Características do projeto paisagístico de uma casa de verão

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Opções de projeto
  3. Elementos de design
  4. Belos exemplos de design

Ritmo de vida de uma pessoa moderna, a carga de trabalho tem ocasionado a necessidade de um bom descanso ao ar livre. As prioridades de uso da dacha mudaram da jardinagem para a comunicação com amigos e família. Os proprietários de áreas suburbanas querem criar um ambiente confortável para todos os membros da família, deixar uma pequena horta, várias árvores frutíferas, construir um mirante para uma empresa barulhenta se reunir no fim de semana, instalar um balanço e uma caixa de areia para as crianças, montar uma piscina para o verão ou equipar um reservatório artificial estacionário.

Nem todo mundo pode contratar um arquiteto paisagista profissional. É muito mais agradável equipar a dacha com toda a família, imaginar o futuro jardim e pátio e colocá-lo em prática. Para fazer tudo corretamente, você precisa se familiarizar com as regras básicas do projeto paisagístico.

Peculiaridades

Tendo se tornado o dono do terreno, ou decidido reconstruir o antigo, primeiro fazemos um estoque de uma cópia da planta deste lote. É melhor desenhá-lo em escala em um pedaço de papel Whatman. Prosseguimos diretamente para o design.

Os principais objetos do projeto são os seguintes: área de entrada e estacionamento, casa, quintal, anexos, mirante, piscina ou lago, caminhos, sistema de iluminação, espaços verdes.

Se a casa e os anexos já existem, nós os planejamos. Se apenas tivermos que construir alguns edifícios, então tentamos colocá-los na parte norte do local para bloquear o jardim e o pátio do vento frio e não sombrear o território. Os antigos chalés de verão foram formados segundo um único projeto em monótonos alojamentos de típicos chalés de verão com horta, várias árvores frutíferas e, de fato, uma casa. Antes da reconstrução, você deve estudar cuidadosamente a área e decidir o que pode ser deixado e o que precisa ser removido do território. Esses objetos selecionados precisam ser incluídos no novo projeto paisagístico.

A estrada que vai do portão ao alpendre da casa e ao pátio é uma área cerimonial, esta área é decorada com especial cuidado, este é o cartão de visita dos proprietários, os mais belos canteiros de flores são dispostos aqui, muitas vezes o caminho principal é decorado com esculturas e pequenas formas arquitetônicas.

As casas decoradas ao estilo nacional estão equipadas com um espectacular jardim frontal. A seleção das flores é feita de acordo com as preferências dos proprietários e do guia de zoneamento das plantas, para que o efeito decorativo se manifeste tanto quanto possível nas zonas climáticas favoráveis.

Pense imediatamente sobre a localização e a forma do gazebo, da cozinha de verão ou do pavilhão ao ar livre. Não é necessário colocar o pavilhão ao lado da casa, eles vão se bloquear, é melhor escolher um local à distância, principalmente se houver uma certa diferença de sombreamento ou elevação que possa ser belamente batida.

Este edifício, embora não seja capital, tem uma importante função decorativa, sendo depois da casa o local mais visitado. O coreto tem vários formatos em forma de dossel, em forma de solário, em hexágono ou em rectângulo, com bancos equipados. O tamanho do gazebo não deve ser inferior a 2x2 metros, caso contrário, haverá uma sensação de aperto, e na natureza você quer evitar isso.

Se um braseiro for instalado sob a mesma copa, o comprimento do mirante deve ser aumentado para 4,5 metros para que a fumaça não interfira com o resto.

No projeto do mirante, você pode dar asas à sua imaginação, a estrutura não carrega uma grande carga útil, exceto para neve no inverno, não exige isolamento do frio, portanto, permite que você sonhe com a forma .

O mirante é o centro da próxima área de paisagem - a área de recreação. Aqui, via de regra, equipam uma piscina ou reservatório artificial. O tamanho do reservatório pode ser em miniatura - 1x1 metro, decorado com um ou dois nenúfares. E pode ocupar uma área significativa de um a vários hectares, ser decorada de forma natural, de acordo com o ecossistema da zona climática. Em latitudes temperadas, a margem de um lago artificial é decorada com cereais, íris, hospedeiros e vários tipos de salgueiro.

O reservatório em si é povoado por peixes de água doce adequados, com profundidade suficiente do tanque, peixes de inverno nele sem problemas. O reservatório pode ser decorativo, ter um formato pretensioso, os peixes dourados ficarão lindos nele, mas para o inverno deverão ser transferidos para um aquário com uma temperatura adequada.

Crianças, adolescentes e jovens vão adorar o equipamento da piscina com espreguiçadeiras. Se o território for grande, você pode fazer uma lagoa e uma piscina no local. Ou uma coisa é escolhida.

A piscina pode ser pré-fabricada, é instalada em um local preparado todos os anos, ou você pode projetar e construir uma elegante piscina estacionária com um calçadão de uma placa de terraço.

É necessário pensar no sistema de iluminação, para isso, a localização do cabo elétrico é desenhada na planta. Deve ser colocado em um local seguro para evitar danos durante o plantio, o cabo é colocado antes do plantio. Precisa-se de iluminação no quintal, na área de serviço e na área de lazer, é bom iluminar os caminhos.

Os caminhos são um elemento artístico do paisagismo, eles conectam as principais áreas do local. Podem ser feitos tanto com materiais de acabamento adquiridos, como, se desejado, a superfície dos caminhos é decorada com meios improvisados: talhas de madeira, seixos, areia, tijolos - isso é muito mais barato e muito mais interessante na execução.

Os trilhos são colocados em valas especiais para aumentar a vida útil. Este tipo de trabalho é executado antes do início dos trabalhos de paisagismo.

A jardinagem da casa de verão tem uma série de recursos. Árvores grandes são plantadas no lado norte para não obscurecer o local. Frutas ou arbustos com flores lindas estão localizados na camada intermediária, gramados e canteiros de flores estão dispostos em primeiro plano. O plano mostra as copas das árvores no estado adulto, o que ajuda a distribuir corretamente as plantas para que tenham espaço suficiente para o crescimento. O tamanho da coroa e a altura devem ser consultados na literatura especial.

Em seguida, canteiros de flores e canteiros de flores são aplicados ao plano. Ao organizar canteiros de flores, é preciso lembrar que as plantas da mesma espécie são plantadas em um grupo de pelo menos três exemplares. Essas composições parecem mais espetaculares e têm massa suficiente no canteiro de flores.

A área mais ao sul é destinada a uma horta ou estufa, é melhor se for coberta com árvores.

Opções de projeto

Todas as ideias dos donos da dacha dependem do tamanho do terreno. Para que o território do quintal tenha um aspecto harmonioso, a localização das zonas e as dimensões dos edifícios devem corresponder entre si.

6 ares

Em um terreno de 6 hectares, as árvores e arbustos devem ser colocados em todo o perímetro, a parte norte deve ser alocada para uma casa e anexos, um gramado deve ser equipado no centro, um local para um canteiro de flores ou um parque infantil é deixado em frente da casa. As camas estão localizadas à esquerda ou à direita da casa.

Hoje, os designers se propõem a fazer plantações de hortaliças em canteiros altos: bem localizadas, elas podem substituir o canteiro principal e se tornar a decoração do local. Existe uma solução nova para pequenos espaços: jardinagem vertical. Canteiros e canteiros de flores são colocados em estruturas de cerca ou postes como prateleiras com plantas.

Um gramado central cercado por árvores e arbustos aumentará visualmente o espaço devido à invisibilidade da cerca atrás das plantações. Uma área de estar pode ser organizada no canto oeste, à sombra das árvores.

A retidão deve ser evitada ao planejar caminhos, as linhas curvas adicionam volume.

8 ares

Um terreno de 8 hectares é planejado de forma semelhante a um terreno de 6 hectares, sem uma delimitação explícita das áreas funcionais. Mais duzentos metros quadrados permitem ampliar a área de lazer ou complementar o território com um playground para jogos ativos.

Para quem gosta de cultivar vegetais, é apropriado acrescentar canteiros ou aumentar o número de árvores frutíferas.

10 e 12 ares

Proprietários de chalés de verão de 10 e 12 acres podem ter mais variedade na paisagem. Já existe um pequeno espaço para uma lagoa, caminhos sinuosos, no meio, pode-se organizar um reservatório espetacular.

A casa pode ser aprofundada no território da casa de campo. Faça a estrada para ele mais cênica. É conveniente concentrar a horta à distância da casa. Nesse local, você pode dividir a área frontal decorativa e o jardim e jardim.

As plantas com folhas ornamentais plantadas em primeiro plano esconderão a estufa, os canteiros do jardim e os arbustos frutíferos. Na decoração de vedações, é preferível dar preferência às vinhas trepadeiras: uva de solteira, clematis, actinídia, uva.

20 ares

Tendo uma área pessoal de 20 hectares, você pode combinar diferentes estilos de planejamento. Natural e regular. Na zona da frente, dê preferência ao desenho de parque, no resto da zona organize as plantações ao estilo inglês, permitindo que as plantas cresçam livremente.

O layout livre permite organizar canteiros de flores sem limites claros entre as árvores, recantos recônditos onde se instalam bancos ou esculturas, os caminhos são decorados com pérgulas entrelaçadas com rosas trepadeiras ou clematites.

À sombra das árvores, ergue-se um pavilhão-mirante com lagoa ou riacho em acessibilidade visual. Os caminhos são feitos de materiais diversos, adequados em desenho para a paisagem da região. Em um parque de coníferas, podem ser caminhos feitos de cortes de árvores ou cobertos com casca cortada.

A área frontal é decorada com canteiros de flores redondos, cumes ao longo dos caminhos e uma fonte é frequentemente instalada no centro. Os caminhos são feitos de um material de acabamento apresentável de tijolos de clínquer, lajes de pavimentação ou pedra natural.

Para projetar um site de qualquer tamanho, você deve seguir regras simples:

  • o estacionamento não está localizado próximo à varanda;
  • a seção estreita e alongada é corrigida visualmente com caminhos curvos;
  • os caminhos não devem apoiar-se na vedação, neste local vale a pena colocar um portão decorativo ou instalar um arco com bancada, emoldurado por belas plantas;
  • cada elemento da paisagem pode ser enriquecido com pequenas formas arquitetônicas, esculturas, cachoeiras ou belos arbustos.

Elementos de design

Você pode decorar sua casa de verão em um determinado estilo ou selecionar um pequeno fragmento e dedicá-lo a um tema específico. As áreas de paisagismo feitas no estilo japonês ou chinês podem ser bem pequenas, mas devem conter informações sobre uma direção ou outra com a ajuda de plantas, edifícios, água e relevo.

Gazebos com telhado característico, cor vermelha tradicional, lago com peixinhos dourados e água em movimento, presença de elementos inerentes à filosofia chinesa: metal, água, madeira e terra - todos estes atributos formam o estilo chinês de paisagismo.

Não negligencie as pequenas formas arquitetônicas no projeto do jardim. Para enredos de estilo clássico, esculturas da mitologia grega são adequadas.

O design ultramoderno da dacha é enfatizado pelos objetos de arte do construtivismo.

O estilo rural implica decoração com utensílios domésticos camponeses. Uma carroça entrelaçada com flores, um poço de toras, um braseiro na forma de um fogão russo branco parecerão harmoniosos em um pomar de maçãs.

Belos exemplos de design

As tendências modernas em design de jardins preferem tendências minimalistas. O estilo escandinavo e o minimalismo nasceram na Europa moderna. Os lotes residenciais são muito limitados em tamanho devido à alta densidade populacional.

Essas áreas parecem elegantes e impressionantes, mesmo em uma área muito pequena. Nesses exteriores, o número de plantas é minimizado, priorizando-se as estruturas de concreto e madeira, que praticamente substituem o terreno. As linhas geométricas parecem arrojadas e adicionam luxo com um ambiente mínimo.

A moda para o desenho tradicional da trama pessoal não passa. Decorar um jardim em um estilo natural requer espaço, esses jardins são típicos da Rússia. O design natural aproxima a pessoa das formas naturais.

Nos menores espaços, você pode organizar um jardim japonês. Basta preenchê-lo com os atributos da paisagem japonesa.

Veja o próximo vídeo para mais informações sobre isso.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário