Postes de vedação: variedades e trabalhos de instalação
Cercas maciças e sólidas são necessárias para esconder a privacidade de olhares indiscretos e dos elementos. Os modelos decorativos, ao contrário, são projetados para maximizar o olhar de belos edifícios, decorá-los, denotando apenas levemente os limites de certos bens. Em ambos os casos, eles não poderiam funcionar sem suportes confiáveis na forma de vários tipos de pilares e postes. Portanto, mesmo no estágio de planejamento da cerca, é importante determinar qual opção é a certa para você e quão prático será.
Peculiaridades
Uma das características importantes dos suportes é a capacidade de suportar cargas pesadas, que depende das seguintes nuances:
- Os parâmetros climáticos, geológicos e geodésicos da área são de grande importância: fenômenos naturais (vento, chuva, condições sísmicas da área), processos que ocorrem no interior do solo (subsidência, resistência ao congelamento), a proximidade de lençóis freáticos. Uma vez que uma pessoa não pode influenciá-los e é muito difícil mudá-los, resta apenas levá-los em consideração na escolha do material, forma, tipo de pilares e um local adequado para a sua colocação.
- O peso da estrutura anexada não deve exceder o máximo permitido. Este indicador depende da distância estimada entre os postes e a altura da futura cerca.
- Depende muito da localização. Ao pendurar um portão, postigo ou porta, atenção especial deve ser dada ao método de instalação e à segurança dos fechos.
Outras características importantes dos suportes da cerca são:
- Força.
- Versatilidade. Compatibilidade com diferentes materiais de seção.
- A capacidade de usar diferentes montagens (exceto para soldagem).
- Facilidade de instalação e comodidade de entrega (já que o envolvimento de especialistas acarreta custos adicionais).
- Longa vida útil e sem custos adicionais durante a mesma.
- Acessibilidade (para diferentes segmentos da população).
Visualizações
Todos os pilares, dependendo do material de fabricação, podem ser divididos nos seguintes tipos.
Metálico
Eles são tubos ou perfis. O pacote geralmente inclui uma fita para a cabeça, pontas, plugues, tiras para fixação. Eles diferem em espessura (tamanho da seção transversal) e forma (podem ser redondos, quadrados e retangulares). Os mais finos (5 cm) são projetados para cercas feitas de malha de arame e outros materiais de folha. Racks com maior espessura (até 10cm) suportam o peso das seções forjadas.
Pedra
Esses suportes podem ser feitos de pedra artificial (tijolos, blocos de concreto, blocos de espuma) ou natural (seixos, arenito, dolomita). Ao escolher pedras naturais, você deve prestar atenção à sua superfície e resistência. Como regra, uma haste de metal é colocada no interior para maior confiabilidade.
As pedras naturais são dispostas apenas na camada externa.
De madeira
Ao escolher vigas ou toras, preste atenção em como são bem secas, pois a madeira úmida pode delaminar ou mofar e começar a apodrecer. Naturalmente, essa opção não vai durar muito, mesmo que você cuide bem dela.
A força também é afetada por outros defeitos, por exemplo, galhos e áreas afetadas por insetos.
Normalmente, espécies de madeira como carvalho, bétula, larício e pinheiro são consideradas para a cerca.
Concreto reforçado
Como o nome indica, são feitos de concreto armado com perfil de ferro.Este tipo de suporte pode ser feito de forma independente pela mistura de concreto com areia ou comprado pronto (a partir de uma composição especial de alta resistência e resistente ao gelo).
Os pilares de concreto armado podem ser monolíticos ou pré-fabricados (suas partes são conectadas no local e podem economizar muito tempo para a construção da cerca).
Amianto
A opção mais econômica para pilares. Sua variedade é o cimento-amianto. São produzidos na forma de tubos ocos redondos com um diâmetro interior de 10 cm. A espessura do próprio material é de 1 cm. É imprescindível a aquisição de tampões para evitar a entrada de água.
Plástico
Freqüentemente de plástico, uma vez que este material não é muito durável, são feitos painéis especiais de pix, que são usados para a camada externa dos suportes. Eles são fixados em postes de ferro perfilados, protegendo-os dos efeitos das forças naturais e proporcionando uma aparência apresentável.
Qual é melhor?
Claro, cada tipo de suporte tem suas próprias vantagens e desvantagens. O mesmo plástico, com a sua comodidade, versatilidade e facilidade de instalação, embora crie uma imitação de um pilar de tijolo, nunca se compara a ele em termos de resistência.
Os produtos de pedra têm outras vantagens, por exemplo:
- Durabilidade.
- A enorme quantidade de materiais de revestimento proporciona uma aparência agradável.
- Durante a operação, eles praticamente não requerem reparos.
- Eles podem ser feitos com as próprias mãos, mostrando não só habilidade, mas também qualidades criativas.
- Política de preços flexíveis - em caso de falta de fundos, você pode escolher um tipo de pedra mais barato ou usar opções artificiais.
Em termos de confiabilidade e longa vida útil, os produtos de concreto armado são semelhantes a eles. No entanto, seu grande peso, que deve corresponder a uma base maciça, torna-os mais caros de instalar.
E, neste caso, a autoprodução demorará muito mais.
Postes de metal não são adequados para todas as opções de cerca. A densidade do material a ser pendurado não deve exceder a sua.
Além disso, eles precisam de um processamento especial, assim como os de madeira. Somente a proteção certa irá protegê-los contra corrosão e deterioração. Os usados, como tubos, devem ser reprocessados.
Postes de amianto e cimento são frágeis o suficiente e requerem instalação cuidadosa.
Por outro lado, não precisam de cuidados e só ficam mais fortes com a água. Seu preço é mais do que democrático.
Como escolher?
Além da capacidade financeira, avaliando sua robustez durante a instalação e características do material, a escolha é influenciada pelo estado, tipo de solo e profundidade de ocorrência do esgoto e do lençol freático. O mais favorável para a instalação de apoios é o terreno rochoso. Devido à sua dureza, proporciona estabilidade e estabilidade a qualquer estrutura. A água dentro de tal reservatório praticamente não se move, portanto, não existem processos problemáticos como erosão, subsidência e inchaço.
A areia não retém água e praticamente não congela.
As dificuldades podem surgir apenas com o fato de que esse solo se desintegra e pode ceder com o peso da cerca. Para evitar que isso aconteça, você precisa de uma base ampla.
A situação mais difícil surge quando se trata de solo argiloso, o que contribui para o acúmulo de água nele. Para que não entre em contacto com o suporte, é feita uma espécie de almofada de entulho por baixo. O ar se acumula nele, por isso não congela e não pode afetar a coluna de nenhuma forma.
Existe um outro padrão segundo o qual materiais pesados, por exemplo, o concreto armado, não podem ser usados para solos soltos, se não houver uma fundação ampla e densa. Todas essas sutilezas devem ser levadas em consideração ainda na fase de aquisição e elaboração do projeto de um terreno, pois nem todas as ideias podem ser implementadas.
Markup
Diretamente no local, de acordo com o layout, é necessário marcar como ficará a futura cerca.
- Para fazer isso, você precisa ter um plano cadastral em mãos e discutir com antecedência como a cerca funcionará com os vizinhos, a fim de resolver todas as questões problemáticas antes de iniciar a construção.
- Todos os segmentos da cerca são divididos em intervalos iguais. Neste caso, é necessário construir sobre o tamanho dos componentes para as seções, uma vez que não em todos os lugares não é um padrão possível. Em qualquer caso, esta distância não deve exceder 2,5 m. Este valor é diretamente proporcional à altura da cerca.
- Todas as medições devem ser precisas e os cálculos devem ser verificados novamente. Em primeiro lugar, irá poupá-lo de despesas adicionais e, em segundo lugar, se encomendar barras transversais de comprimento pronto, o seu parâmetro pode não ser suficiente. Ao realizar todo o trabalho de construção por conta própria, você precisa pegar materiais com uma pequena margem para poder encaixar os componentes uns nos outros.
- As estacas são cravadas nos cantos e na entrada do portão, entre o qual é puxada uma linha de pesca ou corda. A sua posição deve ser levada em consideração ao cavar ou fazer furos e colocar espaços em branco. Se a distância entre os pinos for grande, você pode usar pinos intermediários, que indicam a localização dos futuros pilares.
Montagem
Postes de metal têm a maioria dos métodos de instalação. Os principais são os seguintes.
Trepando
Para este método de montagem, o poste deve ter lâminas ou roscas. Às vezes, as estacas de parafuso são usadas com um flange ao qual a parte superior é fixada. Os apoios das estacas são adequados para qualquer tipo de solo, mesmo com elevado nível de congelação, uma vez que os desníveis contribuem para a ancoragem e, ao mesmo tempo, a estrutura do solo é menos perturbada.
Martelando
É realizado de duas maneiras - manualmente (você pode martelar com um martelo ou marreta) e dispositivos especiais. É mais fácil desmontar essa perna de apoio.
Zumbido
No decorrer desse processo, brita, cascalho, areia, tijolo quebrado e ASG são despejados em um buraco largo. A primeira camada servirá de suporte, portanto, como todas as camadas subsequentes, deve ser cuidadosamente compactada. Um pilar é colocado na camada inferior. Ao adormecer, certifique-se de que não se desvie da vertical. Você pode alternar camadas de entulho com areia ou outros materiais. Esse método também é denominado concretagem a seco, pois a camada superior é recoberta com cimento e regada com água. A espessura de cada etapa é de cerca de 20 cm.
- A concretagem total envolve inicialmente o preenchimento da camada de cascalho, compactando-a, criando a fôrma e despejando o concreto no restante do espaço.
- O método combinado inclui várias etapas:
- Escavando um buraco 2/3 da profundidade estimada.
- Conduzir o poste de forma que sua borda inferior fique 30 cm abaixo do fosso.
- Aterro de pedra entulho.
- Concretagem da camada superior.
Via de regra, uma estrutura metálica feita de hastes ou tubos é instalada dentro de cada pilar de pedra, portanto, são feitos furos para as mesmas na fundação da cerca.
Racks de concreto armado são instalados:
- Método de concretagem.
- Em uma base ampla (esta opção fornece um método de montagem com fita).
Postes de amianto são colocados na fundação, e também são instalados sem cimento (usando suportes). Todos os furos podem ser feitos manualmente com uma broca, uma máquina especial ou cavados com uma pá.
Quão fundo para enterrar?
Ainda na fase de projeto do terreno, está sendo feita uma estimativa, na qual estão previstos a quantidade de materiais e seu custo. De acordo com os parâmetros da cerca, que estão indicados no projeto, é feito um pedido para materiais de um ou outro tamanho, inclusive os postes de apoio.
Sua altura é calculada adicionando os seguintes valores:
- Alturas de cerca.
- O nível de congelamento do solo.
- Aumenta para estabilidade.
Por que o indicador de quanto o solo congela no inverno é importante? A resposta está em sua capacidade de crescer.
A opção ideal é uma situação em que a água subterrânea está abaixo do nível de congelamento do solo e não é afetada por nenhuma estrutura do solo. Se as águas congelam, elas se expandem, criando pressão de baixo para cima em todos os objetos imersos no solo. Esse poste corre o risco de ser empurrado para fora, levando à destruição da vedação.
Um aumento adicional de 20-30 cm é necessário para reduzir a pressão na base e reduzir os riscos associados. Esses números, como outros geodados, são importantes para chegar no estágio de planejamento. Eles são importantes não só para a instalação de uma cerca, mas também para a construção, colocação de comunicações.
Se este indicador não estiver disponível, você pode simplesmente observar as seguintes proporções:
- A profundidade da parte subterrânea deve ser de pelo menos um terço do comprimento total do pilar. Por exemplo, se a altura da cerca for de 2 m, as estantes devem ser aprofundadas em pelo menos um metro e o comprimento total do produto será de 3 m. Este valor ajudará a economizar dinheiro. Como os tubos de metal são produzidos com blanks de até 10 metros de comprimento, será mais lucrativo comprá-los inteiros e cortá-los nas partes necessárias.
- Sob a faixa e outro tipo de fundação para a cerca, é cavada uma vala com uma profundidade de 30 a 80 cm (dependendo do peso da cerca e das condições climáticas). A pressão neste caso é compensada por um aumento na largura da base. No entanto, às vezes um aprofundamento mais profundo é feito diretamente sob os pilares. O não cumprimento dessas condições pode levar a fissuras na base, pilares e seções, bem como seu colapso.
Posso inundar no inverno?
A maioria dos projetos de construção, especialmente se forem realizados de forma independente (sem experiência na área), são suspensos com o início do tempo frio. Isso se deve não só à comodidade, mas também ao fato de que as baixas temperaturas interferem em alguns processos construtivos.
Quando o concreto é derramado, o tempo para o qual adquire dureza aumenta. Isso se deve a uma desaceleração no processo de evaporação da água.
Você pode acelerar essas condições com:
- Utilização de cofragem especial com materiais que poupam calor.
- Sal e aditivos modificadores.
- Aquecimento da solução.
- Compra de cimento mais caro e com características melhoradas.
Vamos fazer uma ressalva que todos esses trabalhos podem ser realizados em condições de uma leve onda de frio (de acordo com algumas fontes, até 5 graus abaixo de 0). Se o objeto estiver localizado inicialmente em um clima frio, então tais condições, ao contrário, serão mais favoráveis.
As vantagens em tal situação serão:
- Economia de custos devido às reduções sazonais de preços de materiais de construção e mão de obra.
- Se o solo tiver muita areia, então a instalação da cerca será ainda mais conveniente, pois não se desintegrará.
Entre as desvantagens, além do aumento do tempo de cura e dos custos com equipamentos e aditivos, pode-se notar que qualquer não conformidade com a tecnologia ou queda brusca de temperatura acarretará em defeitos.
Tratamento
Para alguns tipos de postes, a vida útil pode ser aumentada significativamente pelo processamento com meios especiais.
- Os produtos de metal em produção são revestidos com polímeros ou galvanizados. Diretamente no local, sua superfície é tratada com mástique de betume. Essas precauções protegem contra a oxidação do metal por contaminantes da água ou do solo.
- A árvore não precisa apenas de proteção contra umidade, mas também de insetos. Para isso, são utilizadas impregnações, que incluem substâncias repelentes de pragas.
- Estruturas de concreto, cimento-amianto e postes de plástico não requerem processamento especial.
Além de suas qualidades práticas, o revestimento pode melhorar seriamente a aparência do poste. A decoração do metal consiste em pintura com esmalte para metal ou verniz. Antes de aplicar a tinta, a superfície deve ser limpa de vestígios de corrosão existentes, desengordurada e preparada com primer.O acabamento em tijoleira frontal ou painel falso permite criar pilares com imitação de diferentes tipos de pedra e outros materiais naturais.
A decoração da madeira maciça, como qualquer outro material natural, é sua textura, um padrão amadeirado especial de anéis e fibras anuais. A cor pode ser acentuada com tinta para madeira ou verniz. Devido ao facto de se prestarem bem ao processamento, é possível entalhar ou dar formas bastante invulgares.
Exemplos de sucesso
Para que a cerca fique bonita, não é necessário recorrer aos serviços de designers. Ao mostrar a sua criatividade e imaginação, qualquer pessoa pode criar uma ideia para um design invulgar. Mesmo um simples poste de amianto pode parecer brilhante. Para isso, basta pegar a tinta e a tampa original.
Além da função de suporte, os postes podem substituir lâmpadas de rua. O principal é encontrar um nicho adequado para a lâmpada.
A versão tradicional em madeira com um efeito 3D moderno se tornará um marco local. Uma característica deste tipo de cercas é a criação de figuras volumétricas baseadas em uma cerca de estacas ou o entrelaçamento de hastes longitudinais e transversais feitas de metal, plástico ou madeira maciça.
Uma cerca feita de papelão ondulado pode esconder suportes em forma de tubos - eles serão visíveis apenas por dentro.
Os pilares do bloco serão perceptíveis em qualquer caso (devido aos seus parâmetros), pelo que podem ser acentuados escolhendo uma pintura e textura contrastantes em relação às outras partes da vedação. Os blocos de pilares podem ter uma forma incomum.
Recentemente, tornou-se moda instalar uma eurofence. Consiste em pilares de concreto interligados com ranhuras e seções. Os vãos opostos podem ter a forma de imitação de pedra, ornamentos diversos, mosaicos. Os pilares nesta versão podem ser feitos no mesmo estilo ou cores neutras para diluir a variação de cores e relevos.
Para obter informações sobre como instalar corretamente um poste de cerca em solo argiloso, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.