Projeto de casa de veraneio com área de 10 hectares

Contente
  1. Propósito
  2. Estilo
  3. Arbustos e árvores
  4. Flores
  5. Jardinagem vertical
  6. Escorrega alpina e rochedos
  7. Água
  8. Gazebo e churrasqueira

Como a metrópole é chata no verão, e como você quer passar algumas horas em uma dacha aconchegante. Fora da cidade, o ar é diferente, e se em dez hectares você não tiver apenas camas, mas também um mirante, um minijardim, um cantinho para crianças, um pequeno lago, o descanso em tal ambiente pode ser considerado uma verdadeira salvação da a agitação do "asfalto". Se você abordar o assunto de forma prática e prudente, é perfeitamente possível prever tantas zonas em uma área.

Propósito

Vamos desenhar no papel o que queremos formar na realidade. É necessário levar em consideração as características do relevo, estrutura do solo, iluminação. É muito importante decidir primeiro o propósito principal da dacha.

Só descanse

Feita essa tarefa, é necessário alocar espaço no local para uma casa, um balneário, uma garagem, e dar tudo o mais para os prazeres associados a estar ao ar livre. Dependendo da sua imaginação, coloque uma piscina perto da casa, um pouco mais longe do que um mirante para festas, acrescente uma fonte original, escorregadores alpinos, pérgulas para trepadeiras. Se você gosta de lagos artificiais, planeje um lago. E entre tudo isso - canteiros de flores, gramados, gramados, parques infantis.

Trabalhando na horta

Se você for usar a dacha como fonte de matéria-prima vegetal para a colheita de inverno, dois terços da área deverão ser ocupados por canteiros, um jardim e estufas. Além disso, o jardim precisará de um lado sudeste para uma boa iluminação. Será deixado um pequeno canto para o resto, no qual caberá apenas um banco com dossel e um canteiro de flores.

Opção combinada

Esta é a solução mais popular quando há um local para trabalhar e relaxar no local. Providencie camas para morangos, endro e salsa. Eles podem ser decorados com arbustos ornamentais e árvores frutíferas. O resto do local é dado à beleza - colocam um mirante, uma chaise longue, cavam um lago artificial, complementam o quadro com composições verticais de flores.

Estilo

Ao escolher uma direção artística na qual você vai suportar seus 10 acres, pense se a pompa e a frieza das enormes cabanas de verão nas quais as mentes dos designers vêm trabalhando não o incomodam. Provavelmente, é melhor focar em aconchego, conforto, sentimento.

  • Vale a pena aprender o estilo regular. É simples, gravita em linhas bem cuidadas e formas geométricas, assume um recorte uniforme de arbustos, relvados, simetria em canteiros. Uma característica distintiva é o cuidado e inadmissibilidade de galhos ou grama crescidos espontaneamente.
  • O estilo paisagístico é mais descontraído. A imagem de um lugar natural domina. Arbustos espalhados, flores altas perenes, elementos coníferos são bons para o paisagismo. Um riacho ou cachoeira destacará o triunfo da paisagem natural.
  • Muitos residentes de verão gostam do estilo rústico. O contorno geral é provençal, retro, com motivo de nacionalidade. Mimosa, carrinhos, jarros de barro, girassóis, flores modestas - tudo é fofo, lembra um antigo pátio, onde é bom se perder e se aposentar.

Claro, existem muitos outros estilos. Agora, estilos japoneses, mediterrâneos e exóticos estão entrando na moda.

Arbustos e árvores

10 acres não é um terreno pequeno, é perfeitamente possível colocar um pomar e um beco de coníferas nele.Você não pode colocar árvores ao acaso, você precisa de um cálculo claro para elas, incluindo uma previsão para uma copa crescente, rosa dos ventos, estrutura do solo, sombra e outros aspectos. É costume plantar árvores frutíferas no lado norte para que não interfiram com os raios de sol que iluminam os canteiros. A altura também é "igual" ao norte - os menores exemplares são plantados no lado sul.

As coníferas são adequadas para obter um efeito decorativo. São despretensiosos, podem desempenhar o papel de sebe verde, limpar bem o ar e dar muita imaginação aos decoradores de sites. Mais frequentemente do que outros, os paisagistas preferem pinheiros, zimbro, thuja.

Thuja é ideal para uma variedade de composições. É necessário apenas levar em consideração as características das variedades: subdimensionado (Danica, Dorrit Little), para sebes (Brabant, Smaragd); para desembarque único (Kornik, Reingold). Essas coníferas sempre parecem solenes, cerimoniais. Ao mesmo tempo, desempenham funções de decoração e proteção de olhares indiscretos.

Nas latitudes ao sul, os residentes de verão usam ativamente arbustos com flores perfumadas como jasmim, bérberis, bulldonezh e outros para fins decorativos.

Flores

Nenhuma casa de verão está completa sem flores. Canteiros de flores ou "spots" livres criam a sensação de férias, um interior elegante. Com a seleção correta do material de plantio, você pode admirar os novos botões abertos do início da primavera à geada.

Se você não tem a oportunidade de cuidar constantemente das composições florísticas, pare nas plantas perenes e bulbosas. Combine-os com uma gama de cores para formar um tapete multicolorido. Porém, alguém gosta de arbustos únicos de lírios, íris, açafrões, açafrões, tudo depende das próprias preferências dos donos do site.

Se você pensar bem sobre o arranjo de flores perenes e diluí-las com as anuais de uma forma original, terá a chance de se dar uma verdadeira profusão de cores e uma "explosão" de inspiração.

Os designers oferecem as seguintes opções para o plantio de flores. Uma faixa localizada como uma borda de gramado. Stonecrop, pelargonium, bolsa e absinto prateado decorativo parecem incomum para esse "acabamento"

O meio-fio é uma espécie de "cerca" ao longo do gramado. Você pode usar ageratum, malmequeres, asters anões de baixo crescimento. Mixborders estão cada vez mais na moda - são canteiros de flores de vários níveis, nos quais as flores são selecionadas para que floresçam o tempo todo.

Mixborders requerem tempo e esforço, mas também proporcionam uma beleza indescritível

Jardinagem vertical

Opções interessantes para decorar uma residência de verão são fornecidas pela jardinagem vertical. Tem uma segunda função importante, prática. Com a ajuda de trepadeiras posicionadas corretamente, você pode "armar" um gazebo ou esconder uma fachada feia.

Uma opção incomparável para guirlandas vivas em gazebos, varandas e pérgulas é a clematite. Esta incrível planta possui uma variedade infinita de formas e cores. Os ramos da clematite estão tão entrelaçados que o ideal é proteger dos raios escaldantes e até da chuva.

Uma gama agradável e relaxante de pétalas destaca com exclusividade outras flores plantadas contra o pano de fundo de arcos decorados verticalmente ou um jardim de pedras. É verdade que na Rússia central, a clematis pode criar umidade excessiva no solo por si só e se molhar, então você não deve colocar essa variedade incrível nas paredes frias do norte.

Clematis precisa de olho e olho. Ela cresce muito intensamente e se desfaz, e se você não seguir sua poda, pode "perder-se" embaixo dos galhos da janela ou mesmo da porta da varanda ou alpendre. Mas em uma forma bem cuidada, a clematis é bela, nenhuma outra planta pode competir com ela em termos de ostentação e brilho de aparência de jardinagem vertical.

Embora muitos residentes de verão gostem de opções de projeto paisagístico mais modestas.Eles acreditam que o lúpulo, as uvas ornamentais, assim como as ervilhas-de-cheiro brilhantes, os feijões ornamentais também confirmam o delicado gosto artístico dos proprietários de 10 hectares.

Escorrega alpina e rochedos

Talvez um escorregador alpino, assim como uma estrutura de pedra que imita uma rocha, um rochedo, sejam os elementos mais exóticos e atraentes de seu local. Eles enfatizam a natureza primitiva e, se desejar, você mesmo pode fazê-los.

É melhor colocar essas estruturas perto de uma área de estar, então seus olhos estarão sempre pousados ​​na beleza enquanto você bebe uma xícara de chá.

É necessário levar em consideração as especificidades de várias etapas importantes:

  • Você precisa começar criando drenagem, caso contrário, a água subterrânea pode arruinar todos os seus planos. É feito um aprofundamento de 40 cm no solo, no qual é despejada argila expandida ou areia de frações de grão grosso.
  • Coloque pedra natural. É melhor que as pedras tenham uma superfície irregular, então elas se parecem mais com as selvagens. Não faz sentido seguir nenhuma simetria aqui. Tudo deve se assemelhar a uma paisagem montanhosa e, para um escorregador alpino, granito se mistura caoticamente com paralelepípedos. As aberturas entre eles são preenchidas com terra, que deve ser deixada em repouso por vários dias.
  • Rockery é mais fácil de "dobrar". Aqui, as pedras podem ser monótonas. Um lago ou cachoeira ficará bem próximo.
  • Em uma colina ou em um rochedo, é mais prático plantar plantas que não requeiram cuidados especiais. Flores higrófilas também são adequadas para decoração.
  • Se você decidir por um lago, uma solução extraordinária será complementá-lo com nenúfares. Não será fácil cultivar nenúfares, mas imagine como esse sabor de dacha chocará seus convidados.

Água

Qualquer corpo de água será um excelente componente do projeto paisagístico. Via de regra, uma lagoa, um lago, uma cachoeira são o centro semântico do local. Portanto, eles são colocados no ponto mais pitoresco do jardim. Embora algumas pessoas gostem de riachos ou fontes no gramado verde.

Quem não tem tempo para se dedicar à criação de uma estrutura complexa do zero pode comprar um reservatório artificial já pronto. É um grande recipiente de água feito de elementos de plástico e metal.

Os residentes de verão mais entusiasmados projetam a cascata por conta própria. Aqui você precisa cavar um buraco, delimitá-lo com pedras naturais. Em seguida, comece a criar diferenças de elevação para que o fluxo de água flua suavemente para baixo.

Os adeptos do barulho da água e do efeito dos salpicos que se espatifam nas pedras devem calcular tudo para que os riachos se dirijam entre os pedregulhos. Aqui, é ainda melhor confiar o negócio a construtores e designers profissionais.

Além do lago e da cascata, o jardim faz um paraíso com um riacho artificial. Seu canal é traçado por paisagistas de tal forma que aparecem barragens e corredeiras - ou seja, o riacho murmurava. Ao contornar o escorregador alpino, as rochas e o mirante, você sentirá um incrível estado de êxtase com a contemplação da água viva e a percepção da música de seus jatos.

Os adeptos de inovações especiais em 10 acres já testaram com sucesso as molas. Devido aos diferentes bicos no conduíte de água, é fácil alterar os modos da mola. Um géiser gracioso ou um sino calmo irão incorporar a força e a energia deste reservatório. Em geral, uma nascente é um recipiente artificial com água escondida no subsolo. O princípio de funcionamento é um ciclo fechado. A água é expelida pela nascente por meio de uma bomba e, em seguida, é drenada para o acumulador.

Gazebo e churrasqueira

O lugar ideal para construir um gazebo no local é uma colina sombreada. Perto dele é lógico quebrar um jardim de rosas, canteiros de flores, você pode colocar plantas em vasos e vasos. Se houver desejo de cobrir o gazebo com vegetação, grades especiais devem ser fornecidas. Tudo deve funcionar para a solidão e a pacificação.

Os gazebos são construídos com diferentes materiais. Muitos designs prontos estão disponíveis para venda. O material mais ecológico é a madeira. O telhado é geralmente feito de telhas. É melhor colocar o chão de pedra - a opção mais durável.

Um importante papel funcional e decorativo é desempenhado na seção da pista. Suas direções, de um lado, zoneavam o território, de outro, traçavam um percurso por atraentes chalés de verão.

Os especialistas aconselham providenciar pequenos declives em ambos os lados dos caminhos para que não se acumulem poças.

Um lugar muito prático em áreas suburbanas modernas é a churrasqueira. Esta é uma área para cozinhar ao ar livre. É melhor cobrir a churrasqueira e a área da churrasqueira com um dossel.

Por razões de segurança contra incêndio, não é necessário localizar a área próxima à casa. Um espaço livre distante será adequado para ela.

Já se foi o tempo em que as pessoas ocupavam seus 10 acres apenas para remover as ervas daninhas dos canteiros. Agora, muitos deles moram permanentemente em casas de campo durante a temporada e as transformam em um local de férias com a família. Você pode alcançar aconchego, projetar uma casa de campo de verão como um território de conforto por conta própria.

Dicas para organizar uma cabana de verão - no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário