Portões de elevação: como fazer você mesmo

A conveniência de uma garagem para um carro não é menos determinada pelo seu portão de entrada, que deve garantir a segurança do carro e fechar de forma fácil e confiável. Hoje em dia, você pode encomendar ou fazer para si várias opções de projetos automáticos. A seguir, consideraremos como fazer uma porta de garagem com suas próprias mãos.

Peculiaridades

Ao contrário das estruturas giratórias, que na maioria dos casos têm 2 folhas que se movem para fora, os portões elevatórios têm seções ou venezianas que sobem. O seu princípio de funcionamento é diferente dependendo do tipo - transversal, giratório ou persiana. O próprio design, que inclui vários elementos: uma estrutura, guias, rolos, um mecanismo de elevação, é muito mais complicado do que um simples portão giratório.

Mas os custos de instalação e materiais compensam totalmente a confiabilidade e a conveniência do uso regular dessa garagem.

Tendo uma garagem pronta com uma abertura de entrada retangular, você pode facilmente construir um portão de elevação com suas próprias mãos. Para a instalação, você precisará de um conjunto padrão de ferramentas de construção, materiais para faixas, guias e corpo. Basta armar-se de paciência e usar um pouco de engenhosidade para, literalmente, em poucos dias, sem pressa, construir um projeto confiável e conveniente de tal porta de garagem.

Vantagens e desvantagens

Antes de decidir construir uma porta de garagem com um mecanismo de elevação, você precisa pesar todos os prós e contras.

Artesãos experientes observam as seguintes vantagens de tais sistemas:

  • Economizando espaço livre. Ao contrário dos portões de vaivém, que precisam de espaço externo para janelas abertas, os portões superiores usam o espaço dentro do teto.
  • É muito mais conveniente usá-los, especialmente se estiverem equipados com um mecanismo de elevação, então nenhum esforço físico é necessário.
  • As portas seccionais e suspensas protegem de forma confiável a garagem contra assaltos.
  • Para esses projetos, você pode usar diferentes tipos de acabamentos e decoração.
  • Os portões de elevação podem ser usados ​​para garagens simples e duplas.
  • As portas abrem e fecham silenciosamente.

Vale a pena prestar atenção às desvantagens de elevar portões:

  • A principal desvantagem é a complexidade do design e da instalação. Se a instalação for totalmente encomendada por especialistas, será caro. Se você mesmo fizer a instalação, será necessário estudar cuidadosamente os desenhos, fixar todos os elementos com cuidado, abaixo do nível, pois mesmo um pequeno erro pode fazer com que todo o mecanismo fique inoperante.
  • Portas totalmente abertas ocupam espaço livre no topo da abertura e dentro da garagem sob o teto.
  • Os mecanismos de tais portões são projetados para uma determinada carga, portanto, as faixas e o corpo não podem ser sobrecarregados, por exemplo, ao isolar.
  • Os portões de elevação são instalados apenas em uma abertura retangular de garagem.

Se o proprietário da garagem levou em consideração todas essas características, você pode prosseguir com a instalação. Mas primeiro você precisa decidir sobre o tipo de porta de garagem.

Visualizações

Os mais comuns são 3 tipos de estruturas de elevação caseiras:

  • levantar e girar ou placa do painel:
  • secional;
  • Persianas.

Portas de garagem basculantes são as mais à prova de roubo graças ao design de caixilho integrado. Ao ser aberto, ele sobe, girando 90 graus e assumindo a posição horizontal. Seu mecanismo pode ser articulado por alavanca ou contrapeso.A primeira vista nas alavancas representa os designs mais simples que fornecem um movimento suave e suave do caixilho para a posição horizontal.

Portões contrabalançados são mais adequados para pesos pesados ​​de caixilhos.

As estruturas de levantamento e rotação consistem em uma estrutura (geralmente de metal), guias ao longo das quais a estrutura se move, um mecanismo de mola ou um contrapeso com um guincho. O levantamento pode ser feito manualmente usando a alça na parte inferior do corpo. Isso é feito facilmente graças às molas tensionadas do mecanismo embutido. Você pode melhorar este mecanismo conectando um acionador elétrico e, em seguida, levantar e abaixar a faixa é feito simplesmente pressionando um botão.

A folha da porta seccionada elevada é composta por vários painéis de até 50 cm de largura, interligados por dobradiças articuladas. Quando é levantado, esses painéis (também chamados de lamelas) movem-se ao longo de guias sobre rolos. O movimento é fornecido por mecanismo de mola, tambores e cabos. Esta construção se assemelha a um painel sanduíche usado na construção.

O mecanismo das venezianas de garagem é igual ao das venezianas de um shopping center. Suas lâminas dobráveis ​​são mais estreitas do que as dos tipos de seção de elevação; quando abertas, elas sobem e se retorcem em uma caixa especial de pequena largura. Portanto, este tipo tem uma vantagem clara - economizar espaço dentro da garagem. Neste caso, não há necessidade de montar trilhos longos sob o teto.

Os materiais para a moldura, moldura e trilhos-guia dos portões aéreos são geralmente de metal, mas o aço inoxidável é a melhor escolha. A caixa pode ser feita de grossas vigas de madeira ou cantos de metal. As portas de uma só peça com este design podem ser feitas na forma de uma folha de placas em uma estrutura de metal. Do lado de fora, eles geralmente são revestidos com folha de metal.

Para se aquecer na garagem no inverno, podem ser cosidos materiais isolantes no interior: folha de espuma ou lã mineral.

A caixa é coberta com um primer anticorrosivo e pintada em 2 camadas com esmalte alquídico ou impermeável. A tabela com dobradiças é melhor coberta com aço galvanizado ou alumínio.

As lamelas em portas seccionais ou de enrolar também são geralmente feitas de aço galvanizado ou alumínio; o material isolante pode ser colocado no interior das folhas. A superfície de tais painéis pode ser de qualquer cor - ao gosto do proprietário. Elementos estruturais móveis - rolos, acoplamentos, são feitos de plástico ou metais leves, guias - de aço inoxidável ou outros materiais que não estão sujeitos à corrosão.

A automação das portas que se abrem com a ajuda de um acionamento elétrico simplificará muito o uso da garagem. Muitos motoristas não querem mexer em portas pesadas, especialmente quando está frio ou chove forte do lado de fora. Para qualquer projeto e mecanismo, é possível selecionar um motor elétrico de potência adequada, que utilizará a corrente da rede elétrica doméstica.

Existem vários tipos de portões elevatórios automáticos.

Os esquemas mais comuns fáceis de fazer são:

  • mecanismos instalados na folha da porta;
  • fixado em guias;
  • montado em postes laterais.

É possível encomendar uma estrutura pronta, que já contará com acionamento automático para elevação, como, por exemplo, estão equipadas com muitas venezianas com lamelas de aço galvanizado.

Neste caso, após a compra, basta instalá-los corretamente na abertura da garagem e conectar o acionamento elétrico à rede.

Manufatura

Para o fabrico de portas de garagem com levantamento simples, pode utilizar esboços e cálculos pré-fabricados, ajustando apenas ligeiramente as suas dimensões de acordo com a sua divisão. Existem muitos exemplos de soluções de casa de campo contendo plantas e um relatório detalhado incluindo as ferramentas e materiais necessários.

Antes de fazer a própria estrutura com um mecanismo móvel, é necessário verificar se a abertura, as paredes adjacentes e o teto suportam seu peso. Para fazer isso, você precisa escolher tetos fortes e densos, sem espaços vazios e sistemas de fixação confiáveis. E a própria sala deve ser protegida da umidade e de outros fatores naturais que podem prejudicar o funcionamento do portão.

Tendo escolhido um tipo adequado e um projeto aproximado de futuras portas de correr, fazemos um desenho com as dimensões exatas, a partir do qual calculamos a quantidade de materiais necessários.

Para uma estrutura forte e durável de portas de garagem suspensas, perfis de metal de 40x20 mm de tamanho e pelo menos 2 mm de espessura são os mais adequados. As fixações transversais e horizontais da estrutura podem ser feitas em perfis de 20x20 mm. As guias do portão são geralmente feitas de canais de até 20 cm de largura, dependendo do tamanho dos rolos também escolhido.

A caixa da dobradiça da alavanca pode ser feita de um canto de metal ou de uma barra. As peças do comprimento necessário são cortadas com as dimensões no desenho criado.

Os próprios rolos, molas e todo o mecanismo de articulação são geralmente adquiridos já prontos. Eles são selecionados de acordo com as dimensões das guias. O resto das peças pode ser facilmente feito por você mesmo usando uma máquina de solda e uma esmerilhadeira.

Para a fabricação de portas e sua instalação na vaga da garagem, serão necessárias as seguintes ferramentas:

  • máquina de solda;
  • moedor com rodas de corte para metal;
  • broca com brocas do diâmetro requerido;
  • Chave de fenda;
  • martelo;
  • nível;
  • fita métrica, lápis.

Para a fixação, você precisa usar âncoras de metal ou parafusos de cavilha adequados para o peso dado da estrutura. Se você planeja usar parafusos de ancoragem para prender o canto de metal, você precisa preparar um conjunto de chaves adequadas.

Montagem

Antes de instalar o sistema de portão elevatório, você precisa se certificar de que a abertura na qual eles estão instalados tem uma superfície perfeitamente plana: estritamente nível vertical e horizontal, ângulos retos. A caixa de transporte é o elemento de força mais importante dessas portas, portanto, você precisa ser o mais cuidadoso possível com sua fabricação.

Se um canto de metal for escolhido para a caixa, a largura de sua prateleira deve ser 1,5 vezes a espessura do caixilho. Depois que todas as peças são medidas e cortadas, elas são fixadas na abertura da garagem com chumbadores e apertadas com segurança. Para a confecção da caixa, também é possível escolher vigas de madeira com seção transversal de 100x50 mm, que devem ser fixadas em parafusos auto-roscantes de 100 mm.

A estrutura do portão giratório de uma só peça deve ser montada em uma superfície horizontal nivelada. Após os perfis metálicos terem sido cortados no comprimento desejado, eles são verificados com um esquadro e ligeiramente fixados por soldagem. Em seguida, verifique os ângulos e dimensões corretos novamente, incluindo diagonalmente, prenda os reforços de canto e reforços transversais e, em seguida, solde completamente a estrutura.

Depois de soldar a moldura, deve-se limpar com uma esmerilhadeira as juntas de rebarbas. Em seguida, é coberto com uma solução anticorrosiva e pintado. Placas com isolamento térmico são costuradas dentro dos perfis metálicos, externamente é coberto com chapa de metal. Suportes com roletes móveis são fixados nos cantos superiores da estrutura.

Depois disso, guias para a futura faixa são fixadas no teto. Eles também devem ser montados o mais uniformemente possível, verificando novamente o nível horizontal, paralelismo e perpendicularidade à porta. Em seguida, o caixilho é instalado temporariamente na abertura para marcar o ponto de fixação do mecanismo de mola de alavanca.

Depois de verificado o funcionamento da comporta e o movimento desimpedido da folha ao longo das guias, esta é retirada, as molas são montadas e ajustadas.Por último, uma vedação de borracha é fixada à estrutura em torno do perímetro para vedar as costuras e o fechamento macio, uma fechadura de porta e uma maçaneta de abertura são instalados.

Com instalação cuidadosa e correta, bem como proteção confiável contra umidade, um portão com um projeto semelhante pode servir por mais de uma dúzia de anos. E a sua reparação pode ser limitada apenas lubrificando as partes móveis do mecanismo, sistema de alavancas, rolos de suporte e recolocando o selo de borracha. Para profilaxia, a lubrificação pode ser realizada a cada estação, e a gaxeta de borracha externa pode ser lubrificada com silicone antes do início do tempo frio para protegê-la do congelamento.

Para o isolamento térmico interno de tais portões, pode-se utilizar diversos materiais que também são utilizados para isolamento de paredes: lã mineral, poliestireno ou poliestireno expandido. Os dois últimos são mais eficazes, uma vez que não encolhem com o tempo, mas podem ser perigosos para o fogo, por isso é melhor escolher tipos não combustíveis.

Belos exemplos

Existem muitos projetos bonitos para portões de elevação, seus designs permitem que você faça qualquer tipo de design impressionante. Vários bons exemplos valem a pena considerar.

Não só bonito, mas também um exemplo conveniente de uma espaçosa garagem para dois carros, para cada um dos quais há uma entrada separada. O portão está equipado com comando à distância para abertura. Apesar de as venezianas de correr só servirem para aberturas retangulares, aqui os arquitectos mostraram a sua imaginação e desenharam um arco figurado.

Um esquema de cores uniforme para o acabamento exterior da garagem e as venezianas dos portões elevatórios. Vários materiais podem ser usados ​​para o revestimento: folha de metal revestida, plástico ou madeira compensada.

Uma opção simples mas muito elegante para portas de diferentes larguras para dois carros. Aqui, as venezianas são usadas para as venezianas, leves e ocupando pouco espaço quando dobradas.

Portas de garagem com acabamento em madeira em combinação com o resto do interior parecem muito chiques.

Se a folha do portão for de uma só peça, um revestimento impressionante pode ser feito do lado de fora sob uma matriz de madeira nobre. Painéis de alta qualidade parecem parte de um castelo medieval, é difícil imaginar que o mecanismo seja totalmente automático.

Uma opção simples, mas agradável, para persianas enroláveis ​​feitas de materiais baratos. Isso é barato e rápido de instalar.

Portões leves embutidos na cerca do jardim podem substituir uma porta integrada de duas asas. Com esse projeto, você pode estacionar alguns carros em sua área suburbana e eles ficarão escondidos da estrada de forma confiável.

Assista ao vídeo para uma aula magistral sobre como fazer um portão.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário