Paisagismo de um terreno de 12 hectares
Os proprietários de seus próprios lotes muitas vezes precisam pensar no que fazer com o layout, porque eles devem ser usados ao máximo e com muita competência. Pensando no projeto paisagístico de um terreno de 12 hectares, é preciso cuidar da elaboração de um plano de detalhamento, onde estão indicadas as zonas mais importantes. No entanto, alguns recorrem a especialistas que oferecem um esquema pronto ou projetos individuais.
Peculiaridades
Tendo planejado corretamente uma casa de veraneio de 12 hectares, você pode tornar o trabalho e descanso o mais eficiente possível, criando um ambiente muito agradável. Em tal território, é fácil colocar um gazebo, anexos, banheiros e quaisquer outros edifícios. Você pode fazer um reservatório (por exemplo, um lago), fazer um jardim.
Refletindo sobre o esquema, é preciso levar em consideração alguns fatores. Esta é a forma do terreno, direções cardeais, iluminação, tipo e condição do terreno, direção do vento. Também deve ser levado em consideração a que altura está o lençol freático.
Divisão em zonas
Ao começar a traçar a planta do local, preste atenção especial ao zoneamento do território. Várias áreas principais devem ser destacadas. Este é o lugar onde você e seus familiares irão descansar, jardinagem, casa, áreas de estar. Divida o território em certas áreas, focando em suas próprias necessidades.
Se você vai fazer qualquer corpo d'água, um mirante, um playground, deve haver muitos lugares para descansar. Se você planeja fazer a maior parte do trabalho relacionado aos animais e à fazenda, reserve uma área significativa para essas atividades. Se você quer passar muito tempo na horta e no jardim, reserve mais espaço para eles.
Os especialistas recomendam dividir o território assim:
- Para a zona onde as pessoas vão descansar - até 25% da área total do local.
- O local onde estão localizadas as despensas e galpões deve ocupar até 15%.
- Para a horta e horta, aloque cerca de 65%.
- Para varandas, garagens, casas de hóspedes, varandas, a própria casa, vários anexos, 10% da área total é suficiente.
Ao planejar um terreno, primeiro decida onde o prédio residencial será localizado. Normalmente, a parte norte é alocada para isso. Em um lugar que estranhos não possam ver, ou na parte mais distante do local, arrume uma área onde você irá descansar. Não é necessário organizar tudo em um só lugar: você pode fazer, por exemplo, um mirante em uma parte da zona, uma piscina em outra. Um parque infantil, onde as crianças vão passar muito tempo, fica mais perto de casa para que os pais possam cuidar das crianças e não se preocuparem.
O local ideal para uma horta e um jardim é a zona central. Lembre-se de levar em consideração a quantidade de luz e a direção do vento. Os melhores lados para essas zonas são sudeste, sul. A área de utilidades deve ser montada em local de difícil visualização ou no fundo do quintal.
Não deve haver muitas faixas. Tente não torná-los muito ornamentados e longos. Preste atenção especial às cercas e à iluminação do local.
Recomenda-se instalar uma cerca não só em torno dela, mas também em torno dos locais de descanso, canteiros de flores.
Como os objetos devem ser posicionados?
Pensando na localização dos objetos no site, é preciso levar em consideração as seguintes recomendações:
- Se as casas em áreas vizinhas forem construídas com materiais que pegam fogo facilmente, a distância entre elas não deve ser inferior a quinze metros. Se os materiais não forem combustíveis, você pode reduzir a lacuna pela metade.
- Coloque a fossa de compostagem a 7 m da casa.Para escondê-lo, você pode usar arbustos, várias plantações.
- A distância entre o banheiro e o prédio residencial é de 20 m.
- Os edifícios para animais devem ser localizados a uma distância de pelo menos 15 m da casa.
- A distância entre a casa e os limites do território é de pelo menos 3 m.
Você deve construir uma casa no lugar mais alto, no lado norte do território. Deve-se ter em mente que a entrada ou acesso a ela deve ser o mais conveniente possível. Se a casa está próxima a uma cerca, você pode colocar pequenas árvores bonitas, um jardim frontal, um jardim entre elas.
Jardim
Para todas as culturas hortícolas, certos lugares devem ser alocados. A horta deve ficar localizada na parte sul do prédio residencial. Para facilitar a divisão do território em seções, selecione a geometria - cada cama deve ser retangular. Todas as pistas devem ser confortáveis. O sistema de irrigação deve ser especialmente cuidadoso.
Recomenda-se colocar plantas altas no lado norte da área do jardim. Coloque os arbustos no meio do local. No lado sul da zona, com iluminação suficiente, pimentas e tomates dão uma sensação boa.
Lugar para descansar
Se você deseja oferecer o máximo de conforto e proteção do sol, decore a área com trepadeiras - por exemplo, loach, uvas. Considere construir um gazebo. Nele você pode se esconder do sol escaldante e da chuva forte. Não muito longe dele, às vezes, há churrasqueiras e churrasqueiras.
Trilhas
Ao pensar em como traçar caminhos, concentre-se no que exatamente você precisa acessar. O percurso pode ser "excursão" - neste caso, passa pelos mais belos locais. A pista principal deve ser caracterizada pela ausência de curvas fechadas e suavidade. Entre flores, árvores, o caminho pode ser mais sinuoso, pois se destina principalmente a passeios de lazer.
Deve haver espaço suficiente para acomodar duas pessoas na estrada. A melhor opção é uma largura de um a um metro e meio. Faça pequenos declives em ambos os lados, neste caso não haverá poças no caminho. Os materiais devem ser diferenciados pela estética, resistência, resistência a altas e baixas temperaturas.
Normalmente o caminho é feito de pedra, concreto. Uma opção como ladrilhos decorativos também é popular. Muitas pessoas escolhem seixos, cascalho, areia.
Iluminação
As pessoas nem sempre pensam sobre que tipo de iluminação deve haver no local, e em vão. Com a ajuda da luz, você pode tornar a área ainda mais interessante à noite do que durante o dia. As pessoas compram luminárias funcionais, mas esquecem as decorativas. Para iluminar a área, basta uma luz difusa suave.
As luminárias embutidas são uma opção muito boa para uma iluminação funcional. Eles podem ser colocados ao lado de grades, em degraus, ao longo de caminhos. Essas "luzes guias" não serão irritantes ou deslumbrantes. Você também pode escolher colunas - se você não se incomodar, esses elementos são claramente visíveis durante o dia.
A iluminação decorativa permite destacar favoravelmente todos os lugares bonitos: canteiros de flores, árvores interessantes. Na maioria das vezes, mini-holofotes são escolhidos para isso. Como os filtros podem ser usados no vidro dessas lâmpadas, você pode definir a cor da luz que quiser.
Ao escolher uma lâmpada para um local, você precisa levar em consideração algumas regras:
- Isole bem o cabo de alimentação, caso contrário, pode ser atingido durante a jardinagem.
- É melhor optar por lâmpadas economizadoras de energia.
- Os dispositivos não devem ser tão poderosos quanto os dispositivos urbanos.
Estatuetas
Os residentes dos países ocidentais gostam muito de adquirir várias estatuetas interessantes para os seus terrenos. Podem ser, por exemplo, personagens míticos, representantes da fauna, gnomos. A regra principal é que as figuras se encaixem bem no desenho geral, não se pareçam com "corpos estranhos". As fadas da floresta podem ser colocadas perto de árvores, gnomos em arbustos.
Dicas úteis
Preste atenção aos seguintes conselhos de especialistas:
- Não é necessário fazer as coberturas de todos os caminhos iguais. Se o uso do caminho for bastante intenso, vale a pena escolher pedras duras. Nos casos em que os caminhos são secundários, não há requisitos rígidos.
- Recomenda-se equipar pelo menos um pequeno corpo d'água no território. Portanto, o ecossistema no local será bastante equilibrado (em combinação com árvores de várias espécies).
- Use árvores decorativas coníferas e decíduas - para que seu local seja diferente em variedade e estética.
- Ao escolher árvores frutíferas, lembre-se de que frutas cairão delas. Eles parecem inestéticos, estragam o design e, portanto, você terá que gastar tempo limpando-os. As árvores frutíferas devem ser resistentes a baixas temperaturas.
- Considere como o vento sopra - você precisa proteger as plantas de estresse desnecessário.
- O espaço em que os canteiros estão localizados deve ser aberto - neste caso, os raios de sol incidirão sobre as plantas o dia todo.
- O jardim pode ser separado do quintal usando uma variedade de métodos. Isso pode ser, por exemplo, uma cerca viva. Outra opção popular é uma parede de pedra coberta com uvas bravas ou hera.
- É desejável que os raios de sol incidam nas janelas da casa, que estão voltadas para o oeste e o leste.
- Uma opção muito interessante é um slide alpino. Não se trata apenas de flores e uma pilha de pedras, é muito difícil criar tal decoração. Os escorregadores alpinos consistem em áreas verdes, áreas planas, falésias e picos. Para criar uma bela composição, você pode recorrer a um designer experiente. Normalmente, a altura desses slides é de cerca de 1 m.
Opções de design
Um belo reservatório no local proporcionará um ambiente muito agradável e será agradável aos olhos.
As estatuetas de jardim evocam associações com um conto de fadas e aumentam o seu humor.
Um exemplo de iluminação discreta que cria uma atmosfera muito misteriosa.
Um slide alpino pode ser um bom elemento de destaque, um verdadeiro orgulho para o dono do site.
Para informações sobre como escolher o design do site, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.