantes da Potentilla do Nepal, esta variedade é cultivada de forma muito simples. Variedade Fire Flame especialmente apreciado por sua cor incomum. O centro do botão aberto é colorido com uma mistura de carmesim e vermelho, enquanto as pétalas têm um tom delicado que é uma mistura de baunilha e rosa. Esta variedade floresce em julho e continua a florescer quase até setembro. A altura do arbusto é de apenas 40 centímetros.
Variedade Ron Mc Bis tem um centro parecido com uma estrela e uma coloração que lembra Senhorita wilmont... Em altura, o arbusto atinge apenas 30 centímetros, e a longa floração vai de maio a setembro. Flores da variedade "Tapete de flores" pintado em cor coral exótica. A floração vai da segunda quinzena de junho a meados de setembro. Esta variedade prospera em qualquer solo, mas requer iluminação de alta qualidade. Variedade floris é semelhante, mas tem um centro laranja brilhante.
A altura desse arbusto chega a 50 centímetros.
Como plantar?
É possível plantar Potentilla nepalesa em campo aberto durante o período de maio a setembro, ou seja, em qualquer estação quente. Você pode transplantar o arbusto na primavera ou no outono, quando a planta está murcha. O plantio é melhor feito em uma área ensolarada. É importante não esquecer a necessidade de drenagem, principalmente se o local for caracterizado por água estagnada. Se houver essa oportunidade, você deve plantar a Potentilla nepalesa ao lado de clematis.
As fossas são cavadas de tal forma que uma lacuna de 20-30 centímetros entre elas. Além disso, eles são necessariamente irrigados. O buraco deve ter pelo menos 60 centímetros de profundidade, e o fundo deve ser coberto com uma camada de pedaços de tijolo, cascalho ou areia retirada do rio. Um segundo sulco é preenchido com uma mistura de solo coletada de terra folhosa, areia e húmus, tomada na proporção de 2: 1: 2. A muda é posicionada de forma que o colo fique acima da superfície. Tudo está coberto de terra e deve ser regado.
Como cuidar bem dele?
Cuidar da Potentilla nepalesa não é particularmente trabalhoso. Em climas quentes, a irrigação é necessária algumas vezes por semana e o conteúdo de um balde de dez litros é consumido por metro quadrado. Se o verão for chuvoso e nublado, então a quantidade de água e a frequência da irrigação devem ser reduzidas, com foco nas condições do solo - por exemplo, irrigar uma vez a cada duas semanas.
É importante lembrar que o excesso de umidade atrapalha o cultivo da lavoura, contribuindo para a deterioração do sistema radicular... Além disso, apenas líquido aquecido deve ser usado. Ao longo da estação de cultivo, seria bom aplicar fertilizantes orgânicos, assim como cinzas.
Via de regra, isso é feito imediatamente após o derretimento da neve, no momento do aparecimento dos primeiros botões e também no final da floração.
Para evitar procedimentos de afrouxamento e remoção de ervas daninhas, você pode usar cobertura morta do solo com feno, palha ou serragem. O uso de cobertura morta é incentivado ao longo da temporada. A poda moldada não é necessária - é o suficiente para remover as partes secas, doentes ou murchas da Potentilla. Se você se livrar das flores que completaram a floração em tempo hábil, então será possível estender todo o período de presença dos botões abertos.
No inverno, o abrigo é necessário apenas quando a temperatura cai para -25 graus, e durante os pulos de temperatura, sobe para zero e ainda mais alto. Em princípio, será suficiente formar uma boa camada de cobertura morta ou usar ramos de abeto conífero.
Métodos de reprodução
A Potentilla nepalesa é propagada de todas as maneiras comuns. Se as sementes forem selecionadas para esse propósito, elas serão plantadas quase a qualquer momento. Como a semeadura na maioria dos casos é feita em casa, fornecer à planta a quantidade de luz necessária será uma tarefa simples. Em princípio, os jardineiros experientes são capazes de plantar imediatamente as sementes em terreno aberto - com os devidos cuidados, elas germinarão rapidamente. A divisão do mato é adequada para o Potentilla que mora no mesmo local há pelo menos 4 anos.
No final da primavera ou no início do outono, você precisa desenterrar o arbusto e dividi-lo em várias partes usando uma ferramenta afiada. É importante que cada um tenha pelo menos um pequeno número de raízes e rins. Além disso, antes de desembarcar, você deve usar um estimulante. O plantio das parcelas é feito imediatamente, e a distância entre os plantios individuais varia de 25 a 40 centímetros.
Muitas vezes, a estratificação também é usada para criar Potentilla nepalesa.
Este procedimento é realizado em julho ou agosto. O rebento usado deve ser forte e saudável e crescer perto do solo. Depois de fazer uma pequena incisão com uma ferramenta processada, é necessário inclinar o broto até o solo e borrifar a ferida com solo para uma fixação confiável.Perto do outono, as raízes já devem eclodir e um arbusto separado é transplantado para solo fértil. No entanto, a maioria dos jardineiros ainda prefere mudas.
O material de plantio pode ser coletado durante todo o verão, mas você só precisa escolher os brotos do ano anterior e os já maduros. O comprimento de uma haste é de 9 a 10 centímetros. Todas as folhas inferiores terão de ser arrancadas, não sendo proibido deixar algumas das superiores. O fundo da estaca é tratado com um estimulante, após o qual é colocado em uma terra solta e leve. As estacas podem ser plantadas em recipientes separados ou imediatamente no solo de uma área sombreada. Uma estufa é formada em cima de garrafas de polietileno ou plástico. Umedecendo regularmente o solo e removendo os botões emergentes, será possível transplantar a Potentilla nepalesa para um habitat permanente em breve.
Doenças e pragas
O cinquefoil nepalês raramente sofre de doenças ou exposição a insetos. Com umidade excessiva, a cultura fica infectada com doenças fúngicas comuns, por exemplo, ferrugem ou oídio. Nos mesmos casos, as folhas são cobertas por manchas marrons. Bordéus líquido ou qualquer fungicida adequado ajudará a lidar com o fungo. Dos insetos, as conchas mais frequentemente se manifestam, com as quais qualquer inseticida pode lidar facilmente. Sua presença pode ser detectada pelo estado das folhas e botões - as pragas se alimentam deles.
Uso em paisagismo
No jardim, a Potentilla nepalesa ficará muito bonita mesmo sozinha, pois a cor rica torna a planta um destaque brilhante em qualquer espaço. Uma composição de vários arbustos de Potentilla de diferentes variedades, que se combinam harmoniosamente entre si, terá um aspecto interessante e belo. Além disso, a cultura muitas vezes se torna parte de jardins de pedras ou colinas alpinas.
Vários exemplares de Potentilla, plantados em fila, formam meios-fios ou cercas originais em torno do perímetro de canteiros de flores ou ao longo de caminhos.
Desejando combinar cinquefoil com outras plantas, deve-se dar preferência a plantas perenes de baixo crescimento e cores calmas, por exemplo, sinos ou Verônica. Esta planta combina bem com centáureas ou tremoços.
Para informações sobre o tipo de Neapali Potentilla, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.