Orientações do projeto paisagístico: características e características

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Grupos principais
  3. Lindas ideias para o quintal

Cada proprietário de um terreno deseja projetá-lo de forma que pareça não apenas bonito, mas também único. Para isso, existem diferentes áreas de desenho paisagístico, que possuem características e características próprias.

Um layout bem pensado do território, bem como o esquema de cores, plantas, decoração, móveis e equipamentos selecionados, permitem criar uma composição paisagística única até no objeto mais primitivo.

Peculiaridades

Atualmente, atenção especial é dada ao projeto paisagístico. Afinal, um jardim lindamente decorado ou um terreno pessoal cria uma atmosfera favorável e uma sensação de conforto. Apenas uma paisagem bem planejada parece realmente estilosa e apresentável.

Para decorar o território, tais elementos de projeto paisagístico são usados ​​como:

  • Materiais de plantação sob a forma de árvores, arbustos e relvados;
  • elementos arquitetônicos, que incluem caminhos, gazebos, esculturas, pontes e toldos;
  • Componentes de jardim de rochas sob a forma de canteiros de flores, canteiros de flores e estruturas de retenção;
  • elementos de reservatórios de cascatas, riachos e lagoas.

Qualquer direção do paisagismo é toda uma filosofia, que se baseia em um certo tipo de arte e criatividade. Usando este ou aquele estilo, você pode criar um ambiente confortável não apenas para você, mas também para aqueles que estão ao seu redor.

O principal é que todo o site tem a aparência de uma única composição, só então irradiará beleza estética e parecerá completo.

Grupos principais

Todos os estilos de paisagismo têm suas próprias características e características às quais você deve prestar a devida atenção. É preciso lembrar que cada direção da paisagem se destina a uma área específica, portanto, antes de fazer uma escolha final, é recomendável que você se familiarize com a descrição da opção de interesse.

Convencionalmente, todas as direções da paisagem são divididas em dois grupos principais:

  • Regular. Eles são caracterizados por formas e padrões geométricos rígidos.
  • Panorama. Eles estão o mais perto possível da natureza e de suas belezas naturais.

Cada um desses grupos inclui certos estilos que diferem em suas características individuais.

Clássico

Este estilo regular é baseado em simetria estrita e formas geométricas claras. Esta direção é destinada a áreas volumosas, onde é possível traduzir todas as ideias criativas em realidade.

Os elementos constituintes de tal paisagem são vielas retas, belos canteiros de flores, gazebos redondos, bancos de ferro forjado, pérgulas, bem como ornamentos decorativos na forma de arcos, colunas, esculturas antigas e bolas de pedra. No centro do local existem necessariamente belas fontes e reservatórios.

Thujas, bordos, tílias, jasmim e lilases são plantados aqui a partir de árvores, e as flores são apresentadas na forma de rosas, begônias, sálvias e flox.

Moderno

Estilo requintado de paisagismo, que se caracteriza por características como elegância e alto custo. Uma atenção particular é dada à arquitetura e acessórios aqui, enquanto a vegetação desaparece no fundo. O elemento central no projeto é sempre a casa, que complementa de maneira suave e muito harmoniosa o resto dos objetos.

É dada preferência aos materiais de origem natural, o que confere ao mobiliário uma nobreza.

Plantas com formato de folha acentuado, como lúpulo ou uvas juvenis, são lindamente plantadas em grupos para criar uma atmosfera de conforto e tranquilidade.

O esquema de cores consiste em tons de preto, branco, chocolate, bege, prata, azul e roxo. O uso das cores vermelho e amarelo é permitido como contraste. A presença de uma fonte ou de um ribeiro serve de decoração magnífica, que confere ao território uma frescura especial.

Belos gazebos, bancos e cercas com certeza serão complementados por elementos forjados em um tema vegetal. Além disso, figuras de pássaros e animais em cores de bronze são usadas como decoração.

oriental

É caracterizada por uma grande variedade de plantas e formas arquitetônicas utilizadas. Este estilo é baseado em várias direções ao mesmo tempo:

  • Chinês. Ao decorar, cada elemento é organizado de acordo com as regras do feng shui. Uma atenção especial é dada às plantas, que se apresentam na forma de árvores frutíferas e perenes, arbustos, ervas medicinais e flores. A função de decoração é desempenhada por esculturas de bronze, estatuetas de madeira, bem como formas arquitetônicas. Gazebos aconchegantes e pequenas casas criam um ambiente favorável para passar o tempo.
  • Japonês. Ele é caracterizado por características como minimalismo e laconicismo. Cada parte do componente carrega um certo significado aqui e também é um símbolo do Japão. Um slide alpino e sakura são considerados obrigatórios.
  • Asiático. Concebido para grandes áreas onde é possível criar verdadeiro conforto e harmonia. O design usa tons suaves e contornos claros, para que cada composição pareça muito elegante e esteticamente bonita. Pedras de vários formatos fazem parte integrante desta tendência, por isso complementam quase todos os componentes da paisagem.

O estilo oriental é caracterizado por um claro planejamento de zonas, bem como pelo correto arranjo geométrico de árvores, arbustos e flores, que juntos proporcionam uma sensação de serena tranquilidade.

Moderno

Um estilo paisagístico que se distingue pela sofisticação e graça. É caracterizado por formas geométricas simples e desenhos lineares. No processo de arrumação do terreno, são utilizados materiais como madeira natural, metal e concreto. A decoração é composta por esculturas modernas, lareiras improvisadas e móveis de jardim. Das plantas, cactos, plantas sem flores, dracaena, iúca, suculentas e grama são apropriadas aqui.

As áreas mais populares do estilo moderno incluem:

  • Minimalismo. Ele é criado usando formas lacônicas e um número mínimo de elementos constituintes. Ótimo para áreas grandes e pequenas. A regra principal aqui é dividir o território em zonas separadas. O esquema de cores consiste em tons de branco, prata, creme e terracota clara. Para o paisagismo, árvores como bétula, thuja, pinheiro, bordo, salgueiro, bem como várias plantações de frutas são usadas.
  • Alta tecnologia. Um estilo que não exige o cumprimento de linhas claras e uma determinada decoração, o que o torna adequado para a concretização das ideias mais extraordinárias. Para decorar o local, são utilizados materiais como vidro, pedra, metal, plástico e policarbonato. Uma boa iluminação é importante, que na maioria das vezes tem a forma de LEDs bem localizados em luminárias modernas.
  • Loft. É considerada a opção mais orçamentária para projetos paisagísticos. Tijolo e alvenaria são apropriados aqui, e paletes comuns, caixas, potes e lâmpadas decorativas são freqüentemente usados ​​como decoração. O esquema de cores é bastante contido e é apresentado em tons claros e frios.

O design neste estilo parece bastante simples, mas ao mesmo tempo funcional e bonito.

  • Vanguarda. Um estilo surpreendente e extraordinário, que se caracteriza pelas mais ousadas experiências e linhas inusitadas. Nesse projeto, não apenas o terreno de uma casa de campo parecerá original, mas também qualquer parque ou beco. Combina harmoniosamente plantas com flores brilhantes e uma atmosfera calma que tem um efeito benéfico sobre as pessoas à sua volta. Este estilo livre se distingue pela ideia do autor, que, com a ajuda da imaginação e da criatividade, é implementada com sucesso no objeto.
  • Biônica. Uma direção de design relativamente nova, onde é dada preferência a materiais ecológicos de origem natural. Lâmpadas interessantes com imitação de cachoeiras, flores, árvores ou vida marinha são usadas como decoração. Esse recurso confere ao ambiente uma espécie de romance e conforto.

De particular beleza para o local é dada por espelhos ou superfícies brilhantes na forma de caminhos ou outros elementos da paisagem.

Cada uma dessas direções é uma verdadeira tendência da moda que pode tornar até mesmo a área mais primitiva uma composição de design chique.

Étnico

Esta área de paisagismo caracteriza-se pela criação de um espaço de relaxamento confortável e esteticamente agradável, de acordo com todas as normas próprias. É importante colocar corretamente os acentos nas plantas, móveis e elementos decorativos.

Os estilos étnicos mais populares são:

  • Alpino. Suas principais características são durabilidade e facilidade de criação. A pedra é ativamente usada aqui, a partir da qual todos os tipos de escorregadores, caminhos e pedregulhos são criados. Todas as composições são projetadas em cores claras com o uso de plantas alpinas adequadas. É perfeito para áreas grandes e muito pequenas.
  • Panorama. Este estilo cria belas imitações de prados, campos, florestas ou outras paisagens naturais. Elementos decorativos feitos de materiais naturais na forma de caramanchões de madeira, cânhamo e troncos complementam harmoniosamente a composição da paisagem. Uma boa decoração será um pequeno lago ou lagoa, cujas margens serão forradas com areia e seixos, e nenúfares e nenúfares flutuarão na água. A floresta e as flores silvestres conferem ao território uma beleza especial.
  • Rústico. Não requer um planejamento rigoroso e todos os materiais disponíveis são adequados para sua criação. Esse projeto de paisagem rural prevê um mínimo de custos, mas ao mesmo tempo é muito pitoresco, aconchegante e confortável. Móveis artesanais parecem originais, assim como ornamentos decorativos na forma de cestos de vime, carrinhos de madeira e bicicletas antigas. Os canteiros de flores no local são dispostos em ordem aleatória e desempenham o papel de uma espécie de acentos brilhantes.
  • País. Um estilo democrático caracterizado pela simplicidade, solidez e proximidade com a natureza. Os caminhos são feitos de tijolos, madeira ou lajes, ao longo dos quais crescem grama, lilases, jasmim e flores silvestres. Um belo mirante de uma casa de toras, um lago ou um riacho, através do qual uma ponte de jardim é lançada, cria um ambiente favorável para relaxamento total e tranquilidade.

Vime, balanços, poços, bem como bancos de madeira, baldes e regadores servem como uma decoração maravilhosa.

  • Provence. Um estilo requintado e delicado de paisagismo, com a ajuda do qual você pode facilmente criar uma bela área de lazer. Além dos canteiros de flores, aqui é apropriado plantar flores em caixas e cestos, combinando suas diferentes opções entre si. O estilo provençal é caracterizado por cores delicadas em tons de bege, branco, rosa, azul e roxo.
  • Inglês. Uma solução ideal para grandes áreas, onde existe a oportunidade de transformar a fantasia do design em realidade.Formas estritas e linhas retas estão completamente ausentes aqui, portanto, cada elemento constituinte da paisagem é caracterizado por irregularidades, tortuosidades e forma natural. É dada preferência a materiais naturais como madeira, pedra, arenito ou cascalho.

Os itens obrigatórios são gazebos, balanços, churrasqueiras e pontes com elementos de forja.

  • Mediterrâneo. Um estilo com acentuado sotaque grego, cujas cores se apresentam em tons de branco, azul, amarelo e terracota. Os lotes são decorados com um grande número de flores dispostas em vasos de cerâmica. Os atributos integrais desta direção da paisagem são gazebos abertos e fontes, em torno dos quais caminhos feitos de pedra ou ladrilhos de cerâmica são cuidadosamente colocados.

Móveis de vime confortáveis ​​ou bancos de ferro forjado, complementados por travesseiros macios, adicionam um aconchego especial ao ambiente.

  • Escandinavo. Funcionalidade, simplicidade, moderação e ordem são sentidas nele. O esquema de cores é projetado em tons naturais, como verde, azul, marrom, vermelho, amarelo e cinza. Madeira e pedra são utilizadas como materiais principais. Para este estilo, os móveis em videira ou rattan são perfeitos, complementados por elementos decorativos como esculturas, bem como antiguidades em forma de carrinhos, fusos, rodas, barris e cacos de cerâmica.
  • Italiano. Neste estilo, você pode observar uma divisão clara do site em zonas separadas usando linhas retas ou diagonais. No centro, deve haver um pequeno reservatório, uma fonte ou uma bela estátua. Esta tendência de design é caracterizada por muitas pedras que adornam quase todos os elementos da paisagem. As plantas podem ser plantadas com rosas em miniatura, marmelo japonês, pinheiros italianos, ciprestes, jasmim, amêndoas e uvas Amur.
  • Francês. Implica o desenho do território na forma de composições únicas com linhas claras e até formas geométricas. Caminhos bonitos, assim como becos de nogueira e zimbro, enfatizam perfeitamente a beleza deste estilo. A peça central é um lago, fonte, piscina ou estátua. Belos gramados, decorados com pedras ao longo das bordas, parecem especialmente aristocráticos.
  • Mauritano. Difere em uma abundância de jardins de flores exuberantes e plantas tropicais. Os reservatórios presentes no local têm forma retangular ou quadrada, cujo fundo é forrado com ladrilhos coloridos ou pedras em forma de ornamento brilhante. Os gazebos também são caracterizados por uma forma quadrada ou retangular e podem ser decorados com vinhas em flor.
  • Indiano. Para parcelas decoradas neste estilo, a geometria estrita é inerente, portanto, a área da paisagem aqui se parece com um único todo. A presença de vários elementos aquáticos em forma de canais, piscinas, fontes e lagos cria uma sensação de total harmonia com a natureza. Os gazebos são decorados com flores frescas e treliças esculpidas. Todos os caminhos são feitos de cascalho colorido, ao longo do qual estão localizadas estatuetas e lanternas.

Esta direção do projeto paisagístico permite o aproveitamento máximo de árvores, arbustos e flores.

  • Chalé. Um estilo surpreendente, onde na parte principal do local existem diferentes paisagens de montanha em forma de colinas alpinas, belas encostas e jardins ornamentais. Os traços característicos desta tendência são o zoneamento do território, a presença de escorregadores alpinos, corpos d'água, belos caminhos e gramados, além de canteiros de flores brilhantes. O esquema de cores é apresentado em tons claros e calmos, mas às vezes são permitidas manchas em tons de vermelho e laranja.

Da vegetação, é apropriado usar árvores coníferas perenes, como pinheiros, abetos, tuias e ciprestes.

  • Russo. Um bom exemplo de projeto paisagístico neste estilo é um local com bétulas de tronco branco, macieiras, cerejas, arbustos de framboesas, groselhas, roseiras, lilases, bem como um lago e plantações de flores na forma de flores silvestres. Um ambiente aconchegante é criado pela presença de comedouros e caixas de nidificação, que se combinam harmoniosamente com bancos de madeira, complementados por entalhes feitos à mão.
  • Alemão. Uma área elegante e bem cuidada com muitas figuras decorativas, canteiros de flores exuberantes, pequenos lagos e gramados bonitos. Os principais materiais para a criação deste tipo de paisagem são a madeira, a cerâmica, a pedra e o azulejo. A gama de cores é muito rica e baseia-se nos tons de azul, amarelo, terracota, chocolate, cereja, verde e areia.

É apropriado plantar coníferas, choupo, bétula, freixo da montanha, lilás, rosa selvagem, rododendro, laranja simulada e amêndoas de árvores e arbustos. Rosas, lírios, íris, dálias, sinos, malmequeres e gerânios serão uma bela decoração para canteiros de flores.

Cada um desses estilos de paisagismo tem uma aparência chique, atraindo a atenção de outras pessoas com sua beleza incomparável.

Colonial

Um estilo paisagístico que se baseia mais na praticidade do que na beleza estética. Todas as zonas aqui são caracterizadas por linhas retas e simétricas. Algumas composições paisagísticas apresentam-se em forma de praças, entre as quais existem até caminhos.

Móveis de vime, bambu, rattan ou pranchas combinam harmoniosamente com elementos de ferro forjado, bem como esculturas em madeira, pedra ou cerâmica. Além das árvores frutíferas, plantas como sálvia, manjerona, equinácea, narcisos, lírios, cravos, peônias, rosas e lilases são ativamente utilizadas nesse sentido.

Natural

Este estilo ecológico oferece o máximo de naturalidade em todos os componentes do projeto paisagístico. Para o ordenamento do território, são utilizados exclusivamente materiais de origem natural. Todos os caminhos aqui são pavimentados com seixos, e eles se combinam perfeitamente com a fonte presente no local, estátuas e bancos. Uma atmosfera especial é criada pelo artesanato em forma de comedouros ou produtos feitos de cipó e tocos. A paleta de cores é composta por tons naturais e suaves.

Misturado

É uma combinação competente de vários estilos de paisagismo em uma área. Assim, por exemplo, a entrada no território pode ser arranjada na direção clássica, e então um certo toque de antiguidade pode ser introduzido com a ajuda de objetos antigos e estátuas de séculos passados.

Lindos arranjos de flores e gramados elegantes irão adicionar sofisticação e exclusividade a este tipo de projeto paisagístico. A abordagem de design correta permitirá que você crie um estilo verdadeiramente único de decoração de sites, preenchendo-o com beleza estética e conforto.

Temático

Esta direção de design implica na criação de uma paisagem de um local sobre um tópico específico, onde cada elemento constituinte irá refletir ao máximo a subcultura e as características de um estilo particular. Independentemente de ser japonês, inglês, italiano, chinês ou outro tipo de design, ele definitivamente terá suas próprias técnicas individuais utilizadas no processo de organização de um objeto.

Lindas ideias para o quintal

Cada direção do projeto paisagístico implica um conjunto especial de soluções e atividades de projeto destinadas a melhorar o local. É por isso que a principal tarefa dos designers é criar o espaço mais confortável, bonito e harmonioso para a sua estadia.

O resultado desejado pode ser alcançado observando os princípios básicos de design: o princípio de design geral, proporção e repetição de elementos.

Veja as características de organização de um jardim de estilo japonês abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário