Cinquefoil: descrição e variedades, plantio e cuidados
Cinquefoil é usado ativamente hoje em dia no projeto de paisagismo para casas de verão e áreas urbanas. Parece bonito, não é exigente para cuidar e vai bem com muitas plantas de jardim. Neste artigo, você aprenderá tudo sobre Potentilla: sua descrição, variedades populares, bem como os meandros de plantar e cuidar desta planta incomum.
Descrição
Cinquefoil é uma das variedades de plantas herbáceas da família Rose. Na maioria das vezes, pode ser encontrado no hemisfério norte em áreas com clima temperado.
Até o momento, mais de 300 variedades de Potentilla são conhecidas, mas cerca de 60-70 espécies e variedades são ativamente usadas na jardinagem. Graças a vários estudos de seleção, os jardineiros conseguiram inventar versões anuais e perenes do Potentilla.
Deve ser dito que pelo menos 150 variedades de Potentilla estão crescendo no território da Rússia hoje.
A aparência dessas plantas varia muito, dependendo da variedade em particular.
- Os caules são retos ou rastejantes com nós característicos nos caules que, quando em contato próximo com o solo, formam um sistema radicular.
- A forma das folhas, dependendo da variedade e do tipo de planta, pode ser trifoliata, pinada ou em forma de dedo. Além disso, muitas vezes podem ser encontradas estípulas na Potentilla.
- A tonalidade das inflorescências da Potentilla clássica é amarelo-limão, mas existem variedades com inflorescências rosa, branca, vermelha e laranja.
- As flores são geralmente dispostas individualmente ao longo do arbusto Potentilla, no entanto, elas podem formar inflorescências completas de 5-6 flores. O número de flores por 1 arbusto de Potentilla varia dependendo da idade e da variedade da planta - de 10 a 80 ou mais flores. A forma das flores é redonda ou em forma de pires.
- O período de floração dessas plantas, dependendo da variedade, vai de maio a agosto, por 55-60 dias. No primeiro ano após o plantio em um novo local, a Potentilla geralmente não floresce.
- A altura da Potentilla varia muito dependendo de seu tipo. Portanto, existem variedades com altura máxima de 25 a 90 cm, em relação à estrutura da copa, a Potentilla pode ser espalhada ou crescer reto em altura.
Tipos e variedades
Como já foi mencionado, hoje são conhecidas mais de 300 variedades de uma planta como Potentilla. Neste parágrafo, os nomes e breves descrições dos mais marcantes deles serão considerados.
Branco
Este cinquefoil é uma planta perene de baixo crescimento com uma pequena altura (até 25 cm). Sua característica são as grandes flores brancas de até 2,5 cm de diâmetro. Esse cinquefoil floresce de maio a agosto e é capaz de suportar até geadas severas de até -30 graus Celsius.
"Pé de ganso"
Este cinquefoil também pertence a plantas de baixo crescimento (até 20 cm de altura). Uma diferença característica são as folhas amarelas brilhantes e a estrutura rasteira dos caules, graças às quais este cinquefoil pode crescer até 2 metros de diâmetro. O período de floração é semelhante ao da espécie branca, a resistência à geada é igualmente alta.
Sangue vermelho
A pátria desta variedade incomum de Potentilla é o Himalaia. Lá, essa planta com folhas vermelho-sangue pode crescer até 90 cm de altura. As flores da planta diferem em diâmetro até 3 cm.
O formato das folhas da planta é obovado com dentículos característicos nas bordas (pode se assemelhar a folhas de morango).
Frondoso
Uma característica desta espécie é viver a uma altitude de vários milhares de metros em um ambiente natural. São plantas perenes com altura de até 30 cm e diâmetro médio das flores de 1,5 a 2 cm. As flores rosa pálido desta variedade raramente formam inflorescências maciças e estão uniformemente distribuídas por toda a planta.
Arbusto
Uma variedade popular no território da Rússia moderna. Difere em grandes flores amarelas em inflorescências maciças, bem como na altura de até 1,2 metros. Ao contrário de outras variedades, esta floresce de julho a outubro. Esta planta também tem um segundo nome - chá Kuril.
Hoje, muitos jardineiros estão mais inclinados a plantar misturas de diferentes variedades de Potentilla do que a plantar qualquer espécie específica. Isso permite que você atualize o projeto paisagístico com vários tons de uma vez. A mistura de sementes mais popular para esse plantio é "Summer Motive".
Plantar e sair
Apesar de Potentilla se referir a plantas exigentes em termos de plantio e cuidados posteriores, você ainda deve prestar atenção a alguns pontos durante esses processos.
Levamos em consideração o clima e escolhemos um lugar
Quase todas as variedades de Potentilla de jardim são muito tolerantes até mesmo nas condições climáticas mais agressivas e, portanto, podem ser plantadas mesmo nas regiões do norte do país.
A nuance principal aqui é que o momento do plantio das sementes de uma planta ou do corte das mudas muda ligeiramente para a estação mais quente.
Cinquefoil não é uma planta exigente quando se trata de escolher um terreno para o plantio. Pode criar raízes bem em qualquer tipo de solo, mas acima de tudo adora solos neutros, ligeiramente ácidos e férteis. Um papel importante é desempenhado pela permeabilidade ao ar e à água do solo - eles também podem afetar o florescimento da planta.
Conselhos de escolha de local.
- Para o plantio, você deve escolher locais abertos em uma área plana. Evite plantar uma planta em uma várzea - neste caso, a umidade irá se acumular constantemente nas raízes da planta.
- O local ideal para o plantio da Potentilla deve ser iluminado pelo sol pela manhã e à tarde, e à sombra ao meio-dia e até as 16h.
- Não plante Potentilla em áreas com acesso a ventos frios. Ele pode quebrar os galhos de uma planta ou provocar doenças. A melhor opção para o plantio seria um local protegido pelo menos de um lado por uma cerca, casa ou outras plantas.
- Essa planta não deve ser plantada perto de árvores e arbustos maduros. Neste caso, Potentilla receberá menos luz solar, umidade e vitaminas do solo.
Como plantar?
O processo de plantio de um jovem arbusto Potentilla não deve causar dificuldades mesmo para jardineiros novatos.
- Cave pequenos buracos de 40 por 40 cm no solo, profundidade - 60. Lembre-se de que eles devem estar a pelo menos 30 cm de distância um do outro, independentemente do tipo de Potentilla.
- Coloque uma camada de drenagem no fundo do poço para dissipar a umidade. Pode consistir em brita, cascalho ou seixos. A camada deve ter pelo menos 7-10 cm.
- Prepare o solo para o plantio de Potentilla. Para criar um solo nutritivo e rico, você precisa criar uma mistura de areia (1 parte), terra folhosa (2 partes), húmus (2 partes) e qualquer fertilizante mineral (cerca de 150 gramas, dependendo da idade da planta) .
- Divida a mistura resultante em dois. Coloque o primeiro em cima da camada de drenagem. Em seguida, coloque a própria planta no buraco, certificando-se de que suas raízes cresçam em direções diferentes e não repousem em solo duro.
- Cubra a planta com o solo restante, de modo que o colo da raiz se projete ligeiramente acima do solo.
- Regue a planta abundantemente e adicione uma camada de cobertura morta para reter a umidade nas raízes. No seu papel, podem ser usados palha, turfa, casca de pinheiro ou agulhas.
Rega
Cinquefoil pode ficar sem umidade por um longo tempo e, portanto, esta planta não deve ser regada mais do que 2 vezes por mês.
Dependendo da idade e da variedade da planta, 1 arbusto de Potentilla não deve ultrapassar 10 litros de água.
Um ponto importante - em nenhum caso o solo deve secar completamente. É por isso durante o plantio dessas plantas, é usada cobertura morta, que retém a umidade perto das raízes da planta. Nas estações quentes e secas, o número de regas pode ser aumentado, enquanto durante o procedimento em si, o solo próximo às raízes da planta deve ser cuidadosamente afrouxado. Isso evitará rachaduras e permitirá que a água alcance as raízes da Potentilla mais rapidamente.
Top curativo
Qualquer planta de jardim para o pleno crescimento e desenvolvimento das inflorescências precisa de alimentação regular. No caso da Potentilla, o solo não deve ser fertilizado mais do que uma vez por ano no início da primavera - mesmo antes de os botões se formarem.
Um balde de 10 litros deve passar cerca de 30 gramas de cobertura. Potássio e fosfato geralmente fazem parte do fertilizante para Potentilla.
Não será supérfluo alimentar rebentos de cinquefoil de jardim, apenas plantados em local permanente. Isso permitirá que adoeçam mais rapidamente e estimulará o crescimento do sistema radicular.
Poda
A poda da Potentilla pode ser realizada por 3 razões, dependendo da variedade e do tipo de planta.
- Bem estar. A poda é realizada no máximo uma vez a cada 2-3 anos para diluir a copa e melhorar a ventilação dentro da planta.
- Decorativo. Nesse caso, os jardineiros removem certos ramos ou brotos para dar à planta uma certa forma.
- Preventivo. É necessário para remover ramos doentes e secos.
No primeiro caso a poda é melhor feita no outono e remova cerca de 1/3 de todo o comprimento do broto... A poda decorativa pode ser realizada em qualquer momento conveniente, no entanto, geralmente o verão é escolhido para isso e os brotos fortes e crescentes são removidos para aumentar o volume da copa.
A poda preventiva é realizada a cada primavera, após a hibernação da planta.
Como isso acontece no inverno?
Deve-se dizer que a maioria das variedades e variedades de Potentilla, incluindo espécies arbustivas, toleram o frio do inverno quase sem dor. Apenas os brotos jovens dessas plantas precisam de abrigo para o inverno, enquanto os adultos são capazes de tolerar até mesmo temperaturas extremamente baixas. Isso torna a Potentilla uma planta ideal para o plantio em qualquer região da Rússia - tanto na região de Moscou, quanto na Sibéria ou no Cáucaso.
Doenças e pragas
Felizmente, Potentilla é uma planta de jardim com saúde quase perfeita e resistência a muitas doenças. Mesmo os insetos nocivos preferem contornar este arbusto.
As doenças mais comuns que podem afetar uma cultura.
- Ferrugem. O flagelo de quase todas as plantas de jardim se expressa na formação de manchas marrons ou marrons características nas folhas. As manchas podem inicialmente cobrir zonas locais, porém, sem tratamento adequado, elas se transferem para todas as folhas, e a planta fica completamente amarela.
- Oídio. Esta doença fúngica é expressa na formação de manchas brancas características nas folhas ou rebentos da planta. Neste caso, o cinquefoil é coberto com uma fina camada de gelo.
- Scoop. Este inseto, assim como suas lagartas, literalmente come folhas e inflorescências de plantas de jardim. Isso leva a uma secagem gradual do arbusto e perda de sua aparência.
Se uma variedade anual de Potentilla foi infectada, jardineiros experientes aconselham não fazer nenhum esforço para tratá-la. No mesmo outono, a planta deve ser retirada. Se uma variedade perene de Potentilla foi infectada, primeiro as áreas infectadas da planta são removidas e, em seguida, o tratamento com fungicidas padrão é realizado. Eles podem ser uma mistura de Bordeaux ou
No combate às pragas, são utilizados inseticidas ("Fufanon", "Decis", "Fitoverm"). Nesse caso, a remoção dos ramos afetados é opcional.
Transferir
Infelizmente, quase todas as variedades de Potentilla são ruins para o transplante para um novo lugar.Essas plantas estão sob tremendo estresse e, na maioria dos casos, morrem. Se mesmo assim for necessário um transplante, o jardineiro deve desenterrar cuidadosamente a planta junto com um pedaço de terra nativa, transplantá-la cuidadosamente para um novo buraco e fornecer suplementos vitamínicos e rega regulares.
É melhor transplantar apenas plantas jovens ou arbustos formados como resultado da reprodução por estratificação ou divisão do arbusto.
Possíveis problemas
Se você trata regularmente seu Potentilla contra pragas ou doenças fúngicas, mas a planta ainda não floresce ou apenas seca, pode haver vários motivos.
Top curativo
Este é um dos problemas mais urgentes para os jardineiros que cultivam plantas em solos inférteis. A falta de vitaminas no solo pode levar a consequências como diminuição do número de botões, crescimento lento dos brotos das plantas e enfraquecimento do sistema radicular.
luz solar
Muitos jardineiros estão convencidos de que, se uma planta for declarada amante da luz (como a Potentilla), ela se sentirá bem o dia todo sob o sol escaldante.
Sim, a Potentilla realmente adora o calor do sol, mas apenas em quantidades limitadas pela manhã ou à noite.
Variedade
Cada tipo de Potentilla precisa de cuidados individuais e de um suplemento vitamínico equilibrado. Se o jardineiro se enganou ao determinar a variedade de sua planta, o cuidado inadequado dela pode causar ressecamento, apodrecimento ou morte de raízes e folhas.
Métodos de reprodução
Até o momento, apenas 2 métodos de reprodução de Potentilla são usados: semente e vegetativo (desvio, cortes, divisão do mato). Cada um deles é usado para a reprodução de uma certa variedade de Potentilla e requer diferentes esforços e custos de tempo do jardineiro.
Sementes
Nesse caso, o jardineiro tem 2 opções - ele pode plantar sementes diretamente no solo, onde elas crescerão constantemente, ou plantar mudas fortes e saudáveis a partir de sementes para seu posterior plantio no local.
Para plantar sementes diretamente no solo, é aconselhável escolher meados ou início do outono. Durante o inverno, as sementes passam por um processo natural de estratificação. Nesse caso, os brotos das plantas aparecerão nos primeiros dias quentes da primavera, quando a neve derreteu completamente.
Este método é considerado o mais fácil, porém, durante o período de inverno, muitas das sementes da planta podem apodrecer ou congelar no solo.
Se você decidir cultivar mudas de Potentilla em casa, as recomendações a seguir devem ajudá-lo.
- As sementes são melhor semeadas em fevereiro. Ao preparar a mistura de solo para o plantio, não é necessário o uso de fertilizantes especiais. Cinquefoil é muito fiel até mesmo a solos que não são ricos em vitaminas, então um substrato comum para plantas de interior é adequado aqui.
- Depois de escolher um recipiente adequado (plástico ou madeira), forre o fundo com uma fina camada de drenagem para remover a umidade. Pedra triturada ou argila expandida é usada como drenagem.
- Coloque o substrato em uma camada uniforme em um recipiente e faça várias ranhuras longitudinais no solo. Em seguida, regue e, após a água ter sido absorvida, semeie as sementes nas ranhuras.
- Para criar um microclima favorável a partir de cima, o recipiente deve ser coberto com um saco plástico ou filme plástico que permita a passagem da luz.
- Certifique-se de que na sala onde está localizado o recipiente com as mudas, a temperatura seja sempre mantida em 15-18 graus.
- Espere até que os brotos tenham 2 folhas cheias e depois colha. Na maioria das vezes, os jardineiros usam copos de plástico ou potes de turfa para isso.
- No final da primavera ou início do verão, as mudas devem ser plantadas em local permanente e bem regadas. No início do inverno, as plantas jovens se abrigam, mesmo que a variedade Potentilla seja conhecida por sua resistência à geada.
Vegetativamente
Cada uma das opções de propagação vegetativa implica um determinado tempo para o plantio.Por exemplo, se se trata de uma divisão do arbusto Potentilla, é aconselhável realizá-la no início da primavera ou no outono. A colheita de mudas fortes e saudáveis é melhor nos primeiros meses de verão, o mesmo vale para a retirada.
Dividindo o mato
Este procedimento só pode ser realizado com cinquefoil arbustivo com mais de 4 anos. A planta deve ser cuidadosamente desenterrada e as raízes bem enxaguadas. Usando uma faca afiada de jardim, você deve dividir o arbusto em vários ramos maduros com raízes, enquanto cada um deles deve ter pelo menos 3 botões. Para que os novos arbustos lidem melhor com o plantio e criem raízes rapidamente em um novo local, suas raízes devem ser tratadas com um estimulador de formação de raízes. Os arbustos devem ser plantados a uma distância de pelo menos 30 cm uns dos outros.
Estacas
Para este método, apenas ramos verdes e fortes de Potentilla do topo do caule (e pelo menos 10 cm de comprimento) são adequados. Todas as inflorescências da estaca devem ser removidas - elas requerem muita energia e umidade para formar raízes. As mudas podem ser plantadas em recipientes separados de perlita, ou plantadas em uma área aberta e cobertas com potes ou garrafas. Pode levar de 1 a 2 meses para formar raízes maduras - durante esse tempo, o jardineiro deve borrifar regularmente a planta e cortar os botões em flor.
Para o período de inverno, as estacas devem ser cobertas se você as plantou em terreno aberto.
Desvio
Para este método, você precisará de um galho forte e saudável de um arbusto já maduro. Faça uma pequena incisão no galho, depois abaixe-o até o solo, reforce com um grampo de cabelo e polvilhe o corte com terra... Nesse caso, as primeiras raízes devem ser formadas até o final deste verão. As estacas devem ser separadas da planta-mãe no início até meados do outono e, em seguida, transplantadas para outro local.
Uso em paisagismo
Hoje, o Potentilla é usado ativamente no projeto de paisagismo, tanto em áreas urbanas quanto privadas. As pessoas apreciam esta planta pelo seu cuidado despretensioso, inflorescências ricas e brilhantes, bem como pela tolerância a quaisquer condições climatéricas.
Variantes do uso de Potentilla no projeto de uma casa de verão, jardim ou horta.
- Como uma cerca viva. Neste caso, esta planta é usada para destacar os limites de um determinado objeto decorativo. Na maioria das vezes, caminhos de jardim, gazebos ou meios-fios atuam como seu papel. Lembre-se de que essas plantas crescem bastante, por isso devem ser plantadas a alguma distância do caminho.
- Perto do jardim de pedras. Os escorregadores alpinos são uma decoração popular em territórios privados hoje. Normalmente, as coníferas são usadas para encher tais objetos de plantas. O cinquefoil, por outro lado, é capaz de criar um contraste agradável contra o fundo de tais plantas e pedras decorativas.
- Suplemento ao jardim de flores. Cinquefoil vai bem com quase todas as plantas de jardim. Em alguns casos, especialmente se o local for decorado com coníferas, o Potentilla pode refrescar o jardim de flores, tornando-se o centro de composição de todo o canteiro.
- Junto a um lago decorativo. Em seu ambiente natural, o cinquefoil florestal prefere crescer perto de corpos d'água. Este local fornece à planta a umidade necessária durante as estações secas. A mesma técnica pode ser usada em áreas privadas.
Para obter mais informações sobre o Potentilla, consulte abaixo.
Excelente artigo, tudo claro, compreensível, sem “água”. Obrigado.
Amo assistir e ouvir o apresentador do "Euro-Plant". Tudo está claro e direto ao ponto. Bem feito!
O comentário foi enviado com sucesso.