Descrição da estaca-prancha e sua instalação
Para que a estrutura seja confiável, robusta e durável, os construtores devem levar em consideração as peculiaridades do solo do território. A abordagem errada para a construção geralmente leva ao colapso da estrutura. Várias tecnologias são usadas durante a construção para fortalecer as paredes do poço. Um dos métodos mais comuns neste caso é a instalação de estacas-pranchas.
O que é e para que serve?
A estaca-prancha da escavação é uma estrutura especial de fechamento, que é erguida a partir de estacas cravadas no solo. A construção de uma parede monolítica compacta o solo em uma área que está sujeita à deformação e cisalhamento.
Para equipar este tipo de cofragem, não é necessária a execução de terraplenagem. Cada uma das partes componentes é cavada no solo e fixada na trincheira.
Uma parede monolítica não requer a presença de uma faixa de fundação, pode ser colocada em qualquer tipo de solo sem levar em conta a profundidade de congelamento. As estacas-pranchas são mantidas no solo por fricção e não pela força da fundação. A diferença desse sistema dos demais é que, neste caso, são mantidas cargas significativas na flexão e no deslocamento.
O reforço das paredes da cava com estacas-pranchas realiza as seguintes tarefas:
- as paredes do poço são protegidas de derramamento;
- o canteiro de obras é localizado;
- os lados dos recessos sob a base da estrutura são reforçados;
- o litoral é mantido;
- a base se torna mais forte;
- instalações de tratamento estão sendo desenvolvidas;
- os trilhos da ferrovia estão sendo reforçados;
- estão sendo organizados recipientes lacrados para resíduos industriais.
Este tipo de vedação de fosso é necessário para a segurança dos trabalhadores, equipamentos e transeuntes. Este projeto é simplesmente insubstituível quando é necessário fortalecer o solo, especialmente perto de fontes de água para proteger objetos de consequências negativas:
- erosão da costa;
- desmoronamento e colapso da rocha;
- assoreamento, raso;
- destruição da encosta costeira;
- impedindo o avanço do solo.
As estacas-pranchas são consideradas vedações eficazes, de montagem rápida e econômicas, usadas em qualquer lugar. Graças a essas estruturas, obtêm-se paredes vedadas e estanques.
Com a ajuda deste dispositivo, eles equipam as instalações hidráulicas, bem como protegem qualitativamente as comunicações. As estacas-pranchas foram parar em aterros sanitários, coletores de esgoto e muito mais.
Dispositivo
O dispositivo de estacas-prancha é diretamente influenciado pelo material que é utilizado em sua fabricação. Os produtos de madeira podem ser usados apenas se não houver pedras grossas, resíduos de madeira e outros detritos no solo. A profundidade de cravação, neste caso, não deve ser superior a 600 cm. O arranjo de tais estruturas é estritamente regulamentado pelo GOST, se os requisitos forem ignorados, a cerca será ineficaz e também desabará rapidamente.
Os sulcos são imersos no solo próximo, nesta fase o artesão deve excluir a formação de vazios, fissuras. No caso de utilização de sistema duplo, é mantida uma distância de 100 cm entre as buchas, sendo a cerca instalada no fundo do manancial até uma profundidade de mais de 200 cm.Para minimizar o esmaecimento do aterro, é recomendado o uso de estacas-pranchas de alta densidade. Se a profundidade da cova for de 300 a 500 cm, os recessos formados entre as paredes devem ser fechados com uma mistura de argila.
Para aterramento sólido, buchas de aço devem ser usadas. Eles devem ser cravados a uma profundidade de 700 cm.
Esses produtos podem ser usados repetidamente, mas apenas se as regras de segurança forem seguidas. A desmontagem de produtos de aço é tão fácil e rápida. Para completar o procedimento, os artesãos usam cintos de arnês e cantoneiras.
Os requisitos básicos do SNiP relativos à instalação de estruturas macho e fêmea têm as seguintes disposições.
- A seleção do equipamento deve ser realizada levando em consideração o comprimento dos elementos constituintes do sistema. Quando atingir os 26 metros, devem ser fornecidas marcas para a língua. Para calcular o equipamento, calculadoras especiais são usadas com base na teoria do impacto das ondas.
- A fossa pode ser lavada e baseada na fácil fixação da lingueta e sulco, apenas se o local estiver localizado próximo a edifícios residenciais. Neste caso, recomenda-se dobrar a profundidade de imersão.
- O trabalho na vedação dos poços de fundação é necessariamente regulamentado pelos GOSTs e precisa ser documentado.
Descrição das espécies
As estacas pranchas são constituídas por elementos separados, os quais são montados numa única estrutura. Nesse caso eles podem ser de tipos diferentes e diferir uns dos outros não apenas nas características, mas também no período de operação.
Estacas pranchas de aço Larsen
A Estaca-prancha Larsen é usada quando é necessário proteger a cova da fundação do colapso da terra, das águas subterrâneas e da chuva. O nome deste projeto vem do nome de seu criador. Esta cerca tem a forma de um elemento no espaço com uma seção em caixa e travas ao longo das bordas. As peças componentes são conectadas com grampos localizados nas ranhuras da folha.
As ranhuras de Larsen são feitas de metais fortes com uma mistura de carbono. O cobre é adicionado para prevenir processos corrosivos na produção de tarugos.
Ao usar este método para formar uma cerca do fosso, você pode resolver os seguintes problemas:
- construir uma estação de tratamento;
- proteger o canteiro de obras da água;
- para fortalecer a margem do reservatório;
- construir um píer ou barragem;
- para fortalecer solos que são propensos a deslizamentos.
De polímeros
Estacas-pranchas de plástico são feitas de PVC e compósitos. Estes são materiais reutilizáveis. Freqüentemente, são instalados como cercas permanentes em áreas costeiras. Esta opção é considerada econômica, mas ao mesmo tempo não é altamente durável.
Dos canos
Além do perfil, uma estaca-prancha de metal tubular é usada para a instalação da cerca do poço. O último é um tubo oco de parede espessa com uma grande seção transversal. Essas estruturas têm uma alta capacidade de carga. Além disso, eles são bastante estáveis, então ninguém será capaz de derrubar tal estrutura.
Estacas de madeira
Estacas-pranchas de madeira são consideradas uma opção econômica e prática. Depois de algum tempo, as pilhas podem se deteriorar devido à exposição à umidade. Não se recomenda o uso de estacas de madeira como estrutura de reforço de fundação.
Estacas de concreto armado
As estacas de concreto armado são instaladas uma vez. Eles são caracterizados por altos custos de energia durante a instalação, bem como desmontagem não lucrativa. As estacas de concreto armado também podem ser utilizadas como reforço adicional da fundação. Esta opção é considerada a mais durável e ao mesmo tempo versátil.
Tecnologia
Uma certa tecnologia é usada para instalar estacas-pranchas. É necessário construir uma parede e mergulhá-la no solo de acordo com os cálculos efetuados.
No projeto de projeto, o método de fixação, a profundidade da cerca, a retirada das tábuas, a opção do sistema de espaçadores estão sempre especificados.
Diagrama de instalação de estacas-pranchas:
- marcação e fixação das guias;
- entrega de equipamentos; perfuração de poços;
- imersão dos componentes no solo e sua instalação em locais especialmente designados;
- fechos de acordo com o projeto elaborado.
É possível imergir estacas no solo de várias maneiras, uma das quais é a indentação usando instalações especiais. Como regra, vibradores, um martelo hidráulico e, às vezes, uma opção de imersão combinada são usados. Freqüentemente, ao preparar uma fossa, é usada uma pick-up de tábuas, que se tornará uma fôrma para construção posterior. Em alguns casos, a solução ideal é considerada o uso de uma cinta de cintagem, que é representada por vigas horizontais fixadas com estacas macho e fêmea ao longo de todo o perímetro.
Existem situações em que, na formação de estacas-pranchas, é necessário reforçar a parede acabada. Para completar a tarefa, uma travessa diagonal é instalada para apoiar as pilhas. Em outras situações, você não pode prescindir do uso de um espaçador.
Pagamento
Durante o projeto de estacas-pranchas, é necessário realizar cálculos para determinar a configuração da estrutura, as dimensões da parede, bem como os reforços adicionais que podem ser necessários se cargas adicionais afetarem a fundação.
No cálculo, deve-se levar em consideração a taxa de tombamento, a força de sustentação das paredes, o coeficiente de trabalho da estrutura. A fiabilidade da parede também é tida em consideração, mas este indicador pode depender do solo e do tipo de vedação.
Na determinação da resistência, são levados em consideração a resistência de um metro da parede aos efeitos das cargas, a resistência da cintagem, o indicador de resistência padrão e o coeficiente de funcionamento da estrutura no solo.
Montagem
Não há diferenças especiais entre as opções de montagem de vibração e choque para estacas-prancha. A única diferença é a presença de recursos no funcionamento dos tipos de equipamentos acoplados. Não há diferenças na sequência e na funda.
Tecnologia para formar a cerca do fosso:
- fornecimento de materiais para um canteiro de obras;
- distribuição da estaca-prancha com um guindaste de estaca-prancha ao longo de todo o perímetro de construção;
- implantação de marcação de contorno com cravação de estacas;
- pendurar e mover a língua para o local onde a instalação será realizada;
- fixação do arnês e instalação no local de condução;
- alinhamento vertical e direcional da língua;
- desmontagem da linga, imersão da estaca-prancha até a profundidade especificada no projeto.
Executar as ações acima é a formação de cada uma das ranhuras. O trabalho continua até que uma cerca fechada seja formada ao longo do perímetro do poço. Para resolver vários problemas durante a instalação da cerca do fosso, o seguinte equipamento é usado:
- unidade hidráulica SVU Titan DTZ;
- Sistema Sunward ZYJ 120;
- instalação autônoma SVU-V-6.
Uma estaca-prancha é chamada de estrutura forte e durável, com a ajuda da qual fossas são equipadas e as margens são reforçadas perto de fontes de água. Graças a este reforço, as estruturas podem suportar cargas significativas, e as ranhuras não se deterioram com os efeitos da umidade, mudanças de temperatura.
Neste vídeo, você aprenderá como a estaca-prancha é instalada.
O comentário foi enviado com sucesso.