O que é um enredo pessoal e como organizá-lo?
Para todas as pessoas que possuem um terreno nos subúrbios e estão prestes a comprá-lo, é importante saber o que é - um terreno pessoal, e como arranjá-lo, como fazer um projeto com suas próprias mãos. Decorar um terreno em uma casa particular com belos canteiros de flores e outras decorações pode ser muito atraente se abordado deliberadamente. Mas há uma série de sutilezas associadas não apenas ao lado técnico, mas também ao jurídico.
O que é isso?
A opinião generalizada de que um lote pessoal é "qualquer território adjacente à casa e equipado para si mesmo" nada mais é do que uma interpretação doméstica. Do ponto de vista da legislação, lotes domiciliares são terras substancialmente de uso pessoal (propriedade privada) em áreas rurais. Portanto, a aplicação deste termo a quaisquer bens localizados dentro da cidade ou assentamento de tipo urbano é juridicamente incorreta. Hoje, os lotes familiares pertencem oficialmente à categoria de terras de lotes subsidiários pessoais, que devem ser consagrados nos documentos de propriedade. Somente neste caso é permitido construir casas e outras instalações que não sejam o cultivo de plantas e a manutenção de animais em uma fazenda.
Zonas principais
Por conveniência, todo o território é geralmente dividido em várias zonas.
residencial
É este segmento que necessita de uma atenção especial na elaboração de um projeto de desenvolvimento de um site e durante a sua organização direta. É a casa que também desempenhará o papel de centro semântico da composição. Todos os outros edifícios e zonas compostas são construídos em torno dele. Ao construir uma grande habitação, não se deve esquecer que ela começará a projetar uma sombra.
Este ponto é levado em consideração na determinação da composição das plantas que serão plantadas nas proximidades.
Importante: o estilo da casa também deve determinar o estilo de todo o terreno. É inaceitável usar materiais ultramodernos e, ao mesmo tempo, criar um jardim com o espírito antiquado. Se apenas uma pequena área estiver disponível, você pode combinar a área de estar com área de lazer, com área de esportes e área de lazer. Às vezes, eles agem de forma diferente: eles expandem a própria área de estar e se recusam a partir de outros objetos.
Uma garagem ou espaço de estacionamento aberto costumam ser colocados perto da casa. É lógico colocar ali um portão de passagem de veículos. O projeto geralmente envolve disfarçar a área de estacionamento com vegetação densa. Existe um caminho pavimentado entre a entrada principal e as portas da casa. Recomenda-se plantar plantas ao longo dela, embora às vezes se limite a quebrar a grama - e fica bem também.
Para relaxar com churrasco ou lareira
No setor de lazer, é útil definir:
- gazebos;
- pátio;
- terraços.
Devem ser mobiliados com móveis confortáveis e travesseiros (é claro, feitos de materiais resistentes às intempéries). Mas com mais frequência, por razões de economia e simplificação do trabalho, limitam-se a providenciar um churrasco e uma lareira para um churrasco. Mesmo neste caso, no entanto, é recomendável colocar sofás redondos e decorar a área com arbustos. O segmento de lazer deve ser retirado da casa sede e do carro. É aconselhável colocá-lo no quintal ou em outro local inacessível a olhares indiscretos.
Não apenas os adultos, mas também as crianças regularmente descansam na trama pessoal. É melhor para eles cercar um canto especial.Porém, neste caso, e ao utilizar o espaço comum de recreação, é muito importante estar atento à segurança. As crianças devem estar bem visíveis das janelas da casa, bem como de tudo o que acontece à sua volta. Certifique-se de usar uma superfície macia, na maioria das vezes grama ou areia, às vezes tapetes macios especiais.
O tamanho do espaço das crianças é determinado pela área do local. Mas na maioria dos casos, 6-8 sq. m. Você pode colocar balanços, uma caixa de areia e bancos sobre eles. Com uma área maior, vale equipar esse local com escorregador, casinha de brinquedo etc.
As crianças devem brincar ao sol - mas ainda assim, um canto com sombra não irá prejudicá-las.
Jardinagem
Mesmo com uma grande falta de espaço, um certo número de arbustos e árvores frutíferas sempre podem ser plantados. Uma vez que cada vez mais as dachas e casas rurais são utilizadas como passatempo agradável, e não como comida, muitos optam por um jardim de flores puramente decorativo. Independentemente disso, as necessidades de plantas específicas, a adequação da área para elas e as possibilidades de cuidado devem ser levadas em consideração. Eles também refletem sobre a harmonia visual dos patamares, que em muitos casos está faltando.
O volume pode ser demonstrado com um truque simples: colocar as culturas mais altas mais perto do perímetro, o meio é plantado com plantas baixas. Em áreas irregulares, a vegetação é complementada favoravelmente por escorregadores alpinos ou jardins ornamentais. Sombreamento excessivo da área do jardim não é bem-vindo. A harmonia profunda deve ser mantida entre as partes individuais da composição. É altamente desejável que este local seja claramente visível da lateral da casa e da entrada do local.
Em áreas suficientemente grandes, até ¾ de todo o território pode ser alocado para uma zona de jardinagem. É aconselhável plantar árvores grandes no lado norte. As safras de frutas com flores são boas porque criam um equilíbrio imediato em termos de proporção de benefícios e estética. E entre eles, talvez as melhores escolhas sejam:
- pêssego;
- Árvore de maçã;
- Cereja;
- ameixa;
- pera.
Nas regiões sul, você pode escolher opções mais exóticas, entre elas:
- Granada;
- figos;
- Noz.
Econômico
Sim, também pode se tornar um belo elemento da composição. Mas a principal tarefa é colocar tudo convenientemente. Para ordenar de forma sensata a área econômica do local, pode-se utilizar treliças com uvas ou outras plantas entrelaçadas em estruturas fixas. Pensando na composição de tal segmento, você pode construir sobre o conjunto estabelecido:
- garagem;
- galpão para ferramentas e bens auxiliares;
- estufa ou estufa;
- banho (verão ou capital).
Se a zona económica for grande (num terreno com área de 15 "hectares"), pode ser vedada com grades nas quais são colocadas:
- rosas;
- clematis;
- uva.
Estilos
Os estilos de paisagem são um pouco diferentes daqueles usados em ambientes internos. E o primeiro lugar deve ser naturalmente dado aos clássicos "regulares". Uma característica, então, é a retidão dos becos e a severidade das formas de todos os pousos. Fontes, lagoas são colocadas no centro do local ou fazem delas o meio da composição. Se equiparem um mirante, então apenas no cruzamento dos caminhos.
O estilo clássico é bom em grandes parcelas de jardim. É compatível com qualquer tonalidade, desde que a cor seja suave. De todas as plantações, as plantas topiárias são as mais adequadas. O uso de bancos forjados é encorajado.
Arcos e esculturas em um espírito antigo enfatizado também terão uma aparência harmoniosa.
O inglês é fundamentalmente diferente, também é um estilo paisagístico. Esta abordagem está focada na ideia romântica de abandonar todo rigor e na unidade com a natureza. Quanto menos a interferência visualmente perceptível, melhor (o que não significa, no entanto, economia de tempo e esforço na saída). Contornos curvilíneos são incentivados. Recomenda-se decorar todo o espaço nas cores verde e prata, e recorrer à jardinagem vertical.
Além disso, o design em inglês implica:
- uma abundância de flores;
- uso de materiais estritamente naturais para trilhas;
- introdução à composição de itens antigos enfatizados.
Terrenos no espírito do país têm sido procurados por um longo tempo. O estilo rústico com as suas soluções simples e abundância de árvores de fruto é aceitável em qualquer zona. O design envolve o uso ativo de cores ricas e materiais naturais. Culturas encaracoladas também são bem-vindas. Bancadas de metal e pedra, rodas de carroça, cerâmicas, canteiros de flores e acessórios caseiros são usados como decoração.
Muitas pessoas preferem composições de paisagens ousadas. Nesse caso, você precisa usar o estilo de alta tecnologia. Esse jardim exigirá manutenção mínima. As plantas não são plantadas nos canteiros, mas mantidas em recipientes e vasos de forma geométrica estrita. Recomenda-se o uso de materiais de acabamento modernos.
A decoração minimalista é inspirada nos mesmos princípios de sua contraparte interna. Apesar da aparente simplicidade, a implementação da ideia não é tão fácil. As formas restritas nesta abordagem são criadas sem qualquer indício de simetria regular. As cores restritas prevalecem, as cores cativantes são usadas apenas para realce visual. Um requisito fundamental: todos os edifícios e partes principais do jardim devem ser feitos do mesmo material, mas a escolha das plantas é deixada ao critério dos proprietários.
Os amantes da naturalidade extrema devem dar preferência a um estilo amigo do ambiente. Essas composições parecem criadas pela própria natureza. Não é necessário alterar o relevo do local, ainda mais, quanto menos interferir, melhor. As plantas são plantadas apenas aquelas que crescem na mesma área.
Se for usada mobília, ela será enfatizada de uma forma simples e grosseira.
Iluminação
O crepúsculo e a noite produzem, é claro, um efeito encantador - mas é ainda melhor se forem vistos "de lado", de um espaço bem iluminado. Ao pensar em um esquema de iluminação, eles sempre prestam atenção à conveniência e segurança. Aloque iluminação funcional e decorativa. Lâmpadas colocadas em postes devem brilhar em portões, postigos e outras passagens. Claro, a luz não deve perturbar as pessoas na casa ou em outras casas.
A iluminação decorativa é usada para áreas de lazer e objetos decorativos. Normalmente é escuro e projetado para trazer um toque de mistério. Não existem normas rígidas para isso, tudo depende unicamente da vontade dos designers. As fontes de luz são geralmente lâmpadas fluorescentes e halógenas. Mas o uso de lâmpadas incandescentes não é recomendado.
Elementos de paisagismo
Com as suas próprias mãos, numa casa privada numa aldeia ou aldeia, é perfeitamente possível arranjar canteiros de flores. Suas opções são limitadas apenas pela imaginação dos proprietários e pelo conceito geral da paisagem. Canteiros de borda podem acentuar qualquer área de jardim. Eles são plantados principalmente com culturas perenes. Os canteiros de flores do formato rabatka também são populares.
Os desembarques neles são alinhados em linhas ou formados simetricamente. Mixborders são adjacentes às paredes das casas. Mas se houver desejo de decorar o espaço da forma mais brilhante possível, você pode usar um jardim de flores do tipo "arabesco". Ele está sempre localizado em uma área grande. A assimetria é uma característica obrigatória de tal composição.
Ao preparar a decoração com plantas, é melhor prestar atenção às flores menos caprichosas:
- cortadores;
- tulipas;
- açafrões;
- muscari;
- quionodoxo;
- aquilegia;
- astilbe;
- pervinca.
Mas a decoração com flores não é a única opção. Outras idéias podem ser usadas. Por exemplo, decoração (artesanato) de materiais de sucata. Eles são baseados em:
- pneus velhos;
- móveis desnecessários;
- transporte antigo;
- pratos não reclamados;
- vários cartões e recipientes de plástico;
- pedaços de tubos e acessórios;
- cânhamo e troncos.
Ao organizar um jardim em um estilo natural, é útil usar jardins de grande porte.
Todas as áreas necessárias devem ser destacadas discretamente. Elementos arquitetônicos prontos - cubos, triângulos, arcos - podem ser entrelaçados com trepadeiras. Eles parecerão muito interessantes e originais. As sebes não devem ter mais de 1,5 m de altura. Caso contrário, cuidar deles será excessivamente difícil e exigirá o uso de mecanismos complexos.
Muitas pessoas tentam criar uma lagoa em seu terreno pessoal. Mas às vezes erros graves são cometidos. Por exemplo, uma discrepância de tamanho com os patamares circundantes. Um minúsculo buraco no meio de densos e poderosos arbustos parece frívolo. Eles também levam em consideração a aparência do reservatório em relação ao fundo de outras partes da composição.
Outros elementos do projeto paisagístico merecem menção:
- rutaria;
- Gramado mourisco;
- gramado parterre;
- slide alpino;
- labirinto verde;
- escada decorativa;
- banco forjado;
- ponte decorativa com corrimão;
- cascata em cascata.
Belos exemplos
- A combinação de edifícios do tipo terem com uma piscina elegante e uma composição vegetal cuidadosa parece muito boa e original.
- O caminho pavimentado que percorre a campina verdejante também é bem recebido.
- E aqui você pode ver o quão atraente é a combinação de plantas de cobertura do solo com um layout de pedra branca. A ausência de arbustos e árvores altos é bastante justificada - provavelmente seriam supérfluos aqui. A composição é completada por uma cerca de ferro forjado chique.
O comentário foi enviado com sucesso.