Como propagar Potentilla?

Contente
  1. Tempo ideal
  2. Regras de corte
  3. Sementes de plantio
  4. Como propagar por camadas?
  5. Dividindo o mato
  6. Filhos reprodutores
  7. Mais cuidados

O chá Cinquefoil ou Kuril é uma planta perene que pode ser propagada de várias maneiras: com a ajuda de camadas, sementes, estacas e divisão de rizomas. Cada opção oferece a capacidade de produzir bebês com as mesmas características da planta-mãe. Mas deve ser entendido que cada método tem seu próprio tempo e características distintas. Abordaremos isso com mais detalhes em nosso artigo.

Tempo ideal

Vamos dar uma olhada mais de perto nos recursos e o momento dos principais métodos de reprodução da Potentilla.

  • Divisão de rizoma É um dos métodos de criação mais populares para o chá Kuril. As partes são separadas do sistema radicular da planta-mãe para posterior plantio. As partes cortadas devem ser plantadas mais rapidamente no solo. Os especialistas recomendam usar esse método na primavera, de maneira ideal a partir da segunda quinzena de abril até o início de maio. Mas é permitido usar este método no outono - em setembro.
  • Propagação por estacas - Este é um método difícil que requer certos conhecimentos e habilidades, porém não pode ser chamado de eficaz. A sua essência reside no facto de os rebentos verdes da planta serem cortados em estacas, devendo todos ter um tamanho específico. Eles são plantados em um recipiente especialmente preparado com solo, então eles criam uma espécie de estufa e aguardam a formação de raízes.

Deve ser entendido que este método leva muito tempo, mas não pode se orgulhar de um bom resultado. Idealmente gasto no verão.

  • Usando camadas, você também pode propagar Potentilla. São feitos cortes nas camadas e, em seguida, borrifadas com terra. Com o tempo, as raízes se formam nas camadas. Mas os bebês só podem ser transplantados depois de um ano. É costume produzir este método do final de julho ao início de agosto.
  • Usando sementes Você pode propagar o chá Kuril de forma rápida e fácil. Claro, as sementes da planta são colhidas após a floração no outono. Eles não devem ser apenas recolhidos, mas também limpos, secos e colocados em sacos de papel para armazenamento. E na primavera, as sementes podem ser usadas para a semeadura.

Regras de corte

Muitas vezes, a reprodução do cinquefoil branco é feita por meio de estacas. Claro, você deve entender que isso leva muito tempo, então seja paciente. Antes de plantar mudas no solo, elas devem ser inicialmente preparadas e enraizadas. Somente a criação de condições adequadas de cuidado e conforto permitirá que as mudas formem raízes.

A melhor época para propagar o arbusto Potentilla usando estacas é julho e agosto.

Normalmente, a meio do verão, os rebentos da planta são caracterizados pela elasticidade, amadurecem perfeitamente. Certifique-se de levar em consideração a hora do dia e as condições climáticas durante a colheita das mudas. Se o tempo estiver ensolarado e quente, vale a pena cortar os brotos da mata-mãe no início da manhã, antes mesmo do nascer do sol. Se os dias estiverem nublados, a enxertia pode ser feita a qualquer hora do dia.

Vale a pena ter muito cuidado para que as mudas de Potentilla não sequem e murchem. Todo o trabalho preparatório deve ser feito e somente depois deles proceder ao corte dos brotos verdes. Devem ser imediatamente tratados com cuidado com agentes especiais para estimular o crescimento e desinfetar. Depois disso, eles são imersos em um recipiente com terra.É muito importante que o intervalo de tempo entre o corte dos brotos e o plantio no solo não ultrapasse 48 horas.

Portanto, antes de cortar as mudas, deve-se selecionar corretamente os brotos da planta mãe, então o processo de corte será o mais eficaz possível. É importante notar que as estacas devem ter o mesmo tamanho e aparência. Quase todos os brotos do arbusto-mãe são adequados para o corte. É imprescindível deixar 3-5 cm da base do galho e só então cortar. Todas as folhas são removidas das estacas. Cada talo deve conter de 2 a 4 nós, de modo que geralmente variam em comprimento de 8 a 12 cm.

Cortar Potentilla será eficaz e correto se, ao cortar o corte, você seguir esta regra: o corte superior deve ser acima do rim, e o inferior - abaixo do rim a uma distância de pelo menos 1 cm.

Após o corte, as estacas devem ser alinhadas ao longo da borda inferior e, em seguida, formar feixes com barbante, enquanto 25 ou 50 peças podem ser combinadas. Em seguida, são tratadas com um agente estimulador do crescimento, que contribuirá para o rápido surgimento das raízes. Esses produtos são vendidos em lojas especializadas. As instruções da ferramenta fornecem uma descrição detalhada de seu uso. Vale ressaltar que alguns medicamentos são diluídos em água fria, enquanto outros, ao contrário, requerem água fervente ou solução alcoólica.

Se desejar, você pode fazer sua própria solução estimulante. Para prepará-lo, serão necessários cerca de 20-40 gramas de sacarose ou glicose, que devem ser diluídos em 1 litro de água. Você pode até usar açúcar comestível, depois de dissolvê-lo na água. Os cortes devem ser imersos nessa composição por cerca de 12-24 horas, enquanto a temperatura não deve ser superior a +25 graus. O permanganato de potássio é utilizado para desinfetar as bordas dos cascalhos, pois possui propriedades desinfetantes eficazes. Para a sua preparação, utiliza-se sulfato de amônio (2 g) e manganês (50 g) por 1 litro de água.

O próximo passo é plantar as mudas na mistura do solo. Normalmente, é utilizado um grande recipiente, que possui orifícios de drenagem na parte inferior e é preenchido com solo nutriente. Os brotos da Potentilla podem ser plantados diretamente no solo, dando preferência a um local à sombra. Nesse caso, cada talo deve ser protegido de fatores externos - para isso, é coberto com uma jarra de vidro ou garrafa plástica. Se aparecerem gomos na estaca durante o enraizamento, devem ser cortados imediatamente, pois assim a estaca distribuirá suas forças para a formação do gomo e das raízes, enquanto as últimas ficarão um pouco, o que não deveria ser permitido.

É importante notar que as estacas verdes absorvem a umidade com o auxílio das folhas, portanto, deve-se proporcionar maior umidade.

Se o caule for lignificado, a umidade entra na planta exclusivamente pelas raízes, portanto, o solo deve ser irrigado regularmente. O melhor enraizamento pode ser alcançado se as estacas forem pulverizadas regularmente (3-4 vezes ao dia). O preparo do substrato nutritivo deve ser feito com antecedência. Deve consistir de turfa calcária, areia grossa e húmus. Fósforo, potássio e nitrogênio são adicionados a ele. Normalmente, o transplante para um local permanente ocorre após 6–8 semanas, porque durante este tempo os brotos tornam-se plantas independentes com um sistema radicular desenvolvido.

Antes de plantar mudas em terreno aberto, elas devem ser endurecidas e preparadas. O endurecimento pode ser feito das seguintes maneiras:

  • enquanto os cortes estiverem na sala, a ventilação deve ser feita abrindo janelas ou respiradouros;
  • você pode baixar a temperatura da sala usando névoa artificial;
  • as estacas podem ser retiradas por um curto período de tempo em recipientes do lado de fora;
  • se as mudas estiverem em uma estufa, a tampa deve ser removida.

Graças aos métodos acima, estacas de cinquefoil com raízes podem ser preparadas para os efeitos de fatores climáticos e naturais.Este tipo de endurecimento deve ser realizado 2 a 3 semanas antes do plantio das mudas em terreno aberto.

Deve-se notar que desta forma a Potentilla pode ser propagada não só no verão, mas também no outono.

    A escolha ideal para o outono são os brotos anuais lignificados. Após o corte, obtêm-se estacas de 10 a 12 cm de comprimento e, em seguida, devem ser enterradas no solo, devendo permanecer no topo apenas 1 a 1,5 cm. O botão superior não deve ser coberto com terra. Até que as raízes apareçam no cabo, é necessário criar condições de sombreamento. Por exemplo, você pode "pintar" o vidro da estufa com um líquido de cal, o que criará uma proteção confiável contra a luz solar direta. A época ideal para o transplante é o tempo nublado ou chuvoso. Com os devidos cuidados, os cortes atingirão o tamanho padrão em apenas 1–2 anos.

    Sementes de plantio

    Vale a pena coletar as sementes das plantas no final de agosto, embora você precise primeiro se basear nas condições climáticas. Depois de coletar as sementes, você pode semeá-las imediatamente ou secá-las completamente para armazenamento posterior.

    Este método é representado pelo seguinte algoritmo de ações:

    • o solo deve ser preparado - completamente solto e nivelado com um ancinho;
    • as sementes devem ser distribuídas por toda a superfície, depois pressione um pouco;
    • cubra as sementes com uma pequena camada de solo nutritivo e regue bem;
    • pequenos brotos das sementes devem aparecer já na segunda ou terceira semana após o plantio;
    • um mês após o plantio, as mudas devem ser plantadas, mantendo uma distância entre os arbustos de 40 cm;
    • após o transplante, as mudas devem ser bem regadas, borrifar o solo com agulhas ou serragem;
    • somente depois de 4-5 anos a planta é considerada adulta.

    Este método de reprodução da Potentilla é o mais eficaz, pois dá o máximo número de brotos. Não requer habilidades e conhecimentos especiais.

    Como propagar por camadas?

    Se você está procurando a maneira mais fácil de propagar o chá Kuril, deve prestar atenção à opção com camadas. Geralmente é usado na primavera ou no verão. Inicialmente, vale a pena escolher uma planta-mãe, depois soltar o solo e fertilizar com areia e turfa. Devem ser selecionados brotos fortes, já rígidos, mas ainda flexíveis, enquanto devem estar próximos ao solo. Eles devem ser limpos de folhas e todos os ramos laterais. Depois disso, você precisa fazer uma incisão limpa e pressionar o broto no solo, cobri-lo com terra. Para garantir a fixação do rebento, pressione-o com uma pedra ou faça uma laçada de arame.

    Recomenda-se direcionar os brotos do arbusto em diferentes direções, mas a distância entre eles deve ser superior a 10 cm. Se você cortar as pontas dos galhos em cerca de 7 a 10 cm, os botões despertarão mais rápido. Se você usar mudas dos botões, poderá obter vários brotos de uma vez. Após cerca de 10 dias, as raízes já devem aparecer. Mas, neste momento, você não deve separar o bebê do arbusto da mãe. A planta deve ficar mais forte. A separação dos cortes pode ser feita no outono, embora os especialistas recomendem esperar até o próximo ano.

    Os bebês precisam de cuidados cuidadosos. Devem ser regados com freqüência e, claro, alimentados com uma mistura de nutrientes composta de terra, húmus e areia, tomados em proporções iguais.

    No outono, é necessário cortar as camadas do arbusto-mãe com um podador. Brotos verticais com sistema radicular próprio e pelo menos um broto são adequados para transplante. Portanto, com apenas um corte, você pode obter até 6 mudas. As plantas fortes já podem ser plantadas no solo, mas as fracas precisam ser cultivadas. Se compararmos o método de propagação por estratificação com estacas, então a primeira opção é mais eficaz. Este tipo de propagação vegetativa é frequentemente utilizado em condições de seca ou onde não é possível regar a planta regularmente.

    Dividindo o mato

    Já na primavera ou outono quente, você pode lidar com a divisão do arbusto Potentilla.A planta deve ter pelo menos 4 anos. Inicialmente, vale a pena retirar o arbusto com um forcado, sem danificar as raízes da planta. Uma pá ou machadinha é usada para separar as raízes saudáveis, mas as raízes fracas devem ser plantadas de volta no solo e regadas. Cada parte deve ter 2 ou 3 botões. Para melhor formação de raízes, um agente especial deve ser usado para ativar seu crescimento. Se as raízes forem bastante grossas, devem ser cortadas em pedaços de 5 a 7 cm de tamanho.

    Para que a estaca da raiz cresça na direção certa, é necessário garantir que o corte inferior esteja inclinado e o corte superior seja uniforme. Todos os brotos preparados devem ser plantados para baixo em um corte oblíquo.

    Se a planta tiver raízes finas, você precisa colocar as mudas horizontalmente e depois polvilhar com terra. Você deve primeiro preparar um recipiente com solo nutriente, espalhar partes das raízes sobre o substrato, enquanto a distância entre elas deve ser de 3-5 cm. Polvilhe as raízes com uma camada de solo de 1 cm por cima e regue bem. Uma caixa com essas mudas no inverno é armazenada em uma sala fria ou em uma estufa sem aquecimento, como opção, pode ser usada uma cave ou garagem. Já na primavera as plantas vão enraizar, depois do que podem ser plantadas com segurança ao ar livre, mas a distância entre elas não deve ultrapassar 40 cm Este método produz mudas de Potentilla de excelente qualidade.

    Filhos reprodutores

    Brotos laterais de Potentilla amarela, localizados tanto no subsolo quanto acima dele, são chamados de descendentes. São formados a partir de botões adventícios "dormentes", que se apresentam na zona do colo da raiz. Eles geralmente se formam perto da planta-mãe, a uma distância de 0,5 a 7 metros. Esses brotos geralmente aparecem na primeira e na segunda década do verão.

    Este método de reprodução também tem um ponto negativo - os processos criam raízes bem devagar.

    A fim de de alguma forma acelerar esse processo, os filhotes são transplantados para vasos com composição de solo arenoso ou em terreno aberto. Definitivamente, você deve usar drenagem, pois é ele quem vai formar e fortalecer rapidamente o sistema radicular. Os brotos devem ser cortados do arbusto a uma distância de 2 cm do tronco - assim as raízes do esqueleto não serão afetadas. Devem ser escavados a uma distância de 20 cm, separados das raízes da planta-mãe e já transplantados para um local de crescimento permanente. Você não deve recorrer a um transplante de outono, pois a planta pode não sobreviver ao inverno. Vale a pena transplantar filhotes na primeira década de maio.

    Mais cuidados

    Mudas jovens de Potentilla precisam de cuidados extras para se fortalecer e crescer.

    • É necessário criar condições ideais para o cultivo da planta. Isso se refere principalmente à hidratação. Se você não aderir à rega regular, a planta pode morrer.
    • A distância entre os arbustos deve ser superior a 30 cm. Deve-se colocar cascalho de calcário no fundo da cova para o plantio, e o restante é coberto com solo nutriente, que deve conter os seguintes componentes: areia (1 parte), terra ( 2 partes), húmus (2 partes) e fertilizante mineral (150 g).
    • Ao plantar uma planta, é importante que o colo da raiz se eleve acima do solo. O solo requer forte umidade e compactação. Espalhar palha, casca ou serragem ao redor da planta ajudará a evitar que o solo seque rapidamente. No verão, vale a pena borrifar os brotos à noite.
    • Durante o crescimento das mudas, deve-se organizar a retirada das ervas daninhas, o afrouxamento e a alimentação do solo, além de não se esquecer de regar e fazer cobertura morta. A cobertura deve ser feita três vezes ao ano - no final da primavera, verão e início do outono.

    No próximo vídeo, você aprenderá sobre um método exclusivo de enraizamento de estacas na água, que pode ser usado para propagar Potentilla.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário