Projeto paisagístico: sutilezas do paisagismo de um local

Projeto paisagístico: sutilezas do paisagismo de um local
  1. Peculiaridades
  2. Plantas
  3. Projeto
  4. Belos exemplos

Recentemente, as pessoas têm tentado passar o máximo de tempo possível na natureza. Tecidos naturais, comida natural, vegetarianismo e outras tendências de naturalidade estão na moda. Ter uma casa de campo própria com um terreno é o sonho de qualquer citadino.

Como em qualquer divisão e no espaço adjacente, tudo deve estar devidamente organizado de forma que cada centímetro quadrado da área seja benéfico e contribua para um aspecto estético harmonioso. Uma direção de design, como o paisagismo, pode ajudar aqui. Vamos tentar entender seus fundamentos.

Peculiaridades

Como todo projeto, a reforma de uma casa de veraneio deve primeiro ser apresentada na forma de um plano: você pode fazer você mesmo ou entrar em contato com um especialista. Convenientemente, se o projeto de paisagismo for executado usando um programa especial (por exemplo, Arquiteto Paisagista em Tempo Real, Designer Paisagista Completo 3), então você pode facilmente fazer alterações, criar projetos 3D.

Se você tem um terreno vazio, então ao preparar um plano, você deve levar em consideração todos os detalhes do futuro terreno: locais para edifícios (casa, garagem, celeiro, banheiro, estufa, casa de banho), gazebos, piscina, horta, jardim, caminhos, irrigação e sistemas de iluminação. Se no seu local já existem alguns edifícios ou plantações, então antes de desenvolver o projeto paisagístico do local, eles devem ser transferidos para o plano.

Antes de planejar os plantios, é necessário coletar todas as informações sobre o local e arredores, clima, etc. É importante saber o estado do solo (grau de fertilidade, acidez), a localização das águas subterrâneas. Todos esses dados desempenham um papel decisivo no plantio de plantas.

E agora, todo o trabalho preparatório foi concluído. Agora começamos a projetar o site. É importante entender que, como em qualquer projeto, o projeto paisagístico tem suas próprias leis e regras, cuja não observância levará a um amontoado de detalhes desnecessários e à falta de uso racional da área.

É melhor projetar todo o site em um único estilo.

Vamos designar os principais:

  • Inglês ou paisagem. Ao decorar, não deve ser claramente perceptível que o local está bem cuidado e planejado, como se a própria natureza tivesse criado a composição. Um gramado uniforme e limpo é fundamental.
  • Francês. Ao contrário do estilo inglês, o francês assume total simetria e precisão na localização de todos os objetos, sejam plantas ou edifícios.
  • Escandinavo. Este estilo é caracterizado por uma disposição caótica de objetos, mas ainda unidos por alguma harmonia. Móveis naturais (toras em forma de bancos, móveis de madeira e vime), uma abundância de plantas e a presença de um grande número de pedras são detalhes integrantes de tal projeto.
  • Propriedade russa. A principal característica dessa tendência é uma combinação habilidosa de funcionalidade e pitoresco. Os detalhes obrigatórios neste projeto são canteiros e safras de frutas e bagas.
  • Japonês, chinês. Embora esses estilos difiram em detalhes, a ideia geral da filosofia asiática permite que eles sejam combinados em um grupo. Os traços característicos de tais estilos são naturalidade, unidade com a natureza, falta de simetria.

Para criar um belo projeto paisagístico no local, não é necessário fazer cursos especiais e receber diplomas.

Será o suficiente se você considerar os princípios básicos:

  • A regra do dominante afirma que em qualquer projeto é necessário escolher um objeto principal, e o resto do ambiente terá um papel complementar em segundo plano.
  • Outra condição para criar harmonia é a simplicidade e a concisão. Não sobrecarregue pequenas áreas com um grande número de peças.
  • O princípio de três ou a lei do triângulo. O número 3 é ideal para criar qualquer composição: um canteiro dividido em três partes desiguais, o uso de três flores no plantio de plantas, três tamanhos de árvores - pode haver muitos exemplos. É importante aqui que as três partes sejam diferentes (idealmente, se houver uma subordinação à proporção áurea ou na proporção 9/6/3).
  • A roda de cores o ajudará a escolher os acentos de cores.
  • E a regra do quadrado permitirá que você não esqueça da existência de quatro pontos cardeais: no lado norte do local deve haver plantas que gostam de sombra, o lado sul é mais adequado para uma área de lazer e flores que gostam de luz.

Plantas

Conforme observado acima, a escolha de determinadas plantas deve ser realizada levando em consideração muitos fatores: a ideia estilística, o clima, as condições do solo, a umidade, a sombra ou o lado ensolarado, a possibilidade de cuidado e processamento. Por exemplo, é impossível plantar um cacto (uma planta que adora a luz e despretensiosa para regar), uma violeta (adora sombra) e uma orquídea (adora calor e umidade, mas não a luz solar direta) no mesmo território.

Além de sua função decorativa, as plantas desempenham outras funções no paisagismo: zoneamento do espaço (dividindo a área de lazer da área residencial), disfarçando objetos domésticos.

É possível identificar os grupos de plantas que são mais frequentemente usados ​​em parcelas de jardim.

Arvores

Árvores decíduas estéreis, como bordo, freixo, carvalho, são melhor plantadas onde você deseja criar lugares aconchegantes com sombra: ao longo das bordas do local (elas o esconderão dos olhares intrusivos dos vizinhos), no playground e na recreação área perto do gazebo. As árvores frutíferas são plantadas em jardins de colheita ou também em uma área de lazer (pêra, maçã, ameixa). As coníferas são os heróis favoritos de muitas composições de design, são despretensiosas e se encaixam facilmente na paisagem.

Ciprestes, thujas, zimbros, abetos anões e comuns e pinheiros - dê uma olhada neles, eles podem complementar qualquer estilo.

Arbustos

Arbustos definitivamente devem ser plantados no local, eles crescem muito mais rápido do que as árvores, mas os benefícios deles não são menores:

  • Gastronômico e médico, por exemplo, groselha (branca, preta, vermelha, rosa), framboesa, groselha, madressilva, espinheiro-mar, cereja de pássaro, irga são apenas uma pequena lista de arbustos de bagas saborosos e saudáveis.
  • Estética. Florescendo e cheirando deliciosamente a lilases, hortênsias, acácias, rosas e jasmim vão deliciá-lo da primavera ao outono.
  • Disfarce. Lianas - uvas solteiras e silvestres, hera, clematis, com suporte adequado em forma de treliça, vão ajudar a esconder todos os nós tecnológicos.

Flores anuais e perenes

A variedade de tipos de flores perenes e anuais permite que você organize um canteiro de qualquer cor, forma, tamanho:

  1. Canteiros de flores grátis - externamente eles não têm uma borda clara (embora de fato seja) e forma.
  2. Canteiros de flores no nosso sentido usual: um pedaço de terra ou um certo recipiente, plantado com flores.
  3. Rabatka - canteiros de flores retangulares, na maioria das vezes dispostos ao longo de edifícios e uma cerca.
  4. Mixborder - do próprio nome, segue-se que esses canteiros implicam uma mistura de várias espécies de plantas com flores. Freqüentemente, o período de floração das plantas nesses canteiros é escolhido de forma que o canteiro floresça durante todo o verão.
  5. Meio-fio usado para decorar caminhos e caminhos.
  6. Escorrega alpino - um dos tipos de canteiros de flores mais queridos por todos os jardineiros: um canteiro de flores de vários níveis com várias flores, pedras e fontes artificiais são usados ​​como elementos decorativos.
  7. Canteiros de flores verticais adequado para pequenas áreas - as plantas são plantadas em vasos fixados a algum tipo de superfície vertical.

Das plantas anuais, preste atenção às petúnias, malmequeres, ásteres, ageratum, amores-perfeitos, rosa-vermelha, bocas-de-defunto, malmequeres. Das flores perenes, devido ao seu cuidado despretensioso, usam-se frequentemente os açafrões, lírios do vale, cravos turcos, tremoço, papoula, íris de flox.

Decididos os tipos e a quantidade de plantas, vale a pena acrescentar um plano dendrológico (propostas de locais de plantio de árvores e arbustos), um esquema esquemático de caminhos e áreas, uma lista com a lista de todas as plantas, uma proposta de plano para o local de canteiros de flores e reservatórios artificiais ao plano geral de projeto do local.

Projeto

Acima, discutimos as etapas de definição do conceito do local: um plano preliminar, a escolha de um estilo de design e a composição de espécies de plantas. Para organizar tudo isso no nível adequado, você precisa ir ao projeto de engenharia da futura melhoria do site.

Este estágio pode incluir tipos de trabalho como:

  1. Fortalecimento do litoral e encostas de deslizamentos de terra.
  2. Eliminação de aterragens e edifícios desnecessários.
  3. Formação de uma nova paisagem (é especialmente importante se o projeto vertical do local com a subida e descida de algumas zonas ou quando o local inicialmente tem uma inclinação perceptível), embora seja necessário fornecer e organizar adequadamente o fluxo de derretimento e água da chuva.
  4. Drenagem de zonas húmidas e irrigação de zonas áridas.
  5. Medidas para proteger o solo do vento e da erosão.
  6. Formação de sites para edifícios e caminhos.
  7. Trabalhos preparatórios elétricos para novos sistemas de iluminação, irrigação e rega.

É melhor fazer inicialmente uma estimativa de todo o trabalho para entender o custo total do design do local que você escolheu. Se o preço final não for adequado para você, é melhor reagendar o projeto de design no estágio inicial, em vez de no processo.

Existem algumas outras coisas a considerar ao iniciar sua jornada para um belo projeto de design:

  1. A viabilidade do uso de certos materiais e plantas. Para um clima continental temperado, no qual se encontra a maior parte do nosso país, é melhor escolher plantas despretensiosas e resistentes à geada, e os materiais para decorar as casas e outras dependências devem ser resistentes às temperaturas extremas.
  2. A segurança de estruturas e materiais não deve ser posta em dúvida, especialmente se houver crianças e animais no local.
  3. O tempo e a frequência da sua estadia na casa de veraneio, bem como a predisposição para trabalhos de terra e construção.

Se está planejando uma estadia inconstante e apenas para recreação, então não deve quebrar grandes jardins e canteiros de flores complexos no território, é melhor dar preferência a um gramado, árvores frutíferas e plantas perenes em pequenos canteiros de flores.

Belos exemplos

Aqui estão alguns exemplos de inspiração e prova de que qualquer pedaço de terreno pode se tornar atraente.

A pequena área adjacente é decorada de forma elegante e funcional: uma área de lazer é fornecida, mas ao mesmo tempo há um número suficiente de diferentes tipos de plantas.

E aqui está um exemplo de um projeto de jardim de sucesso (diferentes formas geométricas de quadrados, retângulos, que são originais na aparência e fáceis de operar).

Zoneamento vertical com área de estar e canteiros de flores.

Projeto não trivial de canteiros de flores para amantes de plantas com flores.

Para os segredos do projeto paisagístico de uma área suburbana estreita, veja o próximo vídeo

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário