As sutilezas de criar uma cerca viva

As sutilezas de criar uma cerca viva
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Quais são as plantas certas para você?
  5. Como se criar
  6. Como cuidar?
  7. Belos exemplos e opções

Para limitar uma casa de veraneio ou uma área de quintal, não é necessário construir uma cerca de tijolos, instalar lajes de concreto armado ou estruturas de chapa de aço. A proteção em forma de barreira verde revela-se bastante eficaz e muito estética. Mas pode ser difícil criá-lo e mantê-lo adequadamente.

Se você não conhece todas as sutilezas e nuances, pode enfrentar sérios problemas.

Peculiaridades

A sebe apareceu pela primeira vez na França, onde há cerca de trezentos anos começaram a decorar propriedades rurais com jardins. Arbustos e árvores serviam tanto para decorar o território quanto para protegê-lo do vento. As plantações poderiam estar em excelentes condições, mas apenas sob a condição de cuidados constantes e intensos. A este respeito, nada mudou desde os tempos antigos.

O sistema padrão de trabalho envolve o plantio de árvores ou arbustos em uma ou duas pistas; alguns exemplares tentam aproximá-los para formar um cinturão verde irresistível.

A altura não é a mesma: uma sebe com menos de 1 m é considerada baixa, se crescer até 150 cm é classificada como média. Finalmente, uma sebe alta implica em cercas improvisadas que atingem 2 m ou mais.

A escolha da velocidade de vegetação das plantas é assunto privado do jardineiro e do cliente. Portanto, as árvores e arbustos de crescimento lento precisarão ser aparados com menos frequência, mas as plantas de crescimento rápido oferecem muito mais oportunidades de design. Uma sebe artificial às vezes inclui plantações de flores e frutas, que quase nunca são cortadas - isso é necessário para não reduzir seu rendimento e atratividade externa.

Em alguns casos, as propriedades protetoras de arbustos e árvores não são suficientes para substituir uma cerca completa, ou as próprias plantas estão sob ameaça. Então use um corrimão adicional que bloqueie a passagem de pessoas, passagem de veículos para áreas verdes. Graças a eles é possível manter intacto o paisagismo decorativo.

Pensando no tipo de cerca do jardim, foque no resultado desejado. Na maioria das vezes, a barreira é formada por arbustos do mesmo tipo, então eles tentam escolher as raças mais bonitas. Se, ao classificar os nomes dos arbustos, você ainda não conseguiu escolher o melhor entre eles, tente fazer uma cerca mista.

Mas isso já é mais difícil, pois é preciso traçar um plano preliminar de pouso.

É aconselhável combinar diferentes plantas para que se crie a sensação de seu crescimento espontâneo e descontrolado no local.

Vantagens e desvantagens

Quais são as características específicas das paredes verdes já está claro. Mas ainda precisamos descobrir por que eles são melhores ou piores do que outras opções, que posições fortes e fracas eles têm.

O dispositivo de uma sebe, na opinião da maioria dos especialistas que entendem de paisagismo, permite:

  • Crie um microclima harmonioso no local.
  • Melhorar as instalações de lazer.
  • Evite a necessidade de pintura (obrigatório para qualquer concreto, estruturas metálicas).
  • Conservar a umidade no solo, evitando ressecar o solo.
  • Fornece abrigo para campos de caça de pássaros e pragas de jardim.
  • Crie uma sombra fresca para os meses de verão.
  • Cubra estruturas feias e mal planejadas, apenas dependências.
  • Delineie o espaço do enredo pessoal em zonas separadas.

Além disso, em relação a cada um dos problemas listados, a parede verde pode ser considerada uma das melhores soluções da atualidade. Nenhum avanço tecnológico ou materiais de construção modernos podem alcançar o mesmo efeito.

A única dificuldade é a longa espera por um resultado positivo, a construção está acontecendo muito mais rápido. Existem duas opções aqui: comprar árvores e arbustos já crescidos ou economizar dinheiro e esperar.

O uso de fruteiras para a barreira pode levar à queda de bagos, frutas em gramados e calçadas, porém, basta colher uma safra madura a tempo para transformar essa desvantagem em dignidade. Observe também que uma cerca verde requer uma área bastante grande, mais do que uma cerca convencional.

Visualizações

Você não deve pensar que uma sebe é algo único e monolítico e não tem opções separadas. Você pode fazer uma cerca verde para proteger o local do lado de fora, a fim de quebrá-lo por dentro de acordo com sua funcionalidade. Ou para cercar um jardim de flores, caminho, fronteira com uma barreira elegante.

Em todos estes casos, a altura, a densidade de plantio variam de forma flexível, são perenes e sazonais em termos de composição das culturas. As plantas podem ser plantadas com a expectativa de dar-lhes uma determinada configuração, cortando ou deixando intacta a aparência natural.

Ao longo dos caminhos ou caminhos, geralmente são plantados meios-fios de espécies de crescimento lento com folhas pequenas. As sebes de tamanho médio (1-3 m) são projetadas principalmente para destacar segmentos separados no jardim.

A parede viva de duas fileiras é ainda mais alta e garante a cobertura do jardim do escapamento do carro, rajadas de vento, sujeira e poeira trazidas de fora. É possível usar em tais cercas apenas aquelas culturas que sobrevivem facilmente ao corte de cabelo e não exigem as condições de detenção. Do contrário, sob a influência dos mesmos gases de exaustão, a beleza externa se desvanecerá.

As sebes trepadeiras não devem ser confundidas com as feitas de colheitas perenes, floridas e decíduas - a diferença prática e externa entre elas é muito grande. As plantações de treliça são criadas a partir de plantas de uma ou várias espécies, sua característica é o entrelaçamento de galhos entre si.

A sebe de duas camadas fala por si: ela usa duas fileiras de plantas, uma mais alta que a outra. É aconselhável trazer uma cultura inferior para o primeiro plano, para que você possa ver toda a composição de fora do local.

Quais são as plantas certas para você?

Além da configuração, vale a pena olhar para a escolha das safras ótimas (felizmente, este tópico é inesgotável e ainda será possível decifrar apenas princípios gerais). Devemos dizer imediatamente que plantas e árvores relativamente baixas devem ser desmontadas separadamente.

Arbustos

Arbustos perenes são uma espécie de planta constantemente procurada que atrai a atenção dos decoradores com graça imutável em qualquer estação do ano. As cercas de coníferas são encantadoras no inverno e no verão, podem ser cultivadas em todos os tipos de solo e não precisam ser regadas ou podadas com frequência. Observe que mesmo as raças de crescimento mais rápido não serão capazes de adquirir imediatamente sua forma final, levará algum tempo para que ela seja alcançada. É recomendável que você não escolha as plantas por conta própria, mas com o apoio de um paisagista experiente.

O parâmetro chave na seleção de “candidatos” deve ser considerado a altura de cada cultura. Assim, os arbustos de groselhas, espirea japonesa, acácia amarela, erva de São João e buxo permitem formar apenas cercas baixas.

Se você quiser fazer uma cerca de mais de 3 m, terá que pegar roseiras, lilases, teixos, bolachas e algumas outras espécies.

Cada arbusto tem suas próprias características:

  • Então, irga na primavera é verde-prateado, nos meses de verão suas folhas têm uma tonalidade verde espessa e, com o início do outono, muda para uma cor laranja brilhante.Os frutos são nutritivos e podem ser usados ​​no tratamento de certas doenças. O Irgu quase não é tocado por doenças e insetos nocivos, essa cultura é muito despretensiosa.
  • Plantação de ouro groselhas podem atingir 2 m, seus rebentos pubescentes são emoldurados por folhas serrilhadas (nos meses de outono, essas folhas tornam-se rosadas). O período de floração é final da primavera e início do verão, os frutos são puramente decorativos, seu sabor é baixo. Raramente é necessário regar, mas vale a pena alimentar com matéria orgânica.
  • Mais popular do que os dois tipos anteriores, matagais espinheiro... Sua altura varia de 20 a 40 dm, o comprimento das folhas é de até 0,12 m. Na floração aparecem leves inflorescências, os frutos são em forma de pêra ou redondos, como o quadril rosa. A maturação continua até a primeira geada, em setembro-novembro, a colheita torna-se uma decoração atraente.

As variedades de Terry são cultivadas em massa, com formato semelhante ao dos botões das rosas.

Um espinheiro-alvar também pode ser uma árvore (isto é, por exemplo, espinheiro-alvarinho, crescendo até 6 m, capaz de viver em terras pobres).

  • Arbustos Deren atingem até 30-40 dm, destacam-se pelas belas folhas, algumas variedades se diferenciam pelo centro da folha ser verde claro e seu perímetro ser branco. Muitos jardineiros preferem a relva vermelha, conhecida por sua coloração característica de ramos. A floração ocorre no último mês da primavera, com o aparecimento de "guarda-chuvas". No outono, a cor da folhagem muda - torna-se vermelha ou laranja.

Derain é compatível com qualquer tipo de solo, desde que suficientemente bem umedecido. Você precisará aparar os arbustos uma vez por ano (na primavera).

  • Crescente bérberis na demanda não menos do que deren. O arbusto pode atingir 300 cm de altura, coberto por uma folhagem oval insignificante. A partir de 15 de maio, a bérberis não tem apenas folhas verdes brilhantes, mas também cachos amarelados característicos. No outono, a cor predominante é algo entre o laranja e o vermelho, os frutos amadurecem, podem ser muito diferentes na aparência: rosa, preto, amarelo, vermelho, até marrom.
  • Muitas vezes, em tramas pessoais, você pode ver Chokeberry - seus arbustos de 2 a 3 m são geralmente cobertos com folhas verde-escuras, no final da estação são repintados em tons de vermelho vivo. Na floração, os botões brancos aparecem com uma tonalidade rosa. Os frutos são comestíveis, permitem preparar doces e até vinhos.
  • Subdimensionado (não mais que 0,7 m) mescla ela floresce lindamente, mas em termos de conveniência para o jardineiro é inferior à mesma bérberis, derain: as exigências para os solos são altas. É imperativo cobrir o solo ao redor e cobrir com ramos de abeto na estação fria.
  • Cotoneaster mais alta que a urze, suas variedades têm alturas diferentes, variando de 200 a 300 cm. A variedade brilhante é uma das mais populares, coberta de folhas brilhantes no verão, torna-se vermelha no outono. As bagas permanecem até a primavera.

O cotoneaster preto não ultrapassa 2 m, suas inflorescências são como escovas, os frutos são pretos, ligeiramente azulados. A cultura tolera a sombra, mas ainda adora a luz. A poda sistemática é a melhor forma de manter a planta.

  • Bagas comestíveis madressilva torná-lo uma escolha melhor do que um cotoneaster. Espalhando arbustos, ramos formam muito. Os frutos são pequenos, alongados, de cor azul com tonalidade branca. Os botões abrem em abril e flores amarelas ou verdes aparecem em maio. A planta atrai abelhas, consegue sobreviver à sombra após curtas geadas e secas.
  • Os arbustos também ajudam a atrair os polinizadores para o jardim. spireasconhecido por muitos como meadowsweet. A altura das diferentes variedades varia de 50 a 250 cm, mais de 50 variedades foram introduzidas na cultura. Com uma seleção criteriosa de sua combinação, você pode conseguir uma floração contínua até o final do outono. O caule da spirea não é menos decorativo do que sua flor. A planta adora luz, não requer rega muito intensa, com fertilidade do solo suficiente, a vegetação é muito potente.

A spirea precisa ser aparada sistematicamente, mas isso deve ser feito com atenção, levando em consideração o posicionamento das inflorescências.

É mais correto cortar muitas variedades quando elas já murcharam, para que os brotos tenham tempo de lançar novos botões. Se os botões estiverem localizados nas pontas dos brotos frescos, o corte de cabelo é realizado na primavera o mais cedo possível.

  • Chaenomeles, ou caso contrário, o marmelo japonês é pelo menos 1 m inferior ao meadowsweet. O período de floração abrange o período de 15 de maio a 10 de junho, os botões são rosa claro, laranja, às vezes vermelhos. À medida que o inverno se aproxima, a cor geral pode permanecer verde, às vezes as bordas superiores das folhas são distinguidas por uma tonalidade vermelho-amarelada. Os chaenomeles podem dar bons frutos silvestres e, em termos de propriedades gastronómicas, estão próximos do marmelo. Os arbustos deste gênero se dão bem em espaços abertos com luz solar suficiente.
  • Espinhos os plantios são de um tipo bem diferente, de 100 a 400 cm, o solo não precisa de saturação especial com microelementos, há espinhos nos galhos. O período de formação das pequenas flores são os últimos dois meses da primavera. As bagas são consumidas cruas ou como vinho cru, matéria-prima para xaropes, compotas, frutas cristalizadas. O excesso de luz tem um efeito positivo no estado do arbusto.
  • Chubushnik muitos consideram ser o jasmim, com o qual esta planta combina um excelente perfume. A planta não requer cuidados sofisticados, sente-se melhor em áreas ensolaradas e ligeiramente sombreadas. A rega é moderada, sem escoamento e encharcamento, podando-se apenas quando necessário.

Considere brevemente algumas opções de arbustos mais populares usadas em cercas:

  • A partir de zimbro predominantemente formam pequenos grupos de malha estreita ou mesmo usam seus arbustos únicos como um acento decorativo. A cultura rasteira é especialmente útil quando você precisa não apenas colocar uma barreira, mas também fortalecer a inclinação.
  • As plantas podem ser usadas para o mesmo propósito. espinheiro-mar, que fornecem matérias-primas úteis em alimentos e medicamentos. Tente escolher uma área que seja quente, abundante ao sol e não sobrecarregada pelos ventos. A desvantagem é o crescimento relativamente lento, nada pode ser feito com isso, essa é a norma para a cultura.
  • Buxo supera muitas outras variantes de arbustos em termos de graça de sua copa, brilho da folhagem e capacidade de sobreviver a frequentes cortes de cabelo. Todos os amantes do néctar migram rapidamente para as flores de buxo na primavera. Se crianças pequenas se instalam em uma casa de subúrbio, é melhor esperar com o plantio dessa cultura, ela é tóxica!
  • Aterrissagem panícula de hortênsia e outras variedades desta espécie só são possíveis em solos férteis, necessariamente em locais sombreados, pelo menos parcialmente. Algumas das variedades de hortênsias terão de ser cortadas todos os anos, caso contrário, podem quebrar-se com o seu próprio peso, pelo que a sua floração ocorre de forma rápida e abundante. Hortênsia (o nome botânico do arbusto) em si é diversa o suficiente para criar uma cerca viva muito atraente.

Além das plantas listadas, euonymus, vesicle, snowberry e muitas outras variedades também podem ser usados ​​na paisagem do jardim. Portanto, em nenhum caso considere esta seção como uma descrição de todas as opções disponíveis para o jardineiro.

Arvores

As árvores não são piores do que os arbustos em termos de parâmetros e, em alguns casos, até os ultrapassam. É aconselhável usar árvores pequenas, pois são mais econômicas e elegantes. Plantar uma árvore conífera no país é uma opção muito popular, apenas espécies e variedades decorativas são adequadas para resolver este problema.

Descubra imediatamente qual efedrina requer luz solar e qual pode crescer normalmente apenas com iluminação limitada.... As plantações de coníferas terão de ser abandonadas se a cabana de verão tiver solo argiloso, bem como com um alto nível de água subterrânea.

Apesar de todas as suas vantagens, a vegetação perene perene não é muito diversa: se você compará-la com soluções decíduas com a mesma facilidade de cuidado, a conclusão será bastante óbvia.

Ao escolher as culturas trepadeiras, tome medidas para que não prejudiquem as frutas, vegetais e fruteiras comuns. Você pode aumentar a proteção contra vários intrusos introduzindo plantas espinhosas na sebe.

As opções mais populares são:

  • Spruce as plantações, embora não tenham capacidade de proteção, parecem muito atraentes. Além da beleza, sua vantagem é a melhoria da qualidade do ar, supressão de maus odores. Comiam perfeitamente para manter a chuva na estação quente e neve no inverno, quase nunca adoecem, não requerem cortes de cabelo frequentes. No entanto, eles crescem muito mal em solo seco.
  • E você, como você já sabe, são consideradas quase as plantas mais simples na organização de sebes. É uma cultura de rápido crescimento, o que diminui o tempo de espera, mas obriga a um constante cuidado e monitoramento da árvore.

Importante: qualquer árvore que cresça perto da cerca pode ser presa a ela com um arame. Esse movimento é confiável e serve como uma proteção adicional contra a penetração de fora.

  • Uma alta taxa de crescimento também é característica de Kampsis de flores grandes; é uma liana arborizada, com capacidade de estender-se até 15 m, brotos frescos enrolados nos pilares de sustentação em espiral e, mesmo após o endurecimento, não alteram esta configuração. Os kampsis florescem durante todo o verão e no primeiro mês do outono, mas apenas com a condição de serem plantados em solo neutro ou levemente ácido, com bastante calor e luz solar.

Atenção: não plante esta cultura debaixo de janelas, perto de portões ou em outros lugares onde o crescimento rápido pode criar problemas adicionais.

  • A taxa de crescimento tropical pode ser muito atraente. Ainda assim, a maioria das pessoas prefere as opções mais resistentes à geada. Um exemplo marcante pode ser considerado louro medicinal, suas inflorescências alongadas, de composição complexa, são apreciadas pela maioria das pessoas. A planta sobrevive bem à sombra, mas é aconselhável hidrá-la como deve ser. A secagem do solo terminará com a parada da floração e da frutificação, uma desaceleração do crescimento. A sebe de louro-cereja é cortada e formada a cada 6 meses, pela primeira vez esta manipulação é feita no verão seguinte após o plantio.
  • Interessante comparar com louro cereja Tuyu Brabant; o último não é muito exigente, mas a preservação de suas funções básicas depende de quanto os requisitos para o plantio e a saída são atendidos. A sombra excessiva e o sol muito forte são igualmente destrutivos para uma árvore; é melhor colocá-la na sombra parcial, a oeste ou leste de qualquer edifício.

Importante: em thujas a coroa é bastante larga, afunila no topo. Portanto, o intervalo de plantio usual (0,5 m) é insuficiente, tal planta irá criar raízes bem apenas em uma área relativamente grande.

  • Relacionado Thuja Smaragd pode subir até 300-500 cm, e sua cobertura às vezes chega a 2 m; apenas coloque tais dimensões no projeto de planejamento do jardim imediatamente.
  • Além das árvores listadas, no projeto de uma cerca viva pode ser usada e árvores de tília... Além disso, é uma das principais raças que tornou possíveis parques atraentes durante séculos. Mas tenha em mente que a tília é adequada principalmente para uma área espaçosa, se o local for pequeno, apenas algumas árvores podem ser colocadas lá na entrada.
  • Condições russas são mais bem toleradas tília de folhas pequenas, que pode ser encontrado até mesmo nas florestas perto de Arkhangelsk. O tronco sobe até 30 m, o diâmetro é de 0,8 m, a árvore permanecerá em pé por centenas de anos. Vantagens importantes dos limões de folhas pequenas também são a possibilidade de enraizar em solo podzólico, a imunidade à poluição do ar e a frutificação anual.
  • Nosso próximo "herói" - carpa subdimensionadarepresentando a gloriosa família Berezov.A planta exige muito do solo, deve ser bem umedecida, enquanto uma estrutura solta e saturação com substâncias úteis é desejável. Se houver uma seca, a rega é fortemente ativada, o solo deve estar constantemente molhado. A coroa dos caramujos é densa, espalhada, no verão as folhas são verde-escuras e no outono são amarelas ou roxas. Hornbeam tolera bem a geada, resiste perfeitamente a microorganismos e insetos, mas um efeito positivo é alcançado apenas com a seleção cuidadosa da mistura de solo.

Você definitivamente terá que aparar a coroa, esta é a única maneira de manter sua forma atraente por muito tempo. Antes do plantio, as sementes terão que ser estratificadas em duas etapas, o preparo começa no outono. A carpa não deve ser cortada com muita frequência.

  • Olmo, ele é um olmo, esta não é uma árvore, mas todo um gênero, alguns de cujos representantes vivem até 400 anos e sobem até 30-40 m. Qualquer espécie tem um topo vasto e extremamente denso; um efeito particularmente interessante é criado pela floração antes que as folhas surjam. As sementes devem ser semeadas imediatamente, assim que forem colhidas, e manter um vão de pelo menos 0,2 m. Isso é importante não só para que as plantas não se "encravem", mas também para que os fungos patogênicos não se espalhem de um para o outro.

As sementes de olmo devem ser cobertas com no máximo 5 milímetros de solo e, em climas calmos e com alta umidade do ar, você pode colocá-las diretamente no solo sem enterrá-las. A variedade frondosa é recomendada para ser plantada junto à estrada ou na margem de uma albufeira.

  • Completando a revisão pinheiros da montanha... Eles são heróis autossuficientes do paisagismo, tão diferentes uns dos outros que outras árvores não são necessárias para criar a maioria das composições. Assim, a "Columnaris" com uma notável coroa em forma de cone é perfeita para o papel de planta dominante numa sebe, sobrevive perfeitamente a um corte de cabelo. Infelizmente, ao mais leve calor, a secagem irá destruir esta árvore.

É aconselhável escolher solos neutros ou com reação alcalina limitada e áreas sem sombra. Recomenda-se o uso de mudas não menores de 3 e não maiores de 5 anos.

A trincheira de plantio é feita, muitas vezes superior ao sistema radicular, o fundo é coberto com drenagem. O plantio a partir do recipiente deve ser feito com um pedaço de terra, as raízes devem ser mantidas intactas.

Como se criar

Regras de pouso

Para arranjar sebes verdes de alta qualidade com as suas próprias mãos, deve escolher cuidadosamente as culturas que nelas serão utilizadas. É aconselhável focar em qualidades como a necessidade mínima de cuidado, longo tempo de crescimento, a capacidade de formar uma parede verde uniforme em densidade, baixa sensibilidade para cortar peças.

Levando em consideração as peculiaridades das condições russas, a tolerância com geadas de inverno, geadas precoces e retornos de frio é extremamente importante.

Para iniciantes e não especialistas, faz sentido abordar as opções mais simples em primeiro lugar. Um deles é o salgueiro esférico, que se adapta de maneira ideal ao clima da maioria das regiões da Federação Russa e, ao mesmo tempo, não é menos bonito do que as soluções mais exóticas.

Basta cortar 1 ou 2 ramos de uma árvore que já está crescendo e, em seguida, transplantá-los para sua terra - no final da próxima primavera, você poderá desfrutar dos primeiros resultados.

O salgueiro quebradiço obteve notas positivas dos mais renomados profissionais do paisagismo, podendo ser utilizado como decoração única, e na forma de grupos de 3-4 peças.

Mesmo as árvores e arbustos menos exigentes podem ser facilmente destruídos se você não cuidar de preparar o solo a tempo. O trabalho deve começar em meados do outono, puxando a corda na faixa que a sebe deve ocupar. Uma linha precisa garantirá que você não se desvie para o lado quando for hora de cavar uma trincheira.

O tamanho da vala é determinado pelo número de faixas de plantio que farão parte da sebe, cada linha tem pelo menos 500 mm de largura.O aprofundamento, antes do plantio da muda, deve ser preenchido com uma pequena quantidade de solo extraído de cima, coberto com adubo orgânico.

Atenção: a alimentação preliminar do solo com esterco é aconselhável apenas em culturas de coníferas. Para encurtar o tempo de espera e diminuir o risco de erros, para o autocultivo vale levar apenas mudas maduras, com pelo menos 24 meses.

Não é recomendado transplantar arbustos coníferos antes dos três anos de idade. Ao mesmo tempo, espécimes bastante adultos também são pouco adequados para o trabalho, e vale a pena tomá-los apenas para raças de elite de plantio ou de desenvolvimento muito lento.

Os arbustos introduzidos nas sebes são plantados de forma especial: o colo do rizoma é colocado ao nível do solo ou aprofundado no máximo 10-20 mm. É possível determinar a folga correta entre os pontos da muda, levando em consideração o tamanho do corpo de prova e do dispositivo, o trabalho de seu sistema radicular.... Quanto mais lentamente a cultura cresce, maior é a convergência permitida. Um esquema de linha única implica uma distância ótima de 200-250 mm. Se você escolheu uma composição de duas pistas, deve haver pelo menos 0,3-0,5 m entre quaisquer dois cortes no solo, o mesmo espaçamento é mantido entre as linhas.

A destruição de uma planta sob seu próprio peso para um jardineiro e jardineiro é uma situação comum de trabalho, um arbusto problemático pode ser substituído. Não é assim no projeto da paisagem, a menor mudança na aparência, a formação de lacunas extras parece muito feia. Portanto, para que os arbustos não morram durante toda a vida útil, vale a pena usar suportes.

No papel de tais pranchas longas, localizadas 0,4-0,5 m acima do nível do solo, mostraram-se excelentes; é claro que essas placas precisam ser fixadas e aplainadas antes da instalação, para que sejam convenientes e seguras de usar.

As plantas que se apoiarão nas tábuas também são selecionadas, dependendo do esquema de assentos. Assim, um sistema de fileira única permite desfrutar da vista de copas densas, muitos ramos, abundantemente cobertos por folhas grandes. Se houver duas filas, vale a pena usar separadamente tipos de arbustos e árvores menos "notáveis", pois isso não adicionará beleza, mas apenas criará problemas desnecessários.

Nos últimos anos, as sempre-vivas tornaram-se cada vez mais populares, e permanecem vibrantes em qualquer estação do ano. Aqueles que vivem em uma casa de campo apenas no verão podem plantar colheitas decíduas de desenvolvimento mais rápido. A decoratividade sazonal compensará totalmente a estação de crescimento limitada.

Dificilmente seria possível descrever a criação de uma cerca viva de todas as plantas possíveis em um tomo grosso. Mas as instruções passo a passo ainda são necessárias e agora você aprenderá como cultivar hera em uma cerca viva. Esta planta perene trepadeira, caracterizada por um longo rebento, é mantida no lugar pela massa de raízes auxiliares.

Os jardineiros russos precisam se limitar a apenas três das versões mais resistentes ao frio da planta - hera comum, hera Colchis ou hera da Crimeia.

Portanto, as principais recomendações:

  • Eles precisam ser plantados apenas em morros, mas aqueles onde não há vento.... O plantio na primavera é desejável, então, com sorte, o crescimento jovem ficará mais forte e calmamente hibernará pela primeira vez. Inspecione com atenção os brotos que deseja propagar, eles devem ter no máximo três anos, completamente saudáveis. Um substrato que absorve a umidade e permeável ao ar, rico em matéria orgânica, ajuda a acelerar o enraizamento. As raízes crescem até 0,2 m de profundidade, o recesso para o plantio deve ser um pouco mais profundo, mas com uma camada de drenagem.
  • Cuidados adicionais envolvem principalmente regar, reabastecimento com microelementos e o impacto mais simples no solo. É necessário afrouxar sem entusiasmo indevido, a retenção da umidade e a eliminação do efeito das geadas precoces é conseguida por cobertura morta. Depois das chuvas, é necessário afrouxar, não devendo ser destruídos nem os brotos nem as raízes adventícias, que em abundância penetram no substrato.
  • A cobertura morta deverá ser adicionada gradualmente., criando uma camada fina e sem tocar nas folhas localizadas próximas ao solo. Mais perto do início do tempo frio, a espessura da camada protetora é aumentada, criando oportunidades para o aquecimento, abrigo de inverno das plantas. Depois que a neve derreter, não se apresse para cortar os brotos danificados pela geada, roedores. Retire-os nos primeiros dias de verão, assim que acabar o movimento rápido do suco. Ao cortar caules grandes, trate o defeito artificial com um verniz de jardim.
  • A rega de hera de jardim deve ser moderada, mas não muito raro: guie-se pelo fato de o solo estar suficientemente umedecido. A hera deve ser propagada usando brotos semilignificados com rudimentos visíveis ou raízes adventícias reais. Um corte de um crescimento muito jovem inibirá muito o enraizamento, e dias frios e úmidos podem levar ao apodrecimento do corte. Cada planta deve ser plantada a pelo menos 0,5 m das outras, caso contrário, elas se sobrecarregarão.

Atenção: com raras exceções, a hera é venenosa, deve-se trabalhar com ela com roupas apertadas, no máximo fechadas, luvas de borracha.

Você precisa finalmente decidir sobre o local de pouso antes de dez de abrilpara se preparar para as próximas semanas e começar imediatamente. A cultura combinada ideal (de acordo com as condições necessárias e facilidade de adaptação após o transplante) é uma uva feminina.

O cultivo de outra cultura popular, a rosa, como parte de uma sebe, tem certas características. Esta solução é adequada se o seu site for bem iluminado; a falta de luz solar levará ao alongamento dos brotos e à perda de seu apelo visual. Mas, ao mesmo tempo, um excesso de iluminação também é contra-indicado, as flores simplesmente murcharão.

É melhor plantar rosas em áreas argilosas, mas com uma abordagem habilidosa e devida diligência, é possível obter um resultado excelente mesmo em solo franco-arenoso, em solo argiloso.

Os especialistas em paisagismo acreditam que o mais correto é escolher roseiras silvestres, ramblers ou semi-seixo para o plantio, esses grupos de variedades se distinguem pelo equilíbrio ideal entre beleza e facilidade de cultivo. É necessário remover absolutamente todas as ervas daninhas do local e cavar o solo com pelo menos 0,6 m de profundidade, caso contrário, o solo é considerado despreparado.

Para o plantio, usam-se mudas de três anos ou estacas mais jovens, trabalhar com sementes é muito tedioso e são principalmente os criadores que se dedicam a isso. Ao selecionar as mudas, verifique cuidadosamente se estão saudáveis ​​e em bom estado.

Distância

A largura da sebe é determinada pelo passo do seu plantio: ao utilizar plantas novas em plantios avulsos, os espaços entre elas podem ser bastante grandes. Posteriormente, os arbustos (árvores) compactam ou fecham as rupturas com culturas herbáceas. A escolha depende de qual é o efeito decorativo e quais são as características do conceito de design.

Como cuidar?

Visto que a sebe não é uma simples barreira no caminho das pessoas com reduzida responsabilidade social, mas uma bela barreira, o cuidado integral não é menos importante do que a seleção das safras e seu plantio.

Um corte de cabelo

Com a ajuda de um corte de cabelo, é possível criar composições graciosas e formas geométricas. Na maioria dos casos, é necessário processar as plantas pela primeira vez no segundo ano de vida em uma nova área. Não tenha pressa, espere até o outono, quando a folhagem está completa. Até as coníferas, nesta época, reduzem sua atividade biológica e passam por "cirurgias" menos dolorosas.

Os cortes de cabelo periódicos de verão, a partir do terceiro ano, ajudam a prevenir o desbaste excessivo das partes inferiores, impulsionam o trabalho dos botões no lobo inferior dos brotos. Se, por baixa intensidade luminosa ou por qualquer outro motivo, o fundo tenha perdido a graça e a elegância, fazem-se a poda cónica ou trapezoidal dos arbustos.

Os lados externos são inclinados 70 graus (aproximadamente, não há necessidade de fazer medições precisas).Qualquer rebento partido, murcho ou obsoleto deve ser retirado imediatamente, só em vão absorverá a vitalidade da planta.

Para pegar em tesouras com menos frequência, vale a pena tirar plantas de desenvolvimento rápido fora dos limites das áreas que lhes foram atribuídas inicialmente. Infelizmente, as colheitas certas nem sempre são fáceis de encontrar. Você pode reduzir a taxa de crescimento se colocar ardósia na profundidade do sistema radicular durante o plantio.

Rega

As plantações mais novas devem ser regadas com mais frequência, é útil para soltar o solo. Nos primeiros meses, até que a sebe se enraíze, não se enraíze no solo, é necessária uma humidade constante das raízes. Regar para que a água penetre profundamente no solo, este requisito aplica-se tanto a árvores como a arbustos.

Se você molhar apenas a camada superior, forma-se uma crosta que só pode prejudicar as plantações.

Não se esqueça de que, em caso de seca no outono, a rega oportuna salvará a sebe de problemas de invernada.

Top curativo

A fertilização, como de costume, é ditada pelas necessidades da cultura e as condições do solo no local. Para reduzir a frequência de fertilizações especiais e o custo delas, você pode dobrar as folhas que caem e deixá-las no húmus. Quando o composto é obtido, ele é saturado com o solo próximo à sebe.

Para que os minerais atinjam as raízes em todo o volume, recomenda-se o uso de furadeira ou alimentador de raízes. Durante o período de formação do rebento ativo, vale a pena usar cobertura líquida., reduzindo assim o intervalo de tempo entre sua introdução e a entrada de nutrientes nos tecidos vegetais.

Belos exemplos e opções

Uma sebe de folhas pequenas é fácil de fazer usando a variedade de tília do mesmo nome. É assim que uma barreira se parece quando colocada em ambos os lados do caminho do jardim.

Jardineiros novatos costumam tentar criar as sebes de crescimento mais baixo. É uma boa ideia usar spirea, que forma uma parede densa e é adequada para qualquer região da Rússia central.

No inverno, em primeiro lugar, as plantações de coníferas ficarão muito bonitas. Portanto, são eles que devem ser escolhidos se você mora em uma casa de campo o ano todo. A foto mostra um exemplo convincente do fato de que as sebes perenes podem muito bem ter cores diferentes e incluir cores brilhantes.

A neve branca combina perfeitamente com a hera.

O vídeo a seguir apresenta uma versão interessante de uma cerca viva de espinheiro.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário