O que é um lote doméstico privado e como usá-lo?
Ao planejar a aquisição de um terreno, você precisa entender exatamente quais características ele deve atender para cumprir tarefas específicas - abrir uma fazenda, organizar lotes residenciais particulares ou construir um prédio residencial. Hoje vamos falar mais sobre as parcelas para agricultura subsidiária individual - vamos dar uma descriptografia, vamos dizer o que isso significa e quais direitos isso dá.
O que é isso?
A abreviatura LPH refere-se ao tipo de atividade de uma pessoa ou membros de uma família com o objetivo de criar produtos agrícolas e seu posterior processamento. Para que tal atividade se enquadre na categoria de lotes residenciais particulares, ela deve atender a certos requisitos.
- Falta de intenção de obter lucro monetário - a manutenção de sua fazenda subsidiária é legalmente considerada uma atividade não empresarial com as consequências decorrentes na forma de isenção de relatórios gerenciais e contábeis e pagamento de impostos.
- Não há funcionários contratados - todos os tipos de trabalho são realizados com o esforço de membros de uma mesma família ou mesmo de uma pessoa.
- Todos os produtos agrícolas são produzidos exclusivamente para uso individual e para a satisfação de suas próprias necessidades. No entanto, a lei não proíbe a comercialização de sobras em qualquer volume.
- A parcela de terreno em que a atividade é desenvolvida deve ser adquirida ou arrendada exclusivamente em parcelas de domicílios particulares. Isso deve ser indicado nos documentos relevantes.
De acordo com a legislação em vigor, manter sua própria subsidiária e casa de campo significa:
- cultivo e processamento de produtos agrícolas;
- criação de aves;
- criação de animais de fazenda.
Quanto ao tipo de uso permitido, dois tipos de terreno podem ser alocados para lotes residenciais particulares:
- áreas de assentamentos;
- parcelas agrícolas.
Dependendo do tipo de finalidade pretendida das parcelas domiciliares privadas, o tipo de agricultura também pode diferir significativamente. Assim, o local dos loteamentos dos assentamentos foi denominado quintal.
A parcela dentro dos limites das parcelas agrícolas é designada como parcela do campo.
De acordo com isso, o proprietário de um lote residencial privado tem o direito de:
- construir quaisquer edifícios residenciais e salas de serviço;
- para cultivar jardim e plantas de jardim;
- plantar flores;
- para criar gado e aves.
Um lote de parcelas domiciliares privadas pode ser localizado estritamente fora da aldeia. Isso inclui parcelas alocadas aos moradores para o plantio de cereais e batatas. A construção de quaisquer edifícios em tais terrenos é proibida.
Deve ser fornecido, adquirido ou alugado um lote de terreno para residências particulares.
Se o loteamento for expedido pelas autoridades municipais, os parâmetros de área mínima e máxima do loteamento serão limitados pelas normas estabelecidas na região.
Por exemplo, em Vladimir, é permitido fornecer um lote com tamanho variando de 0,04 hectares a 0,15 hectares. Em Cheboksary, essas normas são ligeiramente diferentes - de 1200 a 1500 m2.
Comparação com a terra IZHS
O IZHS assume um tipo de uso de um terreno, no qual o seu proprietário constrói esse terreno para si e para a sua família. Ao mesmo tempo, ele deve fazer isso por conta própria ou com o envolvimento de trabalhadores contratados, mas totalmente às suas próprias custas. O edifício erguido no terreno do IZhL é limitado por lei em termos do número de pisos - não mais do que três, bem como da composição dos residentes - de uma mesma família. Tanto a construção de moradias individuais quanto os lotes residenciais particulares destinam-se ao uso não comercial, ou seja, administrar uma fazenda nesta área não implica em lucro. No entanto, existem diferenças muito significativas entre essas parcelas.
Nos lotes de construção de habitação individual é permitida a construção de edifício residencial, podendo aí ser emitida e registada. Dentro dos limites de lotes residenciais, uma estrutura residencial pode ser erguida apenas se o lote estiver localizado dentro dos limites de um assentamento, e o registro neste local for permitido. O imposto sobre a terra em um terreno para desenvolvimento individual é muito mais alto do que o imposto sobre um terreno agrícola. Para lotes familiares, essa diferença não é tão perceptível, onde a taxa é idêntica ou tem uma diferença mínima.
Mas um terreno sem licença para construção será muito mais barato.
Nas terras sob o IZHS, é permitido plantar hortas e hortas. Nas parcelas destinadas à organização de parcelas familiares privadas, é possível realizar não só a produção agrícola, mas também a pecuária. A construção de um edifício residencial no terreno sob a construção de habitação individual é atribuída à responsabilidade do proprietário do terreno - este deve concluir todas as obras o mais tardar 3 anos após o registo do loteamento. Caso contrário, o proprietário será responsabilizado administrativamente pelo uso indevido do terreno que lhe foi fornecido. A construção de prédios no local para loteamentos residenciais particulares é considerada direito do proprietário, mas de forma alguma sua obrigação.
A escolha entre terrenos para lotes residenciais privados e construção de moradias individuais depende de um grupo de critérios.
- O objetivo básico do desenvolvimento do site e da categoria de terreno. Assim, para a construção de uma casa, tanto a construção de moradias individuais quanto os lotes residenciais particulares podem ser distinguidos se este último estiver localizado dentro dos limites dos assentamentos. Parcelas domiciliares privadas e parcelas habitacionais individuais também são alocadas para o cultivo de plantas, e apenas parcelas domiciliares privadas são alocadas para a criação de animais.
- A possibilidade de estabelecer comunicações de engenharia. Se o município disponibiliza um terreno para construção residencial, compromete-se a dotar o proprietário do terreno com a infraestrutura básica - eletricidade, água e gás, uma estrada asfaltada que é desobstruída durante os meses de inverno. Paradas de transporte público, lojas, escolas e hospitais devem estar localizados nas proximidades de acordo com as normas estabelecidas pela legislação aplicável.
- O proprietário de um lote de lotes domiciliares frequentemente se encontra em uma situação em que o ônus de pagar pela engenharia e suporte técnico recairá sobre ele. As autoridades municipais não assumem tal responsabilidade. Portanto, se não houver comunicações perto do local, o preço baixo desse terreno pode resultar em custos colossais para redes técnicas.
- Custos operacionais. Com lotes residenciais privados, esses custos serão muito menores (caso não haja necessidade de comunicações). Nos terrenos para construção de habitação individual, o custo de manutenção de um edifício é muito superior, nomeadamente ao nível do pagamento da electricidade e do gás.
Deve-se notar que o governo russo incentiva os proprietários de terras a criar suas próprias fazendas privadas. Portanto, os proprietários de fazendas familiares e privadas no campo têm direito a alguns benefícios e subsídios em dinheiro.
Em primeiro lugar, trata-se de tributação preferencial.
Além disso, o município assume a obrigação, se necessário, de fornecer aos cidadãos subsídios para:
- compra de ração para gado agrícola;
- compra de novos equipamentos;
- compensação pelos custos de abate de gado;
- aquisição de combustível para máquinas agrícolas;
- compras de fertilizantes minerais e orgânicos;
- serviço veterinário.
O procedimento de pagamento dos subsídios e seus valores são estabelecidos por cada região individualmente.
O que você pode construir?
No lote de uma fazenda subsidiária individual, é permitido erguer estruturas dos seguintes tipos.
- Edifícios residenciais destinados a uma família com não mais de 3 pisos, excluindo caves e caves.
- Galpões, depósitos e outras dependências para uso doméstico.
- Outras estruturas de uso pessoal (horta, balneário, etc.).
Todos os objetos construídos devem atender às normas do regulamento urbanístico, aprovado em cada área específica. Além disso, eles exigem a aprovação do município.
A exceção se aplica apenas a estruturas construídas sem uma fundação - os proprietários de lotes para residências privadas podem construí-los a seu critério.
Nas parcelas de parcelas domiciliares, podem ser erguidos adicionalmente um chiqueiro, um galinheiro, um estábulo e outras estruturas destinadas à criação de gado e aves. Se necessário, é permitida a construção de um salão de cabeleireiro ou sala de jantar. No entanto, neste caso, a permissão deve ser obtida da comissão municipal de uso do solo.
Os requisitos são impostos a todos os edifícios.
- Qualquer empreendimento privado deve ser realizado levando em consideração a “linha vermelha” - isto é, a divisa entre o local e o terreno vizinho, sem cruzar áreas comuns.
- As dependências devem estar localizadas a uma distância de pelo menos 5 m da rua.
- A distância entre os edifícios individuais deve obedecer às normas sanitárias em vigor, nomeadamente: entre aviário, estábulo e outros edifícios destinados ao gado - pelo menos 12 m; entre a casa e o poço, banheiro, fossa séptica ou banheira - pelo menos 8 m.
- Caso não haja ligação à central de esgoto do local, é permitida a construção de uma fossa.
- Nenhuma permissão é necessária para quaisquer edifícios não capitais. Isso inclui estruturas sem uma fundação profunda, que, se necessário, podem ser facilmente desconectadas das redes de comunicações de engenharia, movidas e desmontadas. Isso inclui garagens, galpões, alojamentos para animais, galpões dobráveis e outras estruturas auxiliares.
- É necessária uma licença obrigatória do município para a construção de edifícios residenciais. Se uma construção de capital foi erguida em uma fazenda privada sem permissão, ou se a casa foi construída em uma fazenda privada do tipo campo, isso equivale ao uso indevido da terra e acarreta uma multa administrativa. É de 0,5 a 1% do valor cadastral do local, mas pelo menos 10 mil rublos. Se o valor cadastral não for indicado, as penalidades serão de 10 a 20 mil rublos.
Como determinar a categoria e o tipo de uso permitido?
A natureza do uso permitido do lote e o tipo de terreno são geralmente indicados no passaporte cadastral. Como de costume, todas as informações necessárias estão contidas na cláusula 9. Se este for um domicílio particular, então a entrada "para manter lotes domiciliares particulares" ou "para fins agrícolas" está necessariamente contida.
Se o passaporte não estiver em mãos, o proprietário do site terá a oportunidade de enviar um pedido oficial para sua emissão.
Você também pode esclarecer o tipo de uso permitido do site de outras maneiras.
- Estudo do projeto de construção de uma região e assentamento específicos. Deve conter a área fornecida e todos os tipos de usos condicionalmente possíveis.
- Como alternativa, você pode fazer uma solicitação ao município para fornecer dados básicos sobre um determinado terreno. No entanto, essa solicitação só pode ser enviada pelo proprietário do site.
- Acontece que o lote tem dois ou mais usos aceitáveis. Nesse caso, seu titular tem o direito de fazer uma escolha a favor de um ou de outro. Em qualquer caso, cada site pode ter apenas um VRI.
E, para concluir, vamos nos deter nos principais prós e contras dos lotes residenciais privados.
prós
- Administrar sua própria fazenda subsidiária não se aplica à atividade empreendedora, portanto, não requer um empresário individual.
- Se a área do sítio não for superior ao estabelecido pela legislação em vigor, e nele trabalharem apenas membros de uma família, pode-se omitir o imposto de renda sobre os produtos agrícolas produzidos e comercializados.
desvantagens
- Proibição da construção de edifícios residenciais em lotes residenciais fora dos limites do assentamento.
- Os proprietários de loteamentos têm de pagar altos impostos dentro do assentamento.
Assim, o proprietário do site LPN tem que escolher - restrições de construção ou impostos impressionantes.
O comentário foi enviado com sucesso.