Lindos portões de ferro forjado em paisagismo
O portão não deve ser apenas durável, mas também bonito. No entanto, existem poucos designs que podem ser comparados em elegância aos produtos forjados. Aplicá-los corretamente, de acordo com os princípios do paisagismo, é a única maneira de criar um ambiente bonito e elegante em seu quintal.
Peculiaridades
Portões de ferro forjado combinam harmoniosamente propriedades valiosas como alta segurança e beleza externa. A mais ampla gama de padrões permite que você faça a "casca protetora" do site individual e deixa poucas pessoas indiferentes. Além disso, a própria cerca atesta a riqueza e o excelente gosto do proprietário do terreno. O problema é diferente: o forjamento não pode ser barato por definição. E, portanto, se quiser usá-lo, você deve tentar fazer seus próprios desenhos decorativos.
Observe que os produtos forjados são bastante pesados e exigem estruturas de sustentação fortes.
Mesmo se você usar apenas um postigo, mesmo assim, sua massa acaba sendo significativa e coloca muita pressão nos suportes. Preste atenção se a segurança da área próxima à casa está garantida, se a estrutura é original, se atende aos requisitos do projeto paisagístico.
Os esboços ajudam a prevenir o aparecimento de erros, nos quais necessariamente refletem:
- moldura (a forma de todo o produto e a rigidez dependem disso);
- peças de fixação;
- toldos;
- detalhes decorativos;
- dispositivos de bloqueio.
As dimensões exatas devem ser especificadas para qualquer um desses componentes. Além disso, a forma geométrica das venezianas é selecionada com antecedência. O projeto implica levar em consideração a localização dos reforços, as lacunas entre eles, os métodos de fixação na cerca. Se for concebido para instalar um postigo, a sua localização também é marcada. É importante traçar esquemas mais detalhados do que para portas convencionais, porque uma grande massa de produtos forjados aumenta o risco de erro e também aumenta o perigo.
Tecnologia de manufatura
As instruções sobre como fazer um portão forjado passo a passo com as dimensões não se limitam a esboços e desenhos.
Recomenda-se levar:
- chapa de aço com espessura não superior a 0,1 cm;
- picos;
- hastes retorcidas, que são feitas de metal com 0,5 cm de espessura e um tubo moldado com quatro bordas (a seção maior tem 0,14 cm).
Se for usado aço mais fino, ele terá uma aparência ruim e pouco confiável. Ao usar um material mais grosso, você terá que recorrer a profissionais, já que dificilmente terá os equipamentos e acessórios necessários para isso.
Quanto à quantidade, após um cálculo preliminar, é aconselhável aumentá-la, deixando uma reserva de 30-40%, então você não terá problemas se algo der errado.
Com o objetivo de criar um portão cego, selecione imediatamente o material com que os caixilhos serão preenchidos, calcule também a necessidade do mesmo. Depois de coletar a matéria-prima e preparar as ferramentas necessárias, mãos à obra.
O forjamento pode ser frio ou quente.
No processamento do segundo método, o metal é aquecido até amolecer, e começam a dar ao produto a configuração desejada. No entanto, não se esqueça de que os elementos de dobra e recorte aumentam de tamanho.
Forjar metal frio, dobrando-o com a aplicação de forte pressão, é mais seguro, mas você não terá que despender menos esforço.Se você não quiser fazer o trabalho preparatório, vale a pena adquirir kits prontos para uso - sua escolha é grande o suficiente para satisfazer quase todas as necessidades.
De uma forma ou de outra, quando as peças forjadas estão prontas, elas precisam ser soldadas. Inicialmente, eles limpam o local onde irão trabalhar. Claro, tudo o que pode queimar é retirado de lá, e avisa sua família. Vários canais, cujas dimensões são 0,2 m menores que a própria peça de trabalho, são colocados sobre um terreno nivelado ou sobre uma mesa de soldagem. A superfície é necessária 200 cm mais longa do que essas partes.
Certifique-se de verificar esta superfície e o layout dos canais nela usando um nível hidráulico. Se precisar fazer um contorno quebrado ou uma superfície radial, recorte uma cremalheira do tamanho indicado no desenho.
A precisão das formas geométricas é verificada medindo as distâncias diagonais com fios de náilon. Tendo encontrado uma discrepância em seu comprimento, elimine-a imediatamente e só então continue a trabalhar. A peça é colocada na mesa de soldagem, mais uma vez eles estão convencidos de que os ângulos são iguais entre si e as juntas são firmemente soldadas.
A parte inferior do portão é sempre feita em ângulo recto. Se ocorrer flacidez durante a soldagem (e é quase impossível evitá-la), esses defeitos devem ser limpos com uma esmerilhadeira com disco especial. Eles começam a criar uma borda quebrada desenhando uma linha na folha e cortando-a exatamente ao longo dela. Para cortes em linhas e em outros casos necessários, use uma serra elétrica.
Após o corte, o bloco preparado é combinado com a folha, eles são conectados a uma máquina de solda semiautomática. Os restos mortais são presos uns aos outros com grampos, soldados e aguardando o resfriamento natural. Para obter um elemento de raio, são feitos alguns esboços, o caixilho é colocado no topo de uma chapa de aço e preso por soldagem. Meça a barra subindo (aumentando em comparação com a medição em algum lugar 1/3 para maior confiabilidade) e corte uma peça. Um dos lados é agarrado em suportes rígidos e dobrado. Então, o raio necessário da estrutura aparece.
Para fazer um elemento com raio, o diâmetro da peça deve exceder as dimensões do perfil. As mesmas etapas são repetidas com os seguintes espaços em branco. Os raios são colocados nos lobos superiores das abas, as bordas são cortadas e soldadas. Antes de aplicar corrente ao eletrodo ou acetileno na mangueira, certifique-se de verificar se os fechos estão corretos, se há sobras. Quando o produto esfria, ele é levado à perfeição usando esmerilhadeiras.
Para sua informação: se o raio for muito grande, não se recomenda obtê-lo por dobra.
É preferível utilizar um gabarito, aumentando-o em 1/3, e cortar o metal do lado direito, após o que, segurando a peça de trabalho, dobre ligeiramente o rebordo oposto. Abordar com atenção a modelagem da barra e do pico, pois são estes detalhes da porta de forja que são os mais coloridos e esteticamente agradáveis: é o que todos os especialistas acreditam.
As hastes torcidas são feitas de blocos quadrangulares aquecidos em um cadinho e torcidos depois de prender quantas torções você deseja obter. O produto semi-acabado é certamente endireitado. As escolhas tornam-se mais difíceis. O primeiro passo é cortar quadrados de chapas de aço, ajustando sua geometria por meio de retificadoras. O produto é trazido para um tom branco, o estêncil é aplainado com um martelo.
Listras afiadas são sempre endurecidas retirando-se para resfriar no ar no inverno ou derramando no verão. Em seguida, o produto é inspecionado e as irregularidades detectadas são moídas. Tendo feito um conjunto completo de uma haste e um bico, eles novamente os comparam entre si para que todas as partes se encaixem e procedam à soldagem final.
Se você preferir usar elementos prontos, em vez de fazê-los você mesmo, ainda precisará cozinhar a moldura; a espessura exigida da chapa de aço pode chegar a 1,5 cm. A quantidade exata depende da complexidade do projeto do portão: quanto mais sofisticados eles são, mais metal é necessário. Também é necessário aumentar a espessura quando uma chapa de ferro é soldada em um lado.
O tubo do perfil é cortado, de vez em quando é girado, observando-se cuidadosamente para que a geometria dos cantos não seja perturbada. Em primeiro lugar, todas as peças são soldadas por pontos em superfícies planas, caso contrário, a estrutura pode ser torcida. O quadro é verificado para excluir o aparecimento de distorções e, em seguida, as costuras são soldadas com um inversor. Usando uma máquina de solda, uma trava e uma alça são fixadas na estrutura resultante, após o que a superfície de metal é tratada com uma retificadora. Se for planejado fazer um portão cego, insira as folhas de metal na moldura e prenda com solda por dentro.
Agora pegue o inversor e solde os elementos decorativos na parte frontal do caixilho, prestando atenção para que fiquem simétricos em todas as portas.
Certifique-se de lixar o material recebido em áreas abertas com a ajuda de rebarbadoras angulares, e a esmeril ajudará nas estreitas.
Quando o portão é forjado e soldado, os suportes precisam ser reforçados. É melhor usar tubos de aço revestidos de tijolos. Os pilares devem ser aprofundados em 0,7-1 m (de modo que fiquem abaixo do nível de congelamento), e a largura do recesso deve exceder o diâmetro do tubo (no máximo) em 0,1 m. Se você torná-lo maior, o suporte pode inclinar sob carga. Os tubos inseridos perpendicularmente são cobertos com uma camada de entulho e reforçados com cimento.
Quando o cimento endurece, você precisa soldar as barras aos tubos (cada largura é 60-70 mm, e as estruturas mais pesadas requerem o uso de 3 barras por porta). Em seguida, eles colocam um tijolo de modo que cada próxima costura se sobreponha às anteriores.
Definitivamente, você precisará de uma espátula. Terminada a colocação, as dobradiças são soldadas às portas de acordo com a localização dos fechos de suporte. Por baixo, um par de laços é cozido em uma direção e, por cima, eles são soldados na direção oposta. Esta abordagem exclui a remoção do portão por pessoas não autorizadas. Certifique-se de providenciar uma verificação completa; se o mecanismo estiver preso em algum lugar, a caixa estiver torta, esses defeitos devem ser eliminados imediatamente.
O acabamento de portões forjados é geralmente realizado por coloração com compostos de aspecto fosco.
O metal é limpo com uma trituradora (mesmo uma comporta recém-fabricada ou montada com componentes prontos não elimina essa obrigação), depois é aplicado um primer e tratado com agentes anticorrosivos.
Visualizações
Uma descrição detalhada da tecnologia de fabricação (montagem) de portões forjados é muito importante, mas não menos significativo é o fato de serem de vários tipos. Portanto, as estruturas de aberturas giratórias podem ser abertas para dentro ou para fora da área do pátio. Tudo dependendo de onde houver mais espaço. Recomenda-se utilizar a abertura para o interior de forma a não interferir com o trânsito e a movimentação de pessoas. No entanto, se sua casa estiver isolada ou localizada no final da rua, essa consideração não importa.
Os produtos com chapa perfilada distinguem-se pela versatilidade, uma vez que para a sua fabricação é utilizado o aço mais resistente. Como resultado do processamento pelo equipamento de laminação, a superfície é coberta com um relevo trapezoidal - isso não é apenas bonito, mas também muito mais confiável do que o metal plano. A folha perfilada é mais frequentemente produzida com revestimentos de esmalte. Este material não sofre corrosão leve e pode ser reorganizado em outro local, se necessário.
Nas portas forjadas, o papelão ondulado é fixado com parafusos auto-roscantes, previamente, são soldados cantos de fixação para aparafusá-los. Muitas empresas e até artesãos particulares oferecem kits prontos com folhas perfiladas (removíveis e totalmente soldadas).
Produtos de aparência exclusiva permitem obter um método como o forjamento a frio. O problema é que ele requer um equipamento especial e é caro. Esses métodos são adequados apenas para grandes empresas e organizações, e as pequenas oficinas se dedicam apenas ao forjamento a quente. A flexão a frio da haste confere-lhe maior resistência em comparação com o estado normal.
Elementos geométricos e tecnologicamente complexos, as decorações artísticas só podem ser criadas em máquinas especiais.
As portas feitas pelo próprio usando o método a frio não são lucrativas. Junto com eles, você deve preparar imediatamente o portão, cercas, grupos de entrada. Ou venda itens forjados constantemente sob encomenda. Se as duas formas não forem adequadas para você, é mais lucrativo comprar blocos prontos e simplesmente aplicá-los.
Qualquer tipo de portão de ferro forjado, incluindo portões de correr, pode ser forjado a quente. Porém, não será possível economizar no equipamento, além disso, ele pode ser utilizado de forma independente somente se todos os cuidados forem tomados. É imperativo ter água corrente para resfriar o metal aquecido. Usando um queimador de gás, você pode aquecer uma barra com um diâmetro de até 1,4 cm e, em vez de uma bigorna, um trilho invertido serve. Esse kit de ferramentas é suficiente para obter grandes detalhes de design.
Os portões deslizantes de ferro forjado são divididos em três subtipos principais:
- trilho;
- em balanço;
- suspenso.
Uma vantagem inequívoca é que nenhum espaço adicional é necessário na rua ou no quintal. Mesmo estruturas muito pesadas não têm dobradiças e a carga é distribuída uniformemente. Será possível abrir e fechar a entrada sem problemas. No caso de usar portões suspensos e cantilever, será menos necessário limpar a neve no inverno, e os consoles e trilhos permitem a entrada de veículos de qualquer altura.
O lado fraco dos portões de correr é que é necessário espaço adicional para a tela se mover, e esse lugar é apenas ao longo da cerca.
A fabricação de quase todos os tipos de portas forjadas requer necessariamente o uso de solda. Mas nem todas as suas peças são de metal; muitas vezes, eles criam produtos com policarbonato. O uso deste material permite que você crie de forma econômica um portão de aparência deslumbrante; enquanto as propriedades protetoras são bastante satisfatórias. O policarbonato dura o suficiente, mas deve ser cuidadosamente selecionado de acordo com o nível de transmissão da luz. As estruturas de entrada podem ser pintadas em tons diversos, desde que estejam em harmonia com os elementos envolventes e com a própria casa.
As estruturas de policarbonato não são apenas fáceis de instalar, mas também não pegam fogo, são mecanicamente resistentes, podem ser combinadas com outros materiais e operadas em várias condições de temperatura. Se pretende o máximo de naturalidade e naturalidade, tem de escolher soluções com madeira. Freqüentemente, a moldura é preenchida com tábuas de madeira. A madeira pode ser usada para todas as portas como um todo e para o postigo separadamente.
Portões forjados de folha dupla são melhores do que portões de folha única, pois não há necessidade de abri-los completamente novamente. Quando as pessoas entram ou saem do pátio, isso é o suficiente. É importante que as opções com uma única faixa tenham uma grande massa e, portanto, criem uma carga maior nos elementos de suporte.
Portões automáticos de ferro forjado são bons não só porque tornam a vida cotidiana mais fácil e aumentam a segurança. É uma maneira divertida de destacar seu compromisso com a tecnologia moderna. Recursos de segurança adicionais incluem fotocélulas e travas magnéticas.
Estilo e decoração
Lidar com as características técnicas das portas forjadas e seus diferentes tipos pode ser muito demorado. Mas é igualmente importante descobrir os detalhes de sua aparência. De referir que as vedações obtidas pelo método de forja combinam perfeitamente com os barris de Euro. Mas tenha em mente que os elementos cortados da folha perfilada não parecem muito apresentáveis, eles facilmente perdem sua pintura. É mais correto escolher produtos com bordas arredondadas, pois fica bem mais bonito.
Para fazer com que a aparência atenda às suas expectativas, só há uma maneira - seguir as recomendações desenvolvidas por especialistas. Sua execução permite que até mesmo pessoas inexperientes alcancem excelentes resultados. Olhe, antes de tudo, não o desenho, mas o custo do projeto que você gosta.Os mais caros são os portões cegos, complementados por um complexo ornamento, e até feitos de forma geométrica atípica.
Se as cercas de elite não estiverem disponíveis para você por razões financeiras, você deve preferir opções baseadas em papelão ondulado ou tubos de metal.
Os profissionais alertam contra joias excessivamente elaboradas, mesmo com fundos suficientes. Isso não só pode criar uma sensação de falta de gosto, mas também pode prejudicar a funcionalidade do portão acabado. Mesmo desenhos de leões bastante difundidos nem sempre são apropriados. Às vezes, vale a pena deixar as telas pintadas apenas em uma determinada cor e não se envolver em outros experimentos.
A seleção da aparência está claramente ligada ao conceito de acordo com o qual a casa e o quintal são projetados. Considere isso ao fazer os desenhos das portas. É considerado indesejável desviar-se do estilo de garagem e portões de entrada, porque isso cria imediatamente uma sensação contraditória e estranha. Também é importante decidir imediatamente sobre o desempenho do grupo de entrada como um todo. Ele pode conter elementos surdos, pode ser feito na forma de uma treliça e também há combinações dessas opções entre si.
Uma barreira impenetrável é adequada para aqueles que não gostam nem mesmo da ideia de violar a privacidade. Além disso, esse tipo de design torna a manutenção mais fácil e segura. Não faz sentido escolher amostras para surdos se sua cerca for baixa ou feita de malha. O nível de proteção no uso de grades perfuradas não é muito menor, além disso, uma estrutura delgada custará muito menos, pois sua fabricação requer muito menos consumo de metal.
A capacidade das velas de portões sólidos forjados é excessivamente alta e nenhum peso delas pode garantir que a cerca resistirá a ventos fortes. Grelhas sopradas são muito mais confiáveis nesse aspecto. Se você não consegue descobrir quais considerações são sua prioridade, escolha um tipo misto de cerca. Na maioria das vezes, uma tira sólida vai da parte inferior ou do meio.
Para sua informação: a sua localização inferior dificulta a entrada de pequenos animais que não voam, e o do meio é mais resistente ao vento e cobre melhor o que se passa no pátio.
O desenho dos portões de correr é muito mesquinho, pois quaisquer saliências em relevo vão interferir com o uso do portão por completo, não permitindo que sejam fechadas. O estilo clássico é encontrado com mais frequência, especialmente porque em relação ao portão, ele combina várias direções. Não se trata apenas de soluções góticas antigas, mas também barrocas, por exemplo. A principal característica dos clássicos é a incorporação simultânea de severidade e elegância. Coloração imitando bronze ou ouro, ornamentos de plantas, folhas e frutas, bem como linhas simples são freqüentemente encontrados.
Os portões clássicos sempre parecem ter altura elevada. Ao mesmo tempo, a ideia da qualidade e invencibilidade da cerca é invariavelmente realizada. O barroco destaca-se imediatamente pela sua festa e abundância de elementos pretensiosos, detalhes volumétricos.
Abordagens mais modernas, como modernas ou de alta tecnologia, possuem características próprias. Assim, os portões soldados modernistas não têm simetria pronunciada, padrões caóticos e linhas que dão uma dobra suave são preferidos. O mobiliário dos chalés de verão e das casas de campo corresponde melhor ao estilo country, que exige o preenchimento da moldura com elementos de madeira.
Mas lembre-se de que a madeira é menos confiável e requer uma manutenção mais intensiva do que o metal.
Acontece que você não pode escolher um estilo, nem entender se um dragão ou outro personagem desenhado é adequado como um desenho. Então é mais correto entrar em contato com especialistas. Eles podem ser considerados designers e arquitetos.
Dicas de instalação e manutenção
A instalação de um portão para o pátio de uma casa privada é considerada efectuada de acordo com todas as regras apenas quando forem utilizados tubos a partir de 10 cm de secção transversal como pilares. Para preparar a solução fixadora, levar 25% de cimento e 75% de areia (em peso em mistura seca).Não solde a grade com força na estrutura, pois uma pequena folga só melhorará a percepção. Remova o excesso de agente anticorrosivo com um pano macio. Recomenda-se instalar portões e cercas ao mesmo tempo.
O tipo de balanço é geralmente feito de um par de portas, com altura de 160-180 cm. Se você quiser que os caminhões entrem e saiam do pátio, a largura da passagem deve ser de 320-350 cm. Para transporte de passageiros, 260 cm é o suficiente. É melhor fazer dobradiças de celeiro ...
Portões relativamente leves são suspensos por dois nós, e os mais pesados por três.
A largura típica dos postigos é de 1 m. Seu estilo deve reproduzir a aparência geral do portão. Quando for necessário enterrar os pilares em solo elástico, abaixo do ponto de congelamento, é moldada de concreto uma moldura em forma de letra P. Deve-se soldar um tubo à armadura localizada no interior da moldura. Somente tal esquema evitará a destruição e deformação prematura. A folga da porta é geralmente de 50 mm e se você aumentá-la para 100-150 mm, elas abrirão facilmente, mesmo após uma forte nevasca.
O cuidado "faça você mesmo" envolve limpar com uma esponja úmida, processar com preparações de aerossol e guardanapos especialmente impregnados. Os produtos anticorrosivos devem ser renovados pelo menos uma vez a cada 4 anos.
Os mecanismos de travamento devem ser lubrificados conforme necessário, assim que começarem a fazer barulho ou se moverem com muita força.
Belos exemplos
Para descobrir qual opção escolher e qual portão é o certo para você, recomendamos que você dê uma olhada nas fotos fornecidas. Mesmo que não haja um encaixe perfeito, eles ainda podem ser um bom incentivo para pesquisar.
Aqui está um portão incomum e verdadeiramente original. O meio é preenchido com um padrão de treliça exclusivo, enquanto as laterais são feitas de metal sólido. Embora tudo seja pintado em um tom, não parece muito sombrio, não cria emoções ruins.
A solução bicolor também é muito atrativa: os retângulos externos maiores são feitos de ferro e as figuras internas inscritas neles imitam madeira natural. A forja artística impressiona na foto acima: as linhas retas dos picos variam em altura, terminam com pontas voltadas para uma direção e a parte principal da treliça é decorada com cachos.
Mas o portão de uma rua de ferro forjado não precisa estar escuro. Por exemplo, é assim que se parecem as cercas brancas, divididas em três camadas de altura. Cada camada é decorada com elementos decorativos de um tipo especial. E aqui está uma solução mais volumosa, em que as listras externas de branco são harmoniosamente combinadas com um fundo azul rico.
As inserções de madeira podem ser as mais abundantes, até mesmo ofuscando as partes externas de metal da estrutura. Aqui, quatro postes verticais são feitos de metal, superior, inferior e até mesmo uma matriz figurada acima da parte principal da estrutura. Todo o resto é feito de madeira moderadamente escura.
No pátio, as grades são capazes de enfatizar a atratividade externa do portão e criar um conjunto harmonioso com ele. Aqui, por exemplo, eles são de cor preta primorosa, que, de acordo com o princípio do contraste, é combinada com a cor branca dos degraus. Junto com o tom avermelhado dessaturado dos tijolos da varanda, o exterior fica ainda melhor.
Nosso conhecimento das construções forjadas é complementado por portões semi-antigos. São estruturas de duas folhas com enchimento de madeira, e uma imagem simbólica do sol inserida em um bloco de madeira comum, e muitas outras opções.
A decisão final, é claro, depende de você e somente você. Mas agora, tendo descoberto os recursos de seleção e instalação, tendo se familiarizado com os princípios básicos do projeto de portões, será mais fácil fazê-lo!
Como fazer um portão forjado com as próprias mãos, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.