Cerca decorativa: belas idéias de design de paisagem
A cerca no local serve para cercar certas zonas e territórios, a fim de evitar intrusões no local por visitantes indesejados, para proteger os espaços verdes de danos por animais, para delimitar as áreas funcionais do quintal, designar o contorno do canteiro e facilitar o cuidado das plantas.
Este é um elemento necessário para a organização do espaço do site, portanto sua aparência deve atender a certos requisitos. Em residências modernas, a finalidade funcional é combinada com a função decorativa da cerca, que se tornou parte integrante do projeto paisagístico. Consideraremos com mais detalhes neste artigo quais características de uma cerca decorativa ajudarão a combinar as funções unitária e estética.
Peculiaridades
Tradicionalmente, a cerca é utilizada para delimitar o território de propriedade da terra e está localizada ao longo de todo o contorno. A cerca externa é de dois tipos: protetora, é sólida, impenetrável aos olhos, ou leve, mais transparente, - tal cerca destina-se apenas a marcar os limites do local.
No primeiro caso, a cerca é feita de tijolo, pedra, concreto, folha perfilada ou cerca de estacas com uma altura de dois metros e acima. Esta cerca é feita sem inserções transparentes intermediárias, isola completamente o território.
Os designers, com a ajuda de acabamentos decorativos, dão a essas cercas monolíticas um efeito decorativo e, muitas vezes, conseguem suavizar e iluminar a estrutura maciça por meio da seleção de materiais, iluminação especial e paisagismo.
Em assentamentos de casas de campo modernas com segurança, não há necessidade de fazer uma cerca maciça e sólida, de modo que os territórios de propriedades rurais lindamente decorados são cercados com seções de metal. O primeiro lugar entre os desenhos mais requintados é ocupado por vãos forjados com pilares de pedra.
Este é o tipo de cerca mais caro. Para reduzir o custo, pequenos insertos de elementos forjados são usados em uma cerca de metal comum em suportes de concreto ou aço.
A altura dessas cercas pode variar de muito pequena a 3-4 metros. As cercas de metal fornecem um nível confiável de segurança, permitindo que outras pessoas admirem a beleza da paisagem e das plantas com flores.
Esses tipos de cercas pertencem a estruturas capitais, servem por mais de uma década, são fiadoras da segurança e não perdem suas qualidades estéticas ao longo de toda a vida útil, porém, requerem a instalação de uma pilha ou faixa de pleno direito fundação, escavação para instalação de vala sob a fundação e construção de pilares de sustentação.
A função de delimitar o terreno pode ser realizada em estruturas mais leves e arejadas. Cercas universais feitas de elementos de madeira, estruturas de plástico ou metal leve geralmente não são muito altas - de 1 a 1,5 metros. Sua estrutura possui inserções transparentes e não interfere nas boas relações de vizinhança. Essas cercas não requerem uma fundação reforçada, as estacas são reforçadas com brita fina e cimentadas diretamente no poço sem cofragem. Estruturas decorativas leves adicionam leveza à cerca e se encaixam harmoniosamente na paisagem natural.
A vida útil de tais cercas é bastante longa, mas de vez em quando exigem renovação da pintura externa ou substituição de algumas peças... A função de segurança neste caso é secundária, a proteção é realizada apenas contra a invasão de animais ou aves.
Os separadores de zonas funcionais são um tipo separado de cercas decorativas. São estruturas decorativas muito leves, cravadas diretamente no solo, pré-tratadas contra a corrosão. Seções de vedação não podem ser fixadas no solo, mas têm suportes especiais. Eles têm uma altura baixa - de 0,5 a 1 metro. Seu design é decorativo e forma um único conjunto com a área de paisagem adjacente. O uso mais comum dessas cercas é no jardim da frente.
Os requisitos para essas cercas são limitados pelo efeito decorativo de isolar uma zona de outra dentro do local. Quando você altera a decoração do jardim de flores ou a localização da piscina no local, essas cercas são substituídas por outras ou movidas para outro local.
A última área funcional da cerca para o jardim de flores tem até meio metro de altura. Essas lancis possuem uma grande variedade de materiais de fabricação, possibilidades ilimitadas de soluções de design, disponíveis para autoprodução. Eles diferem na vida útil de décadas (pedra natural e lancis de metal) a uma estação (vime de videira de salgueiro).
Para criar uma paisagem harmoniosa em um terreno pessoal, é necessário escolher o tipo de cerca, sua forma e material de fabricação no estilo do desenho geral dos edifícios e acabamento dos caminhos.
Materiais (editar)
Nem todos os materiais podem ser usados na fabricação de vários tipos de cercas. Para uma cerca principal ao redor da casa, escolha um tijolo, clínquer, acabamento ou pedra decorativa. Essas cercas parecem muito sólidas. É verdade que, com comprimento suficiente, eles criam uma parede monótona e um pouco chata.
Nesses casos, uma boa solução é combinação de materiais e alturas de cerca. A estrutura em arco do vão com um inserto de forja artística quebra a linha e dá variedade à vedação.
A combinação harmoniosa de pedra, cerca de estacas, linha quebrada da base da cerca e o padrão da paisagem da área pode ser uma dádiva de Deus para os proprietários da propriedade.
Os designers sugerem o uso de uma pedra redonda para o acabamento do vão. Esses acabamentos podem ser combinados com a cor desejada e criar um gabinete elegante. A decoração artística de pedra monocromática ou alvenaria na forma de um determinado padrão ou ornamento confere à vedação um valor artístico.
O concreto decorativo continua sendo um material popular para fazer cercas. Os fabricantes oferecem estruturas de concreto nos mais diversos padrões e cores, são complementadas com pilares, possuem quatro seções de painéis e acessórios especiais para fixação das peças, são bastante fáceis de instalar, são vedações resistentes, duráveis e bonitas.
Outro material tradicional para decorar cercas é a madeira. isto material ecológico durável, que é interessante pela sua bela estrutura fibrosa, enquadra-se perfeitamente numa paisagem rural. Hoje, os designers encontraram muitas soluções artísticas para cercas feitas de manguito - várias formas de cerca de estacas de madeira. Essa cerca parece elegante e moderna.
A localização e o tamanho dos piquetes podem ser os mais bizarros.
Para a fabricação de uma cerca de madeira, são utilizadas madeiras de coníferas, caducas ou exóticas. Seu uso é limitado apenas pelo custo estimado da cerca. Uma cerca de piquete feita de pinho ou bétula tem um preço democrático. O pinho, devido ao seu alto teor de resina, é altamente resistente ao apodrecimento. Cercas de carvalho ou lariço adquirem maior resistência com o passar dos anos, esses materiais são os mais duráveis. As cercas feitas de toras no estilo russo nacional são confiáveis e têm bom desempenho.
O bambu parece muito elegante.Ele cria uma atmosfera tropical especial, especialmente com truques de design adicionais, como iluminação. Raramente populares são as cercas feitas de ripas em forma de treliça. Essas cercas funcionam bem com jardins frontais em estilo inglês.
Um material favorito para uma cerca leve de jardim feita em casa é a videira. Os artesãos ficam felizes em fazer uma cerca de vime. Fazê-los não é difícil. Galhos grossos são simplesmente cavados no solo a uma distância igual uns dos outros e preenchem o espaço entre eles com galhos longos e flexíveis. Na faixa do meio, o material mais comum para fazer cerca de pau é o salgueiro.
Todas as peças de madeira são tratadas com compostos especiais para proteger contra as intempéries e aumentar a vida útil.
Cercas, treliças e redes de metal simples são transformadas em estrutura decorativa por meio de inserções de pedra, forja, madeira, elementos de iluminação e decoração com plantas.
As alturas das cercas podem variar de cercas de canteiro de flores a cercas altas e sólidas. As cercas de metal são fáceis de montar, pois consistem em módulos que são pendurados em suportes. As seções de metal modernas servem e para proteger o território e criar um visual elegante e especial. Transparência e padrão de aberturas adicionam leveza visual à estrutura, mantendo a resistência e inacessibilidade.
O plástico é usado para pequenas cercas de canteiros de flores ou árvores, serve para proteger contra pisoteio e invasão de animais domésticos e selvagens. A altura de tais cercas não ultrapassa um metro, sua resistência é baixa, pois o plástico é destruído sob a influência da radiação ultravioleta e temperaturas negativas. A vida útil das cercas de plástico pode ser estendida se a cerca for desmontada para o inverno. As características positivas incluem facilidade de instalação - mesmo uma pessoa idosa pode lidar com isso, a capacidade de se deslocar para outro local ao mudar a exposição dos canteiros de flores e uma paleta de cores e formas brilhantes.
Hoje, os fabricantes oferecem uma ampla gama de elementos de vedação de metal-plástico que não perdem suas qualidades decorativas. Esses designs diferem vida útil aumentada e não desbotam ao sol. Eles podem ser usados como cercas multifuncionais.
Nem todos os proprietários de terras gostam de cercas abertas ou precisam de proteção contra os ventos do norte, mas eles não querem sobrecarregar a estrutura com uma pedra ou cerca de estacas sólidas. Nesse caso, um material de isolamento acessível e barato é o policarbonato. Uma folha de policarbonato é fixada a uma estrutura de metal e esta seção é pendurada em um suporte de pilar.
O policarbonato está disponível em diversas cores, entre as quais você pode escolher um tom que combine com o design da casa.
As cercas de vidro são mais caras e mais frágeis do que o policarbonato. Mas, para fins decorativos e para fornecer o nível necessário de iluminação, eles também são usados em parcelas pessoais. A instabilidade às influências mecânicas externas é compensada pela concisão elegante do material e durabilidade. O vidro permite incluir o ambiente externo na paisagem da área local e proteger o microclima interno.
Decoração
O uso mais popular de cercas decorativas é o zoneamento do local. As cercas podem ser usadas para ocultar uma área de jardim, cercar um playground ou criar privacidade para uma área de pátio.
O canto das crianças é tradicionalmente vedado com uma cerca de plástico. Quando os filhos crescerem, você pode removê-lo e expandir o território do quintal ou plantações. O pátio foi projetado para conversas de lazer, onde você pode sentar-se calmamente tomando uma xícara de café ou uma taça de vinho. Uma cerca decorativa elegante irá ajudá-lo a privacidade.
Na próxima temporada, você pode salvar esta zona, ou talvez outra, nenhum canto ou árvore menos bonita aparecerá, onde você deseja mover a cerca decorativa.
Cercas de vidro são tradicionalmente usadas para cercar piscinas e solários. As piscinas são cercadas para que as crianças só possam nadar sob a supervisão de parentes mais velhos. Em dias de sol, você pode tomar sol sem medo dos ventos frios do norte e apreciar a paisagem ao redor.
O uso de gabiões para zoneamento de territórios tornou-se uma tendência da moda no design paisagístico. Gabião é uma malha de metal cheia de pedras. Essas cercas são muito duráveis e têm a função de manter a inclinação do local. Os gabiões são indispensáveis para o terraceamento de um terreno, com a sua ajuda o relevo fica perfeitamente nivelado.
Diferentes tipos de cerca de vime são indispensáveis para a área do jardim. Decorados com itens da vida camponesa, eles se tornam uma decoração da trama pessoal.
Aconselhamento profissional
Para criar uma bela cerca decorativa, não se esqueça da decoração da planta. Mesmo a cerca mais imperceptível e monótona brilhará com cores vivas se as vinhas de clematite em flor forem plantadas nas proximidades.
A rosa Flamentanz resistente à geada e em profusão de flores se tornará um elemento decorativo vivo.
A iluminação desempenha um papel importante na percepção de uma paisagem cercada por uma cerca. Ele remove a monotonia e adiciona leveza à cerca. Vale a pena o esforço pelo incrível efeito de adicionar luz.
Um material popular é a folha profissional. Apesar de toda a sua praticidade, as qualidades estéticas deixam muito a desejar.
Ao usar uma folha perfilada, um pré-requisito é uma decoração adicional, usando uma combinação com outros materiais ou uma cor incomum.
Belos exemplos
Vidro fosco combinado com vãos de madeira em estilo minimalista.
A cerca deslizante é de interesse. Sua localização pode ser facilmente alterada dependendo das necessidades. Um ornamento floral metálico em uma moldura de madeira adorna o litoral.
Uma cerca feita de módulos claros que definem o tipo adiciona um toque oriental à área.
O estilo Art Nouveau conquistou não só o interior, mas também o exterior.
Para informações sobre como fazer uma cerca decorativa leve e bonita, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.