Portões de madeira: características de design
É difícil imaginar um jardim moderno sem uma cerca - bonito, durável, protegido de olhares indiscretos. A parte mais importante da cerca é a instalação de um portão na área de entrada. Você pode comprar produtos acabados, fazer os seus ou fazer o pedido em uma oficina de acordo com um desenho individual. Uma opção conveniente são os portões de madeira, que em nada são inferiores aos de metal, e até os ultrapassam em alguns parâmetros.
Peculiaridades
Os portões de madeira parecem tradicionais para a Rússia, eles podem ser combinados com outras cercas adotadas na área. Assim, acabará por conseguir a aparência da cerca, semelhante a dezenas de outras. Se você quiser se destacar e mostrar seu status, pode usar tingimento ou entalhe em madeira. Para alcançar a harmonia, basta fazer uma cerca no mesmo estilo de uma casa de madeira no local.
Muitas obras-primas da arquitetura de madeira ficaram por séculos sob a neve, chuva e várias temperaturas. Se você seguir a tecnologia corretamente, o portão vai durar muito tempo. É importante lembrar que, para uma área com muito vento, lonas maciças não são a melhor opção. O estilo pode ter muitas variações, por exemplo, a parte inferior é sólida e a parte superior é aberta ou treliça. Assim, você não só vai decorar a cerca, mas também reduzir a carga do vento que age constantemente sobre ela. Como resultado, após uma forte tempestade, você não terá que levantar uma cerca inclinada.
Vantagens
A madeira é um material de construção tradicional usado há milênios. É fácil de processar e relativamente barato.
Os portões de madeira têm as seguintes vantagens:
- Baixo custo em comparação aos modelos de metal.
- Características de alta resistência.
- Longa vida útil (mais de 10 anos), se a madeira for tratada com impregnação protetora, vai durar ainda mais.
- Segurança ambiental - a árvore não emite fumos nocivos para a atmosfera.
- A capacidade de usar diferentes tipos de decoração para adicionar personalidade.
- A autoprodução é permitida com materiais de construção baratos.
desvantagens
O design não é isento de algumas desvantagens:
- Suscetibilidade ao apodrecimento - o material é destruído pela influência da água.
- Perigo de incêndio - a árvore pega fogo facilmente; em caso de incêndio, o portão pode queimar limpo.
- As características de resistência são inferiores às do metal.
- Peso grande - cercas revestidas com policarbonato ou papelão ondulado pesam menos.
- Baixo nível de resistência a vandalismo - Marcas de marcadores ou tinta spray não serão fáceis de remover da superfície.
Visualizações
Para a fabricação de portões, são utilizadas variedades de madeira resistentes à alta umidade. O pinho, o larício e o carvalho são principalmente utilizados. Hoje em dia, as cercas feitas inteiramente de madeira são raras. Basicamente, uma estrutura de metal é usada e as placas são usadas para revestir as faixas.
Mas antes de tudo, os modelos se distinguem pelo tipo de construção, hoje apenas 4 variedades são comuns.
Oscilante
Uma solução universal, as faixas são montadas em dobradiças com dobradiças, se as portas forem pesadas, acessórios de rolamento são usados. Uma porta pode ser mais larga do que a outra. Entre as vantagens dos modelos de giro estão o baixo preço por metro quadrado e a fácil instalação. A largura recomendada para a passagem de veículos é 3,5–4 m, a altura é de pelo menos 2 m.
Os postes de apoio devem ser pelo menos 20 cm mais altos que o caixilho. Se você planeja instalar uma viseira, lembre-se de que ela impedirá a saída de caminhões. Para trazer material de construção, terá que colocar a viseira em suportes com cerca de 4 metros de altura. Visto que as cercas costumam ser distorcidas pelo vento, um pino móvel deverá ser fixado entre as duas folhas. Ele irá para o solo ou um cilindro especial e consertará as portas.
Para simplificar a operação, é conveniente instalar um sistema automático com o qual a abertura e o fechamento são realizados. Para controlar você só precisa de um controle remoto com alguns botões.
Existem também desvantagens nos portões giratórios:
- é necessário espaço livre para abri-los;
- será necessário nivelar o terreno, caso contrário, as portas se agarrarão a todos os solavancos;
- são necessários apoios fortes que possam suportar o peso da estrutura, caso contrário, o portão pode cair com a carga do vento;
- no inverno, você terá que limpar a neve para chegar à dacha, caso contrário, os montes de neve não permitirão que as portas se abram.
Recuo
Ao abrir, a porta move-se para o lado, ou seja, o portão funciona segundo o princípio de um guarda-roupa. Existem portas deslizantes mecânicas e automáticas. Esta opção é frequentemente escolhida para um armazém ou base de construção, uma vez que é mais conveniente usar este modelo. O vão máximo é de 11 metros, o que facilita a passagem de grandes caminhões. Mesmo depois de uma nevasca, você não precisa se preocupar em limpar a neve.
A desvantagem é que:
- você não pode plantar plantas perto da cerca. A faixa se moverá para o lado, deve haver espaço livre na lateral perto da cerca;
- para a instalação dos trilhos, é necessária uma base de concreto preparada, caso contrário ficará inclinada, o carro não poderá se mover livremente;
- apenas um mestre experiente assumirá a instalação de um modelo de recuo, nem todos serão capazes de lidar por conta própria;
- este mecanismo com carruagem custará muito mais do que as dobradiças usuais. O preço pode chegar a 30.000 rublos.
Elevação
Anteriormente, essas modificações só podiam ser vistas em castelos antigos. Mas agora eles estão sendo liberados novamente, apenas o levantamento de uma porta pesada não é feito por força física, mas por meio de um mecanismo elétrico. Produtos com elementos de madeira são raros, mais frequentemente você pode encontrar os de metal. Devido à grande massa, esses modelos são usados apenas quando conectados à rede elétrica.
Se não houver eletricidade na jardinagem, você provavelmente não vai querer levantar e abaixar uma estrutura pesada com a mão. O preço dessa estrutura é alto, a instalação deve ser realizada por um especialista.
Portão com postigo
Qualquer uma das modificações descritas acima pode ser equipada com um postigo. Neste caso, uma abertura é cortada dentro da tela e a porta é montada dentro. Outra opção - o postigo é instalado como uma faixa separada.
Para melhorar essa estrutura, você pode fazer uma janela de visualização na porta, instalar um visor e um interfone.
Montagem
É necessário iniciar a instalação desde a fundação, uma vez que cargas dinâmicas e estáticas cairão sobre o portão, a base deve ser muito forte e pesada. A fundação pode ser um grande tronco de madeira, que deve ser cavado e as portas devem ser penduradas no topo. Mas uma árvore úmida durante os extremos de temperatura apodrece de uma forma ou de outra, mesmo se estiver saturada de betume. É melhor fazer a base de concreto reforçada com uma malha ou haste de metal.
A profundidade da fundação em solos elevados não deve ser inferior à profundidade de congelamento. Este valor pode ser encontrado em tabelas, por exemplo, no Noroeste da Federação Russa, este parâmetro é de aproximadamente 1,7 metros. Para uma fundação confiável, você precisa cavar um buraco retangular com profundidade suficiente. Material de cobertura ou filme é colocado na parte inferior do buraco, grandes pedras são colocadas em cima e, em seguida, derramadas com concreto.
Além disso, a instalação de um poste de madeira deve ser realizada usando um nível, a seguir despeje cuidadosamente nas laterais com a mesma solução, possivelmente misturada com cascalho ou pedrinhas.
Os pilares sobre os quais o portão será sustentado são feitos de tijolos maciços comuns e concreto armado também são adequados. Os suportes metálicos de reforço das folhas da porta também devem ser preenchidos com argamassa de cimento para evitar que a estrutura oscile.
Na fábrica, as dobradiças ou locais de fixação podem ser soldados a postes de metal. Se for usado tijolo maciço, é necessário fixar as dobradiças mesmo durante o assentamento. Para modificações em madeira, as dobradiças são aparafusadas em porcas, é aconselhável cobrir previamente a madeira com um anti-séptico. As portas devem ser instaladas a uma distância de pelo menos 50 mm do solo, caso contrário o portão não poderá abrir com neve ou mesmo folhas caídas.
A moldura do portão pode ser em madeira ou cerca de estacas, ligando os seus elementos a cantos de metal ou sem eles. No segundo caso, é desejável conectar cantos opostos com escoras. É possível unir a árvore em um espinho ou em uma "cauda de andorinha".
Uma estrutura soldada é mais confiável, um produto semelhante pode ser feito de um perfil de metal por meio de soldagem.
Para obter informações sobre como fazer com as próprias mãos um portão de vaivém para uma residência de verão, veja o próximo vídeo.
Decoração
Você pode decorar qualquer portão com suas próprias mãos, mesmo as antigas, e não precisa gastar muito dinheiro.
Os principais métodos de registro:
- Tingimento - tinta comum para madeira ou "Pinotex" pode transformar madeira de pinho comum em carvalho ou freixo. Além disso, a camada de tinta protegerá a superfície de intempéries e sujeira. Para o efeito de envelhecimento, além da tinta, é necessário o sulfato de cobre, que dará à madeira uma tonalidade acinzentada.
- Pintura antiga - geralmente o padrão é colocado no interior. Mas se for preciso formalizar a entrada em alguma instituição, a decoração pode ser externa. Provavelmente, você precisará da ajuda de um artista profissional; para criar um efeito incomum, você pode usar a pintura Khokhloma.
- Acabamento com elementos forjados - atrai a atenção, cria um sentimento de respeitabilidade. Se a parte superior das portas for feita de renda metálica, a porta transmitirá melhor a luz e ficará menos exposta à carga do vento.
Vale ressaltar que os elementos forjados são resistentes à corrosão, mas no país poucos se atreverão a utilizá-los. Essas decorações serão caras e atrairão intrusos se o proprietário não morar na propriedade o ano todo.
- Fio - permite que você transforme um produto comum em uma obra de arte. Apenas uma pessoa experiente pode fazer escultura, mas precisará de um conjunto de cinzéis - ferramentas especiais. É vantajoso solicitar a aplicação da talha na oficina, onde será realizada em máquina CNC, o que permitirá dar vida aos relevos mais complexos. O trabalho manual ficará mais caro e agora existem poucos artesãos que possuem essa técnica. Mas na loja você pode comprar painéis entalhados prontos e fixá-los nas telas com suas próprias mãos.
- Painéis de madeira - se o portão tem moldura metálica e se pretende fechá-lo com uma árvore vista de cima, as opções de decoração são variadas. Você pode fixar as placas na horizontal, vertical, diagonal ou fantasia, alternando diferentes direções de colocação do material.
Avaliações
Muitos residentes de verão deixam comentários positivos sobre os portões de madeira, pois são duráveis e confortáveis. Os elementos de ferro forjados neles podem durar muitos anos. Mas há exceções, por exemplo, alguns reclamam que as venezianas e a prisão de ventre estão torcidas, é difícil abri-las na primavera. Na maioria das vezes, esse fenômeno ocorre em áreas pantanosas e na presença de erros na fase de instalação.
Aconselhamento profissional
A madeira do portão ficará exposta a temperaturas, precipitação e ambientes corrosivos.Portanto, deve ser impregnado com um anti-séptico em 2-3 camadas. Para evitar um incêndio quando a fiação é fechada, é necessário tratar a madeira com um retardante de fogo ou embainhar com tiras de ferro nos locais da fiação a ser instalada. Parafusos auto-roscantes para criar um produto, aconselha-se o uso de galvanizados ou latão, caso contrário, sob a influência da umidade, formar-se-á ferrugem, que aparecerá na madeira.
Porcas, parafusos e arruelas podem ser usados para garantir uma fixação forte. As madeiras resinosas são adequadas para a fabricação de portões, a bétula é fácil de processar, mas se deteriora rapidamente. O principal é que a estrutura é resistente a cargas dinâmicas. É impossível prever quantas vezes os flaps abrirão em um mês e um ano, então é melhor torná-los confiáveis imediatamente. Da automação, você pode escolher um mais próximo projetado para uso ao ar livre. O mais próximo tornará o fechamento mais suave, não permitirá que as venezianas vibrem com as rajadas de vento.
Uma das opções de portões leves, que serão menos afetados pela ação do vento, é com moldura de madeira, forrada com tela de arame. Os fluxos de ar passarão pelas células da malha e haverá menos carga na folha e nos pilares de suporte. Mesmo que esta opção não pareça tão bonita quanto feita de madeira, não requer uma base cara.
O comentário foi enviado com sucesso.