Tudo sobre drenar o site

Contente
  1. Por que isso é necessário?
  2. O que deve ser considerado?
  3. Visão geral dos métodos
  4. Dicas de secagem faça você mesmo

A umidade excessiva na horta impede uma grande colheita e também interfere em alguns trabalhos de construção. Você pode drenar o site por conta própria. Para que o processo termine com bom resultado, é necessário seguir algumas regras, bem como saber o motivo do aparecimento do excesso de umidade.

Por que isso é necessário?

Na maioria dos casos, o excesso de umidade em um terreno particular é formado quando a água não penetra no solo durante chuvas prolongadas ou inundações. E a água não sai por dois motivos: solo argiloso e alto nível de lençol freático. E se o local estiver localizado em uma planície, a água adicional flui de cima para baixo. O nível de umidade do solo é até certo ponto afetado pela presença de quaisquer corpos d'água nas imediações, por exemplo, lagoas, riachos ou pântanos.

A aparência ativa de umidade se manifesta no período de entressafra na primavera ou no outono. É neste momento que você pode marcar as áreas em que a umidade se acumula em maior extensão.

Quando o local é adquirido no verão, a alta umidade pode ser detectada pelos seguintes sinais:

  • existem rachaduras nas paredes da casa, as molduras das janelas e portas podem estar tortas;
  • há vestígios de mofo nos cantos e áreas sombreadas, também há um cheiro pútrido específico;
  • há água no porão;
  • no território do local, é possível observar aglomerados de mosquitos, além de sapos e até cobras;
  • a vegetação no local é dominada por plantas como urtigas, absinto, piolhos, juncos e cicuta.

Para viver normalmente, para plantar verduras e árvores frutíferas, a área pantanosa do subúrbio deve ser drenada.

O que deve ser considerado?

Se houver prédios e plantações no local e o solo contiver umidade excessiva, ele deve ser drenado. Antes de escolher um método de realização do procedimento, é recomendável estudar os seguintes fatores:

  • razão pela qual ocorre umidade excessiva;
  • características do solo;
  • a profundidade de ocorrência das águas subterrâneas, bem como a direção de seu fluxo;
  • presença na vizinhança imediata de corpos d'água;
  • área da área tratada;
  • a presença de plantações e edifícios.

Depois de tudo ser estudado, você pode prosseguir com a escolha de um método de drenagem do solo.

Visão geral dos métodos

O pantanal pode ser drenado de diferentes maneiras. A escolha do método depende exatamente do motivo do aparecimento do excesso de umidade. Cada método tem suas próprias características distintas.

Sistemas de drenagem

A instalação de sistemas de drenagem em um terreno é racional se a razão para o aparecimento de excesso de umidade for a presença de reservatórios próximos. O sistema de drenagem garante a drenagem do excesso de água. Normalmente, é feito um tipo de sistema de drenagem fechado ou aberto. Existem mais dois esquemas - drenagem profunda e pontual, mas devido à complexidade são equipados com muito menos frequência. Um dreno aberto é uma série de valas inclinadas. Através deles, a água flui para poços especialmente equipados. E você também pode fazer uma saída fora do site. A distância entre os poços deve ser de pelo menos 6 metros. Além do mais, não é recomendado colocar quaisquer edifícios em torno deles, pois isso pode levar à deformação da fundação.

A drenagem de aterramento é outra opção. Geotêxteis especiais são colocados no fundo das valas e, em seguida, são cobertos com cascalho por cerca de 2/3. De cima, as valas são cobertas com cascalho fino ou solo.

Este método será mais eficaz se o tipo de solo argiloso prevalecer no local.

Entre as desvantagens de tal sistema, deve-se notar que o sistema de drenagem ocupa um local potencialmente útil no local. Além disso, essas valas ficam obstruídas muito rapidamente com todos os tipos de detritos, por exemplo, folhas caídas, por isso devem ser limpas regularmente. Um sistema de drenagem fechado é mais eficiente, mas ao mesmo tempo é um pouco mais difícil de criá-lo. Esse sistema é muito eficaz na redução do lençol freático. A drenagem fechada não só permite que você se livre do excesso de umidade, mas também evita seu posterior aparecimento.

A drenagem fechada é um sistema complexo que consiste em tubos de PVC especializados enterrados no solo. Pequenos orifícios são pré-perfurados nas tubulações por onde a água flui. Para evitar o entupimento dos tubos, também é necessário envolvê-los previamente com geotêxteis especiais. Com a ajuda dessas tubulações, a água pode ser desviada para fora do local. Vale ressaltar que os tubos devem ser enterrados a uma profundidade que o solo não congele.

Canais de drenagem de umidade

Se o sistema de drenagem não puder ser feito por algum motivo, pode-se equipar canais para drenagem de água. Esses canais podem ser córregos e lagoas criados artificialmente, nos quais serão escavados canais de drenagem de água.

O método é bastante simples e barato. Lagoas e riachos podem se tornar não apenas um reservatório para o fluxo de água, mas também uma parte do projeto paisagístico. Sua desvantagem é a necessidade constante de limpeza dos tanques. Se isso não for feito, os reservatórios irão entupir rapidamente, e lama aparecerá neles. Como resultado, aparecerão mosquitos e um cheiro desagradável de pântano.

Excesso de linha de drenagem de água

Poços e valas especiais podem ser cavados como linhas para drenar o excesso de água no local. A maneira mais fácil e barata é cavar pequenos buracos onde a umidade se acumula. Se o líquido não tiver para onde ir, essas estruturas serão uma solução rápida e ótima para o problema. Os poços devem necessariamente ter uma forma cônica. É melhor que o diâmetro dos círculos seja de cerca de 2 metros e a profundidade de pelo menos 1 metro.

Para Recomenda-se colocar cascalho no fundo para evitar o desmoronamento dos mini-poços. A superfície pode ser decorada com pedras ou outros objetos à sua escolha. Valas especiais podem ser cavadas. Em comparação com a versão anterior, esta é muito mais complicada, mas mais eficaz. Valas são cavadas em todo o perímetro da casa de verão. Para evitar o desmoronamento, as paredes das valas podem ser reforçadas com tábuas ou lajes especiais de concreto. Cascalho, pedras e paralelepípedos podem ser usados ​​como uma decoração ideal.

Elevando o nível do solo

Antes de começar a elevar o nível do solo no local, você precisa entender a que tipo de topografia ele pertence. Existem várias categorias.

  • Acima do nível absoluto. Sua peculiaridade reside no fato de estarem situados em uma colina e o lençol freático ser profundo.
  • Acima do nível relativo. Essas áreas são protegidas contra enchentes, pois estão localizadas na parte mais alta do relevo.
  • Abaixo do nível absoluto. Este é um tipo de site pantanoso. O principal perigo e a principal razão para a presença de excesso de umidade são justamente as enchentes de primavera.
  • Abaixo do nível relativo. Nessas áreas, a água flui constantemente daquelas localizadas acima. Além disso, o nível do lençol freático é geralmente baixo, então o excesso de umidade está quase sempre presente no local.

Se nos dois primeiros casos o aumento do nível do solo for necessário apenas para nivelar a superfície, nos dois casos restantes este procedimento é necessário precisamente para reduzir o nível de umidade.

Existem várias maneiras de elevar o nível do solo em seu jardim.

  • Se um ligeiro aumento for necessário (até cerca de 30 cm), então o método de enchimento de solo argiloso denso é freqüentemente usado. Deve ser distribuído nas áreas requeridas, após o corte da camada de vegetação.
  • Se você precisar aumentar o nível em mais de 30 cm, deverá usar uma mistura de pedra triturada e areia para despejar. Mas ao colocar, deve ser alternado com camadas de turfa.
  • Áreas com solo saturado serão auxiliadas por um conjunto de medidas denominado hidrorrecuperação.

Após as medidas realizadas, o excesso de umidade não deve mais sair para a superfície do solo.

Dicas de secagem faça você mesmo

Muitas vezes, para drenar o site, é preciso buscar ajuda de especialistas. Claro, todos os métodos acima podem ser feitos de forma independente, mas sem a habilidade adequada, o resultado pode nem sempre atender às expectativas. É muito mais fácil e barato drenar um terreno no país com as próprias mãos. A opção ideal seria plantar árvores e arbustos que amam a umidade em todo o perímetro de todo o local. Mas esse método só será eficaz se o local não for muito pantanoso. E também é preciso levar em conta o fato de que levará algum tempo para escoar, já que as plantas precisam primeiro criar raízes e só então começarão a exercer sua função.

É racional plantar o seguinte como árvores que amam a umidade no local:

  • Bétula;
  • amieiro;
  • álamo;
  • salgueiro;
  • bordo.

As árvores ficam enraizadas por muito tempo e, no estágio inicial, não retiram tanta água do solo quanto gostariam. Se você precisar drenar o local em um tempo menor, deve pensar em plantar arbustos. Os mais higrófilos deles são os seguintes:

  • irga;
  • viburnum;
  • Rosa Mosqueta;
  • espinheiro.

Vale ressaltar que as plantas não só tirarão o excesso de umidade, mas também se tornarão uma decoração digna de qualquer canteiro pessoal. Plantas dessecantes devem ser regadas inicialmente para permitir que se adaptem. Então, a quantidade de umidade fornecida deve ser minimizada. É importante monitorar sua condição durante uma seca. Além disso, eles devem ser plantados corretamente - nas imediações de locais onde a umidade se acumula.

Usando os métodos acima, você pode drenar até as áreas mais pantanosas. O principal é seguir as regras para a realização de eventos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário