Usamos thuja no projeto paisagístico
Hoje, thuja está se tornando cada vez mais popular no design de jardins pessoais. Os Tui têm várias dezenas de espécies e variedades: com agulhas de diferentes cores, de crescimento rápido e com aumento de apenas alguns milímetros por ano, coroa esférica, cónica e colunar. Vamos conhecer esta maravilhosa árvore e sua aplicação no desenho de terrenos.
Características: prós e contras
Na Rússia, vários grupos de thuja orientais e ocidentais têm se mostrado bem. Sua robustez de inverno permite que resistam a períodos gelados do ano.
Algumas variedades europeias precisam de abrigo para o inverno, mas esses tipos de thujas são muito raros em nosso país, são adquiridos por colecionadores e criam as condições adequadas para eles. Na maioria dos locais, o thuja ocidental é plantado.
Thuja ocidental está mais adaptado ao nosso clima, sua pátria é o Canadá, onde as condições são semelhantes às da Rússia média. O thuja oriental nos foi trazido da Ásia, é mais caprichoso, não gosta do vento norte, é melhor plantá-lo do lado de barlavento da casa.
Thuja pode crescer em sombra parcial e ao sol, não requer rega frequente. Eles se dão bem com outras plantas.
A vegetação do thuja é muito densa, as agulhas são macias, a casca tem uma bela cor cinza. A cor das agulhas varia do amarelo ao verde escuro. A copa tem formato de bola, cone ou pirâmide, a taxa de crescimento de algumas variedades é insignificante, podem manter um acento constante na composição por muito tempo, outras variedades crescem muito rapidamente e precisam de cortes regulares da copa.
A coroa de tais thujas de rápido crescimento pode ter qualquer forma. Vários séculos atrás, os jardineiros franceses e ingleses começaram a criar parques arquitetônicos inteiros de esferas, colunas, pirâmides, cubos e outras formas geométricas de thujas cortadas. Hoje, toda uma tendência em design de paisagem se desenvolveu - a arte topiária de criar figuras de animais, pessoas, carros, objetos de arte famosos a partir de agulhas macias.
Os galhos são lindamente em forma de leque, às vezes torcidos em espiral. Thuja tem efeito medicinal, as suas agulhas emitem fitoncidas, que desinfectam e purificam o ar, pelo que é útil plantá-la junto a uma casa ou área de lazer.
Por todas essas qualidades e semelhanças externas com o cipreste do sul, os paisagistas de latitudes climáticas temperadas se apaixonaram por thuja. Esta planta conífera é despretensiosa e possui uma grande variedade varietal, o que permite que seja incluída em várias composições paisagísticas ou utilizada como ténia. Considere quais tipos dessas maravilhosas coníferas podem ser usados para jardinagem decorativa de lotes pessoais.
Tipos e variedades
Considere quais variedades de thuja ocidental são cultivadas no clima temperado da Rússia central.
- Áurea - com as agulhas amarelas, na tonalidade adquire tonalidades verdes, que se tornam mais escuras no inverno. Tem agulhas densas, se presta bem a modelagem, dá para dar qualquer formato, devido ao seu baixo crescimento (até 2,5 metros), pode ser usado em composições com coníferas de outras flores no meio do solo ou com rosas, hortênsias, samambaias - no segundo. Devido à sua cor amarela, pode acentuar-se em sebes de variedades mais escuras. Fica linda com bérberis Thunberg roxa. Esta variedade apresenta ramos originais, o que valoriza ainda mais as qualidades decorativas.O crescimento anual é de apenas 5 centímetros. Isso deve ser levado em consideração ao comprar uma variedade para o seu site.
Pequenos espécimes jovens podem ser plantados em canteiros de flores, eles não competirão pela área por muito tempo. Se você quiser criar um acento grande, terá que esperar muito tempo pelo efeito decorativo desejado desta éfedra, por isso é melhor comprar uma planta grande já adulta.
- Thuya Yellow Ribbon também tem uma cor amarela de agulhas jovens, tesoura bem, cresce relativamente devagar - 10 centímetros por ano. Muito resistente. A coroa é estreita, cônica.
- Tuya Mickey tem características semelhantes, apenas sua folhagem é verde escura, brilhante.
- Albospicata atinge uma altura de 2,5 metros, as agulhas são absinto prateado com pontas brancas, o que cria um jogo adicional de luz. Este efeito fica muito bom em sebes. A coroa da albospicata é muito larga e ocupa cerca de um metro de diâmetro, o que exige espaço adicional na composição. Ele pode ser usado como uma árvore ornamental separada.
- Esmeralda - o thuja piramidal mais procurado em paisagismo. Distingue-se por uma rica cor verde, uma copa densa, perfeitamente aparada, escurece ligeiramente no inverno. Thuja suporta uma ampla variedade de condições, desde sombra total até sol forte, não é exigente para regar e é resistente à deterioração. A excelente resistência à geada torna Smaragd indispensável para a criação de sebes. A altura de uma planta adulta (cerca de 3 metros) e uma bela copa densa tornam possível usar este thuja para criar becos de parque.
Também pode ser usado como pano de fundo para coníferas inferiores e arranjos de flores decorativas.
- Características semelhantes são possuídas por Thuja Brabant, mas é menos resistente ao inverno e tem uma copa mais leve, tem um crescimento rápido (até 50 centímetros por ano).
- Globoza. Um thuja adulto não precisa de corte de cabelo; tem agulhas esféricas densas e verdes brilhantes de até 1 metro de altura e largura. Parece bom em plantio único e em combinação com zimbros rastejantes. Amado pelos designers pela limpeza de seu formato redondo. Muitas vezes, é o destaque principal em arranjos florais.
- Thuya Reingold. Ela tem agulhas incomuns de bronze dourado que adquirem um tom rosa na primavera. Será uma excelente decoração para jardins ornamentais ou canteiros de flores. Uma planta adulta tem uma altura de 1 metro, bastante resistente ao inverno.
- Tuya Danica, baixo - até 0,7 metros, com uma coroa densa e redonda de cor verde saturada. É muito bom em escorregas alpinos ou em vasos ao ar livre em um terraço aberto, na forma de uma borda para uma composição de coníferas.
- Se parece com ela Thuja Woodwardy... Apresenta uma forma baixa, compacta, redonda e uma folhagem de cor contrastante, do claro ao escuro, o que o torna decorativo.
- Tuya Hoseri - variedade anã, com folhagem verde-clara, copa em forma de bola, com cerca de 70 centímetros de altura. É interessante pela mudança de cor das agulhas durante o ano de verde claro para bronze.
- Filiformis. Este thuja é completamente diferente na estrutura da coroa e ramos dos exemplares anteriores, mas é uma fonte. Ele se harmoniza com coníferas rastejantes e pode ser usado como uma tênia.
- A mesma coroa em forma de fonte em thuja dobrado - Vipcord... Ela tem um crescimento muito lento, a altura máxima é de 1 metro. Um thuja adulto recebe uma forma padrão original.
- Tuya Sunkist tem uma forma cônica clara, crescimento muito lento (até 1,5-2 metros). A cor incomum permite que seja usado tanto em um único plantio quanto em uma composição para criar uma mancha amarela.
- Holmstrup - Thuja colunar gracioso, com densas belas agulhas nobres prateadas em ramos densos em forma de leque retorcido. Isso causa uma impressão majestosa. Atinge uma altura de 4 metros. Usado para formar becos e sebes.
- Thuja Columna - altura, até 10 metros de altura, planta conífera de formato colunar estreito, com densas agulhas verde-escuras. O crescimento por ano é de 15-30 centímetros. Muito despretensioso para a composição do ar e do solo. Fígado comprido.
- Âmbar - uma nova variedade de thuja alta, sua altura chega a 4 metros, tem uma coroa cônica estreita. O valor da variedade para a decoração do local reside nas agulhas amarelas brilhantes, que exigem um local ensolarado. Alta resistência à geada.
Compatibilidade com outras plantas
Os muitos tipos e cores desta planta conífera permitem o uso generalizado de thuja em projetos paisagísticos. Tui vai bem com zimbros rastejantes. Coroas esféricas e agulhas macias combinam perfeitamente com os abetos.
Rosas espinhosas e brilhantes decoram o delicado verde e os galhos espirais dos thuja. Os mesmos requisitos para a composição do solo com outras coníferas as tornam boas vizinhas.
Como escolher?
Ao escolher uma variedade, vale a pena ler sobre a resistência ao gelo de um tipo específico. Existem tabelas de correspondência especiais para isso. Um fator importante é a taxa de crescimento e altura da planta na idade adulta. Para um slide alpino, é melhor escolher variedades anãs com um crescimento anual mínimo, mas para uma sebe você precisa de espécimes grandes com um rápido crescimento de brotos.
Ao escolher opções multicoloridas para uma sebe, você deve se concentrar na mesma altura dos arbustos adultos.
Ao comprar mudas de fazendas hortícolas, é necessário avaliar a condição da copa, sua densidade e cor. A presença de ramos secos pode indicar danos ao sistema radicular. Essa muda não recuperará sua forma decorativa por muito tempo ou poderá até morrer.
Onde plantar?
Para plantar um thuja, você precisa escolher um local suficientemente ensolarado ou semi-sombreado, sem passagem do vento. Os solos devem ser ligeiramente ácidos e bastante frouxos.
Se houver solo argiloso no local, você precisará cavar um buraco com o dobro do volume de terra, despejar drenagem de seixos ou argila expandida e fazer uma mistura de solo de areia, turfa e solo. Essa mistura deve nutrir as raízes da árvore por muitos anos para que ela mostre todo o seu efeito decorativo.
O lençol freático de Thuja não é assustador, tem um sistema radicular superficial. No entanto, é melhor evitar planícies úmidas ou áreas úmidas.
Após o plantio, recomenda-se cobrir o círculo do tronco com uma camada de casca de conífera.
A rega só é necessária no início para a muda criar raízes, deve ser moderada. O plantio é melhor feito na primavera ou no verão. Isso permitirá que a planta enraíze melhor e sobreviva ao inverno.
Regras de cuidado
As variedades resistentes à geada não têm medo do frio do inverno. Mudas jovens ainda precisam de proteção na forma de uma espessa camada de cobertura morta e um agrospan cobrindo a parte do solo da planta. Com o passar dos anos, thuja vai adquirindo a resistência necessária às baixas temperaturas. Os thuja orientais ou europeus que amam o calor, plantados em vasos, devem ser armazenados em um local fresco e bem iluminado no inverno.
A queimadura de sol é um problema para todos os tipos de thuja. Em fevereiro e março, o sol forte seca as agulhas delicadas, e as raízes na camada de terra congelada não podem fornecer umidade à folhagem. As agulhas ficam pretas e ressecam, não podem ser restauradas, essas manchas marrons carecas vão estragar o aspecto da árvore por várias estações. Os galhos queimados são cortados na primavera e aguardam o crescimento de novos brotos, mas a mesma densidade e uniformidade da copa não podem ser alcançadas. Para evitar isso, as coroas são envoltas em agrafador fino ou gaze. O tecido deve ser respirável para evitar que a muda estourando.
No verão, a thuja precisa ser regada periodicamente sobre a coroa com uma mangueira, providencie uma ducha para as agulhas.
É necessário aparar regularmente as pernas crescidas de maneira desigual, o que estimulará mais perfilhamento. Teremos que limpar a copa de galhos secos e teias de aranha para que o efeito decorativo desta planta conífera seja preservado todo o tempo que estiver no jardim.
Lindas ideias de design
No jardim, você definitivamente precisa encontrar um lugar para a composição dessas lindas plantas. Há uma grande variedade de opções de localização do thuja no local. Arbustos de coníferas decorarão a área frontal. Na dacha, você pode equipar um jardim ornamental com thujas, isso se tornará o orgulho dos proprietários. Uma cerca viva de thuja fechará de olhos curiosos e criará uma barreira natural nobre.
Para dicas sobre como plantar uma thuja, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.