Como planejar um terreno de 15 hectares?

Contente
  1. Por onde começar?
  2. Visão geral dos circuitos padrão
  3. Zoneamento
  4. Planejamento consciente da forma
  5. Exemplos de

Se você tiver a sorte de adquirir um terreno de 15 hectares, e tiver meios para erguer prédios e melhorar o território, não se apresse em construir imediatamente uma casa, pense em tudo nos mínimos detalhes: a localização dos prédios, um jardim , uma horta, uma área de lazer. Será difícil refazer qualquer erro de cálculo, o que significa que você terá que conviver com as consequências de decisões malsucedidas.

Por onde começar?

Você deve começar com o esboço correto dos limites do site em uma folha de papel. Você precisa tentar manter a escala com precisão. Nesse momento, o sorteio pode ser adiado.

Depois é necessário com serviços especiais saber a ocorrência das águas subterrâneas e o estado do solo. Com esses dados, é difícil errar na construção de uma casa e de um poço. A fundação de um edifício, especialmente com cave, deve ser construída em local seco e com camadas de água profundas, mas um poço ou coluna, pelo contrário, com uma aproximação da água à superfície.

É melhor colocar a horta e a horta em locais com solo mais fértil.

A segunda coisa que precisa ser descoberta antes de preencher o desenho com edifícios são os padrões para as distâncias entre a casa e os vizinhos, uma cerca e edifícios externos. Os bombeiros recomendam deixar pelo menos 6 m de espaço livre.

Um edifício residencial, especialmente um grande, não deve ser localizado próximo ao terreno de um vizinho. Podem surgir conflitos sobre a sombra lançada e eles terão que ser resolvidos no nível legal. Além disso, é melhor não começar a conviver com vizinhos em situações de conflito, para não tornar sua vida insuportável no futuro.

Ao planejar seu jardim, você deve descobrir a que distância as árvores e arbustos são plantados uns dos outros. Como exemplo, daremos vários padrões:

  • árvores altas (maçã, pera, damasco) - 5 m;

  • com uma coroa de tamanho médio (cerejas, viburnum, espinheiro) - 3 m;

  • espécie anã - 2 m.

A distância entre as mudas pode parecer um desperdício, mas se não for mantida, as copas das árvores em crescimento não terão onde se estabelecer.

Para um bom planejamento do local, é necessário marcar no diagrama todas as dificuldades do relevo: desfiladeiros, riachos, encostas - isso ajudará a distribuir de forma mais racional as zonas de residência, recreação, anexos, uma horta e uma horta Jardim.

Em um terreno, por exemplo, 30x50 m, além de uma casa, você pode construir uma série de outros objetos da seguinte lista:

  • garagem;

  • estacionamento com cobertura;

  • cozinha de verão;

  • banho de banheira;

  • galpão ou oficina;

  • estufa;

  • aviário;

  • aviário com cães;

  • pequena piscina;

  • dividir uma área de lazer com gazebo ou terraço;

  • Parque infantil;

  • planta um jardim;

  • gramado, colocar caminhos de jardim.

Os edifícios em seu território precisam ser planejados com antecedência e, em seguida, transferidos para o diagrama do local. Cada edifício é pensado, calculado e aplicado ao desenho de acordo com a escala. É mais conveniente desenhar objetos em um papelão separado, recortá-los e sobrepô-los no desenho. Ao mover as peças de trabalho, você pode experimentar diferentes layouts.

Programas especiais ajudarão a simplificar a tarefa. Por exemplo, eles usam o programa Garden Planner para projetar um jardim e paisagismo.

Se você não tem experiência no planejamento de um edifício residencial, pode consultar os projetos de edifícios típicos.

Visão geral dos circuitos padrão

Conhecendo o estado agronômico do local, decidindo os tipos de edificações e familiarizando-se com as normas para as distâncias entre os objetos, pode-se começar a traçar um esquema de construção racional de casas. O projecto começa por definir o espaço para o edifício principal no local, todos os outros edifícios serão "amarrados" a ele e localizados nos locais mais convenientes para uma comunicação rápida e eficiente entre a zona residencial e os restantes territórios.

O território de 15 hectares é o tamanho ideal para uma área suburbana, permitindo construir uma casa em qualquer parte dela. De acordo com a localização da casa do senhor na frente, atrás ou no centro do terreno, podem-se distinguir três layouts principais do local.

Casa em primeiro plano da trama

Esta é a opção mais popular entre os residentes do nosso país. O prédio está sendo construído próximo ao portão de entrada. A garagem é anexa à casa ou localizada à direita ou à esquerda desta, junto ao portão. Um mirante de treliça com uma plantação verde - uvas, rosas trepadeiras, clematis podem passar do portão para a entrada da casa. O resto do espaço insignificante em frente à fachada pode ser ocupado por jardins de rosas e outros canteiros de flores. No dossel do mirante verde, na entrada da casa, é instalado um banco, às vezes complementado com uma mesinha.

Uma bela fachada florida bem cuidada esconde dos olhares indiscretos a vida de uma família que mora na casa, pois todos os prédios de trabalho, um jardim e um local de descanso estão localizados na parte de trás do prédio.

A área atrás da casa é dividida em três zonas:

  • dependências;

  • Jardim;

  • local de descanso.

Passando pela segunda entrada para o quintal dos fundos, os proprietários deverão avistar um canto aconchegante e lindo com canteiros de flores, um mirante, uma pequena piscina ou uma fonte. Pode haver um terraço coberto na entrada.

Se for necessária a construção de uma cozinha de verão, ela deve ser feita no mesmo estilo da casa e conectada a uma churrasqueira ao ar livre. Também pode haver um campo infantil ou esportivo. Uma casa de banhos está sendo construída um pouco ao lado, cuja aparência sustenta o resto do edifício.

É melhor separar o espaço de trabalho com uma sebe. Quanto menos visível do local, mais agradável e completo será o próprio descanso na copa das árvores decorativas.

A área de trabalho, independentemente da geometria do restante terreno, divide-se em duas partes - por um lado estão dispostos uma horta e uma horta, por outro, anexos como um galinheiro, um galpão ou uma oficina .

Casa no centro da trama

Com esta disposição, a área de lazer é levada para o território em frente à casa, deixando espaço escondido suficiente para anexos e plantações.

Na área entre a casa e o portão, o projeto paisagístico é usado com belos caminhos, canteiros de flores. Na área de lazer, você pode colocar uma pérgula, uma mesa, bancos, organizar sombras que dão vida com a ajuda de plantas.

Casa no final da trama

A versão europeia da construção tem sido cada vez mais comum entre nossos compatriotas. Esse projeto é utilizado por pessoas para quem estruturas técnicas como um celeiro, um galinheiro não são importantes. Eles dão todo o território adjacente para a organização de um projeto paisagístico espetacular com um amplo gramado, canteiros de flores e belas plantações decorativas. Existe também uma área de lazer, organicamente integrada no desenho envolvente.

Normalmente, esse planejamento envolve um grande e espetacular edifício residencial que se faz sentir mesmo no fundo do local.

Zoneamento

O projeto de um terreno com um edifício residencial ou uma casa de veraneio requer um zoneamento cuidadoso. Concordo, é desagradável fazer um churrasco ao lado do galinheiro. Cheiro, aparência inestética e sons desagradáveis ​​podem arruinar o apetite e o descanso. Portanto, cada zona deve ser separada uma da outra para um uso mais racional.

A área de lazer dos anexos pode ser separada por um jardim. Mas no próprio local, decorado para recreação, é melhor não plantar fruteiras, e sim colher belas plantas e que não requerem manutenção significativa de plantações ornamentais.O fato é que as árvores frutíferas constantemente deixam cair algo sob os pés dos veranistas - lagartas, frutas maduras, folhas de outono. Além disso, as plantas são tratadas com produtos químicos, o que é totalmente incompatível com o local de relaxamento.

Zona de instalações

O principal objeto no local é um edifício residencial. No caso de passagem de autoestrada junto ao portão, o edifício deve afastar-se, pelo menos, 5 m. No planeamento das distâncias a outros edifícios, cumpra as normas de segurança contra incêndios.

O fornecimento de comunicações também é levado em consideração. Se uma cozinha de verão é planejada, ela é instalada não muito longe da casa, usando um abastecimento de água comum, rede de esgoto e possivelmente um cano de gás.

Os edifícios técnicos estão localizados no local mais distante da área residencial.

Jardim

Para o planejamento de todo o terreno, é importante "amarrar" aos pontos cardeais, e para o plantio de plantas, desempenha um papel particularmente importante. É impossível fazer uma boa colheita no lado fresco do norte, é melhor dar o território do sul para a horta.

Na escolha de um local para plantios culturais são levados em consideração a rosa dos ventos, a sombra da casa, bem como a possibilidade de fornecer um sistema de irrigação. A maioria das plantas prefere aquecimento, rega medida e luz solar moderada.

Zona de relaxamento

O melhor local para uma área de estar é ao lado da casa no quintal, onde uma porta que não seja da frente abre, por exemplo, da cozinha.

Lá você pode organizar um terraço coberto com uma área de jantar de verão, usando a cozinha para cozinhar e o terraço como uma sala de jantar.

Planejamento consciente da forma

Na maioria das vezes, existem três tipos de lotes - retangulares, quadrados e irregulares. A presença de uma versão trapezoidal ou arredondada é extremamente rara. O terreno nem sempre se situa em plano, sendo mais difícil realizar obras em uma área com declive notável. Considere exemplos de um terreno de 15 acres nas proporções geométricas mais comuns.

  • Retangular. Ao colocar edifícios em um local desse tipo, você deve aderir a um arranjo simétrico. Os caminhos do jardim devem ser quebrados geometricamente na forma correta, resistir aos ângulos retos.

  • Quadrado. A simetria também é importante aqui. Mas os lotes quadrados também podem ser zoneados diagonalmente - com esse arranjo, o espaço parece se expandir e o lote parece maior.
  • Forma irregular. A opção mais interessante para paisagistas. As formas irregulares permitem que você experimente e mostre imaginação, aplique as técnicas mais inesperadas. Cada zona é realizada especificamente levando em consideração a estranheza do relevo e da linha de proteção. É nessas áreas que você pode encontrar cantos de descanso secretos ou esconder um anexo feio.

Exemplos de

Resumiremos o artigo com exemplos maravilhosos de arranjo zonal em um terreno de 15 acres:

  • um solar com uma casa no final do lote;

  • arranjo do projeto paisagístico em uma área quadrada;
  • o projeto contém uma grande casa, anexos, uma horta, uma horta, uma estufa;
  • projeto paisagístico em várias camadas;
  • um terreno com uma localização central da casa e um bloco de utilidades do lado esquerdo;
  • um projecto com várias zonas de lazer, horta e horta.

1 comentário
0

Obrigado. Escrito de forma clara e clara. Anotou.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário