Projeto paisagístico elegante para um terreno de 5 hectares
Não muito tempo atrás, a horta era usada principalmente para o cultivo. Nas noites de sexta-feira, muitas famílias iam para sua dacha passar o fim de semana, e às vezes as férias inteiras, cavando no chão. Agora, os jardineiros querem, em primeiro lugar, descansar no sítio, divertir-se, relaxar. E isso é possível mesmo em uma pequena área.
Planejamento
Não é tão fácil criar seu próprio paisagismo em um terreno de 5 hectares com uma casa. Primeiro, você precisa entender o que exatamente deve estar no site. Precisa de sauna, playground, churrasqueira, quadra de basquete ou tênis. É necessário pensar cuidadosamente e planejar a localização da casa, anexos, caminhos, locais de descanso, plantações. Cada centímetro deve ser calculado. É preciso que tudo tenha um lugar e um não interfira no outro. É imprescindível que o local não fique desordenado, que haja espaço livre e ao mesmo tempo que os detalhes da paisagem estejam em harmonia entre si.
Na elaboração de um projeto, é necessário pensar em quais zonas o terreno será dividido e também prestar especial atenção às características do relevo - a presença de depressões, morros, um reservatório. Eles podem ser usados com vantagem ao decorar um site, ou você pode ter que mudar e refazer. Claro, não se esqueça do lado material da questão - quanto dinheiro você está disposto a gastar para tornar seu sonho realidade.
Em geral, não é tão fácil criar sua obra-prima em um pequeno pedaço de terra. Qualquer erro, qualquer falha será imediatamente visível.
Ao mesmo tempo, um pequeno território tem suas próprias vantagens: é fácil de cuidar, não exige grandes investimentos e, ao mesmo tempo, possibilita a concretização de suas ideias.
Seleção de estilo
Depois de fazer a planta do local, você precisa pensar sobre a aparência do jardim e dos edifícios. O território ficará harmonioso se todas as suas partes forem decoradas no mesmo estilo. Existem muitas opções de design de jardim, aqui estão apenas algumas.
Jardim japonês
Para uma área pequena, um estilo oriental é ideal. Não é à toa que são os japoneses que se especializam em criar jardins em uma pequena área.
As principais características de um jardim japonês são:
- árvores em miniatura: parecem iguais às que crescem em seu ambiente natural, mas muito menores do que elas;
- jardim de rochas;
- cachoeiras;
- cercas feitas de ripas leves;
- arbustos e musgos subdimensionados;
- para enfatizar o estilo do jardim, você pode organizar um gazebo na forma de um pagode.
Jardim do palácio
Os detalhes desse estilo podem se encaixar bem no espaço limitado do site. Você só precisa organizá-los corretamente e não exagerar com o tamanho e o número de elementos.
Os atributos do estilo do palácio podem ser:
- arbustos igualmente aparados;
- belos canteiros de flores ou gramado;
- plantas em vasos de flores;
- arcos de ferro forjado decorados com rosas;
- bancos graciosos.
Estilo paisagem
Se quer estar mais perto da natureza, o estilo paisagístico é uma excelente escolha para si. Um dos elementos importantes desse estilo é a lagoa. Você pode arranjar com uma cachoeira ou uma ponte, plantar plantas próximas que toleram muita umidade, colocar algumas pedras pequenas. Um slide alpino é feito próximo ao lago.
Como equipar?
A decoração mais importante e o orgulho especial de qualquer jardim são, sem dúvida, os espaços verdes.
Ao plantar, é importante considerar alguns pontos:
- É preciso estar atento ao local onde plantar: cada planta prefere seu tipo específico de solo.
- Também é necessário levar em consideração outras condições para o cultivo das plantas: a conveniência e a freqüência de rega, sombreamento, a possibilidade de colheita.
É impossível plantar todas as plantas que você gosta em uma pequena área. Portanto, você terá que fazer uma seleção rigorosa e deixar apenas aqueles sem os quais é impossível imaginar seu jardim.
Canteiros de flores
As flores são um dos elementos importantes do design de um jardim. Não são tão fáceis de cuidar, mas encantam os olhos com sua beleza. Existem muitas opções para o plantio de canteiros de flores. Podem ser feitos em forma de canteiros com a forma correcta, em forma de orlas junto a caminhos, sobre escorrega alpino (neste caso, podem crescer diferentes tipos de flores e plantas próximas umas das outras). Além disso, um jardim de flores pode ser feito na forma de um rochedo, onde as flores são adjacentes a pedras.
Para fazer o jardim parecer sempre elegante, você precisa escolher para ele plantas que florescem em diferentes épocas do ano. Em seguida, haverá flores atraentes em seu jardim do início da primavera ao final do outono. Uma das opções de design para um pequeno jardim é um jardim de flores móvel. As plantas são plantadas em vasos que podem ser facilmente transferidos. Ao mesmo tempo, é muito conveniente mudar o seu jardim de flores - torna-se possível trazer algumas plantas para dentro de casa e trazer outras para o jardim ou alterar a composição.
Iluminação
Para tornar o jardim aconchegante e atraente não só durante o dia, mas também à noite, você precisará pensar sobre a iluminação. Não é apenas uma questão de conforto, mas também de segurança. A iluminação ajudará você a se mover facilmente pelo local à noite e também desencorajará visitantes indesejados. Existem vários locais onde é necessário colocar as luzes: no alpendre, junto à garagem e junto aos caminhos do jardim. Você também pode iluminar a cerca e as bordas distantes do local.
Para iluminar lotes de jardins, lâmpadas de assoalho verticais são usadas com mais frequência. Você também pode escolher lâmpadas em forma de bola no chão. Eles iluminam bem a área do subsolo e parecem originais. Recentemente, lâmpadas movidas a energia solar são freqüentemente usadas - elas são carregadas durante o dia pelo sol e fornecem pouca luz à noite.
Uma opção interessante é destacar árvores e arbustos individuais. Para isso, mini-holofotes são usados. Se desejar, você pode usar LEDs - eles são fixados em pedras, galhos, escondidos em canteiros de flores. Este tipo de iluminação parece muito impressionante.
Trilhas
As trilhas são um elemento necessário de qualquer site. Eles servem como fios de ligação entre todas as áreas do território. É muito importante que os caminhos sejam seguros e fáceis de movimentar. É imperativo certificar-se de que o material dos trilhos não é escorregadio, que não há buracos. É melhor tornar os caminhos convexos para que a umidade não se acumule no caminho quando chover.
Ao mesmo tempo, as faixas também têm uma função estética. Eles devem se encaixar harmoniosamente no design do site, combinar com o estilo e agradar aos olhos. Os caminhos podem ser retos e curvos, nas laterais podem ser decorados com flores ou arbustos. Os materiais usados para a fabricação dos caminhos são muito diferentes: seixos, pequenas pedras, lajes de pavimentação, concretagem. Você também pode combiná-los.
Opções de decoração
Em primeiro lugar, os elementos de decoração devem estar em harmonia entre si e corresponder a uma solução de estilo único. Vários tipos de reservatórios, figuras decorativas, vasos e vasos de flores são usados para decorar o local. Você sempre pode inventar algo original.
Quase nenhum local está completo sem um lago. Pode ter tanto significado estético: para nos encantar com sua beleza, e puramente utilitário - de lá você pode tirar água para irrigação. Você pode comprar um tanque pronto ou fazer você mesmo. É importante pensar sobre a forma do reservatório e o design da área circundante com antecedência. Além de uma lagoa no local, pode-se equipar uma fonte, um rio, uma cachoeira artificial. Uma ponte leve pode ser lançada sobre um lago ou rio.
Os detalhes ajudarão a trazer entusiasmo ao seu jardim: um vaso de forma incomum, um mingau decorado no mesmo estilo, um arco ou um portão decorativo. Agora, em qualquer mercado de construção, você pode encontrar facilmente uma variedade de estatuetas para decorar o jardim. Podem ser gnomos, vários animais, outras esculturas. Só é importante não exagerar com o número de tais figuras.
Muitos jardineiros usam materiais disponíveis para decorar o jardim - pneus de carro, garrafas, materiais naturais como madeira e pinhas. Tal design pode parecer muito interessante, além disso, não requer investimentos materiais e permite que você use seu potencial criativo.
Dicas úteis
Ao pensar no projeto paisagístico de uma pequena área, você deve primeiro levar em consideração seu tamanho. Um projeto bem pensado permitirá o uso racional da área e ampliará visualmente os limites do local. O primeiro passo é abandonar todos os edifícios volumosos. Eles ocupam muito espaço e "colocam pressão" em uma pessoa, reduzindo visualmente o espaço.
Uma cerca alta para surdos não é adequada para cercar um terreno com uma área de 5 acres. Isso cria uma sensação desagradável de estar em uma caixa. Para a cerca, é melhor escolher uma cerca baixa feita de ripas ou uma cerca de metal perfurado. Uma cerca viva pode ser uma proteção maravilhosa contra intrusões e os olhos de estranhos. Parece aconchegante e expande visualmente o jardim. Use madressilva ou bérberis para criar uma cerca viva. Além disso, os proprietários de pequenos lotes não devem escolher espécimes de plantas muito grandes para seus jardins, caso contrário, eles ocuparão muito espaço e tornarão seu terreno visualmente menor.
O uso mais racional da área disponível ajudará na disposição vertical de alguns elementos. Flores e plantas de jardim podem ser plantadas não apenas no solo, mas também nas paredes da casa, na cerca usando canteiros ou vasos verticais, em prateleiras, em canteiros de flores com várias camadas ou em um slide alpino. Isso aumentará a área útil do site e lhe dará a oportunidade de admirar os vários elementos de design.
Soluções bonitas
- Esta área é bastante pequena, mas parece muito elegante e aconchegante. No centro existe um local para um relvado e, ao longo das orlas, como se o limitasse, florescem várias plantas. A cerca é feita de ripas de madeira leves. Esta solução permite desfrutar plenamente do seu território.
- Este jardim impressiona com uma profusão de plantas com flores. No meio de espécimes de pequeno porte, havia lugar para os mais altos. As plantas são organizadas em várias camadas, emolduradas por grades e paredes. Um banco e um abajur, feitos no mesmo estilo, estão escondidos entre as flores.
- E aqui está um exemplo de um design em um estilo completamente diferente. O site parece lacônico e limpo. Existem poucas plantas e elas estão localizadas em uma seqüência estrita. Uma treliça de ferro forjado serve de cerca ao lado da rua e de cerca viva do lado.
Para informações sobre como escolher um projeto paisagístico para um site, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.