Vedação de vime original do país: tecnologia de fabricação

A cerca viva de galhos trançados ecologicamente correta é uma decoração arcaica do exterior de paisagismo campestre, que está ganhando cada vez mais popularidade. Esses projetos são convenientes não apenas para decorar canteiros e canteiros de flores, mas também para realizar o zoneamento paisagístico.

A principal vantagem das cercas de vime é a capacidade de fazer você mesmo a partir de vários materiais disponíveis. Como fazer isso é descrito em nosso artigo.

Peculiaridades

A primeira cerca de madeira apareceu na Idade da Pedra. No período neolítico, as cercas feitas com o crescimento de arbustos jovens funcionavam como paredes de simples edifícios residenciais ou domésticos, e mais tarde adquiriram as funções de cerca.

Hoje em dia, belas cercas de vime são usadas para decorar chalés de verão e territórios adjacentes.

A cerca de vime é uma cerca leve, para a fabricação de brotos ou ramos flexíveis de um arbusto... Devido ao uso de materiais naturais após o mínimo processamento (ou mesmo a sua ausência), o vime adquire uma estrutura caótica e artesanal. Assim, tais divisórias parecem tão naturais quanto possível, tornando-se uma continuação orgânica do projeto paisagístico de uma casa de veraneio ou de uma casa de campo, feita em um estilo "rústico" com seus elementos de eco-estilo inerentes.

As principais vantagens da cerca de vime incluem:

  • Versatilidade de aplicação... Divisórias de vime decoram canteiros de flores, formam suportes para escalar plantações de hortícolas, indicam limites visuais entre áreas adjacentes, pátios de churrasco, área de jantar, piscina e cantos de relaxamento.
  • Apelo externo... Uma variedade de técnicas artísticas de tecelagem (da simples à corda e ao tabuleiro de xadrez) permitem que você crie obras-primas originais que tornam o design de uma paisagem de jardim verdadeiramente único, distinguindo-a de outras.
  • A capacidade de criar condições ideais para o crescimento e o desenvolvimento de plantas que adoram sombra e umidade, se um aterro de terra for fornecido para a construção de uma cerca de vime. Neste caso, a instalação de uma divisória aberta que permita um bom fluxo de ar será muito mais eficaz do que uma cerca sólida.
  • Disponibilidade e baixo custo de matérias-primas... Considerando que este tipo de decoração de jardim pode ser feito por você mesmo com arbustos de sua própria casa de verão, fazer cerca de madeira pode ser totalmente gratuito.

Desvantagens:

  • Curto período de operaçãoque é limitado a 3-6 anos. Isso se deve à suscetibilidade dos materiais naturais à influência de fatores naturais.
  • Má manutenção É um problema comum a todos os produtos de vime. Danos a um fragmento da cerca exigirão o desmonte de uma seção inteira ou de toda a cerca.
  • Material frágil elimina a possibilidade de usar uma cerca de vime como uma cerca de barreira confiável.
  • Inflamabilidade e inflamabilidade de ramos secos.
  • A fofoca é apropriada apenas em chalés de verão e terrenos adjacentes, decorados com design country.

Cercas a céu aberto com muitas rachaduras não serão capazes de limitar qualitativamente a visão do local e preservar a privacidade.

Materiais (editar)

Outra vantagem significativa de uma cerca de vime feita de hastes de madeira é a compatibilidade ambiental, uma vez que materiais sintéticos naturais ou inofensivos são usados ​​para modelagem. A qualidade da futura sebe, seu fator de qualidade e durabilidade dependem da escolha correta da matéria-prima. Vamos dar uma olhada nas opções mais populares.

Ivnyak

Os ramos de salgueiro com elevada resistência longitudinal aliada a uma excelente flexibilidade são considerados um dos melhores materiais para a tecelagem artística. A natureza dotou o salgueiro de ramos longos, planos e flexíveis, o que garante uma cerca muito bonita e resistente.

Para a construção de uma cerca de vime, vinhas cortadas de qualquer representante da numerosa família dessas árvores (salgueiro) são adequadas. Essas plantas lenhosas estão difundidas no território de nosso país em quase todos os lugares, o que simplifica muito a tarefa de colheita de material.

Hazel (avelã)

Os galhos de uma aveleira em forma de galho (arbusto de folha caduca ou árvore subdimensionada) são o material ideal para criar divisórias de jardim, pois se distinguem por suas qualidades decorativas e durabilidade inigualáveis. A pitoresca vegetação da zona, a clareza das linhas da graciosa sebe de aveleira formam uma combinação de contrastes vencedora, sem a qual é impossível imaginar o desenho paisagístico sustentado num estilo rústico ou alpino.

Como complemento dessa cerca, você pode usar uma videira para obter uma sebe original com o tempo, o que dificilmente deixará os hóspedes indiferentes. Uma alternativa aos ramos de avelã pode ser brotos de amieiro, bétula, cereja ou maçã.

Videira

Essa acácia é fácil de fazer, uma vez que os longos e flexíveis caules da uva podem ser facilmente enrolados no ângulo certo.

A videira é altamente resistente às oscilações repentinas de temperatura e às condições de umidade excessiva. Portanto, a sebe de seus rebentos e mangas irá deliciá-lo com uma aparência atraente por vários anos.

Se as uvas não crescem no campo, você pode obter uma videira a um preço razoável em um viveiro.

Juncos de taboa ou lago

Ambos os representantes da flora aquática costeira - juncos da família dos juncos e taboas da família das taboas, que muitas vezes são confundidos devido a semelhanças externas, também são frequentemente usados ​​para tecer cercas de jardim. Mas a resistência das hastes não é o ponto forte dessas plantas com uma estrutura extremamente frágil, por isso não há necessidade de falar sobre a resistência ao desgaste desses materiais.

Uma cerca feita de taboa ou junco de lago ficará inutilizável em um ou dois anos. Por este motivo, é melhor construir mini-cercas com eles para decorar canteiros de flores, canteiros de flores ou mixborders e, em seguida, realizar o zoneamento da paisagem.

Acácia

A acácia amarela é uma candidata ideal para a criação de sebes decorativas de beleza impressionante em formas geométricas regulares. Para o efeito, são enraizadas as estacas, que são cortadas a partir de rebentos com um ano de idade.

A época ideal para colhê-los é a primavera, até que os botões comecem a florescer e o outonob quando as plantas terminarem de crescer. Para evitar o ressecamento, as estacas são colocadas no solo com antecedência.

Prós da cobertura de acácia:

  • Tem uma aparência estética.
  • Oferece proteção contra o vento.
  • Produz oxigênio. Como qualquer cerca "viva", a estrutura de acácia atua como um filtro natural.
  • Cria isolamento acústico adicional.

Vários tipos de culturas hortícolas com flores, perenes, decíduas e trepadeiras são usados ​​para criar cercas vivas.

Pranchas

Devido ao uso de tábuas aplainadas como material de construção para uma cerca de vime, as funções de proteção são adicionadas às funções decorativas dessa cerca. Uma cerca principal é capaz de restringir o acesso de estranhos ao território do quintal.

As seções de vedação são formadas por pranchas e os suportes verticais podem ser de concreto, madeira ou metal.

PVC

Embora o clássico vime de pau-a-pique seja feito de galhos ou plantas jovens de árvores e arbustos, atualmente o PVC se tornou um material igualmente popular para sua fabricação. As cercas de polímero vêm na forma de faixas de meio-fio ou cercas seccionais.

Vantagens estruturais:

  • De longa duração. O PVC é quimicamente estável.É resistente à radiação UV, corrosão e deterioração.
  • Móvel. As cercas seccionais são rapidamente montadas e desmontadas para facilitar o transporte.
  • Operação sem problemas.
  • Barato.

O cuidado se reduz a lavar a cerca e processar elementos de metal com compostos anticorrosivos.

Como fazer isso sozinho?

A maneira mais fácil de criar uma cerca decorativa envolve o uso de qualquer técnica de tecelagem com gravetos. Você pode tecer a partição colocando ramos:

  • Horizontalmente, quando os apoios verticais são trançados com longos esboços, o que proporciona a melhor resistência e estanqueidade da trama da cerca. A distância entre postes adjacentes deve ser de pelo menos 0,3 m.
  • Verticalmente... Neste caso, a base da futura sebe é formada por veios horizontais instalados nos suportes. A vantagem dessa técnica é a capacidade de criar cerca de vime com um padrão diferente.
  • Inclinado... Esta técnica envolve a localização frequente dos apoios, o que proporciona um degrau de até 0,3 m, seguido do preenchimento dos vãos com ramos localizados na diagonal durante a tecelagem.
  • "Tabuleiro de xadrez", o que permite criar um lindo padrão xadrez na sebe. Primeiro, as vigas são formadas a partir de vários ramos e, em seguida, são dispostas horizontalmente em um padrão quadriculado.
  • Volta... Os suportes que formam um círculo são entrelaçados com ramos ou ramos de crescimento fino. Nesta técnica, os canteiros de flores são mais frequentemente decorados.

Considere uma aula de mestre sobre como criar uma cerca de galhos usando tecelagem horizontal simples - todos podem dominar essa técnica.

Trabalho preparatório

Para a fabricação de uma cerca de vime, todas as hastes dobráveis ​​são adequadas. Seu comprimento ideal é de 1,5 m... Uma época favorável para a colheita de salgueiros é a primavera, até que o fluxo de seiva comece, o final do verão e o outono. Deve ser dada preferência a cipós planos com a mesma espessura e sem ramos laterais. As hastes são cortadas obliquamente. Eles são formados em feixes e deixados para secar ou usados ​​recém-cortados.

O processo de preparação do material para tecer inclui várias etapas:

  • Encharcado... As hastes, com a extremidade grossa voltada para baixo, são colocadas em um balde, despejadas em um passo íngreme e deixadas por uma semana. A ação da água ativa a movimentação do suco, devido ao qual o material adquire a flexibilidade necessária.
  • Limpeza de botões, nós e casca... A casca é removida com uma trituradora na forma de um garfo estreito e cônico com bordas bem afiadas em seu interior.
  • Tratamento anti-séptico para aumentar a resistência ao desgaste da cerca de pau.
  • Dispositivo de drenagem... Para fazer isso, eles cavam uma trincheira de até meio metro de profundidade. No fundo, forma-se uma almofada de areia de até 15 cm de espessura, cuja função é remover rapidamente a umidade, o que evita o desenvolvimento de processos de apodrecimento da parte de sustentação da cerca.
  • Supressão de suportes... Estacas de madeira, hastes grossas, tubos de aço são adequados para o papel de pilares de suporte.

Fazendo pau

Sequência de trabalho:

  • Executando marcação... As estacas de apoio são colocadas a uma distância de 0,3-0,5 m.
  • Aprofundamento de apoios... A instalação de pilares espessos é realizada a uma profundidade de 0,3-0,5 m, devendo o comprimento do suporte ultrapassar a altura da vedação em 0,2-0,3 m.
  • Varas de tecelagem entre suportes... A extremidade mais grossa da peça começa a se entrelaçar, curvando-se alternadamente em torno dos pilares de um lado ou de outro e estendendo-se ao longo de todo o comprimento da cerca. As pontas dos galhos devem ficar do lado de dentro da cerca.

Após a formação de cada 4-5 carreiras, eles são batidos firmemente com um macete, que ajuda a selar a trança.

Antes de instalar a última linha de hastes, a barra de fixação é removida. As estacas de suporte são presas à fileira superior com um arame.

O empilhamento vertical é feito da mesma forma, mas todas as hastes deverão ser fixadas nos pontos superior e inferior dos suportes para evitar o afrouxamento da estrutura. A situação com a fabricação de estruturas a partir de uma placa é mais complicada.

Para fixar os pilares com segurança, dois tipos de fundação são usados ​​na forma:

  • Pedestais separados para suportes.
  • Base de fita monolítica.

A construção da base inclui a escavação de poços ou valas com profundidade de 0,7 m, a formação de uma almofada de areia e brita com altura de 0,2-0,3 me preenchimento com mistura de cimento.

Ao instalar suportes resistir a passos de até meio metro, após o que eles começam a formar as seções, colocando os blanks com as partes finais para baixo.

Os meios-fios para jardim são vendidos em rolos. Para instalá-lo, é feita uma ranhura, uma fita é parcialmente colocada no interior e coberta com terra. Em seguida, o solo é totalmente compactado, após o que a cerca para o jardim de flores está pronta.

dicas e truques

Considere algumas recomendações úteis sobre a fabricação de uma cerca de vime:

  • Para aumentar a vida útil dos postes de madeira, os suportes são enterrados no solo, colocando-os em tubos plásticos pré-martelados.
  • Para o fabrico de toras transversais e pilares, é adequado metal pintado à cor natural de uma sebe natural.
  • Para fornecer proteção para a parte inferior da cerca, ela pode ser erguida até 10-15 cm acima do nível do solo. Uma opção alternativa é a disposição de uma almofada de drenagem de areia e cascalho.
  • Quando os planos incluem a criação de uma cerca de madeira de uma cor específica, os espaços em branco são pintados. Para obter uma bela tonalidade marrom, usa-se permanganato de potássio e, graças à mancha, a cor fica mais saturada. O uso de sulfato ferroso permite obter uma tonalidade acinzentada. Após o tratamento com peróxido, os bastonetes descascados adquirem uma bela cor branca.
  • Se você usar uma composição fosca para envernizamento, a camada protetora não apenas minimiza a influência negativa de fatores externos, mas também preserva a beleza natural da acácia natural.

Belos exemplos

A crescente popularidade do estilo country levou a uma maior demanda pelo uso de produtos de vime em projetos paisagísticos. Aqui estão as opções de maior sucesso para decorar o local com cercas de pau-a-pique.

  • Pode-se diversificar o desenho da cerca de pau-a-pique com a ajuda de cerâmicas penduradas em estacas e vasos de flores colocados em suportes.
  • A composição dos girassóis é considerada uma decoração clássica de cerca de vime. Plantas artificiais brilhantes também podem enfatizar a beleza da cerca de vime.
  • Nada decora o local como canteiros de flores e canteiros de flores, e é interessante batê-los com cercas perfuradas. Juntos, eles formam composições incrivelmente harmoniosas criadas pelo homem em conjunto com a natureza.
  • As sebes não são apenas muito bonitas, mas também práticas. As copas das plantas formam uma cerca densa que restringe o acesso do sol escaldante, o que torna as férias no campo o mais cómodas possíveis.
  • A cerca de vime é um elemento eficaz do zoneamento da paisagem. O uso de cercas de pau-a-pique diversificadas para delimitar as zonas funcionais permite que cada segmento seja individualizado sem violar a unidade estilística do projeto paisagístico.

Como fazer uma cerca de vime com as próprias mãos - conselhos práticos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário