Fazendo uma cerca de tijolos e papelão ondulado com suas próprias mãos
Uma bela cerca e portão são a cara da casa própria e um "posto avançado" de proteção e uma vida tranquila dos proprietários, que é invisível para quem está de fora. Uma cerca forte e confiável, que também se encaixa perfeitamente na paisagem circundante, é o melhor resultado do trabalho dos construtores. Hoje, graças à tecnologia desenvolvida ao longo dos anos e aos materiais modernos, esta tarefa pode ser resolvida com sucesso com as suas próprias mãos, sem recorrer ao auxílio de especialistas.
Peculiaridades
Existe uma grande variedade de cercas e cercas feitas de várias combinações de texturas: pedra monumental, forjadas leves, madeira ecológica. Atualmente, a combinação prática e durável de pilares de tijolo e painéis corrugados é merecidamente popular.
Vantagens:
- Essa estrutura é forte devido à fundação de tira reforçada, pilares de tijolo reforçados com um tubo de metal e painéis ondulados mais leves que são montados entre os pilares facilitam a estrutura, mas eles também são fortes devido às nervuras de enrijecimento e perfis.
- A vida útil de tal cerca é, em regra, 25-50 anos. Todos os materiais são resistentes às influências ambientais agressivas (precipitação, temperaturas extremas, sol, estresse mecânico) e também são ecologicamente corretos.
- Os materiais usados parecem bons contra o fundo de edifícios de tijolo ou pedra, a cerca parece apresentável e sólida. A variedade de texturas e cores permite mostrar sua imaginação criativa e gosto impecável.
- O lençol profissional fecha o território da casa do vento, do barulho dos carros que passam, dos olhares curiosos dos vizinhos e dos transeuntes, da penetração de animais e pessoas alheias.
- A cerca é acessível, é possível construí-la com as próprias mãos, não requer o envolvimento de equipamentos de construção, se for necessária reparação, os elementos individuais podem ser substituídos.
- A vedação também reduz o nível de ruído proveniente da rua, especialmente em zonas ruidosas, são utilizados painéis e faixas especiais refletores de ruído, que podem ser fixados na parte superior da chapa perfilada.
- Você pode combinar folhas com outros materiais ou usar diferentes texturas de papelão ondulado, por exemplo, a imitação de madeira é indistinguível das inserções de madeira natural, mas não está sujeita a deterioração e deformação.
Construções
É importante escolher a opção certa de projeto, traçar um projeto, um desenho da localização no terreno e um plano para todas as etapas da obra, um orçamento.
Existem códigos de construção que precisam ser considerados:
- A cerca deve estar dentro dos limites do lote de acordo com os documentos.
- A distância entre postes de tijolo não pode ser superior a 3 m.
- Em caso de diferenças de altura, a linha da cerca é dividida em seções.
É necessário medir o comprimento da cerca, dividi-la em seções, calcular o número de postes e a distância universal entre eles. Você pode pegar qualquer altura da cerca até 3 metros.
Opções de design:
- Os pilares podem ser dispostos em um tijolo e meio na parte da frente e em um tijolo nas laterais, podendo também ser dobrados em dois tijolos. Por dentro, os pilares são reforçados.
- O papelão ondulado pode cobrir os suportes da cerca ou pode ser montado entre eles de forma que os pilares fiquem visíveis.
- A parte inferior da cerca pode ser de tijolo ou concreto monolítico com o uso de reforço, ou a fundação é nivelada com a superfície, então o painel de folha perfilada é montado em toda a altura da cerca.
- Para proteger e aumentar a vida útil, a superfície superior dos postes é coberta com tampas. As tampas podem ser de metal, concreto ou outros materiais.
Decoração
A variedade atual de texturas e cores de chapas de papelão ondulado pode satisfazer o cliente ou designer mais exigente. Superfície lisa ou texturizada, com imitação de tijolo e pedra, madeira de diferentes espécies, materiais naturais, com vários padrões, ornamentos. Você pode escolher uma tela com uma impressão de foto, aplicar qualquer imagem, inclusive 3D. A paleta de cores e efeitos visuais também é incrível. Existem tintas e revestimentos luminosos com indicação térmica, isolantes elétricos.
O tijolo também tem uma variedade de formas, texturas de superfície e cores. O revestimento clássico de tijolo vermelho liso parece austero e se adapta à maioria das casas. Combinar vários tons de marrom ou bege dará um visual mais moderno. Os tijolos estampados e em relevo dão espaço para a imaginação e têm um aspecto elegante e incomum.
Os pilares podem ser colocados nem mesmo, mas retorcidos, é claro, essa é uma tarefa para pedreiros experientes, mas o resultado parece impressionante.
A base é decorada com tijolos na cor metal com o resto dos elementos, as tampas também devem combinar com a cor de toda a estrutura. Você também pode retocar as costuras entre os tijolos, por exemplo, adicionar fuligem à solução e obter costuras pretas decorativas.
A tecnologia do monólito permite fazer configurações complexas da fundação e embasamento da cerca: pódios de concreto, saliências e nichos para plantas ornamentais e elementos de iluminação. Iluminação adicional também pode ser construída nos postes. Cercas decoradas com elementos forjados, soldadas ao longo da borda superior do painel com tiras de renda com pontas pontiagudas, ficam ótimas.
Manufatura
O projeto está pronto, você pode começar a construir.
Para fazer isso, você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:
- Tijolo, areia, brita.
- Varetas metálicas para reforço com diâmetro de 5-6 mm.
- Placa para instalação de cofragem.
- O cimento da marca não é menos do que M300, mas melhor do que M400.
- Canos ou cantos para reforço no meio dos pilares.
- Para a estrutura, é necessário um tubo de 40x20x2 mm.
- Nível, fio de prumo, fita métrica.
- Martelo, pregos, pá, chave de fenda.
- Soldador.
- Betoneira ou furadeira com misturador.
Nos cantos da cerca, você precisa enfiar estacas e puxar uma corda de náilon ao redor do perímetro para marcar. Na linha da cerca, é necessário nivelar a superfície, marcar os locais dos futuros pilares e também cravar nas estacas, marcar as localizações dos portões e postigos. Então você precisa cavar uma trincheira sob a fundação da faixa.
A profundidade da trincheira é o ponto de congelamento do solo. Nas regiões será diferente, em média 60-80 cm. Em locais com papelão ondulado, a profundidade pode ser reduzida para 50 cm. A largura da vala é determinada pela espessura dos pilares, 20-25 cm é bastante o suficiente.
O volume do terreno escavado será de aproximadamente 3 m3. É aconselhável separar a camada fértil do barro, depois despejá-la no jardim, aumentando a espessura do solo fertilizado. No fundo da trincheira, socamos uma camada de areia umedecida com água de 5 cm e depois 10 cm de brita.
A segunda etapa do arranjo da fundação é a montagem da fôrma. Normalmente, a cofragem é feita 10-15 cm abaixo da superfície. A fôrma é cravada diretamente na vala de tábuas, reforçada com dintéis e apoios para evitar a deformação da fôrma sob a influência da pressão do concreto endurecido.
A fundação deve ser reforçada com barras de aço de 10 mm de espessura. Para que a armadura fique totalmente imersa na espessura da argamassa de concreto, é necessário instalar varões verticais a cada 1,5 m. As horizontais são fixadas com arame ou solda às verticais a cada 10 cm de altura e a não mais de 5 cm da superfície da fundação para que a armadura não salte e não enferruje. Normalmente, o reforço é fixado primeiro e, em seguida, o reforço acabado é baixado para a vala.
Além disso, você pode instalar tubos de reforço estritamente verticalmente ou um canto para pilares de tijolo e prendê-los com tábuas dentro da vala. A forma da fundação não é estritamente retangular, mas se expandindo para baixo. Então a cerca será capaz de suportar as cargas de levantamento do solo sem deformar.
Mistura-se a solução na proporção de cimento e areia fina 1: 4 ou a 1: 5, adiciona-se pedra peneirada ou triturada e, a seguir, rega-se até obter uma massa espessa. Para obter a solução de melhor qualidade, é aconselhável adicionar 25-30 g de plastificante, na maioria das vezes é o sabonete líquido ou detergente de lavar louça mais barato. O fundo da vala é umedecido com água e, em seguida, uma solução mista é despejada na cofragem. Para um conjunto de resistência e secagem adequada da base, ela é umedecida todos os dias com água e coberta com filme plástico para evitar rachaduras.
A secagem completa ocorre após 2 semanas, mas a camada ganha metade de sua resistência após 5 dias.
A impermeabilização é feita sobre a fundação acabada, na maioria das vezes impermeabilizante ou material de cobertura, de modo que o tijolo não absorva a umidade do solo e não desmorone por mais tempo. A próxima etapa da construção é colocar tijolos ao redor dos tubos de reforço, o resultado da obra será confiável e até mesmo pilares. A alvenaria é feita com uma faixa para confiabilidade de um e meio ou dois tijolos. A costura padrão é de 8 a 10 mm.
Cada segunda carreira é reforçada adicionalmente com uma malha de aço. Nos níveis de fixação da folha perfilada aos tubos verticais, são soldadas hipotecas para a posterior instalação da moldura e da folha perfilada. No topo, no meio e na parte inferior do pilar.
Nos pilares revestidos, tampas especiais feitas de concreto ou metal são montadas na parte superior. São tingidos em vários tons com corantes minerais resistentes ao desbotamento, podendo ter acabamento decorativo.
As tampas desempenham uma função protetora, evitando que a umidade entre na espessura dos pilares, e também conferem um aspecto completo e decorativo à cerca.
Montagem
Para montar uma moldura para fixação de painéis de papelão ondulado, na fase de assentamento dos postes, solde os fixadores embutidos que se projetarão das laterais do poste: na parte superior, no meio e na parte inferior, então será possível fixar a moldura a partir de um tubo de perfil nestes três pontos.
O tubo deve ser marcado e cortado em pedaços, cujo comprimento é igual ao comprimento do vão entre os pilares, definido estritamente horizontalmente com um nível, e as extremidades são soldadas a arco aos fixadores embutidos. O resultado são três tubos guia, que devem ser revestidos com esmalte alquídico para evitar a corrosão.
Se os tubos já tiverem sido tocados por ferrugem, é necessário tratamento com conversor de líquido.
Agora você pode montar folhas de papelão ondulado. Para isso, é necessário comprar ou cortar folhas do tamanho desejado, marcar com um marcador os pontos de fixação do papelão ondulado na moldura, geralmente a uma distância de uma onda. Assim, para cada metro existem 6 locais de fixação, serão necessários 6 parafusos para telhados galvanizados e 6 juntas de borracha para os parafusos.
Durante a instalação, a base acabada é coberta com papelão para evitar o descolamento da borda inferior do painel. Em baixas velocidades, as brocas são fixadas com parafusos auto-roscantes e os painéis acabados são colocados com elásticos, conectando as folhas com uma sobreposição se necessário.
O resultado é uma cerca combinada, confiável e apresentável. Sujeito ao tempo de secagem, leva em média 2 semanas para todas as etapas de construção, e servirá fielmente seus proprietários por muitos anos. Não é difícil cuidar da cerca, basta lavá-la com um meio simples, despejando água de uma mangueira. O design é tal que os elementos individuais podem ser substituídos, se necessário.
Belos exemplos
A combinação de tijolo vermelho e uma folha perfilada de tom marrom com uma superfície frontal lisa parece muito harmoniosa. A base também é forrada com tijolos e aparada com metal bordô. Os pilares desta versão são visíveis e contrastam com os painéis, formando uma estrutura rígida e cuidada.
Para encaixar a cerca na paisagem circundante e dar decoratividade adicional, os designers costumam fornecer nichos e pódios para o plantio de flores ou trepadeiras, este é um estilo clássico e uma manifestação do gosto impecável do proprietário.
O processo de construção de uma cerca pode ser visto a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.