Persianas enroláveis: vantagens e desvantagens do design
Persianas enroláveis são bastante populares hoje em dia. Eles não são apenas um elemento protetor e protetor, mas também parecem bastante atraentes e elegantes. As características de design das persianas enroláveis serão discutidas em nosso artigo.
Peculiaridades
Para todo motorista, o primeiro lugar sempre foi a questão da segurança do carro e da garagem em que ele é guardado. Portanto, grande atenção é dada ao tipo de portão equipado na sala. As portas de persianas são amplamente utilizadas atualmente como um dos tipos de estruturas mais confiáveis. Eles são de diferentes tipos, modificações, feitos de diferentes materiais, mas sua função principal é proteger a garagem de pessoas não autorizadas e das intempéries.
Antes de equipar a sua garagem com essa proteção, é necessário se familiarizar com o tipo de cada estrutura e saber como funciona, a fim de determinar a melhor opção para você. Afinal, é bastante difícil, caro e às vezes até impossível ajustar o design mal selecionado e o mecanismo intra-eixo. A automação é difícil de consertar.
Vantagens e desvantagens
As persianas enroláveis em PVC apresentam várias qualidades positivas, o que é comprovado pela sua utilização generalizada não só por particulares, mas também por entidades governamentais e comerciais: armazéns, bancos, centros comerciais e outras instalações que requerem maior protecção. Eles se distinguem por sua compactação combinada com confiabilidade.
A economia de espaço ao instalar tais portões será de cerca de 2 metros cúbicos, em comparação com aqueles que abrem para fora. É por isso para salvar território, esta opção é a mais adequada.
Mas aqui também existem algumas peculiaridades:
- Existem também restrições de instalação para persianas enroláveis, cuja negligência leva ao mau funcionamento e à falta de confiabilidade da estrutura. Os produtos de perfil de aço não devem exceder 7x7 sq. m.
- O perfil de alumínio é menos durável, pois o comprimento de uma barra horizontal não pode ultrapassar 6 metros, enquanto os próprios portões ocuparão uma área de não mais do que 14 metros quadrados.
O mecanismo simples para abrir e fechar as venezianas é muito conveniente de usar e não requer manutenção cara e complexa. O portão não precisa ser pintado, o máximo é lubrificá-lo uma vez a cada poucos meses... Se o portão for para ser instalado em garagem, onde toda a ferramenta é mantida constantemente à mão, será mais fácil montar e, se necessário, reparar a estrutura.
Por exemplo, se a lamela quebrar ou dobrar, é necessário abrir a tampa da caixa, puxá-la para baixo e remover a tela. Em seguida, coloque-o com cuidado sobre uma superfície lisa e remova as travas laterais. Então já é possível retirar as tiras danificadas e recolocá-las conectando-as com o resto das travas laterais.
Antes de instalar a lâmina de volta no trilho, você precisa se certificar de que a lamela inferior está fixada.
Uma das vantagens dessa escolha é o preço acessível, que sempre corresponde à qualidade. A manutenção dessas comportas não é onerosa, pois são resistentes à ferrugem e não se expandem com as mudanças de temperatura. Como resultado, o carro será armazenado sob proteção confiável por pelo menos 10 anos. Os corredores de cinema durarão muito tempo.
A densidade das persianas irá limitar o ambiente de poeira e umidade, bem como isola contra ruído e até mesmo transferência de calor (em 20%). Quanto à aparência, as persianas enroláveis se encaixam harmoniosamente no exterior da maioria dos edifícios.Além disso, o mercado oferece uma ampla gama de tonalidades de produtos de revestimento, portanto, escolher o design certo para sua garagem ou loja não é difícil.
No que diz respeito às deficiências, deve-se destacar a disponibilidade da tela.
Para abrir o perfil, basta danificar o metal cortando-o com retificadora ou máquina autógena. Porém, os fabricantes costumam equipar as venezianas com um sistema de alarme e, portanto, os clientes costumam fechar os objetos protegidos com essas venezianas. Será mais seguro instalar portões blindados de metal, mas será muito mais caro.
É impraticável instalar tais portões em garagens aquecidas, porque sem isolamento, eles deixam passar facilmente o ar, liberando calor. Além disso, em temperaturas abaixo de zero, os elementos individuais podem ser recobertos por uma crosta de gelo, afetando a abertura e o fechamento das abas. Portanto, você terá que ter uma lata de líquido anticongelante à mão ou equipar a estrutura com aquecimento adicional. Mas aqui está a questão da necessidade e economia desta instalação.
Visualizações
É importante levar em consideração que não só a segurança do conteúdo contra furto e furto de carro depende da escolha dos rolos para a garagem, mas também a proteção contra a influência das condições climáticas de materiais e ferramentas sensíveis à umidade e temperatura armazenados no interior.
Os tipos mais comuns de portas de garagem são:
- balanço;
- veneziana;
- alta velocidade;
- lista;
- levantamento de balanço;
- alta velocidade;
- automático;
- a prova de fogo;
- transparente;
- recuo;
- Persianas;
- levantamento e seccional.
O tipo de seção de elevação consiste em painéis especiais ou escudos feitos de diferentes materiais (metal, plástico, madeira). Os painéis são conectados entre si por dobradiças. Esses portões são abertos por meio de um mecanismo especial. O tamanho padrão de tal barreira é 2-3 x 2,25-3,5 m.
Quando aberto, o painel desliza para o teto, economizando espaço na garagem. Este sistema é bom por sua longa vida útil, propriedades de isolamento e notável resistência. Contras: alto custo de instalação e manutenção devido à complexidade de engenharia da estrutura. Também esse portão não protegerá bem contra ladrões, portanto, você também terá que instalar um alarme.
Além disso, esses mecanismos dependem da presença de eletricidade e, quando a energia é desligada, o portão pode simplesmente não abrir. Mas isso não é tudo. É possível instalar tal produto para si apenas em garagens, cujo comprimento seja pelo menos 1,5 vezes a largura, para que o painel móvel tenha um local para acomodar.
O tipo de levantamento e giro inclui uma blindagem de aço fixada na estrutura. Normalmente, os proprietários equipam esses portões com um acionamento elétrico por controle remoto para que a garagem possa ser aberta a partir da cabine do carro. A porta elevada é colocada sob o teto paralelamente ao chão, sem ocupar o espaço da garagem.
A superfície do aço inoxidável pode ser revestida com uma variedade de tintas e acabamentos. O principal é que o revestimento é leve, caso contrário, você terá que instalar mecanismos de levantamento auxiliares. Esta porta é capaz de proteger as instalações contra roubos e intempéries.
A nuance da instalação é a necessidade de uma abertura ampla (mais larga que a altura). Deve-se ter em mente que após a instalação, a entrada ficará cerca de 20 cm mais baixa. É aconselhável abrir uma garagem com essa porta não mais do que 20 vezes por dia, porque as peças mecânicas se desgastam rapidamente. Se houver um mau funcionamento grave de um dos componentes da instalação, toda a estrutura estará sujeita a substituição, o que terá um custo elevado. Os portões padrão são feitos com um tamanho de 2-2,7 x 1,8-2,2 m.
Os portões giratórios clássicos consistem em dobradiças fixadas aos postes. A porta pode abrir para dentro ou para fora. Em uma das portas, os proprietários costumam fazer adicionalmente uma porta de entrada.
Essa opção é durável e de custo relativamente baixo. Eles são usados em garagens aquecidas.Mas para instalar essa porta, é necessário cuidar de uma área plana na lateral da abertura, para que a porta não se prenda a nada ao se mover. Os tamanhos e materiais de fabricação podem variar.
As portas deslizantes estão equipadas com roletes especiais que deslizam quando o escudo ou grade se move para o lado quando a entrada é aberta. Porém, para a instalação, é necessário ter um local com largura igual à do caixilho, para que fique totalmente posicionado na lateral na posição aberta. Assim, se o portão for instalado no exterior da garagem, é necessário que haja espaço livre suficiente na rua junto à entrada e, se for no interior, a garagem deve ser ampla o suficiente, tendo uma margem na parede.
Das vantagens do design, pode-se notar durabilidade, facilidade de manutenção e economia de espaço antes de sair. A desvantagem são os requisitos específicos de instalação. Espaço suficiente na lateral da entrada (pelo menos 1,5 vezes a largura do portão). Esta não é uma opção adequada para complexos de garagem e cooperativas, onde os edifícios são construídos próximos uns dos outros. Em vez disso, esses portões são adequados para cercas altas e longas com uma entrada de automóveis larga.
Portões de enrolar (persianas enroláveis) são um tipo comum de estrutura em países desenvolvidos para garagens e outros edifícios que exigem segurança. São fabricados no tamanho 150-450 x 150-270 cm.O custo do produto depende do material, dispositivos adicionais e seu tamanho.
Os dispositivos modernos têm um motor confiável e maior resistência contra roubo.
Dispositivo
A concepção de uma persiana de enrolar para um portão com postigo é bastante simples equipar uma garagem sem a intervenção de um especialista. Apresenta-se sob a forma de persianas específicas e inclui elementos principais e auxiliares.
Parte principal:
- uma folha de tiras de metal;
- duas trilhas guia ao longo das quais a tela se move;
- um rolo no qual a teia é enrolada quando é levantada;
- caixa na qual o rolo está localizado;
- drive que levanta a teia;
- fechaduras que prendem as lamelas umas às outras.
A estrutura é fornecida com elementos adicionais, se necessário. Isto pode ser:
- alarme de segurança;
- mecanismo de acionamento por controle remoto;
- aquecedores e vedações de borracha;
- sistema de aquecimento da estrutura, necessário em um clima severo.
Além disso, as persianas externas diferem entre si no material de fabricação, no método de acionamento, no método de instalação e na confiabilidade.
O material pode ser aço ou alumínio:
- As lamelas de aço são resistentes a roubos e são insonorizadas. Mas essa opção é muito cara.
- O alumínio é mais suscetível à deformação, mas ao contrário do aço, o produto é mais barato, mais leve, resistente à ferrugem e tem uma aparência esteticamente agradável.
De acordo com o método de acionamento, o mecanismo de elevação pode ser eletrônico e mecânico:
- Eletrônico é equipado com um acionamento que é acionado ao pressionar um botão no painel ou controle remoto. E mesmo que o fornecimento atual seja interrompido, a cobrança será suficiente para abrir a porta, mas com o auxílio de uma chave especial - medida necessária para proteção contra roubo.
- O tipo mecânico abre manualmente. É muito mais barato e fácil de manter, mas é relevante para telas com peso inferior a 30 kg.
Quanto à confiabilidade, ela pode ser reforçada com a instalação de um alarme adicional com sensores de movimento. Mas isso afetará visivelmente o orçamento do proprietário.
De acordo com o grau de proteção, as persianas enroláveis são divididas em três classes:
- Baixo (clássico) - protege contra poeira e vibrações sonoras, bem como contra mudanças nas condições climáticas.
- Médio - inclui uma folha de lamelas de aço com boa resistência a danos.
- Alto - um tipo de veneziana blindada resistente a balas e fogo.
Dependendo do local e método de instalação, os produtos podem ser:
- Externo (suspenso) - instalado do lado de fora. A caixa está localizada acima da abertura.
- Embutidos (internos) - são montados dentro da abertura, sendo uma estrutura mais confiável.
- Combinado - requer espaço adicional acima da abertura.
A caixa em todos os três casos pode ser localizada dentro e fora da sala.
Montagem
Não será difícil instalar portas de persiana se você tiver a ferramenta certa. As instruções de instalação devem ser diretas. O principal é que todos os equipamentos auxiliares devem ser preparados antes do trabalho:
- martelo;
- espuma de construção;
- chave de fenda (chave de fenda);
- alicate;
- nível de montagem;
- furar;
- pinças;
- roleta;
- furar;
- perfurador;
- rebitador com rebites;
- tesouras para metal;
- selante (acrílico / silicone);
- chaves;
- voltímetro.
É necessário não esquecer de fazer medições da abertura, para determinar o tipo de portão, revestimento e a presença de instalações adicionais. Além disso, a porta é instalada em uma sequência clara de ações.
Preparação
O primeiro passo é preparar a superfície para instalação. Todas as irregularidades, fissuras e depressões são alisadas com misturas especiais. Todos os tipos de saliências e rugosidades são cinzelados com um cinzel, a superfície é processada.
Depois disso, os trilhos-guia são preparados. Neles, recuando a partir do final de 10 cm, uma marca é aplicada. Através de 0,5 m dele - outro. Nestes locais são feitos furos de 0,8 cm de diâmetro, além disso, é feito um furo de 11,5 mm na parte superior da guia para fixação dos bujões.
Para manter a densidade e o movimento livre da alma nas calhas-guia, é importante que a diferença nas medidas diagonais da abertura de entrada não seja superior a 5 mm. Caso contrário, a inclinação é possível. A posição correta das laterais da abertura é verificada por linhas de prumo (laterais) e nível (superior e inferior).
Quadro
A tampa é ajustada à caixa, após o que são feitos vários orifícios com um diâmetro de 4 mm. Haverá rebites. Em seguida, os furos são feitos separadamente para instalar a própria caixa. Se o portão for externo, é necessário furar na parte posterior da caixa e, se embutida, na parte superior.
Outro furo é feito ao conectar o acionamento elétrico. E só então as ripas são conectadas à caixa. A estrutura montada é ajustada à abertura da garagem, ajustada ao nível do edifício. Marcas são feitas no lugar dos orifícios para os fixadores e a estrutura é retraída para o lado. As marcas são perfuradas e os pinos são inseridos nas ranhuras resultantes.
A película protetora é cuidadosamente removida da moldura, e toda a estrutura é instalada no vão da porta, unindo os orifícios da moldura e da parede. Depois de verificar com um nível, o quadro é fixado com fechos. Todos os parafusos e parafusos são apertados uniformemente para evitar distorções que afetam ainda mais o funcionamento das venezianas.
A escolha dos fixadores deve ser apropriada para o grau de tensão. Portanto, para uma parede de tijolo e concreto, é melhor usar uma âncora de aço com um diâmetro de 30 mm ou mais. Para superfícies metálicas - parafusos auto-roscantes. Para madeira - parafusos. Uma parede com vazios deve ser equipada com âncoras com diâmetro de 60 mm ou mais
Tela
A última tira da teia é fornecida com travas transversais. O próprio tecido, com as bordas encaixadas nas ranhuras, é enrolado em um rolo. Molas de tração são instaladas na parte superior para facilitar o levantamento da estrutura.
Além disso, nas lamelas superior e inferior da parte da folha que cobre a abertura, são instaladas rolhas que regulam a abertura / fecho máximo da comporta. O funcionamento do mecanismo é verificado cuidadosamente e se tudo estiver em ordem, a película protetora é retirada da tela e todas as fendas são sopradas com espuma.
Após a instalação, a distância entre a caixa e a abertura não deve ser superior a 0,5 cm.
Fabricantes e avaliações
O preço das persianas enroláveis depende diretamente dos materiais de que são feitas, da complexidade do projeto e da disponibilidade de sistemas auxiliares (proteção contra roubo, incêndio, etc.). A opção mais simples e comum é um produto de um perfil de alumínio com acionamento mecânico. Esta é a melhor opção para qualquer garagem.Se houver necessidade de maior confiabilidade, há uma opção feita de materiais blindados que podem suportar tiros de arma de fogo e altas temperaturas.
Uma característica significativa na designação de custo é o tamanho da faixa. As venezianas devem corresponder à abertura de entrada, caso contrário o curso da lona ficará esticado, o que ocasionará desgaste das peças.
Você não deve perder de vista a marca que se responsabiliza pelo lançamento do produto. Isso também se reflete visivelmente no preço de compra:
- Empresa alemã Hormann Distingue-se pelo elevado custo das persianas enroláveis, aliado à excelente qualidade das persianas enroláveis que podem servir o cliente durante décadas. A qualidade tem sido repetidamente reconhecida em várias exposições e confirmada por certificados de status internacional.
- Fabricante bielorrusso Alutech - um dos maiores fabricantes de estruturas de barragens e portões, incluindo acessórios para eles. O custo dos produtos da empresa corresponde à qualidade e avaliações dos clientes.
- Marca russa DoorHan lidera o mercado de persianas com uma ampla variedade de portas de classe econômica. O nome da empresa é conhecido muito além do país de origem e é popular com a maioria dos proprietários de garagem.
Numerosos comentários de clientes indicam que as portas de garagem com persianas são uma opção muito econômica que não requer custos adicionais de instalação e manutenção. Apesar de sua aparência relativamente recente, as persianas enroláveis estão constantemente preenchendo o mercado de segurança. Além disso, a cada ano, o sistema se modifica significativamente, adquirindo novas características e componentes.
Então, hoje você pode encomendar uma tela com revestimento antivandálico, resistente a arranhões e pichações. Além disso, todos os tipos de vedações e isoladores leves não permitem que ruído, som e frio entrem na sala, ao mesmo tempo que servem como uma parede móvel completa.
Outra vantagem observada pelos compradores é a economia de espaço. Metros quadrados extras para portões de batente ou de correr são um luxo, pois este espaço pode ser aproveitado ao máximo. Não economize na segurança.
Exemplos de sucesso
Oferecemos-lhe que se familiarize com alguns exemplos de desenho de garagens e outros edifícios com portões de enrolar de várias modificações, tamanhos, cores. Todos eles não só desempenham as suas funções principais na perfeição, mas também completam harmoniosamente o exterior do edifício.
Como instalar persianas elétricas em uma garagem, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.