As sutilezas do desenho de uma cerca de vime

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Material
  3. Como fazer isso?
  4. Tipos de tecelagem
  5. Decoração

Existe uma grande variedade de tipos de vedações que podem proteger um terreno e uma casa da intrusão exterior. Porém, uma opção tão primitiva e desatualizada, considerada por muitos, como uma cerca de vime, é capaz de proteger um pouco pior do que estruturas mais sólidas. Ao mesmo tempo, todos podem criá-lo e a aparência irá deliciar até quem não faz concessões estéticas.

Peculiaridades

Mesmo 80-100 anos atrás, uma cerca de vime podia ser encontrada com incomparavelmente mais frequência do que agora. O principal material para isso está disponível e relativamente barato, a estrutura protetora é leve. Essas vantagens persistem até hoje, e um olhar arcaico enfatizado de uma desvantagem pode ser facilmente transformado em dignidade, superando assim os arredores de uma casa de campo. Além disso, tal desenho é facilmente feito à mão, você não precisa procurar profissionais e esperar que eles concluam o pedido.

A trança clássica é uma barreira leve de uma estrutura caótica. Não há necessidade de processamento do material, é até contra-indicado pela tecnologia. A esmagadora maioria dessas cercas não ultrapassa os 150 cm de altura, pois a fragilidade das matérias-primas não permite que sejam muito altas. Teremos que suportar tanto a presença de rachaduras quanto a impossibilidade de criar uma parede verdadeiramente vazia.

Recomenda-se cobrir áreas relativamente pequenas com cercas de pau-a-pique ou colocá-las como cercas auxiliares no território da dacha ou horta.

Uma aplicação alternativa é a demarcação de áreas adjacentes, atrativas por sombreamento mínimo. Como resultado, seus interesses e os de seus vizinhos não serão afetados de forma alguma.

Uma preparação de alta qualidade para o trabalho é de grande importância, pois permite que você termine o trabalho com rapidez e com o menor custo. Não se trata apenas de uma cerca sendo martelada de uma cerca de estacas, mas o conhecimento técnico e a habilidade de manusear uma ferramenta são indispensáveis ​​aqui.

Material

Durante muitos séculos, as sebes de vime foram feitas de salgueiro (salgueiro), videira de salgueiro e madeira de avelã. As três plantas, apesar de todas as suas diferenças, têm ramos oblongos com superfície plana, que se dobram facilmente. Alguns artesãos usam juncos de crescimento selvagem (taboas), que são mais frágeis do que galhos de árvores e arbustos. Os watts de bambu são mais fortes do que os normais, apenas a matéria-prima terá de ser comprada, por razões óbvias não será possível prepará-la.

Se for escolhido salgueiro, não há necessidade de calcular seu consumo, recomenda-se levar o quanto achar conveniente. Na maioria das vezes, uma braçada de galhos permite formar uma tela de 50 cm de comprimento e da mesma altura. Mais precisamente, você não pode dizer sem saber qual é o diâmetro da videira e quão apertada é a tecelagem que você deseja fazer. Teoricamente, você pode tirar brotos de qualquer árvore e até mesmo arbustos não menores que 100 cm. Mas para iniciantes, é melhor parar em opções comprovadas, elas dão um resultado mais estável e previsível.

É necessário cortar os salgueiros na primavera, até que a neve derreta, ou no outono, quando a neve acaba de baixar. O motivo é simples: a velocidade de movimento dos sucos é limitada, as folhas são as mínimas.

Tente escolher os tiros o mais regulares e longos possível; se você não iniciar a construção imediatamente, tome cuidado para secar os galhos coletados.

Em vez de madeira natural, você pode fazer um vime de PVC, e suas propriedades decorativas não serão piores. Tal solução permitirá que a cerca mantenha suas características funcionais e aparência por décadas.Se você de repente precisar mover a cerca (ao mover, construir, fazer um novo levantamento topográfico) - não será difícil.

O cloreto de polivinila não desbota mesmo sob o sol forte, não tem medo de frio severo e calor extremo. Todo cuidado se resume em limpar com um agente especial e restaurar o revestimento anticorrosivo nas peças metálicas.

O vime de PVC é muito mais variado em cores possíveis do que as estruturas de madeira e, variando a densidade e o tamanho da célula, você pode torná-la realmente extraordinária. Se você ainda escolhe materiais naturais, ainda precisa considerar a opção de usar avelã. Recomenda-se que você corte os palitos no início da primavera e aplique o mais rápido possível, até que a seiva espessante endureça o material. Ao contrário do salgueiro, pelo mesmo motivo, evite a colheita no outono e no inverno. Você pode aumentar a rigidez da cerca se tricotá-la com juntas de 2, 3 ou 4 barras.

A aveleira ficará mais bonita se você levantar os suportes verticais, acrescentando decorações a eles - cestos de flores, pratos de barro pintados.

Como fazer isso?

Procedimento de operação:

  • Tendo preparado a matéria-prima para a futura cerca, eles começam a fazer pilares de sustentação. Na maioria das vezes, seu papel é desempenhado pelos ramos maiores, com diâmetro superior a 40 mm. Se você usar vigas, tábuas, especialmente metal, a cerca durará mais. Mas você só precisa fazer isso se não importa para você o quão natural a cerca parecerá.
  • Qualquer instrução passo a passo assume que a distância que separa os elementos de suporte é de 300-500 mm. Ao aumentá-lo, você economiza material e acelera o processo e, ao diminuí-lo, cria um vime mais denso e confiável. A ligação vertical requer o uso de amarras longitudinais, mesmo em uma barreira muito baixa não pode haver menos de cinco delas.
  • A tecelagem de galhos de salgueiro só começa depois que os brotos são embebidos em água por pelo menos 7 dias; se estiverem completamente frescos, você pode reduzir o período em 1-2 dias. Depois que os galhos tiverem flexibilidade suficiente, a casca é removida deles usando um galho especialmente preparado com limitadores.

Se você não tiver esse dispositivo, use um alicate ou alicate. Se a casca é difícil de remover, isso significa que a matéria-prima ainda não está pronta!

  • Depois de limpar as hastes, trate-as com um anti-séptico; se quiser mudar a cor, use uma mancha. Mas lembre-se de que todos os ramos são processados ​​separadamente e, portanto, para grandes barreiras, esse processamento será muito trabalhoso e demorado. Quando começar a trabalhar, prepare e coloque uma fita métrica, uma tesoura de jardim, uma serra de metal, um martelo de madeira, uma marreta perto dela. Você também precisará de arame (para apertar a videira), linha de pesca ou fios de construção e uma chave de fenda.
  • O método universal de tecelagem é horizontal, ele permite que você dê à cerca uma densidade e resistência inatingíveis para um método vertical. A linha de pesca (fio) é puxada, denotando assim uma linha reta da cerca. Este será um ponto de referência na colocação de suportes (a distância entre eles é de 1 m). Cada suporte deve ser cravado em pelo menos 50 cm, se mesmo assim optou por um método de ligação horizontal, deve-se amarrar os topos dos elementos de suporte com trilhos, evitando desvios para os lados.
  • Entrelaçar as hastes na abertura entre os pilares adjacentes, começando pela borda grossa, formando o número "8". O pilar original é circundado na frente, o próximo na parte traseira, o terceiro novamente na parte frontal, e assim fazem enquanto houver cipó suficiente. Para evitar que a wattle deslize para o chão, o nível mais baixo das hastes é preso com arame às estacas.

A tecelagem após a extremidade de cada haste começa com o pilar que precede aquele em que ela terminou. Isso é muito importante, porque caso contrário, a uniformidade do design não pode ser alcançada.

  • Quando chega a vez de enrolar a última fileira de cipós, a barra de fixação é retirada e as próprias hastes são amarradas com arame.Um ponto importante: ao colocar as estacas não diretamente no solo, mas em tubos de plástico, você aumentará significativamente o tempo de operação da cerca. Você também pode fazer uma cerca de vime com uma tábua não cortada, o principal é que ela tenha flexibilidade suficiente. Essa estrutura parecerá mais cara do que realmente custa e é fácil formar até 15 m de sebes por dia, mesmo sozinha.
  • Antes de iniciar o trabalho, decida para que finalidade a cerca será usada. Por isso, são necessárias cercas de pau até 100 cm para decorar o local, sua função protetora é pequena. Em muitos casos, essas cercas circundam canteiros de flores e áreas separadas em chalés e jardins de verão. Definir a cerca em seções significa que existem limites esquerdo e direito que coincidem com a lacuna entre os galhos. A instalação contínua consiste no fato de que após cada barra enrolada na próxima, é criada uma tira que não tem ponta.

Se aparecerem lugares de aparência feia durante o trabalho, apenas vire-os para dentro, de modo que você não possa ver de fora.

Tipos de tecelagem

Uma cerca de madeira pode parecer muito diversa e atraente, principalmente porque usa padrões complexos:

Rodada de xadrez implica a distribuição das vinhas em cachos que são tecidos horizontalmente. Se você prender galhos grossos (mais de 50 mm) no mastro superior, desdobrar as barras diagonalmente e prender a outra extremidade por baixo, obterá uma versão diagonal da torção do xadrez. Em seus intervalos, outros feixes preparados devem ser tecidos.

Se você pegar galhos com menos de 10 mm de espessura, eles também serão úteis, mas já por tecelagem a céu aberto... Para não procurar esse material por muito tempo em todos os lugares, compre em qualquer berçário.

Mas se a tecelagem com aberturas for um ornamento, um elemento separado, então trança alpina merecidamente considerado um tipo completo de sebes. É capaz de circundar todo o território e ao mesmo tempo se tornar uma barreira em torno das trepadeiras. A qualidade da madeira é altíssima e o produto, se feito corretamente, vai funcionar por décadas. Mesmo os ambientalistas mais atentos e críticos não acharão nada de errado nesta decisão.

Os apoios devem ser concretados com o maior cuidado possível, visto que o vento dos principais elementos estruturais é elevado.

As pranchas precisam ser processadas com antecedência: são polidas e cuidadosamente revestidas com uma preparação que impede o desenvolvimento de fungos microscópicos, reduz os efeitos negativos do sol, chuva, granizo e neve. Um par de pranchas é colocado em cada vão, que são colocadas dentro e fora, respectivamente. Para sua informação: ao tecer tiras horizontais com verticais, certifique-se de que todas dobram de cada lado! Você pode simplificar o trabalho se preparar imediatamente pequenos sulcos nos postes.

A fixação inicial é feita com pregos ou cola; as placas subsequentes não requerem retenção adicional se a tecnologia for totalmente seguida. Para reduzir o risco e aumentar a vida útil, o vime é revestido com vernizes, óleos secantes e esmaltes. A tecelagem austríaca pode ter uma variedade de padrões que são selecionados para o tipo de madeira usada, levando em consideração o orçamento da obra.

Caminho vertical clássico a tecelagem não é pior do que a técnica austríaca. Tendo em conta a diferença de tamanho da videira na parte superior do caule e na raiz, esta é dividida em pares, orientando alternadamente a secção mais espessa para cima e para baixo. Esta técnica permite evitar diferenças na densidade do wattle em diferentes alturas. Se utilizar pranchas em vez de ramos, recomenda-se cobrir os lóbulos superiores com outra prancha, o que confere à composição uma completude e a torna o mais resistente possível às intempéries.

Às vezes, as tiras são fixadas por baixo, mas, neste caso, não podem ser pregadas no topo, caso contrário, a árvore molhada se deforma. Ao usar uma tábua não seca, lembre-se: quando ela seca completamente, formam-se intervalos de 10 mm.É permitido o uso de tubo perfilado, mais confiável e estável, como travessas verticais.

Se não for madeira, mas elementos de plástico (cerca de piquete) são usados ​​para cerca de pau-a-pique, o local pode ser considerado relativamente protegido não só de intrusos, mas também de rajadas de vento, de vórtices atmosféricos.

Somente as instruções do fabricante ou de um especialista experiente fornecerão recomendações exatas sobre como tecer (conectar) blocos de plástico. Mas, em qualquer caso, será necessário controlar a suavidade do estilo; fixando os suportes aos pilares, será possível colocar painéis que serão fixados com parafusos ou pernos.

Decoração

O efeito visual mais simples é obtido ao tingir a videira: os ramos soltos da casca ficam impregnados de mancha. Você pode tornar a acácia branca se tratá-la com peróxido de hidrogênio e mantê-la em um local bem iluminado por 48 horas. A cor castanha da videira é dada pela fervura e, para tornar esta cor mais brilhante, adiciona-se um pouco de permanganato de potássio à água a ferver. Se você deseja obter outras cores, corantes têxteis comuns servirão. As vedações de madeira horizontais e verticais após esse processamento parecerão muito mais atraentes do que eram à primeira vista.

Combinando uma cerca de vime e plantas em canteiros de flores, você consegue um resultado impressionante: uma borda original é construída ao redor da folhagem que floresce. Não há o que pensar em proteção, mas a função decorativa é realizada da maneira mais completa possível. Existem canteiros prontos a usar (0,9 m de diâmetro), fixados no solo, mas a tecelagem por todo o território também pode servir de decoração.

Os girassóis são organicamente combinados com a cerca de vime (com um plantio próximo). Se falamos de objetos de decoração, é recomendável usar tudo o que lembra a vida rural: roda de carroça e estacas, móveis de madeira e jardim de pedras. A imitação de pássaros sentados em cima do muro sempre parece atraente em qualquer ambiente. A combinação com a pedra é considerada atrativa - escorregadores alpinos, jardins de pedras e caminhos pavimentados serão muito apropriados.

Quanto às flores, geralmente se recomenda colocá-las ao longo da cerca de pau-a-pique em vasos e canteiros, ou plantá-las lado a lado, mas não combinar essas duas soluções possíveis. Além dos girassóis, todas as trepadeiras são consideradas compatíveis.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário