Como equipar com as próprias mãos uma casa de veraneio com uma área de 10 hectares?
Num terreno de 10 hectares, pode-se colocar: uma casa e anexos, montar uma horta, organizar uma horta, atribuir um local para as crianças brincarem, criar animais de estimação e um pássaro, construir um pombal, organizar uma área de lazer, criar um lago ou instale uma piscina, plante tudo com rosas e faça uma fonte ou plante pinheiros. Qual opção você deve escolher? O que você precisa saber para equipar uma cabana de verão com suas próprias mãos? Vamos tentar entender os fundamentos do projeto paisagístico.
O propósito da melhoria
O desafio inicial é priorizar o uso do solo.
Existem várias opções aqui:
- Criação de um ambiente apenas de lazer: são plantadas coníferas, plantadas arbustos floridos, equipadas áreas de lazer com reservatório artificial;
- A segunda opção é o aproveitamento da terra para fins agrícolas, quando todo o terreno for aproveitado para a cultura de frutas e hortaliças e frutos silvestres, além de criação de aves ou animais;
- O terceiro tipo combina as duas opções, especialmente em famílias numerosas, onde os interesses dos jovens e das gerações mais velhas podem ser levados em conta harmoniosamente, e um lugar pode ser alocado tanto para recreação quanto para obtenção da própria colheita.
Tipos de layout
Depois de definidas todas as prioridades no uso do terreno, decidimos o estilo do design do local.
O estilo clássico regular assume uma rede de caminhos circulares ou retilíneos com uma viela central mais decorativa, e nas laterais há árvores, arbustos, canteiros de flores ou canteiros de jardim. Ao mesmo tempo, as dependências estão localizadas ao longo do perímetro do local.
O estilo natural ou inglês (mais caótico) é caracterizado pelo facto de as plantações serem de tipo misto, as árvores e os arbustos formam grupos pitorescos, e entre eles, nos prados solarengos, existem canteiros ou canteiros de flores. Os caminhos são colocados em locais confortáveis com curvas naturais. Em locais com sombra, gazebos e reservatórios artificiais ou riachos são instalados. É agradável passar o tempo em tal jardim, mas é difícil cuidar das plantas, uma vez que a grama e as flores silvestres fazem parte do gramado natural e ervas daninhas para plantações de vegetais e flores.
A opção mais comum é combinar estilos regulares e naturais. A zona da frente e a horta são de estilo clássico e o jardim ou parque de estilo natural.
Alívio
Depois de determinar o estilo de decoração, fazemos uma análise aprofundada da paisagem do território de quintal. Estabelecemos se existem grandes diferenças de elevação, se podem ser utilizadas para construir um riacho / reservatório artificial ou se é necessário trazer solo para nivelamento. Talvez o local esteja localizado em uma planície e seja necessário fornecer drenagem de água e um sistema de drenagem. Pequenas deformidades são detectadas visualmente e corrigidas por conta própria. Também decidimos quais árvores ou arbustos manter. Não faz sentido preservar as plantações de flores, pois são facilmente substituíveis. Agora, tudo isso precisa ser aplicado ao papel.
Zoneamento funcional do território
Os documentos de registro de matrícula sempre contêm uma planta detalhada do local. Fazemos uma cópia em escala ampliada (de preferência em um pedaço de papel Whatman).
Distribuímos neste plano a localização de todas as áreas funcionais: pátio, estacionamento, horta, jardim, piscina e outras facilidades. A precisão particular do desenho não é importante aqui, basta observar a escala para determinar se você tem espaço suficiente para suas ideias. Se você for plantar um pinhal, cavar um lago e cercar um terreno para aves domésticas, não será capaz de alocar um local para um pomar em uma área de 10 acres. Este plano foi desenhado para saber exatamente quais soluções paisagísticas você pode pagar e quais eu não posso.
Zona de desfile
Desenhamos os contornos dos edifícios principais, os limites da cerca e o caminho do portão até a porta da frente da casa. O território à direita e à esquerda do caminho, bem como a área em frente à entrada central da casa, é denominado zona da frente. A principal atenção é dada à decoração desta parte do site. Os mais belos canteiros de flores ou plantas com folhas ornamentais, um gramado com grama densa estão localizados aqui, e os caminhos são aparados com material de alta performance, bonitos e confortáveis no mau tempo.
Familiares e convidados na entrada veem esta parte do site, razão pela qual tanta importância é atribuída ao seu design.
As flores são plantadas em canteiros de flores, canteiros de flores, jardins ornamentais ou jardins de pedras:
- Rabatka é um longo canteiro de flores ao longo do caminho;
- Um canteiro de flores redondo é organizado no centro da zona cerimonial;
- O rochedo e o jardim de pedras estão mais relacionados com os tipos naturais do jardim, sendo preferível posicioná-los ao longo da paisagem do lado da área frontal ou área de lazer.
Existe a necessidade de estacionamento para dois (ou mais) carros. Você pode cercar o estacionamento do quintal com uma cerca viva. Esta zona juntamente com a casa ocupa cerca de 4 hectares de terreno.
Zona de horta
O lado sul é atribuído a um jardim (1-3 acres). Pode ser colocado ao lado da casa. É permitido organizar os canteiros em forma de canteiros de flores. Camas altas com estrutura de madeira ou metal são populares. Com caminhos bonitos, eles podem se tornar uma decoração da área local.
Você pode esconder o jardim com a ajuda de frutas ou videiras decorativas. Você pode separar o jardim da zona frontal com uma treliça de uvas ou clematite florida. Outra opção seria colocar uma horta na parte de trás do terreno. Portanto, os canteiros ficarão escondidos por árvores ou arbustos, mas aqui é preciso pensar no sistema de irrigação.
Área de jardim
O resto da área é reservado para um jardim ou parque. No lado norte do local, temos árvores frutíferas ou altas de parque para que não interfiram na insolação do local. As árvores podem ser plantadas em grupos ou ao longo do perímetro do local. Depois, dos lados oeste e sul, eles dão preferência às formas arbustivas: irga, freixo da montanha, sabugueiro, espinheiro-mar, viburnum, macieira anã, coníferas baixas. Desenhamos no desenho as plantas que gostamos na forma de um círculo de acordo com o tamanho da copa de uma árvore adulta. Isso é necessário para não engrossar as plantações se as árvores estiverem entrelaçadas com copas, caso contrário um fundo bonito não funcionará e não haverá grande colheita.
Árvores grandes são plantadas a uma distância de 4-5 m umas das outras. Isso se aplica a macieiras e pereiras comuns, nozes e bétulas da Manchúria. Mas o damasco, a ameixa cereja, a ameixa, a cereja, a avelã, a macieira anã e a macieira colunar são plantadas mais próximas umas das outras.
Lugar de descanso
Um gazebo é instalado à sombra das árvores, e um braseiro ou um local para uma fogueira está localizado nas proximidades. O gazebo deve ser construído para 8 a 10 pessoas, então seu tamanho será de 3x3 m. Se uma churrasqueira ou um fogão de verão e uma mesa de jantar forem instalados sob o telhado, o tamanho de tal gazebo deve ser de pelo menos 4,5 m. plantas com flores perfumadas, madressilva, rosas trepadeiras ou clematite. O arranjo de um pequeno reservatório para um local de descanso e um gramado para jogos ativos é relevante.
O reservatório é plantado com hospedeiros, íris, daylilies ou juncos que amam a umidade. Eles criam uma bela moldura para a superfície da água. O tamanho pode ir desde miniaturas de 2x2 m até grandes lagos artificiais onde os peixes são lançados e onde se pode nadar. Neste caso, as meadas de madeira são equipadas na margem ou a encosta é revestida com pedra natural.
Os fluxos de balbucio são simples no dispositivo. Você só precisa pensar em uma conexão segura com a eletricidade. Você não deve se limitar a um local de descanso. Disponha cadeiras ou bancos de jardim nos locais mais bonitos do jardim.
Trilhas
As trilhas são os elementos de conexão de todas as zonas. Nos locais mais visitados, convém fazer em pedra ou ladrilho. Então, um caminho de cortes de árvores fica lindo em um parque de coníferas.
Iluminação
Um terreno de 10 hectares é bastante grande. Não haverá iluminação adjacente suficiente aqui, então à noite você precisa instalar iluminação adicional ao longo dos caminhos. A iluminação artisticamente posicionada em jardins de flores e jardins ornamentais cria uma atmosfera misteriosa de um jardim mágico.
Jardinagem vertical
Gazebos, pérgulas, arcos e suportes para plantas trepadeiras são utilizados para o paisagismo vertical do território. Vinhas florescendo criarão acentos verticais no jardim. As plantas trepadeiras podem esconder uma construção feia ou fechar uma cerca. Colocar um banco em um arco coberto de hera cria um conjunto estético isolado. A área do parque é frequentemente decorada com esculturas, fontes ou objetos da vida camponesa para jardins em estilo natural.
Opções de layout
Um terreno de 10 acres pode ter uma forma retangular alongada. Aqui você precisa evitar a simetria axial e é melhor organizar os trilhos em zigue-zague ou forma sinusoidal. Em áreas de formato irregular, em cantos vivos ou saliências, é preferível colocar uma área de lazer, arbustos ornamentais e um mirante, que ajudarão a esconder o espaço apertado.
Para informações sobre como planejar corretamente uma casa de campo de verão, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.