Tecnologia de construção de cerca de policarbonato
Cercas sempre podem esconder e proteger uma casa, mas, como se viu, paredes brancas estão gradualmente se tornando uma coisa do passado. Uma nova tendência para quem não tem nada a esconder é a cerca de chapa de policarbonato translúcido. Parece bastante incomum e em combinação com forja artística - impressionante e representativo. Antes de demolir uma cerca de pedra sólida, você precisa entender o que são carbonatos e quais são as características de trabalhar com eles.
Peculiaridades
O policarbonato é uma substância transparente resistente ao calor pertencente ao grupo dos termoplásticos. Devido às suas propriedades físicas e mecânicas, é amplamente utilizado em diversos ramos de produção. A maioria dos métodos de processamento de polímero são aplicáveis a ele: moldagem por sopro ou moldagem por injeção, criação de fibras químicas. O mais popular é o método de extrusão, que permite dar a uma substância granular a forma de uma folha.
Assim, o policarbonato conquistou rapidamente o mercado da construção civil como um material versátil que pode até substituir o vidro clássico.
Essas notas altas são explicadas pelas seguintes características:
- Suporta cargas mecânicas significativas, é durável e mantém a forma especificada durante o processamento. Ao mesmo tempo, a ação abrasiva prolongada prejudica a aparência do material, deixando riscos inestéticos;
- Resistente às mudanças de temperatura. Em média, a faixa de temperatura da maioria das marcas é de -40 a +130 graus. Existem amostras que retêm suas propriedades em temperaturas extremas (de -100 a +150 graus). Esta propriedade possibilita a utilização com sucesso do material para a construção de objetos ao ar livre. Durante a instalação, deve-se ter em mente que quando a temperatura muda, as dimensões lineares das telhas também mudam. A expansão térmica é considerada ótima se não exceder 3 mm por metro;
- Possui resistência química a ácidos de baixa concentração e soluções de seus sais, à maioria dos álcoois. Amônia, álcoois alcalinos, metílicos e dietílicos devem ser mantidos longe. Além disso, o contato com misturas de concreto e cimento não é recomendado;
- Vasta gama de espessuras de painéis. Na maioria das vezes, nos mercados dos países da CEI você pode encontrar indicadores de 0,2 a 1,6 cm, nos países da UE a espessura chega a 3,2 cm. A gravidade específica, assim como o isolamento térmico e acústico, dependerá da espessura do material ;
- As propriedades de isolamento térmico do policarbonato não são decisivas, porém, em termos de transferência de calor, é mais eficiente que o vidro;
- Alto desempenho de isolamento acústico;
- Ecologicamente correto devido à sua inércia química. É atóxico mesmo sob a influência de altas temperaturas, o que permite uma utilização sem restrições em instalações residenciais;
- Possui classe de segurança contra incêndio B1. Dificilmente inflamável - a ignição só é possível com exposição direta ao fogo e quando um certo limite de temperatura é excedido. Quando a fonte de fogo desaparece, a combustão para;
- Longa vida útil (até 10 anos) é garantida pelo fabricante, sujeita à correta instalação e operação;
- Características ópticas. A transmitância da luz depende do tipo de policarbonato: o sólido é capaz de transmitir até 95% da luz, para um material celular esse indicador é menor, mas difunde perfeitamente a luz;
- A permeabilidade à água é mínima.
A julgar por suas propriedades, o policarbonato é um material realmente maravilhoso, mas nem tudo é tão simples.Na sua forma pura, sob a influência da radiação ultravioleta, perde as qualidades óticas (transparência) e mecânicas (resistência). Este problema é resolvido com o uso de estabilizadores UV, que são aplicados às folhas por coextrusão. A base e a camada de suporte são firmemente fundidas para evitar a delaminação. Normalmente, o estabilizador é aplicado apenas em um lado, mas existem marcas com proteção nos dois lados. Este último será apenas a melhor opção para estruturas de proteção.
Visualizações
De acordo com a estrutura interna, as lâminas são de dois tipos: favo de mel e monolíticas. O terceiro grupo de policarbonatos texturizados pode ser provisoriamente distinguido.
- Painéis de favo de mel ou favo de mel consistem em várias câmaras formadas por reforços internos. Se olharmos para a folha em seção transversal, a semelhança com os favos de mel em 3D torna-se óbvia. As seções preenchidas com ar aumentam as propriedades de isolamento e as características de resistência do material. Eles estão disponíveis em várias versões:
- 2h possuem células retangulares, são encontradas em amostras de até 10 mm de espessura.
- 3X Eles se distinguem por uma estrutura de três camadas com partições retangulares e inclinadas.
- 3H - três camadas com células retangulares.
- 5W - folhas de cinco camadas com espessura de 16 a 20 mm com seções retangulares.
- 5X - folhas de cinco camadas com reforços retos e inclinados.
- Painéis monolíticos têm uma estrutura sólida em seção transversal. Eles são muito semelhantes em aparência ao vidro de silicato. É um policarbonato monolítico que é frequentemente usado na criação de janelas modernas com vidros duplos.
- Painéis texturizados têm uma superfície texturizada obtida por estampagem. Este tipo mais decorativo de folhas de policarbonato é caracterizado por alta transmissão de luz e características de difusão.
Decoração
Outra qualidade pela qual o policarbonato é valorizado é uma ampla seleção de cores para placas em favo de mel e monolíticas. A coloração é realizada nos estágios iniciais da produção do painel, para que a saturação da cor não diminua com o tempo. À venda você encontra materiais transparentes, opacos e translúcidos em todas as cores do arco-íris. A variedade de cores, aliada às propriedades físicas e mecânicas do material, o tornam muito popular no ambiente de design.
Construções
Na construção de estruturas de proteção, os painéis do tipo favo de mel com espessura de pelo menos 10 mm são os mais usados. Existem vários designs: modular e sólido, em uma estrutura de madeira, pedra ou metal, mas as cercas combinadas parecem mais orgânicas. Neles, o policarbonato atua como elemento decorativo, garantindo isolamento acústico, flexibilidade, resistência ao calor e uma grande variedade de cores. Ao mesmo tempo, a confiabilidade da cerca não é afetada: o polímero é capaz de suportar cargas significativas, mas ainda não é comparável ao metal ou à pedra.
Apesar da variedade de opções, na maioria das vezes há uma cerca em uma estrutura de metal... Essa popularidade se deve à facilidade de instalação e ao orçamento. Toda a estrutura é constituída por pilares de sustentação, aos quais são fixadas vigas transversais. A moldura acabada por dentro é revestida com painéis de policarbonato. A resistência de tal estrutura é controversa: a caixa de metal geralmente é feita com um grande degrau e os painéis são facilmente danificados por um golpe direto. Esta opção é perfeita como vedação decorativa, por exemplo, como fronteira entre vizinhos.
Montagem
A seqüência de instalação de uma cerca de policarbonato não é muito diferente da instalação de cercas feitas de outros materiais. As etapas da construção da estrutura mais simples devem ser consideradas em detalhes.
A fase preparatória inclui:
- Estudo do solo. O tipo de fundação depende de sua estabilidade: colunar, fita ou combinada.
- Projeto.Determinam-se as dimensões e o desenho da futura estrutura, traça-se um desenho no qual se anotam a distância entre os apoios (não mais de 3 m), o número de defasagens e a localização dos elementos adicionais (portões, portões).
- Seleção de materiais e ferramentas. Para pilares de sustentação são escolhidos tubos de perfil de 60x60 mm, para torneamento - tubos de 20x40 mm.
Quando tudo estiver pronto, você pode começar a marcar o território. É conveniente usar corda e pinos para isso. Os últimos são cravados nos locais onde os suportes estão instalados. Em seguida, é a vez da fundação. A base colunar é escolhida para estruturas feitas de materiais leves. A maneira mais fácil de prepará-lo. Para isso, os poços são perfurados 20 cm mais fundo do que o nível de congelamento do solo (1,1-1,5 m para a faixa do meio). Os tubos de suporte são inseridos estritamente verticalmente nos orifícios e derramados com concreto.
Para áreas com terreno difícil ou solo instável, você terá que recorrer a uma fundação em faixa. De acordo com as marcações, eles cavam uma vala com meio metro de profundidade, no fundo da qual está instalada uma camada de drenagem de areia e cascalho. Se você planeja elevar a fundação acima do nível do solo, instale adicionalmente uma cofragem de madeira. Além disso, suportes e acessórios são montados na almofada de drenagem e toda a estrutura é derramada com concreto. O tempo de configuração é de cerca de uma semana.
A instalação da moldura consiste em instalar defasagens horizontais em várias filas (dependendo da altura). Duas opções são possíveis aqui: apertar os elementos com parafusos normais ou soldar. Em seguida, um tampão é instalado nos pilares por cima para evitar a entrada de água e detritos, e toda a estrutura é preparada e pintada. Antes de pintar, é aconselhável fazer furos nos pontos de fixação do polímero. O mais importante é o suporte de policarbonato.
A conclusão bem-sucedida do trabalho garante que várias regras sejam seguidas:
- o revestimento deve ser iniciado após todas as manipulações com a estrutura;
- a temperatura ideal para instalar o polímero é de 10 a 25 graus. Anteriormente, foi mencionado sobre as propriedades do material de contrair e expandir dependendo da temperatura. Na faixa de 10-25 graus, a folha está em seu estado normal;
- a película protetora é mantida até o final do trabalho;
- as folhas de policarbonato celular são posicionadas de forma que os reforços fiquem estritamente verticais. Isso irá garantir a drenagem suave de condensação e umidade;
- o corte de folhas de até 10 mm é executado com uma faca afiada ou serra de dentes finos. Painéis mais grossos são cortados usando uma serra de vaivém, serras circulares. É importante cortar de forma que, quando instalado entre a trama de polímero e outros elementos, haja espaços de alguns milímetros para expansão;
- para proteção contra resíduos e umidade, as pontas das folhas avulsas são coladas com fita adesiva na parte superior e na parte inferior perfuradas (para liberação de condensado). Perfis de extremidade de policarbonato são instalados no topo da fita. Furos de drenagem são feitos ao longo do perfil inferior a uma distância de 30 cm;
- as chapas de policarbonato são fixadas na caixa com parafusos auto-roscantes, portanto, são feitos orifícios nas mesmas em locais de futura fixação com degrau de 30-40 cm. Devem estar localizadas no mesmo nível e corresponder aos orifícios feitos anteriormente os logs. A distância mínima das bordas do painel é de 4 cm Para o material alveolar é importante que a perfuração seja realizada entre os reforços. Para compensar a expansão, o tamanho dos orifícios deve ser 2-3 mm maior que o diâmetro do parafuso auto-roscante;
- a fixação é feita com parafusos auto-roscantes com arruelas de borracha. É importante evitar a contração excessiva, pois isso irá deformar a folha. Os parafusos angulados também danificam o material;
- se uma cerca de estrutura sólida é planejada, as folhas individuais de polímero são conectadas usando um perfil especial;
- quando todo o trabalho estiver concluído, você pode remover a película protetora.
Avaliações
A opinião das pessoas sobre a cerca de policarbonato é ambígua. A principal vantagem, de acordo com membros do fórum, é a leveza e a estética da cerca.Ao mesmo tempo, os usuários questionam a confiabilidade e durabilidade de tais estruturas. Para uma estrutura mais durável, aconselham a escolha de chapas de grande espessura e com proteção UV frente e verso. É verdade que o custo de tais painéis excede o preço das listas de flip.
O menor erro na instalação reduz a vida útil do material a alguns anos. Um material tão incomum atrai a atenção dos vândalos: todos se esforçam para testá-lo quanto à sua resistência. Painéis em favo de mel com plugues nas extremidades embaçam por dentro e sem plugues, embora sejam ventilados, coletam sujeira e detritos. Muitos não consideram a transparência do material um diferencial. A maioria concorda que este material caro só é adequado para cercas decorativas ou como decoração na cerca principal.
Exemplos e opções de sucesso
Entre os projetos de sucesso feitos de policarbonato, pode-se incluir uma cerca feita de grades forjadas, revestidas com folhas de policarbonato. Esta solução elegante para uma casa particular combina a força do metal e a ilusão do vidro frágil. A combinação de forjamento, tijolo ou pedra natural e favo de mel ou polímero texturizado tem uma boa aparência. Até a aparência industrial do papelão ondulado é animada por inserções de policarbonato.
Para informações sobre como escolher o policarbonato celular, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.