Como escolher um portão: características dos tipos populares

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Material
  3. Construções
  4. Como fazer você mesmo
  5. Fabricantes e avaliações
  6. Aconselhamento profissional

Os portões giratórios são o tipo de estrutura mais popular, amplamente utilizado no arranjo de áreas suburbanas, chalés de verão, territórios privados. Eles são apreciados por sua facilidade de instalação, segurança e confiabilidade na operação. Os fabricantes modernos oferecem uma ampla gama de estruturas giratórias, entre as quais se destacam os modelos automáticos. Neste material, mostraremos como escolher um portão e daremos uma descrição dos tipos populares.

Peculiaridades

Os portões giratórios são caracterizados por uma estrutura de metal simples, mas confiável e testada pelo tempo. A vantagem desses portões é a capacidade de ultrapassar veículos de qualquer altura. Graças a isso, eles se tornaram muito populares em locais com maior fluxo de veículos de grande porte, equipamentos de construção e agrícolas.

Os belos portões da rua serão um excelente elemento de acabamento do exterior de qualquer casa de campo, casa de campo, casa de verão. Forjado, em madeira, transparente ou maciço - a escolha é sua!

As estruturas de swing podem ser condicionalmente divididas em dois tipos: abertura para dentro e para fora.

Pelo tipo de controle, podem ser automáticos e manuais. Ambas as opções são adequadas para operação no terreno de uma casa de campo, enquanto os especialistas recomendam dar preferência a estruturas de alta qualidade que protejam de forma confiável sua casa e decorem seu terreno pessoal.

São muito procurados os modelos com postigo, cuja presença permite abrir menos as caixilharias principais, principalmente se o produto estiver equipado com acionamento elétrico.

Essas construções, por sua vez, são divididas em dois tipos:

  • o postigo está embutido em uma das folhas do portão;
  • o postigo está localizado próximo à porta principal.

Ambos os tipos têm seus próprios recursos de design. O postigo embutido, fixado ao poste com dobradiças potentes, economiza espaço no quintal. Portanto, essas estruturas giratórias são frequentemente instaladas na entrada da garagem. No entanto, eles têm suas próprias desvantagens - os postigos são equipados com soleiras e restrições de cima, então será problemático carregar objetos longos e volumosos através deles. Além disso, ao entrar, você deverá olhar sob os pés para não tropeçar.

O segundo tipo de portão com postigos localizados em separado é mais cómodo e prático, visto que não possui vedação e peitoril, e a largura do caixilho pode ser qualquer. Esses projetos são mais caros, mas mais convenientes de operar.

Material

O material para a fabricação de portões de batente pode ser diferente, tudo depende do direcionamento arquitetônico e do projeto da futura estrutura.

Os materiais mais comuns para a criação de portões giratórios universais são metal e madeira. As características do produto acabado dependem do material selecionado: sua resistência e confiabilidade. Considere as vantagens e desvantagens dos principais materiais usados ​​na fabricação de portões de batente.

Prós do uso de papelão ondulado:

  • tem grande resistência, não se presta a influências externas;
  • difere em um preço baixo;
  • a textura da tela é uniforme, portanto, não há necessidade de selecionar um padrão no material;
  • o material é fácil de instalar, basta um conjunto de ferramentas convencionais para instalar a estrutura;
  • o papelão ondulado não tem medo de umidade e não está sujeito à corrosão (a ferrugem só pode ocorrer em decorrência de danos na camada protetora do material);
  • uma variedade de tons permite que você escolha uma opção para todos os gostos;
  • caracterizado por uma longa vida útil.

Segundo o fabricante, estruturas onduladas podem durar até 20 anos.

As desvantagens incluem baixa resistência a danos mecânicos, alta resistência ao vento e aquecimento do material sob a influência de altas temperaturas.

O papelão ondulado é feito por método a frio de aço galvanizado ou alumínio pulverizado. Os materiais poliméricos são usados ​​como revestimento decorativo. A espessura da folha pode ser de 0,4 a 1 mm.

Prós e contras da madeira:

  • a madeira tem um preço mais baixo;
  • para a fabricação de estruturas giratórias de madeira, um conjunto padrão de ferramentas é suficiente;
  • o processo de fabricação demora um pouco (a única etapa longa é o endurecimento do concreto);
  • o produto acabado tem um design agradável.

As desvantagens incluem uma vida útil curta, um baixo nível de resistência mecânica e risco de incêndio.

Menos populares, mas não menos confiáveis, são as estruturas giratórias feitas de um tubo de perfil. Pode ter vários tipos de seção: retangular, redonda, quadrada e oval. O aço carbono durável ou aço galvanizado é usado para a fabricação de tubos. O aço inoxidável é considerado um material mais leve, portanto, os portões feitos desse material não serão capazes de suportar cargas pesadas.

Para criar estruturas fortes e confiáveis, um tubo laminado a quente é perfeito. Eles são uma moldura feita de tubos e faixas, cujo design pode ser muito diversificado. Os tubos de aço não são inferiores em resistência. Com eles, você pode economizar no consumo de material e reduzir o custo de todo o produto.

Folhas de metal sólidas são mais adequadas para organizar garagens. Mas para a vedação de grandes áreas, são utilizadas portas cegas de madeira, feitas de carvalho, abeto, pinho. Os panos de papelão ondulado ou policarbonato são utilizados para a fabricação de estruturas automáticas, pois são produzidos em chapas compactas, o que permite diminuir o tempo de confecção de um produto e diminuir o corte.

Para a fabricação de estruturas modernas, geralmente são utilizadas opções combinadas - caixilhos de madeira com elementos de metal ou, inversamente, de metal com forja.

Dependendo do material selecionado, existem vários tipos de estruturas giratórias:

  • Portões soldados em folha perfilada ou tubos profissionais;
  • Portões de filme de PVC;
  • portas sanfonadas em painéis sanduíche.

Construções

Existem três tipos de estruturas do tipo swing:

  • com uma faixa;
  • bivalve;
  • com duas folhas e um postigo.

Desenhos de folha única são menos populares de todos os produtos analógicos e consistem em uma rede contínua. Sua falta de demanda é devido à necessidade de instalar suportes adicionais poderosos e uma estrutura feita de metal durável. Além disso, é necessário mais espaço livre ao redor deles para abri-los.

Estruturas de folha dupla são mais comuns do que outros. Eles podem ser facilmente feitos e instalados à mão. A estrutura é composta por duas telas do mesmo tamanho, revestidas com chapa de metal, moldura das folhas do portão, postes articulados, travas, fechos, mecanismo de acionamento elétrico, dobradiças cilíndricas reforçadas reguláveis. Os pilares da estrutura não precisam de reforço adicional e o espaço livre é exigido pela metade do que no tipo anterior.

Portão com uma folha e um postigo - Esta é a melhor opção para o uso diário. Eles são produzidos com base no princípio de um tipo de duas folhas, a única diferença é que um suporte adicional é necessário para aumentar sua resistência.Se a instalação da estrutura for realizada na garagem ou na abertura das instalações industriais, então a abertura do postigo corta em uma folha e não necessita de suporte adicional.

Você deve saber: o portão nem sempre pode ser feito na forma de folhas cegas feitas de folhas de metal. Muitos designers decoram o exterior de chalés de verão com portões mais decorativos com elementos forjados.

As construções do painel sanduíche são chapas eletricamente acionadas de até 45 mm de espessura, orladas com um perfil de alumínio extrudado. A parte superior do painel é revestida com esmalte resistente, que protege perfeitamente contra pequenos arranhões, mudanças de temperatura, umidade, além de possuir altas propriedades anticorrosivas.

A vantagem da utilização de painéis sanduíche é que podem ser instalados em qualquer exterior, independentemente das características arquitetônicas do edifício.

Em alguns casos, é necessária a instalação de estruturas giratórias isoladas, por exemplo, em salas onde é necessário manter uma determinada temperatura. São estruturas de duas alas, complementadas por uma corda de segurança em ambos os lados. Eles podem operar com acionamento elétrico ou controle manual da estrutura e possuem postigos embutidos ou laterais.

Como fazer você mesmo

O projeto de portões de batente pode ser feito manualmente se você já tiver experiência na montagem desses produtos. Como esses produtos não são simples e muitas vezes são fornecidos com controle automático, você só precisa ter habilidades para trabalhar com uma máquina de solda, furadeira, chave de fenda, retificadora, instrumentos de medição.

Considere um desenho padrão de uma estrutura giratória.

Como você pode ver, não há nada complicado aqui, é importante apenas saber usar as ferramentas de trabalho corretamente e calcular corretamente a quantidade de material necessário. É importante também ter certeza de que todos os materiais estão de acordo com os padrões especificados no GOST, e que os produtos de fábrica são acompanhados de um certificado de qualidade, só então podemos falar sobre a durabilidade do produto.

Tubos de ferro são usados ​​como suportes estruturais, que são construídos em colunas ou estacas roscadas para maior confiabilidade. Para cintas e travessas, é melhor escolher um perfil de 20x30 ou 20x40 mm.

As portas do portão de entrada devem ser aparafusadas às colunas com parafusos auto-roscantes, também pode soldá-los nas dobradiças. Se você quiser fazer uma estrutura de duas folhas, um conjunto de duas dobradiças com um diâmetro de 20 ou 30 mm é suficiente para uma folha.

A largura padrão do portão de entrada é de três metros, no entanto, é melhor selecionar a largura ideal da tela em movimento com base nos parâmetros individuais de um terreno privado. Lembre-se que você pode reduzir o tamanho em no máximo 20 cm, a altura da tela geralmente chega a 2 metros.

O mecanismo de travamento é um pino em forma de L, que é montado na parte inferior de cada caixilho. Nos locais de fixação de ambas as abas, são fornecidos orifícios de tubos, com um diâmetro de cerca de 5-10 mm. A espessura dos orifícios não deve ser maior que a espessura da tampa. O comprimento dos tubos não é limitado, mas os especialistas não recomendam o uso de tubos com mais de 50 cm. Se desejado, a rolha pode ser complementada com uma passagem horizontal transversal ao longo da linha.

A parte decorativa é geralmente um forro com uma folha perfilada, que é fixada a uma distância de cerca de 5-7 cm da base.

Se desejar, até mesmo um acionamento elétrico (ou atuador) para produtos giratórios pode ser feito com suas próprias mãos. No entanto, um iniciante no ramo de reparos não consegue lidar com isso, uma vez que a criação e instalação de um atuador artesanal tem nuances próprias que são familiares apenas aos profissionais.

Montagem

O portão deve ser fabricado em terreno pré-nivelado. Os parâmetros da estrutura acabada devem corresponder estritamente aos desenhos de projeto, portanto, todas as peças de trabalho devem ser serradas com uma tolerância de 1 mm.Primeiro, os detalhes da estrutura do caixilho são soldados e, em seguida, começam a soldar as travessas e as diagonais.

Ao iniciar a montagem, é muito importante decompor corretamente as peças da futura estrutura, isso ajudará a garantir que as peças sejam preparadas corretamente. Soldar os elementos leva um pouco de tempo: primeiro, a montagem é realizada e, em seguida, todas as peças são soldadas entre si. O primeiro é o contorno da porta, ao qual os reforços serão fixados.

Em seguida, procedemos à soldagem da parte frontal, e só então as dobradiças podem ser soldadas às faixas acabadas. O layout das dobradiças e sua soldagem é executado a uma distância de 30-40 cm da borda da moldura. Rolamentos, grampos, rodas de guilhotina, travas e todos os demais acessórios necessários para a instalação de uma estrutura acabada podem ser adquiridos em loja especializada.

Se o tamanho do seu projeto não for padronizado, você pode solicitar a fabricação de peças de acordo com os parâmetros individuais de um torno.

A próxima etapa da instalação é a conexão do poste articulado, que também é soldado à estrutura pelo método de colagem. Depois de se certificar de que todos os tamanhos estão corretos, pode-se proceder ao escaldamento completo das dobradiças. Se desejar, você não pode usar soldagem, mas neste caso, cada cobertura deve ser aparafusada em parafusos auto-roscantes através de aço espesso.

A instalação direta no solo começa com a marcação dos pilares de sustentação, que devem ser colocados bem no centro da estrutura. Conforme mencionado acima, os tubos devem ser instalados antecipadamente na base dos pilares. Devem ser cavados no solo a uma profundidade de cerca de 130-150 cm, o que pode ser feito com uma broca, mas não se esqueça de deixar espaço nas covas para a concretização posterior (bastam cerca de 10 cm).

Uma camada de cascalho é despejada no fundo da cava sob os pilares e só então as estruturas de suporte são baixadas e despejadas com concreto. Além disso, as placas de suporte são soldadas aos postes, nos quais as dobradiças são posteriormente soldadas.

O concreto levará até 4 dias para endurecer completamente.

Depois de esperar a secagem do concreto, pode-se passar para a próxima etapa: instalar a folha de dobradiça nos pilares de sustentação. A instalação da automação pode ser realizada imediatamente após a estrutura estar pronta.

Tendo as habilidades no manuseio de metal, se desejar, você pode fazer portões giratórios caseiros que não parecerão piores do que modelos de fábrica. Materiais de alta qualidade e instalação cuidadosa permitirão criar uma estrutura sólida em pouco tempo, e a presença de um acionamento elétrico nela facilitará e modernizará seu uso.

Escolhendo automação

A automação moderna permite simplificar o funcionamento das estruturas giratórias e abrir / fechar a tela por controle remoto. Ao adquirir automação pronta, é importante familiarizar-se com as regras de uso e seguir atentamente as recomendações do fabricante. Normalmente, o kit inclui instruções para instalar e conectar a unidade.

Claro, você pode economizar dinheiro e fazer você mesmo um acionamento elétrico, porém, neste caso, se o produto quebrar, você não poderá usar o serviço de garantia e terá que lidar com a solução de problemas sozinho. Existem várias soluções de automação típicas no mercado. Todos eles possuem um projeto padrão composto por uma unidade de controle, uma lâmpada de sinalização, uma fechadura eletromagnética e uma antena receptora.

Ao escolher o acionamento elétrico ideal, é necessário proceder a partir de parâmetros específicos: o tipo de acionamento, a potência e o fabricante. Existem dois tipos de mecanismos: lineares e de alavanca.

Considere os prós e os contras de ambos os projetos:

  • Movimentação linear. O sistema pode ser instalado em qualquer parte das portas e postes e é adequado para postes muito estreitos. As vantagens do uso são a presença de uma aproximação no final do curso e uma rápida transição para o controle manual. Das desvantagens - o raio de abertura limitado do portão, apenas 90 °.
  • Alavanca de acionamento. Este mecanismo é ideal para instalação "faça você mesmo" e permite que o caixilho abra 120 °.

A desvantagem do produto é a capacidade de montagem apenas em pilares largos.

O acionamento automático é adequado para instalação em estruturas com abertura de folha externa e interna. A unidade de controle é normalmente instalada em um poste próximo ao caixilho, deixando espaço para ela com antecedência durante a instalação. Se os pilares forem feitos de tijolos, mesmo após a instalação, você pode escavar um nicho no lugar certo. Além disso, não se esqueça de que você precisa pensar com antecedência sobre o local para a fiação.

Na instalação de portões batentes automáticos anti-incêndio, é necessário que a folha da porta feche em caso de incêndio. Em caso de incêndio, é enviado um sinal ao sensor do sistema e o acionamento elétrico fecha automaticamente o portão, independentemente da posição em que se encontre.

A instalação de acionamento automático para o portão evita a dificuldade de abrir e fechar as folhas. Agora será possível controlar as venezianas sem sair de casa: o alcance do controle remoto pode chegar a 30 m.

Fabricantes e avaliações

O mercado doméstico oferece uma grande seleção de automação de portões de fabricantes russos e estrangeiros:

  • Empresas como Came, Nice, FAAC (Itália), Baisheng (China), Marantec (Alemanha)... A marca russa Doorhan é amplamente conhecida em nosso país, porém, Came e Nice ainda são as líderes de vendas.
  • Automação chinesa principalmente projetado para reduzir o custo dos produtos tanto quanto possível em detrimento da qualidade, respectivamente, a durabilidade e confiabilidade das estruturas sofrem. No entanto, existem exceções. Por exemplo, uma empresa chinesa AN Motors oferece excelentes soluções para a automação de estruturas de portões.
  • De fabricantes europeus famosa e popular por muitos anos é uma marca italiana agradável... Ele foi um dos primeiros a aparecer no mercado russo e conseguiu se estabelecer imediatamente como um fabricante genuíno. A Nice produz kits de automação confiáveis ​​e de alta qualidade com uma ótima relação custo-benefício.

Deve-se notar que produtos semelhantes de fabricantes alemães são muito mais caros, no entanto, as propriedades de qualidade e desempenho não são muito diferentes dos produtos de outras empresas europeias.

Ao escolher a automação, você não deve economizar dinheiro, a má qualidade do acionamento elétrico afetará a funcionalidade e durabilidade de toda a estrutura.

Aconselhamento profissional

Ao escolher um portão giratório, você deve conhecer algumas nuances que permitirão que você escolha o design ideal:

  • Os portões giratórios devem ser fixados na posição aberta, pois o caixilho pode bater em caso de rajadas de vento.
  • Na presença de um acionamento automático no inverno, é necessário limpar a tempo a neve no caminho de movimento das venezianas, a fim de evitar cargas desnecessárias sobre elas.
  • Se pretende instalar automação, então é melhor dar preferência a materiais leves para as portas - pode ser papelão ondulado ou policarbonato.
  • Os portões de madeira se distinguem por suas altas propriedades estéticas, mas ao mesmo tempo são considerados menos duráveis. Para aumentar a durabilidade da estrutura, é melhor usar madeira maciça, por exemplo, carvalho.
  • A melhor opção para portões de batente é uma combinação de uma estrutura de metal e folhas de polímero de madeira.
  • Portões giratórios com elementos de ferro forjado adicionarão aristocracia e sofisticação à área suburbana. O custo de tais estruturas é muito mais alto do que as opções usuais de folhas perfiladas ou painéis sanduíche.
  • Ao instalar estruturas giratórias, deve-se eliminar os desníveis do solo e outras elevações diversas, caso contrário o movimento das abas das folhas será difícil.
  • Ao escolher um postigo, é melhor dar preferência a estruturas localizadas separadamente. Os postigos embutidos vêm com uma soleira, e ao entrar no local você terá que passar por cima dela.
  • Se desejar, pode equipar o portão com campainha, interfone, interfone e até mesmo uma fechadura eletromagnética. Isso é especialmente útil se a casa estiver localizada longe do portão. Você pode operar a fechadura eletromagnética à distância e, se tiver um interfone, pode abrir a porta sem sair de casa.

Existem muitas opções para arranjar portões de vaivém. Cada caso é estritamente individual e a criação de estruturas com suas próprias mãos pode, com razão, ser chamada de processo criativo, porque esta é uma oportunidade única de dar vida a qualquer, até mesmo as idéias mais criativas.

Os portões giratórios serão uma excelente proteção para sua área privada, e a escolha de estruturas prontas de alta qualidade garantirá uma operação bem-sucedida por muitos anos.

Como escolher a automação para portões de batente, veja o próximo vídeo

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário