Características do projeto paisagístico de um terreno de 15 hectares: belas idéias de design
Paisagismo implica toda uma gama de trabalhos relacionados com o desenho e paisagismo de um jardim ou loteamento de dacha, a área em torno de uma casa particular e outros lotes de terreno. Em nosso artigo, falaremos sobre as características da melhoria de um terreno com área de 15 alqueires.
Peculiaridades
Um terreno de 15 acres ou 1.500 m2 é provavelmente um retângulo medindo 30 por 50 ou 25 por 60 metros. Para colocar todos os objetos necessários de uma forma mais conveniente para os proprietários, eles pensam cuidadosamente sobre todas as nuances e elaboram um projeto paisagístico para o local, que é uma projeção horizontal da propriedade de cima e permite todos os detalhes a ser levado em consideração.
O desenho retrata, em certa escala, todas as edificações já existentes em um determinado espaço, bem como tudo o que se planeja agregar. Os pontos cardeais são indicados na planta para se ter uma ideia de como a casa será iluminada durante o dia.
Zoneamento
Para a organização competente do espaço do quintal no processo de planejamento, o território é dividido em zonas.
Normalmente existem quatro zonas:
- Residencial, incluindo um edifício residencial, garagem. Cerca de um décimo do espaço é alocado para ele.
- Doméstico, que inclui banho ou sauna, bem como anexos. Para seu arranjo, é necessário deixar até 15% do território.
- Área de lazer, é planejada separadamente para crianças e adultos.
- Área ajardinada, ocupando até 70% do terreno.
Se necessário, as áreas de lazer são aumentadas em detrimento de um jardim ou de uma área de serviço.
Para criar uma paisagem atraente, o projeto de uma área quadrada ou retangular é projetado como um interior. As zonas individuais são os quartos e os caminhos são os corredores. Treliças, paredes decorativas e arbustos são usados para levantamento visual do terreno. Os limites das zonas podem ser marcados com um arco, um canteiro de flores, um slide alpino.
Os terraços são dispostos nas encostas de áreas de terreno difícil. Os tamanhos das partes individuais não podem ser alterados, pelo que as zonas terão de ser planeadas tendo em conta a forma e o tamanho dos terraços. Isso complica a tarefa, mas, como resultado, permite que você obtenha uma paisagem única composta por vários níveis.
Em troços estreitos e alongados, as zonas organizam-se umas após as outras: casa com garagem, parque infantil, zona de lazer para adultos, anexos, jardim e horta. Se o território tem forma irregular, então nos cantos é bom equipar áreas de lazer isoladas: um mirante, uma rede ou um balanço. Se necessário, as comunicações são conectadas às zonas.
Longe de casa, é conveniente usar luzes de paisagem movidas a energia solar. Se o projeto incluir uma cachoeira ou fonte, providencie uma tomada elétrica para a bomba nas proximidades.
Na fase de projeto, é necessário pensar como será o uso do território para saber como as zonas serão conectadas entre si: por meio de caminhos, arcos ou pontes. É bom que todos esses elementos pareçam o mais naturais possíveis.
Estilo
No mundo do design moderno, existem muitas direções ou estilos de decoração de áreas suburbanas.
Os mais comuns são:
- Estilo clássico ou regular. É caracterizada pela correta clareza de linhas geométricas, objetos localizados simetricamente.
- Paisagem ou livre, permite aproveitar e vencer de forma prática todos os morros e depressões do território.
- Misto, combinando os dois estilos acima.
O estilo clássico é mais adequado para áreas com a forma correta. Se o sítio for retangular, com superfície plana, mas alongado em comprimento, então é feito um caminho ao longo de todo o seu comprimento, dividindo o território em duas partes iguais. Os objetos em ambos os lados são dispostos simetricamente, plantas - em um padrão xadrez ou na forma de canteiros de flores na forma de quadrados, círculos, retângulos.
Em estilo paisagístico, decoram-se zonas com relevo assimétrico desiguais com elevações e depressões. As principais características deste estilo serão edifícios dispostos livremente sem qualquer geometria e simetria visível; slides alpinos, canteiros de flores irregulares, reservatórios artificiais e caminhos sinuosos serão apropriados.
Com a ajuda do estilo paisagístico, é possível ampliar visualmente o espaço e dar ao território singularidade e originalidade.
O estilo misto é uma mistura dos dois estilos e é ideal para redecorar uma área já construída.
O layout de uma área suburbana depende da forma do território, que geralmente é de um tipo atípico. Se o enredo tem o formato da letra “G”, então na parte saliente é mais lógico equipar uma área de lazer, escondendo-a de olhares indiscretos, por exemplo, com uma sebe. Se o território tiver uma forma triangular ou trapezoidal, um jardim localizado assimetricamente parecerá muito interessante, especialmente se um lago artificial for colocado em seu centro.
Em espaços estreitos e alongados, os objetos individuais se destacam em cores brilhantes ou contrastantes. A divisão em zonas, neste caso, ocorre com a ajuda de arbustos e canteiros de flores.
Paisagismo
O toque final do projeto paisagístico é o paisagismo do território. Depois de ser decorado com espaços verdes, o local adquire um sabor único.
O paisagismo não só vai formar uma imagem estética e agradável do local, mas também melhorar seu microclima, proteger a área de fatores externos e ajudar a definir as zonas.
Com a ajuda de plantas, a forma não padronizada do site é reproduzida visualmente. Se o território for longo, alongado, então pode ser dividido em zonas funcionais usando sebes, arbustos frutíferos e ornamentais, arcos. No verão, canteiros e composições de flores ajudam a mudar a forma do espaço. No lado maior, pequenas plantas com pequenas flores e folhas estão localizadas. O outro lado do site é decorado com grandes composições de cores vivas.
As árvores ajudarão a alterar as proporções visíveis da trama., alto e não muito. Mudas de plantas grandes e altas são plantadas na parte mais distante e estreita, árvores menores são plantadas mais perto. Isso é feito para que, à medida que cresçam, crie a sensação de que o local tem uma forma próxima a um quadrado.
Se o local for triangular, e mesmo não isósceles, as árvores frutíferas devem ser plantadas em seu canto mais afastado. O cuidado com eles é mínimo e, com esse arranjo, eles não irão interferir nas outras plantas. Se o triângulo tiver um ângulo muito alongado, absolutamente inadequado para o plantio de árvores, você pode colocar alguns anexos desagradáveis, mas muito necessários, nele e cobri-lo com arbustos frutíferos.
Alocar jardinagem horizontal e vertical:
- Na jardinagem vertical, as paredes são decoradas, os itens não apresentáveis são mascarados, a área é protegida da luz solar.
- O paisagismo horizontal ajuda a dividir a área em zonas.
Na hora de escolher quais plantas usar e onde plantá-las no local, leva-se em consideração o relevo do local, em que zona climática se localiza, como está orientado para os pontos cardeais.É muito importante atentar para a aparência das plantas que já crescem no território, qual o grau de iluminação do local durante a hora de sol, em que estado fica o solo após a chuva, com que rapidez a água da chuva é absorvida.
Ao esverdear o território, deve-se lembrar que toda a flora se divide em indivíduos amantes da luz e amantes da sombra. Plantamos o primeiro nos lugares mais altos, o segundo nas baixadas.
As atividades de paisagismo são divididas nas seguintes etapas:
- O plantio de plantas perenes (mudas de árvores e arbustos), como fase de esverdeamento, inclui as seguintes ações:
- Seleção de plantas que você gosta.
- Classificando as mudas selecionadas.
- A escolha dos locais de plantio de árvores no local.
- Plantio direto de plantas no solo.
Arbustos e árvores podem ser plantados tanto na parte externa quanto na interna. Os setores sombreados são formados por árvores e os arbustos impressionam como um objeto de delimitação de zonas ou parte de um jardim de flores.
- Disposição de canteiros e canteiros de flores. Um jardim ou canteiro de flores bem planejado pode, com razão, se tornar uma fonte de orgulho para os proprietários. Os grupos de plantas para um jardim de flores devem ser selecionados levando em consideração a época de sua floração.
- O próximo critério é a paleta de cores do futuro jardim de flores. Agrupamos as plantas de forma que não apenas combinem em cores entre si, mas também se encaixem no design do local como um todo. As plantas são plantadas em altura: quanto mais alto - quanto mais longe, mais baixo - mais perto. Os canteiros de flores podem ter formas muito diferentes. Pode ser um elemento de design de paisagem atraente e separado, ou uma faixa floral lindamente projetada que flanqueia um caminho, lago ou área de recreação.
Em qualquer caso, com a abordagem certa, um canteiro de flores desabrochando terá uma aparência esteticamente agradável de maio ao final do outono. Um elemento de design interessante pode ser um jardim de flores móvel. As plantas que não estão adaptadas à vida em condições climáticas específicas são utilizadas sem o plantio em campo aberto, diretamente em vasos decorativos, vasos, recipientes. ?
A vantagem ousada deste elemento será, claro, o seu dinamismo, a capacidade de alterar facilmente a paisagem do local de acordo com o humor dos proprietários. Agora, existem muitas opções interessantes para o arranjo de plantas em um jardim de flores.
- A jardinagem vertical consiste no plantio de espécies de plantas trepadeiras em vasos e canteiros localizados em diferentes níveis de altura. As composições vivas únicas obtidas desta forma, para além da estética, também têm uma finalidade funcional - escondem áreas do território de olhares indiscretos.
- Plantar um gramado é a última etapa do paisagismo. O gramado vai unir toda a composição em um único todo, criando harmonia. De acordo com a qualidade e finalidade do revestimento, distinguem-se os relvados comuns, desportivos e decorativos.
Conselho de profissional
Ao desenvolver e implementar um plano, mesmo o mais ambicioso, você precisa se lembrar algumas dicas de especialistas e designers profissionais:
- Para fornecer proteção contra ventos e criar iluminação suficiente para as plantas, um edifício residencial é colocado no lado norte do local.
- As dependências não devem ser expostas, portanto, devem ser localizadas longe das áreas de recreação.
- A horta deve parecer limpa e compacta. Portanto, ele deve ter uma forma desejavelmente próxima do quadrado, dividido em pequenos canteiros por caminhos retos.
- A área de lazer está disposta ao lado da casa ou longe dela. Não há necessidade de colocar tudo em um só lugar. O playground deve estar na frente da casa e claramente visível. O gazebo ficará convenientemente localizado na lateral da casa, o reservatório artificial é o lugar mesmo na parte de trás do jardim.
- A área do jardim está localizada no lado sul ensolarado ou no centro do terreno. Ao mesmo tempo, árvores, bem como arbustos altos, são plantados ao redor do perímetro do local para que não sombreie o jardim.
- As árvores são plantadas a uma distância de 3-5 metros da casa, gazebo, playground e a não menos de 3-4 metros uma da outra.
- Os caminhos do jardim não são longos e estreitos em largura. Eles são colocados ao redor da casa e dela para cada objeto. A tortuosidade excessiva deve ser evitada, assim como muitos ângulos.
- É importante considerar o que as trilhas serão percorridas. É importante que o caminho não só seja bonito, mas também seja conveniente e despretensioso para limpeza.
- Ao equipar um reservatório artificial em um local, é necessário se familiarizar com os códigos sanitários e de construção relacionados a este assunto. Erros de projeto e instalação inadequada podem levar a grandes problemas até inundar o site.
Belos exemplos e opções
A forma como o território ficará, em que zonas será dividido e que edifícios e plantas nele encontrarão o seu lugar, depende apenas do gosto e da capacidade dos proprietários. Antes de planejar, especialmente por conta própria, não será supérfluo estudar opções de projeto prontas para parcelas, incluindo formas não padronizadas: estreito, triangular, trapezoidal.
- É assim que pode decorar de forma rápida e original a sala de jantar ao ar livre. Para isso, basta um pequeno terreno, um gramado verde e plantações ornamentais.
- Ideal para quem gosta de muito verde. Arbustos bem aparados, um gramado bem cuidado, flores brilhantes e árvores luxuosas criam um verdadeiro paraíso em 6 hectares.
Para uma visão geral do projeto paisagístico de um terreno de 15 acres, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.